CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Castelos italianos: 10 monumentos incríveis para conhecer no país

Vai conhecer os castelos italianos na Europa? Que tal conhecer os 10 monumentos mais incríveis da Itália, capazes de nos fazer mergulhar na época medieval?

Vai conhecer os castelos italianos na Europa? Está fazendo as malas? Saiba que esses monumentos antigos possuem histórias interessantes e reservam experiências singulares! 

Que tal conhecer os 10 monumentos mais incríveis da Itália, capazes de nos fazer mergulhar na época medieval?

Cote seguro viagem com 15% de desconto neste link!

Castelos italianos: monumentos culturais e históricos

História dos Castelos Italianos
Fonte: Pexels

Os castelos fazem parte do imaginário da maioria das pessoas. Muitas são suas histórias, lendas e mistérios que despertam curiosidade.

Construídos em diferentes épocas, os monumentos têm como característica comum a arquitetura em estilo medieval, sendo que a maioria foi erguida por antigos reis e imperadores italianos.

Suntuosos e belos, parte deles é palco de shows e eventos. Já outros têm museus que preservam toda a história por meio de obras de arte, móveis, decorações, equipamentos e peças usadas na época.

Clima na Itália

Os castelos da Itália estão espalhados por todos os cantos do país. Por isso, entender o clima é fundamental para que você faça a viagem dos seus sonhos.

Embora tenha um território relativamente pequeno, o clima da Itália varia de acordo com região, se dividindo entre mediterrâneo e continental.

Por lá, o inverno pode ser rigoroso e o verão muito quente. No inverno, as temperaturas podem ficar entre 2°C e 14°C com possibilidade de nevoeiros, nevadas e neve.

Na primavera e no outono, todo o país fica ainda mais lindo e alegre, com temperaturas bem agradáveis, a partir de 8° e chegando a 27°. 

Mas o ápice do país acontece no verão, quando as cidades estão cheias de turistas e o clima fica bem quente podendo chegar a 30°C.

Nesta época, o sol brilha forte e demora mais para se pôr, o que favorece atividades ao ar livre

Qual a melhor época para visitar os castelos italianos?

Melhor época para visitar os Castelos Italianos
Fonte: Pexels

Para conhecer os castelos medievais italianos, a época mais indicada é entre a primavera e verão, quando as temperaturas estão mais altas e a possibilidade de chuva também é menor.

Mas isso não é uma regra, uma vez que definir o melhor período para viajar para Itália, dependerá do clima que quer encontrar por lá.

Se você não se importa com o frio e chuva, o outono e inverno, que acontece entre setembro e março, é uma ótima opção, uma vez que, por ser baixa temporada, os preços estão bem mais em conta.

Sem contar que a circulação de turistas nessa época também é menor. Ou seja, menos filas nas atrações e menos lotação nos meios de transporte.

Por que os castelos italianos foram construídos?

Os castelos italianos foram construídos na Idade Média, no período em que a Europa Ocidental foi invadida pelos nórdicos. O objetivo era fazer com que os inimigos ficassem mais distantes das cidades.

As construções eram cercadas por enormes muralhas e torres para que os soldados pudessem ficar a postos vigiando, caso o inimigo se aproximasse.

Os castelos medievais possuem torres, escadas em espiral, muralhas, seteiras, enormes portões e buracos no alto das paredes, o que favorecia o derramamento de líquidos extremamente quentes em cima dos invasores.

Passagens aéreas para Itália

Os castelos medievais da Itália são cheios de história e você ficará encantado com a grandeza das construções.

Além de escolher os monumentos que quer conhecer, comece a fazer as suas cotações de passagens aéreas para garantir aquele precinho que cabe no seu bolso.

Para encontrar as opções mais vantajosas, faça as suas pesquisas no nosso buscador, Vai de Promo, que traz sempre promoções e descontos. Ative o alerta de preços e não perca nada!

Documentação necessária para viajar à Itália

Para desembarcar em terras italianas os turistas brasileiros não precisam da obtenção do visto de turismo, desde que a sua permanência no país não ultrapasse 90 dias.

Na imigração, basta apresentar passaporte válido, comprovante de reserva de hotel, passagem de volta e seguro viagem.

Tenha em mãos também meios que comprovem que você tem condições financeiras de se sustentar no país durante a sua viagem.

Seguro viagem obrigatório para Itália

Para conhecer os castelos de qualquer parte do país, você precisará contratar um seguro viagem para a Itália que, como já falamos, é item obrigatório para entrar no país.

A exigência é amparada pelo Tratado de Schengen, que autoriza a livre-circulação de turistas entre os países signatários, desde que façam a contratação desse serviço, uma das condições do acordo.

A proposta é que os turistas possam receber atendimento médico em caso de problemas de saúde e acidentes, por exemplo.

Encontre os melhores planos no nosso site Seguros Promo, que garante menores preços do mercado.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Castelos italianos: os 10 mais bonitos para conhecer

Quando o assunto são castelos medievais, os mais famosos estão localizados em países como a Alemanha e a França que serviram de inspiração para produções cinematográficas, como a Cinderela e Rapunzel.

Mas saiba que as construções italianas não deixem nada a desejar em termos de estrutura e história.

Em todos os cantos do país é possível encontrar edificações antigas que estão em ótimo estado de conservação, proporcionando visitas interessantes.

Mapa da Itália

Encante-se ao ver cada castelo da Itália e sua suntuosidade! Para conhecer as construções mais importantes, preparamos um mapa para você se locomover facilmente pelas cidades. Confira!

1. Castello Sforzesco, Milão

Construído em 1368, o Castello Sforzesco, em Milão, servia como refúgio para proteger a região. 

Ao longo dos anos, a construção foi transformada em uma espécie de depósito militar, sendo cenário de momentos trágicos.

O local foi bombardeado no século XX, mas depois da 2ª Guerra Mundial foi reconstruído e se tornou um museu, com obras de arte importantes para o cenário mundial.

2. Castello Visconteo, Paiva

Castello Visconteo
Fonte: Pexels

Ele está entre os castelos na Itália mais impressionantes. O Castello Visconteo, em Paiva, foi erguido em 1360 e serviu como residência oficial da corte. 

No passado, a construção teve uma biblioteca com cerca de 900 manuscritos, mas que foram enviados para a França.

Nas décadas de 1920 e 1930, o município adquiriu o castelo e o transformou em sede dos museus cívicos e da Pinacoteca Malaspina cívica. 

O local possui ainda a Cripta de Santo Eusébio, além de ser palco de shows durante o verão.

3. Castel dell’Ovo, Nápoles

Localizado em uma ilha, o Castel dell’Ovo, em Nápoles, é grandioso e foi construído em estilo medieval. No passado, o local recebeu fortificações e tornou-se moradia para os monges entre os séculos V e X.

O seu nome deriva de uma antiga lenda que surgiu na Idade Média. Segundo as crenças populares, o poeta latino Virgílio era uma espécie de mago e escondeu um ovo mágico no castelo para proteger a fortaleza.

4. Castello Ursino, Catânia

Castello Ursino
Fonte: por Shawn Valosin, em domínio público

Ele fica na Sicília, na região sul do país. O Castello Ursino foi construído entre os anos de 1239 e 1250 e foi moradia do imperador Frederico II. Na época, a construção foi considerada invencível. 

Esplêndido e em estilo medieval, ele é famoso por ter sido sede do Parlamento da Sicília. Hoje em dia, o castelo tem o Museu Cívico Catania, além de uma galeria com obras de arte. 

No local, você vai encontrar artefatos, peças e equipamentos do período da era clássica, que retrata a história da Sicília.

5. Castello Banfi, Montalcino

Ao seu redor tem uma linda vegetação, vinhedos e ciprestes. Há quem considere o Banfi um dos castelos medievais italianos mais espetaculares.

Construído no século 13, ele é uma propriedade histórica que, no passado, era chamado de Castello Poggio alle Mura.

No século 18, a construção servia como moradia para família de camponeses que trabalhavam nas redondezas. 

Diferente de outros castelos, nele há um hotel de luxo com museus, vinícolas, restaurantes e adegas.

6. Castel del Monte, Puglia

Castelos Italianos: castel del Monte
Fonte: Pixabay

Ao redor de uma bela vegetação, o Castel del Monte, datado do século XIII e considerado Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, também precisa fazer parte do seu roteiro da Itália!

Além de sua construção excêntrica em estilo medieval, o prédio antigo é cheio de mistérios e histórias da região da Puglia. 

7. Castelo de San Nicola, Palermo

Ele até pode não ser o maior castelo da Itália, mas é um dos mais encantadores. O Castelo de San Nicola, em Palermo, construído no século XIV, está localizado à beira-mar e rodeado por enormes coqueiros.

Hoje em dia, o local é palco de muitos eventos como recepções de casamentos e formaturas. O castelo tem pátios, enormes saguões e terraços com vista para o mar. 

À noite, todo iluminado, ele fica ainda mais lindo. Vale a pena conhecê-lo!

8. Castello del Buonconsiglio, Trento

Castelos Italianos: Castello del Buonconsiglio
Fonte: Needpix

Gigantesco e uma verdadeira fortaleza. O Castello del Buonconsiglio foi construído no século 13 e fica ao lado de enormes muralhas. Na época, o local foi sede do Bispado da comuna italiana.

Você verá vários edifícios erguidos em diferentes épocas, rodeados por muralhas. Entre as construções mais famosas está a Torre Eagle, que abriga o Ciclo dos Meses da Idade Média.

9. Castelo Aragonês, Nápoles

Certamente, você ficará surpreso com o Castelo Aragonês, em Nápoles, não somente pela sua grandeza, mas também pela sua localização.

Com quase 2.500 anos de existência, o monumento foi erguido na ilha de Ischia, que tem origem vulcânica, na Costa de Nápoles. Ele está situado sobre uma rocha com 80 metros de altura.

Para visitar o local, você precisará passar pela Ischia Ponte e depois acessar um elevador. O castelo tem exposições de quadros e um cemitério do Convento, que também é possível visitá-lo.

10. Castelo Scaliger, Sirmione

Castelos Italianos: Castello Scaliger
Fonte: Pixabay

Para finalizar o seu tour pelos castelos da Itália, conheça o Castelo Scaliger, também um dos mais belos e mais bem preservados do país.

Banhado pelas águas do lago de Garda e ao lado de um cais, você ficará impressionado com a beleza e grandeza da construção erguida em meados do século XIII. 

O local servia para proteger a cidade e fazer o controle portuário. Hoje em dia, o castelo tem um museu, sendo também local de eventos. Para conhecê-lo é preciso fazer reserva online.

Dicas de viagem para conhecer os castelos italianos

Para fazer aquela viagem que sempre sonhamos, uma dica é começar o planejamento com antecedência e desembarcar no país com um roteiro definido dos castelos medievais italianos que quer conhecer.

Para percorrer as cidades, você pode alugar um carro, o que facilita seu deslocamento pelos pontos turísticos ou viajar de trem ou ônibus, que também são ótimas opções e, claro, bem mais baratos.

Durante a viagem é possível encontrar acomodações de vários preços, desde as mais modestas às mais luxuosas. Se quer economizar, procure pousadas ou hostels, que oferecem um ótimo custo-benefício.

Se a sua intenção é fazer um tour por várias cidades, procure fazer uma mala mais enxuta para não ficar carregando peso em excesso durante as viagens.

Entre uma cidade e outra, pare nas tradicionais cantinas italianas para apreciar a gastronomia local. Experimente as pizzas, massas e vinhos, que são especialidades do país.

Além de conhecer os castelos medievais, inclua no roteiro ainda outras atrações, pois a Itália tem cidades incríveis, ricas em história e com construções milenares.

Independente da época, não se esqueça do protetor solar, de um calçado confortável e roupas adequadas para o período da sua viagem.

Cotação seguro viagem para Itália

Prepare seu coração, pois os castelos italianos são fascinantes, cheios de história e mistérios. 

Mas antes de montar o seu roteiro, não esqueça que, para desembarcar na Itália, a contratação de um seguro viagem é obrigatória.

Para encontrar os melhores planos com os menores preços, faça suas pesquisas no nosso site, Seguros Promo, que traz as opções mais recomendadas para a sua viagem.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quer viajar tranquilo e seguro? De Promo você pode!

aaaa