Córdoba, Argentina: o que fazer, informações e dicas de viagem
Conheça a cidade de Córdoba, Argentina. Veja como chegar, quando ir, quantos dias ficar, o que fazer durante a sua viagem e outras dicas.
Capital Cultural da América, Córdoba, Argentina, pode ser o destino perfeito para quem deseja conhecer o interior do país vizinho sem abrir mão dos confortos que apenas uma metrópole pode oferecer.
A segunda maior cidade do país fica em uma região emoldurada por montanhas e planícies, no coração dos pampas, com belas paisagens sempre ao alcance do olhar.
No centro histórico, joias coloniais são guardadas, refletindo heranças das influências hispânica e germânica ao longo dos primeiros séculos de existência do país.
Uma das mais importantes cidades universitárias da América Latina, Córdoba ainda abriga a universidade mais antiga da Argentina e é lar de mais de 200 mil estudantes, muitos deles estrangeiros.
Já deu para notar que estamos falando de um dos melhores destinos para conhecer em uma viagem de turismo na Argentina, certo?
Por essas e outras, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa charmosa cidade. Veja só!
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Argentina. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Onde fica Córdoba?
Cidade mais extensa da Argentina, Córdoba é a capital da província homônima, situada a 820 km da divisa com o Brasil e a quase 700 km da capital, Buenos Aires.
O destino fica no meio do caminho entre as cidades de Rosário e Mendoza, outros formidáveis destinos do país do tango, em uma região a noroeste do mapa, conhecida como Pampa Argentino.
Como ir para Córdoba?
Córdoba tem seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella, que recebe voos diretos ou com escala a partir do Brasil e outros destinos argentinos.
O terminal está localizado a 10 km do centro da cidade: você pode fazer o trajeto de táxi ou ônibus (Linha 25 ou Aerobus).
Córdoba fica perto de Buenos Aires?
Está passeando pela Argentina e quer combinar um roteiro entre Buenos Aires e Córdoba? As cidades estão a cerca de 696 km de distância, que podem ser percorridos em pouco mais de 7 horas.
Você pode fazer o trajeto de trem ou ônibus, a partir do Terminal Retiro, na capital argentina. De carro, o percurso é feito pelas rodovias RN9 e Au 9/Au.
Quando ir para Córdoba, Argentina?
A melhor época para visitar Córdoba, Argentina, é entre março e maio (outono) ou setembro e novembro (primavera).
Nessas estações o clima é agradável, com temperaturas amenas e paisagens bonitas – ideais para passeios urbanos e pelas serras.
O verão (dezembro a fevereiro) é quente e com chuvas ocasionais, bom para curtir cachoeiras e rios nas montanhas, mas menos confortável na cidade.
Já o inverno (junho a agosto) é seco e frio, ótimo para quem gosta de clima mais fresco e trilhas sem muito calor.
Esses períodos de meia-estação também têm menos turistas, o que torna a experiência mais tranquila e os preços mais atrativos.
Seguro viagem para Córdoba, Argentina
Ao viajar para a Argentina, você não será obrigado a contratar um seguro viagem, mas acredite: esse item pode fazer muita falta em caso de imprevistos e você não vai se arrepender de garantir essa tranquilidade para a sua estadia.
O seguro viagem resguarda o viajante em diferentes cenários, de problemas de saúde a acidentes, extravio de bagagem, retorno antecipado e até cancelamento de voo.
Assim, se ocorrer qualquer problema durante a sua viagem, basta acionar a seguradora e usufruir da cobertura contratada.
Faça uma cotação gratuita e em poucos minutos no nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar o seguro viagem mais adequado para o seu estilo.
Você pode até incluir serviços adicionais e personalizar o seu seguro para proteção máxima!
Além de oferecer as melhores ofertas de seguradoras renomadas do mercado, o Seguros Promo ainda garante atendimento 24 horas por dia, 100% em português.
Por que conhecer Córdoba, Argentina?
Entre construções históricas, parques urbanos e uma rica cena cultural, Córdoba atrai quase 90 mil turistas estrangeiros e mais de 30 mil intercambistas por ano.
Cosmopolita e moderna, a cidade não vira as costas para o seu passado e valoriza as heranças do período colonial em um centro histórico bem cuidado, repleto de museus antigos.
Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, destacamos o que conhecer em Córdoba, Argentina, veja só!
Plaza San Martín
Coração pulsante de Córdoba, Argentina, a Plaza San Martín abriga a histórica Catedral de Córdoba, o Cabildo e outros edifícios antigos muito bem conservados que mostram ao visitante como era a vida na cidade durante o período colonial.
A praça está sempre tomada por artesãos e artistas de rua, bem como abriga eventos culturais diversos: você pode acabar esbarrando em uma feira de literatura ou festa gastronômica durante o seu passeio.
No centro da praça está instalado um monumento em homenagem a José de San Martín, herói da independência de vários países latino-americanos.
E não pense que a única atração da região é a cultura! Os entornos da praça reúnem muitas lojas de roupas e calçados a preço de custo, especialmente até a altura do número 300 da avenida San Martín.
Aproveite a sua visita à praça para pegar um mapa com as principais atrações no Centro de Informações Turísticas.
Igreja dos Capuchinhos
Tombada como Maravilha Artificial de Córdoba, a Iglesia del Sagrado Corazón, ou Igreja dos Capuchinhos, é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro.
O templo em estilo neogótico foi construído na primeira metade do século XX e está entre os mais importantes da Argentina.
O viajante pode desfrutar de uma visita guiada pela igreja e subir mais de 180 degraus até o topo de uma das torres, de onde é possível contemplar todo o centro histórico de Córdoba.
Manzana e Cripta Jesuítica
O complexo arquitetônico da Manzana Jesuítica é uma das principais atrações de Córdoba, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco desde os anos 2000.
O quarteirão abriga edifícios históricos, datados do século XVI, incluindo a Cripta Jesuítica, refúgio dos primeiros jesuítas que se instalaram na região, a Universidad Nacional de Córdoba, a Capilla Domestica e o Colégio de Montserrat, do século XVII.
Fica no bairro dos jesuítas, ainda, a Iglesia de la Compañia de Jesus, onde Jorge Mario Bergoglio estudou antes de se tornar o Papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano da Igreja Católica.
Palácio da Justiça
Situado em frente ao Paseo Sobremonte, o Palácio da Justiça é considerado uma obra-prima da arquitetura argentina, além de ficar em uma região muito tranquila e agradável para passeios.
O palácio é a sede de alguns órgãos do Poder Judiciário da Província e se destaca no horizonte urbano com linhas clássicas.
Não deixe de incluir uma visita à agradável Plaza de la Intendencia de la Ciudad de Córdoba em seu roteiro quando estiver conhecendo a região.
Palácio Ferreyra
O exuberante Palácio Ferreyra é o endereço do Museu Superior de Bellas Artes Evita, um dos mais importantes da Capital Cultural da América, que guarda em seu acervo mais de 400 obras de artistas argentinos.
Inaugurado em 1916, o edifício em estilo francês ocupa quase um quarteirão inteiro do bairro Nueva Córdoba, com 35 quartos, quase 20 banheiros e muitos outros ambientes, além de jardins floridos que ficam especialmente belos na primavera.
Catedral de Córdoba
Uma das igrejas mais antigas da América, a Catedral de Nuestra Señora de La Asunción de Córdoba, ou simplesmente Catedral de Córdoba, Argentina, é uma atração imperdível em qualquer roteiro pela cidade.
A igreja, localizada na Plaza San Martín, foi inaugurada em 1578, sem as torres. A elevação ao status de catedral, por sua vez, aconteceu em 1784.
Hoje, o templo é considerado uma verdadeira obra-prima da arquitetura colonial argentina e motivo de orgulho nacional.
Parque Sarmiento
Parque urbano mais importante da cidade, o Parque Sarmiento é um lugar agradável em qualquer estação do ano, com área para a prática de variados esportes, pistas de cooper e ciclovia.
Um dos maiores destaques é uma ampla área verde ao redor de um lago com pedalinhos, cenário perfeito para um agradável piquenique nos dias mais ensolarados em Córdoba.
O parque também abriga um zoológico com dezenas de espécies animais, jardins, lanchonetes, restaurantes e até museus, como o Museu Caraffa, o Museu de Ciências Naturais e o Ciudad de las Artes, que expõe obras de artistas argentinos.
Em outras palavras, vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer as atrações do Parque Sarmiento, especialmente se você estiver viajando com crianças!
O parque, que começou a ser construído em 1889, fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem entrada gratuita.
Paseo de las Artes
A maioria das cidades turísticas tem a sua própria feirinha de artesanato, onde o viajante pode comprar souvenirs, lembrancinhas e itens de decoração, entre outros.
Em Córdoba, esse lugar é o Paseo de las Artes, no bairro de Güemes.
A feirinha acontece aos domingos e pode render um dia inteiro de passeio: depois de visitar as barraquinhas, aproveite para se refrescar com uma cerveja Quilmes bem gelada ou saborear uma tradicional empanada.
O que fazer à noite em Córdoba, Argentina?
Assim como existem diversas atrações diurnas na cidade, não é difícil encontrar o que fazer à noite em Córdoba, Argentina.
Como estamos falando de uma cidade universitária, o viajante pode optar entre vários barzinhos, cervejarias, restaurantes, casas noturnas e eventos ao ar livre.
O Paseo de las Artes, por exemplo, reúne food trucks, artistas de rua, artesãos e barraquinhas de comida nas noites de fim de semana.
As regiões de Nueva Córdoba e Güemes, por sua vez, são grandes polos boêmios, com restaurantes da moda, bares descolados e outros atrativos.
Nos bairros Abasto e Chateau Carreras estão concentrados os melhores pubs e casas de show da cidade, enquanto o Cerro de las Rosas é uma boa opção para quem busca uma noite requintada.
Quantos dias ficar em Córdoba, Argentina?

O ideal é ficar de 3 a 4 dias em Córdoba, Argentina, para aproveitar bem a cidade e seus arredores. Esse tempo permite conhecer os principais pontos turísticos históricos, culturais e naturais com tranquilidade.
No primeiro dia, explore o centro histórico: visite a Catedral, o Cabildo, a Manzana Jesuítica (Patrimônio Mundial da UNESCO) e relaxe na Plaza San Martín. À noite, aproveite a vibrante vida noturna nos bares e restaurantes da região de Güemes.
No segundo dia, visite alguns museus como o Emilio Caraffa ou o Museu de Belas Artes Evita. Em seguida, caminhe pelo Parque Sarmiento, o maior da cidade, e termine o dia em algum café ou bar charmoso do bairro Nueva Córdoba.
No terceiro dia, o ideal é fazer um bate-volta para as Sierras de Córdoba, como a charmosa Villa Carlos Paz ou o tranquilo vilarejo de La Cumbrecita, cercado por natureza e trilhas. São ótimos locais para respirar ar puro e curtir paisagens serranas.
No quarto dia, visite Alta Gracia, onde fica a casa-museu de Che Guevara e belas construções jesuítas.
Como é morar em Córdoba, Argentina?
Córdoba é considerada uma das melhores cidades da Argentina para se viver pelos mais diversos motivos, incluindo infraestrutura de transportes, emprego e serviços.
Além disso, a Capital Cultural da América é um grande polo de educação, com sete universidades, incluindo a prestigiada Universidad Nacional de Córdoba, a mais antiga e renomada do país.
Ou seja, é um ótimo lugar para viver, pois combina a estrutura completa das cidades grandes com o clima bucólico e tranquilo das cidades do interior.
Cotação de seguro viagem para Córdoba, Argentina
Agora que você já descobriu as principais atrações à sua espera em Córdoba, Argentina, só falta contratar o seu seguro viagem para não se preocupar com nada além de curtir a sua estadia.
O seguro viagem é fundamental para qualquer viajante, pois garante assistência médica, hospitalar e jurídica, retorno antecipado, seguro bagagem e outros serviços, de acordo com a necessidade do turista.
Visite o Seguros Promo e faça uma cotação gratuita em poucos minutos: você vai descobrir que se proteger durante uma viagem pode sair mais barato do que você pensa!
Continue sua leitura!
Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein

