CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Clima da Rússia: tudo sobre as estações do país

Saber qual é o Clima da Rússia é importante para não ter imprevistos na sua viagem. Veja aqui tudo sobre as estações deste país!

Tem muito turista que aponta o clima da Rússia, rigorosamente frio para os nossos padrões brasileiros, como um dos fatores para não conhecer o maior país do mundo.

Se for o seu caso, temos motivos para você reconsiderar a ideia: nem sempre os russos estão “afundados” na neve ou tendo que se proteger de temperaturas abaixo dos zero graus.

Venha saber como fica o tempo nas diferentes estações do ano na Rússia e descubra qual o melhor momento para viajar sem ter a sensação de estar congelando a cada passeio pelas belas cidades russas.

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Clima da Rússia: quais são as regiões mais frias?

Moscou, São Petersburgo e Kazan são alguns dos destinos turísticos russos mais visitados pelos turistas estrangeiros. 

E quem escolhe conhecer essas cidades pode viajar sem se preocupar em sofrer o tempo todo com as baixas temperaturas.

Elas estão longe das regiões mais frias do país, como a Sibéria, onde a temperatura na Rússia já chegou aos 40 graus negativos. É lá que fica a cidade mais fria do país e também do planeta.

Mas não é por isso que você deve desembarcar em solo russo à espera apenas de neve.

Por ser o país de maior extensão territorial no planeta, é normal que o clima varie de um lugar para o outro. 

De forma geral, o clima na Rússia é continental e moderado e as estações bem definidas. Conhecendo o comportamento do tempo em cada uma delas, você saberá identificar a melhor época para viajar e aproveitar as melhores atrações do país.

Onde fica a Rússia?

Clima da Rússia onde fica
Fonte: Pixabay

A Rússia está dividida entre a metade leste da Europa e um terço do território da Ásia, na região norte.

Sua parte europeia abriga as maiores concentrações urbanas e a região é a mais turística do país. Já o lado asiática é menos povoado e as cidades estão mais distantes.

Nós imaginamos que você tenha ficado curioso sobre qual o tamanho da Rússia, uma vez que ela está presente em dois continentes. O território russo tem 17.098.240 km², e com esse tamanhozinho é o maior país do mundo em extensão territorial.

Qual é a capital da Rússia?

Palco de importantes eventos da história russa, Moscou é a capital, principal centro político e econômico e maior cidade do país, com mais de 12 milhões de habitantes.

Ela está às margens do Rio Moscou, na região central do país, e é destino de muitos turistas que viajam pelo leste europeu.

Se ainda faltam motivos para programar sua viagem para Moscou, apresentamos alguns: brasileiros podem entrar sem visto e conhecer uma cidade fascinante, com atrações históricas como a Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio e o Kremlin de Moscou.

Mapa da Rússia

E que tal combinar o passeio por Moscou com viagens para outras cidades turísticas russas? Você pode incluir São Petersburgo, Sochi, Níjni Novgorod e Ecaterimburgo no roteiro.

Para facilitar o planejamento, fique de olho no mapa da Rússia para saber onde estão as cidades e traçar o melhor itinerário por cada destino que for conhecer.

Como encontrar um seguro viagem ideal para a Rússia?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é um item essencial para quem está de malas prontas para a Rússia.

Quer saber por quê? Ele é a melhor forma de evitar que algum imprevisto durante suas viagens pelo exterior se transformem em grandes dores de cabeça.

Vamos trazer o exemplo mais simples para você perceber a importância: atendimento médico. 

Sem o seguro, o turista tem que arcar com todos os custos de uma eventual emergência e a “brincadeira” pode te deixar numa fria. Já quem contrata o seguro viagem internacional conta com cobertura médica para liquidar as despesas e proteger sua saúde.

Para viajar com mais tranquilidade e segurança, acesse o Seguros Promo, compare os planos e encontre o melhor para o seu passeio pelos menores preços do mercado.

Qual é o tipo de clima na Rússia?

Quem viaja para Moscou e dias depois vai para Ecaterimburgo, cidade na parte asiática da Rússia, pode sentir a diferença no clima de um lugar para outro.

Acontece que isso é normal em um país com o tamanho que a Rússia tem.

Vão ocorrer variações de uma região para a outra, embora quando falamos sobre qual é o clima predominante da Rússia ele seja um: o continental moderado, com pouca influência do mar.

É possível identificar quatro zonas climáticas no país: subtropical, temperado, subártico e ártico, este último presente nas regiões mais ao norte.

Fica mais fácil entender o tempo na Rússia seguindo as estações do ano. Os invernos são de frio intenso e longos, enquanto o verão é quente (para os padrões russos, não se esqueça) e curtos. A temperatura média no país fica em torno dos 5º graus durante o ano.

Qual a cidade mais quente da Rússia?

Clima da Rússia cidades mais quentes
Fonte: Pixabay

Não pense que os russos não sabem aproveitar dias ensolarados de frente para o mar. Sochi, uma das cidades mais quentes da Rússia, está aí pra provar o contrário.

Ela é considerada a “Riviera Russa” e no verão registra médias de temperatura de 23º graus.

A influência do clima subtropical contribui para o balneário ser popular entre os turistas, inclusive os russos, nos meses mais quentes. Além de praia, o Parque Nacional de Sochi tem cachoeiras e vegetação que nos fazem perguntar: será que estamos mesmo na Rússia?

Qual a cidade mais fria da Rússia?

Quantos graus na Rússia você toleraria de frio? Sempre tem aquele turista que suporta bem temperaturas negativas, mas temos certeza ele não está preparado para Oymyakon.

No leste da Sibéria, ela recebe o título não apenas de cidade mais fria da Rússia, mas do mundo todo!

No inverno, a média de temperatura é de “apenas” -45º graus. Isso mesmo, você não leu errado. E na década de 1930, a cidade registrou o recorde de -67,7º graus.

Para mostrar como a região é realmente fria, os moradores têm um hábito a mostrar aos corajosos visitantes: ferver água na panela e jogar o líquido no ar do lado de fora da casa, causando a transformação da água em uma nuvem gelada.

Estações do ano na Rússia

Quem vai visitar a Rússia no inverno, é bom se preparar para o frio intenso que imaginamos fazer no país. Se for no verão, dá para curtir os dias com roupas mais leves. 

Ter essa ideia é possível porque as estações do ano no país possuem características bem delimitadas e não fogem à “regra”.

Saiba, então, como fica a temperatura na Rússia em determinadas épocas do ano. Só não esquece de lembrar que lá as estações são inversas às do Brasil, hein…

Primavera

Clima da Rússia primavera
Fonte: Pixabay

Depois que a neve cai, a primavera russa traz temperaturas mais amenas e o sol volta a aquecer boa parte das cidades.

Entre abril e junho, as árvores e a vegetação voltam a ganhar cores e as paisagens surgem em tons vibrantes. A época é ótima para quem deseja ir à Rússia sem a concorrência da alta temporada. 

A neve vai estar derretendo, principalmente nos primeiros meses, mas nada que atrapalhe o passeio, é só colocar um calçado adequado.

O clima da Rússia em junho já ultrapassa os 10º graus. No mês, o visitante verá o ápice das “noites brancas”, fenômeno em que as noites russas praticamente viram dia pois não escurece, consequência do solstício de verão.

Verão

A chegada do verão traz vida e os visitantes para a Rússia!

Melhor época do ano para ir ao país, a estação tem dias mais longos, sol e o clima na Rússia em julho registra temperaturas mais elevadas, mudando inclusive o astral russo — não leve a imagem de um povo 100% frio ao pé da letra.

O clima em Moscou e cidades ao sul e sudoeste fica mais quente. Ventos mais fortes, que costumam afetar São Petersburgo, e a chegada da noite pedem que o turista utilize um casaco, mas nada que assuste.

Nesta época, os termômetros registram médias que variam entre 19º e 23º graus, de acordo com a região.

Outono

Clima da Rússia outono
Fonte: Pixabay

Quem deixa passar o verão e viaja para as cidades russas no início de outono já perceberá a mudança do clima, trazendo temperaturas mais baixas e chuvas.

O aumento das precipitações é a principal característica da estação na Rússia.

A região onde a incidência de chuvas é maior é a das montanhas de Cáucaso, ao sul, na fronteira com a Geórgia, e as de Altai, próximo à divisa com a Mongólia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Inverno

    Agora sim, pode separar os casacos mais pesados, luvas, gorros, meias de lã e calçados fechados e impermeáveis, porque o inverno russo é rigoroso e longo.

    Mas, como já alertamos, as temperaturas vão variar de acordo com a região.

    Na Sibéria, o clima ártico traz temperaturas próximas dos 40º graus negativos. Já o inverno de Moscou é bem mais tolerável, mas a média também é negativa, ficando em -4º graus.

    Se você dá conta de encarar os termômetros abaixo de zero, vale muito conhecer as cidades mais turísticas nesta época, principalmente a capital. Perto da virada do ano, Moscou fica colorida pelo branco da neve e pelas luzes que iluminam a cidade.

    Regiões da Rússia: como são divididas?

    Se o clima na Rússia muda entre as regiões, é importante compreender de que forma o território russo é dividido. 

    Aqui, já trazemos um alerta: pode ser difícil entender a divisão, pois, para a Constituição Russa, todas têm direitos iguais. Mas, na prática, o funcionamento é diferente.

    Veja como as regiões são subdivididas de acordo com as características da Rússia.

    Cidades federais

    Clima da Rússia cidades federais
    Fonte: Pixabay

    Também chamadas de Cidades Autônomas, as Cidades Federais são duas na Rússia: Moscou e São Petersburgo.

    Não é coincidência que elas sejam as maiores cidades do país. Esta subdivisão “isola” as maiores cidades russas, que funcionam como uma região.

    Há ainda uma terceira Cidade Federal, Sebastopol, incluída em 2008. Mas a comunidade internacional considera que a cidade, que está na região da Crimeia, faz parte da Ucrânia. 

    Repúblicas

    A Rússia possui 21 Repúblicas (22 contando a Crimeia), que são territórios autônomos com a funcionalidade de estados de uma representação étnica.

    Elas são administradas por um presidente, mas a lei em vigor é a Constituição Russa. Por caracterizar um povo, elas podem adotar uma segunda língua com igual importância ao dialeto russo.  

    Estados da Rússia (oblasts)

    As Oblasts são as subdivisões mais numerosas do território russo, com um total de 46 províncias.

    Essa regiões são administradas por um governador e possui parlamento próprio, responsável pelo estatuto que conduzirá as leis locais. Geralmente, os centros administrativos são as maiores cidades dentro de um Oblast.

    Krais

    Clima da Rússia krais
    Fonte: Pixabay

    O que diferencia os Krais dos Oblasts, na prática, é o seu tamanho, porque no aspecto de governabilidade eles são iguais (governador administra e parlamento próprio).

    São 9 Krais na Rússia, geralmente territórios maiores que recebem o título pela posição geográfica e relevância histórica.

    Distritos Autônomos

    Okrugs, ou Distritos Autônomos, são identificados principalmente como a região habitada por minorias étnicas predominantes.

    Esta é uma subdivisão do território russo, sendo que os Distritos estão inseridos no contexto político de um Krais ou das Oblasts.

    Oblast Autônomo

    Em termos políticos, o Oblast Autônomo segue as mesmas regras dos Estados Russos denominados Oblasts.

    A única diferença é que este tem origem histórica: é o Judaico, o único da Rússia, também caracterizado por representar uma etnia específica.

    Países que fazem fronteira com a Rússia

    Clima da Rússia países que não fazem fronteiras
    Fonte: Pixabay

    Depois de conhecer os melhores destinos da Rússia, o que não vai faltar são opções de países próximos para os turistas que gostam de emendar a viagem.

    Afinal, o maior país do mundo faz fronteira com 14 nações diferentes.

    Na parte europeia, Bielorrúsia, Estônia, Finlândia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia e Ucrânia são as opções para completar o mochilão. Já a “Rússia Asiática” tem divisa com o Azerbaijão, Cazaquistão, China, Coreia do Norte e Mongólia.

    Qual é o país mais frio do mundo?

    Quando o assunto é o lugar mais frio do mundo, não restam dúvidas de que a Antártida ocupa esse posto, registrando temperaturas perto dos 90 graus negativos.

    Agora, e quando falamos de país, qual é o mais gelado?

    A verdade é que existe uma briga. Alguns consideram a própria Rússia como a nação onde mais faz frio. Para outros, é a Estônia, que chega a registrar -30º nos termômetros. Outra ex-república soviética no páreo é o Cazaquistão, que tem um inverno extremamente gelado.  

    Melhores planos de seguro viagem para a Rússia

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Todas as informações sobre o clima da Rússia podem ter ajudado você a se decidir pelo melhor momento para conhecer este incrível e enorme país.

    Agora é hora de completar o planejamento e embarcar em mais um passeio. Lembre que o seguro viagem é essencial para evitar maiores problemas, e que você encontra os planos mais baratos com o Seguros Promo.

    Aproveite os dias de frio e a temporada de calor russa com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa