CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

São Petersburgo na Rússia: quando ir e principais pontos turísticos

São Petersburgo oferece experiências enriquecedoras aos seus visitantes. Venha com a gente e conheça esse destino incrível e algumas dicas para sua viagem!

Cosmopolita e cheias de atrações, São Petersburgo oferece experiências enriquecedoras aos seus visitantes.

O que não faltam são opções de entretenimento, palácios exuberantes, edifícios construídos em estilo barroco, igrejas suntuosas e muita história.

Vem com a gente e conheça esse destino incrível, saiba quando viajar e os principais pontos turísticos para visitar!

Procurando seguro com desconto? Encontre no Seguros Promo!

São Petersburgo: cultura, arte e história

Reúne importantes monumentos e museus que contam a história da cidade fundada pelo czar Pedro, o Grande, em 1703.

Considerada a metrópole mais ocidentalizada do país, ela respira cultura, além de ser um importante centro de arte em razão do Ballet Mariinsky.

Ao longo de sua história, vários acontecimentos marcaram a cidade, que já foi capital da nação por mais de dois séculos. Um dos fatos mais importantes foi a derrota do Exército de Adolf Hitler pelos soldados vermelhos.

O local também já teve seu nome alterado em duas ocasiões. Entre os anos de 1914 e 924, ele era chamado de Petrogrado, já entre 1924 e 1991, recebeu o nome de Leningrado.

Em que país fica São Petersburgo?

Em que país fica São Petersburgo?
Fonte: Pexels

Localizada às margens no Rio Neva, São Petersburgo fica na Rússia, na entrada do golfo da Finlândia, e conta com uma população de 5.028.000 pessoas.

Ela é considerada a segunda maior cidade do país, com 1.439 quilômetros quadrados, e a quarta mais populosa do continente europeu, ficando atrás somente de Londres, Moscou e Istambul.

Como ir de São Petersburgo para Moscou?

A distância de Moscou para São Petersburgo, principais cidades da Rússia, é de 705,6 km. Já que os destinos são os maiores polos do país, são oferecidas diversas opções de voos e modalidades de trens para se deslocar de uma cidade à outra.

Os três aeroportos de Moscou (Sheremetyevo, Domodedovo e Vnukovo) possuem conexão direta à antiga capital por meio de ferrovia. Além disso, todos disponibilizam voos para Pulkovo, aeroporto de São Petersburgo.

O principal benefício de se locomover entre as cidades de avião são os bons preços das companhias low-cost — sendo, inclusive, mais econômicos do que as passagens de trem — e a rápida duração da viagem, que leva cerca de 1h20.

Como é o clima em São Petersburgo?

Em São Petersburgo, o clima é considerado um dos mais gelados do mundo. A cidade recebe influências dos ciclones do mar Báltico, o que acaba resultando em verões quentes, curtos e úmidos.

A cidade é o lugar certo para os amantes do inverno rigoroso, que por lá, tem uma longa duração. A temperatura média durante todo o ano é de 5.8 °C.

Quando ir a São Petersburgo?

Quando ir a São Petersburgo?
Fonte: Pexels

Depois de saber como é o clima local, é importante entender a época mais recomendada para conhecer a cidade russa.

De uma forma geral, a melhor temporada é aquela que mais combina com suas intenções e com as suas preferências, mas os períodos mais visitados acontecem entre os meses de junho e agosto, em razão das temperaturas amenas que predominam em todo o país.

Documentação necessária para a sua viagem

Para desembarcar no país, os turistas brasileiros não precisam de visto. Na imigração, você terá que apresentar o passaporte válido, comprovante de hospedagem e passagem de volta ao Brasil.

Já garantiu a sua hospedagem? Encontre diversas opções com bons preços no Elquarto!

É importante que você tenha em mãos também o documento de identidade, porque é bem possível que as autoridades peçam que você apresente o documento.

Além disso, é preciso apresentar também o cartão migratório, que é fornecido pela companhia áreas antes de desembarcar na Rússia.

Passagens aéreas para São Petersburgo

Além de montar um roteiro com os principais pontos turísticos de São Petersburgo, que tal encontrar as passagens aéreas que cabem no seu bolso?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, passagens de avião nem sempre possuem custos exorbitantes. No nosso site, Vai de Promo, você encontra os menores preços!

Para garantir as promoções, não deixe de se cadastrar no alerta de preços para ser avisado sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.

Seguro viagem para São Petersburgo

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Mas não são somente as passagens aéreas que precisam estar no topo das suas prioridades. 

Mesmo não sendo obrigatório, a contratação de um seguro viagem para a Rússia é fundamental para garantir uma viagem mais tranquila e com segurança. Além de oferecer várias coberturas, este serviço garantirá assistência médica e odontológica. 

Mesmo tendo seguro saúde, a população do país arca com todas as despesas médicas que estão além do plano básico ao qual os russos têm direito.

Imagine você, como estrangeiro, tendo que desembolsar uma grana alta para pagar seu atendimento médico. Seria péssimo, não é mesmo? Então, não pense duas vezes na hora de contratar um seguro viagem. 

Para encontrar as melhores opções, conte com o nosso site buscador, Seguros Promo, que garante sempre os preços mais baixos e os planos mais recomendados.

Uma outra dica importante é levar um chip de viagem internacional. Com ele você garante conexão à Internet durante a sua viagem à cidade, e conseguirá se comunicar em qualquer lugar do mundo!

Pontos turísticos de São Petersburgo na Rússia

Na hora de escolher o que fazer em São Petersburgo, Rússia, saiba que atrações não vão faltar. Para não perder nada, uma dica é montar o seu roteiro de lugares para conhecer.

Na sua lista, inclua um tour religioso pela Catedral do Sangue Derramado, a Basílica de Santa Catarina de Alexandria, a Catedral de Nossa Senhora de Cazã e a Catedral de Santo Isaac.

Se gosta de arte e cultura, não deixe de conhecer os Museus Hermitage, Russo e Kunstkamera, além do Teatro Mariinsky.

Visite a Fortaleza de Pedro e Paulo, o Palácio de Inverno e também o Peterhof, um lindo complexo.

Mapa de São Petersburgo

Com tantas atrações e lugares interessantes, para te ajudar a se locomover pela cidade, preparamos um mapa local. Confira!

1. Catedral do Sangue Derramado

Claro que a Catedral do Sangue Derramado seria o primeiro item da nossa lista. Belíssima e com uma arquitetura imponente, ela já encanta logo na chegada. 

Com cúpulas douradas, torres e repleta de detalhes, ela não segue o padrão típico das igrejas com um corredor central, que leva ao altar. 

Além disso, você também não verá bancos. A proposta é que os fiéis fiquem em pé, para estarem sempre atentos aos cultos religiosos. 

Construída no local onde o czar Alexandre II foi morto, ela tem imagens da vida de Jesus  — entre elas, uma de Cristo como adolescente.

2. Museu Hermitage

Museu Hermitage
Fonte: Pixabay

Na hora de decidir o que visitar em São Petersburgo, inclua um passeio pelo Museu Hermitage  — uma das atrações mais visitadas da cidade, sendo também um dos mais importantes do mundo. 

Você ficará impressionado com as salas suntuosas, a decoração sofisticada com detalhes em dourado e o seu rico acervo, com mais de 3 milhões de peças da história e arte do país. 

O Museu Hermitage é composto por vários ambientes, sendo o Palácio do Estado-Maior, o Pequeno Hermitage, o Palácio de Inverno e o Teatro do Hermitage alguns dos maiores destaques.

O acervo de arte moderna do complexo está concentrado no Palácio do Estado-Maior. Já as produções artísticas da Europa Ocidental podem ser vistas no Pequeno Hermitage.

O Palácio de Inverno é a principal atração do conjunto, e portanto, precisa estar no seu roteiro sobre o que ver em São Petersburgo. Lá estão situados os aposentos reais e as obras de arte mais ilustres, datando da Idade Antiga ao Renascimento.

Por lá, há ainda o Teatro Hermitage, que já recebeu apresentações de artistas famosos. Uma boa dica é aproveitar para assistir um espetáculo no local, que oferece ingressos a bons preços em comparação com outros teatros.

Também fazem parte do Hermitage a Praça do Palácio, onde ocorreram as manifestações que iniciaram a Revolução Russa, e o Novo Hermitage, no qual está guardada a coleção de arte Greco-romana.

3. Avenida Nevsky

São Petersburgo Avenida Nevsky
Fonte: Pixabay

Conhecida como Nevsky Prospekt, a longa avenida é a mais relevante da cidade. Ao caminhar por ela, poderá visitar diversos pontos turísticos gratuitos, como a Catedral de Nossa Senhora de Cazã e a Basílica de Santa Catarina de Alexandria.

Durante o percurso, uma boa pedida é passar na Praça Ostrovskogo para descansar e ainda explorar outros edifícios importantes, como o Teatro Alexandrinsky, o Palácio Anichkov e a Biblioteca Nacional.

4. Fortaleza de Pedro e Paulo

De longe é possível avistar a imponente Fortaleza de Pedro e Paulo, às margens do Rio Neva. O edifício começou a ser construído em 1703 e abriga uma linda catedral, museus e até mesmo uma prisão. 

Não deixe de passar pela bela Catedral de São Pedro e São Paulo, que se destaca pela sua arquitetura em estilo barroco e pelos túmulos da dinastia dos Romanov. 

Suba também até a Torre do Sino, que possui mais 122 metros de altura.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    5. Basílica de Santa Catarina de Alexandria

    Basílica de Santa Catarina de Alexandria
    Fonte: Pxfuel

    Localizada em Nevsky Prospekt, a Basílica de Santa Catarina de Alexandria é um dos templos católicos mais antigos da cidade.

    Sua arquitetura tem o formato de uma cruz latina, com 44 metros de comprimentos, 25 de largura e 42 de altura. A igreja tem capacidade para receber mais de 2 mil pessoas.

    A parte externa, pintada em amarelo, encanta pelo charme da construção. No seu interior, você poderá observar imagens de anjos e dos evangelistas. Não deixe de conhecê-la!

    6. Catedral de Santo Isaac

    No seu mapa de São Petersburgo, não deixe de visitar a Catedral de Santo Isaac, que se destaca pela sua cúpula dourada. O templo é um dos maiores do mundo com esse modelo, e o domo pode ser visto de longe.

    Logo na chegada, você verá a imponência da sua fachada — mas é no interior do edifício que encontrará o motivo que faz a igreja ser uma das mais visitadas da cidade. O local tem um museu com peças valiosas, artigos de ouro, mosaicos e pinturas de teto. 

    A construção foi feita entre os anos de 1818 e 1858. Depois de conhecer a edificação, suba até até a torre para apreciar a cidade do alto.

    7. Museu Russo

    São Petersburgo: Museu Russo
    Fonte: Pixabay

    Assim como vários edifícios em São Petersburgo, Rússia, o prédio do Museu Russo impressiona pela sua grandeza. O local, inaugurado em 1898, tem peças de arte importantes para o país.

    Ao todo, o museu conta com mais de 400 objetos, que contam a história do país até o século XX.

    8. Museu Kunstkamera

    Um dos museus mais interessantes da cidade. O Museu Kunstkamera abriga importantes coleções de cultura material do planeta, com peças pertencentes ao Extremo Oriente e também à América do Sul. 

    Além da sua enorme coleção, a parte exterior do prédio, construído no século XVII em estilo barroco, também chama a atenção dos visitantes.

    9. Teatro Mariinsky

    São Petersburgo: Teatro Mariinsky
    Fonte: Pxhere

    Para quem gosta de arte, o Teatro Mariinsky é um prato cheio. A parte externa também merece destaque pela sua arquitetura e imponência.

    No seu interior, há uma enorme sala de espetáculos, com decoração sofisticada e rica em detalhes. 

    O teatro, inaugurado em 1860, já foi palco de apresentações de bailarinos famosos, como Nureyev e Baryshnikov. Se não conseguir assistir aos espetáculos, não deixe de fazer ao menos uma visita para conhecer suas dependências.

    10. Peterhof

    São Petersburgo: Peterhof
    Fonte: Pixabay

    Ele é, sem dúvida, um dos palácios mais incríveis da Rússia. Construído em 1725, o Peterhof é um enorme complexo com palácios e jardins que, no passado, pertenceu a Pedro, o Grande, que fundou a cidade.

    Conhecido como “Versailles da Rússia”, Peterhof é um dos pontos imperdíveis na lista do que visitar em São Petersburgo. A procura pelo palácio é alta especialmente durante o verão, portanto, uma boa dica é garantir os ingressos com antecedência.

    Além de fazer um tour pelas dependências do palácio, faça também um passeio pelos imensos jardins repletos de fontes, estátuas douradas e belezas naturais. Um deles leva até o golfo da Finlândia, onde poderá contemplar as praias.

    Para chegar até o local, a forma mais econômica é fazer o trajeto de van ou ônibus, que dura cerca de 1h. Caso queira admirar a bela vista do Rio Neva durante o percurso, poderá optar pelo passeio de barco.

    11. Catedral de Nossa Senhora de Cazã

    Entre as principais marcas do turismo russo na antiga capital, a Catedral de Nossa Senhora de Cazã segue um padrão bem diferente dos templos religiosos da cidade

    Ao chegar ao local, você não verá cúpulas douradas feitas conforme a arquitetura tradicional. Ela chama a atenção por ser um prédio construído em C, e com enormes pilares. 

    Construída entre os anos de 1801 e 1811, a bela catedral foi erguida com base na arquitetura da Basílica de São Pedro em Roma, na Itália

    Além de ser um templo religioso muito importante do país, ela abriga muitas relíquias, como a imagem da Nossa Senhora de Kazan, além de peças do exército russo.

    -> Saiba de tudo sobre a Rússia no post que preparamos pra você!

    Dicas extras para o que conhecer em São Petersburgo

    São Petersburgo Dicas
    Fonte: Pixabay

    Existem ainda muitos pontos dignos de visita na cidade russa, e que irão enriquecer ainda mais o seu roteiro.

    Localizado às margens do Rio Moika está o Palácio de Yusupov, que foi a casa da família Yusupov, uma das mais influentes e ricas da cidade. 

    O local ganhou destaque em razão do assassinato de Grigori Rasputin, que aconteceu em 1916 e que ainda é cercado de muitos mistérios. 

    Em seu interior, você encontrará uma decoração exuberante, com objetos do século XIX, paredes com pilastras em tom dourado, móveis de luxo e candelabros. 

    Ao passar pelo Rio Neva, não deixe de observar a estátua de Pedro, o Grande, conhecida como Cavaleiro de Bronze. Erguido a mando de Catarina II, esposa do neto do czar, o monumento é símbolo da cidade.

    Veja também o Museu Fabergé, no palácio Shuvalov, que abriga uma grande coleção de joias raras da aristocracia do país.

    Para se locomover no país, não deixe de percorrer trajetos de metrô. As estações da Rússia são uma verdadeira atração turística, sendo que a maior parte delas foi construída a mando de Stalin, para exaltar a relevância do país para o mundo.

    A melhor pedida é aproveitar o percurso para fazer um tour guiado, o que é vantajoso para garantir as passagens e ainda visitar as estações fora dos horários de pico.

    Conheça o Navio Aurora, um marco que remete ao início da Revolução Russa. O navio foi responsável pelo estouro que sinalizou o momento da invasão ao Palácio de Inverno. 

    Ao atravessar o canal onde está o Aurora, poderá visitar a Praça de Lênin. O ponto é especialmente interessante para os turistas que desejam conhecer mais sobre a história da União Soviética na região.

    Outra forma de conhecer os canais da antiga capital é fazendo um passeio de barco, que são oferecidos tanto durante o dia quanto a noite. Veja também a cidade ao fazer uma passagem pela Ponte do Palácio, próxima ao Hermitage. 

    Nos arredores está a cidade de Tsarskoye Selo, onde está situado o Palácio de Catarina, repleto de belos jardins e interiores. É possível ir até o local partindo de metrô, seguindo de ônibus ou van, ou por meio de um translado.

    Onde fazer compras em São Petersburgo?

    Onde fazer compras em São Petersburgo?
    Fonte: Needpix

    Claro que, em qualquer viagem, queremos sempre trazer lembranças e produtos com bons preços. Por isso, que tal saber onde fazer compras em São Petersburgo?

    Se quer encher as sacolas, uma dica é visitar a Nevsky, onde você encontrará os mais diferentes produtos, desde as tradicionais bonecas Matryoshka e itens de decoração à calçados e roupas.

    Na região, há muitos shoppings. A dica é pesquisar bastante para saber quais são os locais com o melhor custo-benefício.

    Quantos dias ficar em São Petersburgo?

    Para conferir as principais atrações turísticas com calma, o ideal é reservar pelo menos 3 dias para explorar a cidade russa.

    Ao montar o seu planejamento, não deixe de incluir o Museu Hermitage e o Palácio Peterhof, que são alguns dos locais mais marcantes da antiga capital.

    Sugestão de roteiro: o que fazer em São Petersburgo em 3 dias?

    São Petersburgo roteiro
    Fonte: Pixabay

    No primeiro dia na cidade, comece pelos imponentes templos. Aprecie a Catedral do Sangue Derramado, a Basílica de Santa Catarina de Alexandria, a Catedral de Nossa Senhora de Cazã e a Catedral de Santo Isaac.

    Certamente, conhecer todos os locais vai levar o dia todo. No segundo dia, visite os museus e prédios históricos, como o Hermitage, Russo e Kunstkamera, além do Teatro Mariinsky. 

    É importante frisar que muitos desses locais são enormes e seria preciso mais de um dia para conhecê-los. Uma dica é separar o que quer conhecer para não perder tempo.

    No seu último dia na cidade, conheça a Fortaleza de Pedro e Paulo e o Peterhof.

    Onde se hospedar em São Petersburgo?

    A Nevsky Prospect é um ótimo ponto de referência para definir onde ficar em São Petersburgo, Rússia. A avenida passa por seis bairros da cidade, que reservam as melhores alternativas para estadia.

    Tsentralny é o distrito favorito dos turistas graças à sua localização, no coração da antiga capital. Já nos distritos de Admiralteyskiy, Petrogradskiy e Vasileostrovskiy, será possível encontrar opções menos movimentadas, mas que também estão bem localizadas.

    O que comer em São Petersburgo?

    Você sabia que o estrogonofe é um prato russo? Originado no século XIX, a comida era servida com purê de batatas e picles.

    Além do famoso prato, experimente também o pelmeni, um ravióli com recheio de carne e molho de creme de leite fresco, e as blinis, panquecas com recheio de ovas de salmão, caviar e sour cream.

    Outro item notoriamente relacionado à Rússia é a vodka, portanto, aproveite para degustar as melhores marcas locais.

    Cotação seguro viagem para São Petersburgo, Rússia

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    A cidade russa é muito interessante e possui uma infinidade de atrações que vão te deixar apaixonado pelo local. 

    Para ter uma viagem tranquila e segura, não deixe de fazer a contratação do seguro viagem.

    Na hora de encontrar as melhores opções, concentre as suas buscas no nosso site, Seguros Promo, que traz sempre as coberturas mais indicadas com os menores preços, descontos e promoções.

    Quer ter uma viagem divertida e segura? De Promo você pode!


    Não perca outras informações sobre os destinos na Ásia!

    aaaa