Documentos para viagem nacional: tire suas dúvidas para viajar
Saber exatamente quais os documentos para viagem nacional é essencial para você não enfrentar transtornos na hora de viajar.
Saber exatamente quais os documentos para viagem nacional é essencial para você não enfrentar transtornos na hora de viajar.
Mas esta é uma dúvida comum, pois sabemos que as regras podem sofrer alterações, bem como as portarias, e nem sempre estamos sabendo de todas as novidades, ainda mais no segmento de aviação.
Por isso, se está planejando uma viagem aqui pelo nosso país, vamos listar para você tudo que precisa saber na hora de embarcar e não ter problema no check-in.
Acidentes também acontecem em viagens nacionais. Contrate seu seguro com 20% de desconto!
Documentos para viagem nacional: quais documentos levar?
Para facilitar e agilizar os procedimentos no check-in ou no embarque, é importantíssimo que seus documentos estejam de fácil acesso, ou seja, na sua mala de mão.
Pois bem, os documentos para viagem de avião nacional para brasileiros maiores de 12 anos podem ser quaisquer destes que citaremos abaixo.
Para fazer o check-in, é preciso apresentar o documento de identidade. Entretanto, também são válidos outros documentos, como passaporte, carteira de trabalho, CNH, título de eleitor eletrônico, desde que esteja com o nome civil ou social.
São aceitos também o DNI (Documento Nacional de Identidade) e documentos de identidade que foram emitidos pelo Poder Legislativo, Judiciário ou Ministério.
Em caso dos profissionais da aviação, como comissário, piloto, despachante operacional e mecânico de voo, é possível utilizar também o documento de licença expedido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Reserve seu Hotel no Elquarto.com – use o cupom de desconto ELQUARTO5 que poderá lhe dar um desconto de até R$500,00 ou 5% Off em qualquer reserva no site!
Lista de documentos válidos para voos nacionais
RG e CPF
Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.
Qual a validade do RG para viajar?
Se você tem dúvidas sobre qual a validade do RG para viajar, saiba que, para viagens dentro do país, o documento não tem prazo de validade. No entanto, é preciso que ele esteja em bom estado de conservação, para que a identificação possa ser confirmada.
Passaporte
Para quem pensou que o passaporte era válido apenas para viagem internacional, se enganou. A apresentação deste documento para o embarque também é aceita como recurso para identificação do viajante.
Qual a validade do passaporte para viajar?
Como já falamos, o passaporte é permitido ser usado como documentação para viagem nacional, mas é preciso ficar atento quanto ao prazo de validade.
Assim como acontece em viagens internacionais, se você utilizar o passaporte como documento de identificação é necessário que ele esteja dentro do prazo de validade de 10 anos.
Certidão de nascimento
Ao fazer uma viagem nacional com menor de idade, saiba que a certidão de nascimento também é um dos documentos aceitos! Se não tiver a original em mãos, é possível apresentar uma cópia autenticada.
Bom, mas se não sabe onde está ou não estiver com ela em mãos, você pode solicitar uma segunda via pela internet no site do Registro Civil. Fica aí uma dica!
CNH ou CNH-e
Ao apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, sendo uma das duas versões, como CNH ou CNH-e (eletrônica), no caso da CNH, é preciso ficar atento: ela só será aceita no setor de check-in e no embarque sendo, ainda, o modelo novo e tenha foto.
Carteira de trabalho
Como já falamos, a carteira de trabalho também é aceita nos aeroportos e nas companhias aéreas, mas é necessário que ela também esteja em bom estado de conservação, permitindo a identificação do passageiro.
DNI
Esse documento pode ser novidade para você. Isso porque, ele é o novo documento de identidade do Brasil, que foi lançado pelo Governo Federal. O objetivo é facilitar o gerenciamento de documentação pública.
A proposta é que o documento também ganhe uma versão digital. O mais legal é que no DNI é possível inserir informações de outros 10 documentos.
Documentos para viagem nacional: perda de documentos
Esse é o tipo de incidente que pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, as companhias aéreas permitem que você faça a viagem, desde que siga algumas regras: descritas abaixo.
Boletim de ocorrência
Se você perdeu seus documentos de identificação, não precisa se apavorar.
Para embarcar para viagens nacionais, é permitido que você apresente um Boletim de Ocorrência que confirme o fato. Porém, é preciso que ele tenha sido fornecido dentro de, no máximo, 60 dias, antes da data do embarque.
Emissão de novos documentos
Neste caso, enquanto aguarda a chegada dos novos documentos, basta apresentar o comprovante de que ele está em processo de emissão pelos órgãos responsáveis.
Seguro com cobertura para perda de documentos
Alguns planos de seguros ainda te oferecem como benefício a orientação em casos de perda de documentos!
Se quiser uma garantia extra antes de viajar, contrate um bom plano e aproveite a tranquilidade. Confira alguns valores:
Documentos para viagem nacional com menor de idade
No caso de viagem com menores de idade, entre 0 e 12 anos incompletos, é preciso que seja apresentado no check-in e no embarque, um destes documentos:
- Carteira de identidade, sendo original ou cópia autenticada;
- Certidão de nascimento, com os mesmos critérios citados acima;
- Passaporte brasileiro, apenas documentos originais;
Viajar com crianças dentro do Brasil é muito tranquilo, desde que estes documentos para viagem aérea nacional sejam apresentados.
Documentos para viagem nacional de menor desacompanhado
Se está em dúvida quanto aos documentos para viagem nacional de menor desacompanhado, saiba que: menores entre 16 anos e 17 anos e 11 meses, desacompanhados, podem viajar de avião.
Mas é preciso apresentar passaporte, carteira de identidade ou carteira de trabalho.
Documentos para viajar com animais de estimação
Para quem quer levar o pet em uma viagem nacional, saiba que é preciso seguir algumas determinações.
Antes de viajar, é preciso providenciar um laudo veterinário que ateste as boas condições de saúde do bichinho.
Aliás, esse documento tem validade apenas de 10 dias. Então, fique atento ao prazo. O certificado de vacinação do animal também precisa ser apresentado no embarque.
Preste atenção também na vacinação antirrábica, que precisa ser dada ao animal de 30 dias a 1 ano antes da data da viagem.
Reserve seu Hotel no Elquarto.com – use o cupom de desconto ELQUARTO5 que poderá lhe dar um desconto de até R$500,00 ou 5% Off em qualquer reserva no site!
Documentação de passageiros com nome social
Esse é um ponto muito importante de ser mencionado aqui. Isso porque a apresentação de documentos para viagem de avião nacional é aceita para quem tenha o nome civil, ou seja, o nome que foi registrado em Cartório no dia do nascimento.
Mas também para os passageiros que se identificam pelo nome social. Porém, é necessário ficar atento quanto às regrinhas determinadas por algumas companhias aéreas.
No caso de viagens internas, é preciso que o nome registrado na reserva seja igual a um dos dois nomes que constam do documento de identificação, seja ele civil ou social.
Ou seja, se o nome social constar na reserva, mas no RG estiver com o nome civil, não será permitido o embarque do passageiro, pois, dessa forma, não há como comprovar a identificação exata.
Além disso, também é aceito para identificação, documentos expedidos por governos estaduais, conselhos federais e de classes, uma vez que constem os nomes civil ou social.
Estrangeiros em viagem nacional no Brasil
Para estrangeiros que precisarem viajar internamente pelo Brasil também é muito tranquilo.
Basta apresentar no check-in e também na hora do embarque, um documento de identificação, que pode ser o passaporte estrangeiro válido, a identidade consular ou diplomática ou ainda o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).
É permitido também como documentação para viagem nacional, a CIE (Cédula de Identidade de Estrangeiro) ou outros documentos que serão considerados legais para viagem, desde que sejam regulamentos pelos acordos internacionais nos quais o Brasil participa.
Dicas de roteiros para viagens nacionais
Depois de saber tudo o que precisa levar para embarcar, se ainda não escolheu o destino ou quer dicas de viagem, preparamos um roteiro para você se animar e ir fazer as malas.
O Brasil é um lugar com uma enorme diversidade cultural, muitas histórias e paisagens incríveis. Por isso, separamos dicas de roteiros pode regiões. Confira com a gente!
Faça sua cotação com antecedência pra curtir uma viagem mais tranquila! E ainda com 15% de desconto neste link!
Norte
A região norte é muito rica e o que não faltam são atrações turísticas. Por lá, você encontra um povo simpático e acolhedor, além de belezas naturais encantadoras.
Nesta localidade uma dica é visitar Manaus, a capital do estado do Amazonas. Ela fica às margens do rio Amazonas e conta com mais de 40 pontos turísticos, que incluem teatros, jardins, parques estaduais, passeios de barco, trilhas e muito mais.
A capital Belém também vai te surpreender com as suas infinitas possibilidades de lazer e cultura espalhadas por todo estado. Inclusive, por lá, você encontra uma das 7 Maravilhas do Mundo, o Portal de Entrada da Amazônia.
Pela cidade você vai encontrar muitos casarões tradicionais, capelas e igrejas antigas, datadas do período colonial, além de monumentos, museus, teatros e parques. Sem contar a gastronomia da região que é um sucesso.
As ilhas em volta da capital também tem atrações que você não pode deixar de apreciar. Não podemos deixar de citar Ilha do Marajó, a maior ilha fluviomarinha do planeta. Vale a pena conhecer!
Nordeste
Depois de saber quais os documentos para viagem de avião nacional, inclua essa região em seu roteiro, pois ela é sinônimo de praias, centros históricos, paisagens paradisíacas e muitos outros pontos de atração!
Viajar para o nordeste do país é sempre uma boa pedida, além de ser uma das regiões mais populares entre turistas de todo mundo.
Certamente, Maragogi, no estado de Alagoas deve estar na sua lista. Conhecida como o Caribe brasileiro, as praias são de areia fina e um azul que encanta moradores e visitantes.
Além das belezas naturais, se você adora esportes aquáticos, lá é um bom lugar para fazê-los! A cidade oferece prática de snorkeling e mergulho. Ah, a noite em Maragogi é muito agitada!
Fernando de Noronha é uma ilha muito badalada e atrai muitos famosos. Noronha, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro paraíso para mergulho.
A fauna marinha por lá é incrível em razão do arquipélago ser um local de migração entre continentes. O mais legal é que durante os mergulhos você pode interagir com as espécies aquáticas.
Centro-oeste
Se podemos te dar uma dica, viaje para Bonito, no Mato Grosso. O nome não é à toa. Por lá, você encontra as mais lindas atrações da natureza. Mergulhar no Rio de Prata é uma experiência inesquecível, tamanha é a visibilidade da água.
Você vai conseguir apreciar os peixes com excelente visibilidade, porque as águas são muito transparentes.
Para quem quer mergulhar, a região é um paraíso. Além do rio Prata, o aquário natural oferece também mergulho com uma vegetação muito diferente.
As maravilhas de Bonito não param por aí. A Gruta de São Miguel e a Gruta do Lago Azul são magníficas, assim como o Abismo Anhumas, para quem não dispensa um esporte radical.
Caldas Novas, em Goiás, também é um destino muito procurado pelos turistas. Conhecida como a “capital das águas quentes”, a cidade é considerada a maior e mais significante estância hidrotermal do planeta.
Por lá, a temperatura das águas chega a ficar acima de 45 graus e há muitos parques e resorts na cidade. Para dar conta da demanda de turistas, a região conta também com uma grande e bem estruturada rede hoteleira.
Reserve seu Hotel no Elquarto.com – use o cupom de desconto ELQUARTO5 que poderá lhe dar um desconto de até R$500,00 ou 5% Off em qualquer reserva no site!
Sul
Não dá para falar dos melhores destinos da região Sul sem citar Gramado, a nossa Europa brasileira. A cidade é um dos locais mais visitados da região, principalmente no inverno.
Com temperaturas congelantes, a cidade oferece muitas atrações para quem quer curtir as temperaturas baixas, como snowboard, patinação no gelo e muito mais.
Para quem não dispensa as compras e uma boa gastronomia, a Rua Coberta é uma ótima opção, pois ela conta com ótimas opções de bares e restaurantes, além de muitas lojas.
Ah, para uma viagem romântica, o Lago Negro em Gramado atrai muitos casais apaixonados em razão dos seus lindos e encantadores jardins e também do lago, onde é possível andar de pedalinho.
Curitiba também é uma cidade que surpreende os turistas. A sua infraestrutura para o turismo é de dar inveja em muitas cidades, sem contar a limpeza e a organização que são facilmente vistas por todo o local.
Por lá, você pode apreciar museus, teatros, lindas praças, obras arquitetônicas, além de passear por praças e jardins muito bem-cuidados. Não deixe de passear na Linha Turismo, que passa pelas principais atrações.
Sudeste
Como não falar do Rio de Janeiro? Um dos lugares que todo mundo deveria visitar nem que for uma vez na vida. A capital está entre as cidades mais procuradas pelos visitantes dos quatro cantos do mundo, sem falar no litoral fluminense que é de tirar o fôlego!
Trindade, no Rio, é uma cidade que merece ser visitada, afinal, por lá, você encontrará águas cristalinas, lindas praias e muito verde. No local, há uma incrível piscina natural do Cachadaço.
Logo ali, Paraty tem muita história para contar por meio das suas ruas de paralelepípedo e casarões muito antigos, construídos entre os séculos 18 e 19. Os passeios de barco também são destaques por lá.
Ah, Minas Gerais. Por lá não tem praia, mas seria demais também, não é!? Pensa em um povo encantador, em paisagens lindas e comida boa. No estado mineiro, você encontra tudo isso e muito mais.
Quando estiver por lá, nossa dica é conhecer o Lago de Furnas, em Capitólio. Com muitos cânions e diversas quedas d’água, os lagos artificiais formados atraem muitos turistas.
As belezas do lugar são realmente surpreendentes e, claro, os mergulhos são muito refrescantes.
Agora que você não tem mais dúvidas sobre quais os documentos para viagem nacional, é hora de preparar a sua mala para a sua próxima trip.
E não se esqueça, seja qual for seu destino, o seguro viagem é um documento essencial! Confira alguns planos nacionais do nosso site:
Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades, promoções e dicas de viagem! De Promo você pode!