icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
25 abril - 8 minutos de leitura.

El Salvador: Descubra o que conhecer e o que fazer no país! 

Chris standing up holding his daughter Elva América Central

El Salvador é um destino encantador que, embora pouco conhecido do turismo internacional, revela-se um lugar cheio de encantos e atrações de todos os tipos.

O país é dono de belezas naturais surpreendentes e memórias do período colonial refletidas em suas construções.

Se está pensando em fazer um tour pela América Central, que tal incluir esse país na sua lista de destinos? Vem com a gente e descubra o melhor de El Salvador!

Compre os seguros de viagem mais adequados ao seu destino com 15% de desconto neste link!

El Salvador: Dicas de viagem, cultura e história

Mesmo sendo o menor território da América Central em termos de extensão territorial, El Salvador é, sem dúvida, um local rico culturalmente e que reserva também cenários naturais de tirar o fôlego.

Durante a sua viagem pelo país, você percorrerá cidades que ainda mantêm viva edifícios construídos no período da sua colonização, além de parques, áreas de florestas, praias banhadas pelo Oceano Pacífico, cachoeiras de águas cristalinas, montanhas e muito mais.

Para quem gosta de pegar uma onda, o país é também um prato cheio, pois tem regiões muito propícias para a prática do esporte. 

Onde fica El Salvador?

Onde fica El Salvador
Fonte: Pxhere

Por ser um país pouco conhecido no cenário turístico internacional, onde fica El Salvador acaba sendo uma pergunta muito comum entre os viajantes que começam a pesquisar sobre o destino.

O país está localizado na América Central, fazendo fronteiras com nações como Guatemala e Honduras com uma extensão territorial de 21.040 quilômetros quadrados, fazendo dele o menor país da parte central do continente americano.

A vantagem de viajar para esse destino é que os turistas brasileiros não precisam solicitar ao governo o visto de turismo

Mapa

Ao desembarcar em El Salvador, o mapa do país precisa estar em mãos, já que, embora pequeno, o local tem atrações interessantes espalhadas por todos os cantos.

Se a intenção é fazer um tour pelas cidades mais bacanas, dê uma olhadinha nesse guia turístico, onde é possível observar a localização do país e as rotas mais fáceis para se deslocar entre as cidades. Confira!

El Salvador: curiosidades

Em uma viagem internacional tudo que queremos é conhecer o destino em seus mais diversos aspectos, que incluem atrações de lazer, gastronomia, cultura, história, arte e, claro, as principais curiosidades.

Por isso, nada melhor do que desembarcar no destino sabendo tudo sobre ele, não é mesmo? Vem entender um pouco mais sobre El Salvador.

Qual a capital?

Qual a capital de El Salvador
Fonte: Pxhere

Para quem se pergunta qual é a capital do país, El Salvador, saiba que é a cidade de San Salvador, dona de parques naturais belíssimos, sítios arqueológicos da civilização maia e edifícios que compõem as memórias mais importantes do país.

A capital salvadorenha foi fundada em 1525 e, hoje em dia, contabiliza uma população de 1.566,629 que está espalhada por uma área de 72,25 quilômetros quadrados.

Qual língua é falada?

O idioma oficial do país é a língua castelhana, herdada pelos espanhóis, mas muitas comunidades antigas do país ainda falam dialetos nativos. Além do castelhano, em áreas turísticas, o inglês também é um idioma muito usado.

Quem colonizou El Salvador?

El Salvador é um país que foi colonizado pelos espanhóis, que desembarcaram na região em 1524. 

O domínio da Espanha na região durou até o século 18, quando a nação passou a integrar as Províncias Unidas da América Central, que reunia cinco estados dominados pelos espanhóis.

Somente no ano de 1840, El Salvador rompeu essa aliança e, finalmente, conquistou a sua independência.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para El Salvador: compre online

    Nada melhor do que elaborar um roteiro com as atrações e os destinos mais interessantes do país, não é mesmo? Mas saiba que essa não deve ser a sua única preocupação ao planejar a sua viagem pela América Latina.

    Se, além de conhecer os lugares mais incríveis do destino, você quiser garantir a proteção e tranquilidade da sua viagem, não deixe a contratação do seguro de fora da sua lista de prioridades.

    Isso porque, todo mundo está sujeito a passar por imprevistos que podem ser corriqueiros ou até mais graves e, por mais que desejamos que nada aconteça, sabemos que é algo que foge do controle.

    Para conhecer a capital de El Salvador e os mais variados destinos do país, contrate um seguro que garanta coberturas em situações que envolvam problemas de saúde, acidentes, atraso e cancelamento de voos, extravio de bagagem, entre outros.

    Para viajar sem dor de cabeça, comece agora mesmo as suas pesquisas pelas melhores opções de seguros na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo.

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Nosso buscador apresenta as coberturas ideais para destinos nacionais e internacionais com os preços mais vantajosos do mercado.

    A nossa plataforma permite que os usuários simulem até quatro planos das principais seguradoras do Brasil, a fim de encontrar aquelas opções que atendam às suas necessidades.

    O que fazer em El Salvador?

    Quer saber o que fazer em El Salvador? Para montar um roteiro incrível, selecionamos os destinos mais interessantes e também aquelas atrações que não podem ficar de fora da sua lista. Confira!

    San Salvador

    San Salvador
    Fonte: Pxhere

    A capital de El Salvador, chamada de San Salvador, é um destino que mistura modernidade e história antiga, além de ser dona de paisagens belíssimas, parques naturais, sítios arqueológicos da civilização maia, além de um centro histórico repleto de edifícios antigos.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Não deixe de visitar lugares como a Igreja do Rosário, a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e o Teatro Nacional, que foi construído em arquitetura renascentista francesa que, inclusive, é considerado monumento nacional.

    O mercado de artesanato é o local perfeito para você conhecer um pouco das tradições e também da cultura do povo salvadorenha, além de comprar os mais diversos itens de artesanato.

    A capital El Salvador é famosa por abrigar o vulcão San Salvador, que possui 1,5 quilômetros de diâmetro e 1.890 metros de altura. É possível fazer uma caminhada até o local para ver de perto a enorme cratera milenar.

    Claro que uma visita aos sítios arqueológicos da civilização maia não podem faltar. No local, você encontrará muitas agências de viagem vendendo o passeio para as ruínas de Joya de Cerén, San Andrés e o Tazumal.

    El Tunco

    Se, além de conhecer as melhores histórias do destino, você também quiser pegar uma onda e aproveitar as praias mais bonitas de El Salvador, não deixe de incluir na sua lista a El Tunco, uma vila de surfistas toda charmosa.

    Localizada a cerca de 35 quilômetros da capital salvadorenha, essa região ganhou destaque, principalmente, por conta do seu mar bravo, perfeito para surfar.

    A região conta com as mais diversas pousadas, restaurantes e bares, que ficam lotadas em feriados, alta temporada e também aos finais de semana. Visite a Playa El Tunco, com areia preta, a belíssima El Zonte e a Punta Roca, que são verdadeiros points para os surfistas.

    El Sunzal

    Na cidade de La Libertad, El Sunzal também é uma região muito procurada para a prática do surfe. Com ondas fortes, o local é uma verdadeira sensação não somente para quem gosta de pegar uma onda, mas também por ser dona de paisagens deslumbrantes.

    Na região, você também encontrará uma ampla oferta de hospedagens, bares e restaurantes com as diversas propostas gastronômicas. 

    Na hora de conhecer o mar de El Sunzal, é importante ficar atento, pois as ondas são bravas e há pedras soltas no fundo do mar. 

    Lago Coatepeque

    Lago coatepeque
    Fonte: Pixabay

    Na hora de escolher o que fazer em El Salvador, o Lago Coatepeque é um daqueles lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.

    Essa grande lagoa com 26 quilômetros quadrados é, na verdade, uma bacia formada por cratera na Caldeira de Coatepeque, considerado um dos maiores lagos do país.

    No local, é possível observar uma belíssima piscina azul, que fica aos pés dos picos dos vulcões Cerro Verde, Izalco e Santa Ana, além de ser emoldurada por plantações de açúcar e café.

    Esse gigantesco lago foi formado na cratera de um antigo vulcão há mais de 50 mil anos que, hoje em dia, é lar de diferentes espécies de peixes como guapote, bagres e peixes-zebra.

    Além de curtir a paisagem, você também pode praticar esportes aquáticos, como caiaque, vela, mergulho e esqui.. O lago tem ainda fontes termais espalhadas em sua margem e também abriga a ilha de Teppan, um importante local de culto maia, no passado.

    Santa Ana

    Além de curtir as melhores atrações da capital de El Salvador, não deixe também de colocar a cidade de Santa Ana no seu roteiro turístico. Localizada entre montanhas que ficam a 665 metros de altura, ela também abriga um vulcão, uma das atrações mais visitadas da cidade.

    Santa Ana é considerada uma das maiores cidades do país e também um importante centro comercial. Ao turistar pela região, não deixe de visitar seus locais históricos, como a catedral gótica espanhola e a igreja colonial El Calvario, com arquitetura colonial. 

    O Museu Regional de Occidente é um local para quem adora conhecer um pouco da história local.  

    Em dias de sol, o parque aquático Sihua Tehuacán com várias piscinas e tobogãs é uma boa pedida, principalmente para os turistas que viajam com as crianças. 

    Nas suas andanças pela cidade, não deixe de fazer uma parada Parque Libertad, uma praça arborizada com coreto, áreas para passeio e vários bancos para descansar. 

    Localizado no Parque Cerro Verde, o vulcão de Santa Ana é um lugar que todo turista que viaja para cidade deve conhecer. Para chegar até o local é preciso fazer uma trilha que tem duração de cerca de quatro horas, mas acredite, o cenário é surreal.

    Ao chegar ao topo do vulcão, é possível ver um belíssimo lago de águas em tom verde-esmeralda, que se formou no interior da cratera.

    Dicas para aproveitar El Salvador

    Dicas para El Salvador
    Fonte: Pxhere

    Para aproveitar tudo que o destino tem de melhor e ter uma viagem sem surpresas desagradáveis, selecionamos aqui dicas para garantir que tudo corra bem. Dá uma olhadinha!

    Qual moeda levar?

    A moeda oficial do país é o dólar americano, que entrou em vigor em 2001 em substituição ao Colón Salvadorenho. Por isso, você não terá dificuldades na hora de fazer a conversão das moedas.  É possível fazer a troca no Brasil e nas casas de câmbio de El Salvador.  

    Quando ir a El Salvador?

    Se você não quiser conhecer apenas a capital El Salvador, mas outros destinos do país e curtir suas belezas naturais e lugares históricos, a época ideal para viajar ao país é na temporada de seca, que vai de novembro e maio.

    Nessa época, dificilmente, você vai se deparar com dias fechados e chuvosos, o que permite que você aproveite passeios ao livre da melhor forma.

    Os meses entre junho e outubro são os períodos de maior incidência de chuva, o que nem sempre é uma companhia tão agradável. 

    Mas se pretende viajar nessa época, não precisa se preocupar, pois é completamente possível turistar entre as cidades. Leve um guarda-chuva!

    Quando ir a El Salvador
    Fonte: Unsplash

    É seguro?

    Ao começar a planejar uma viagem para o país, é comum se perguntar se El Salvador é perigoso, a resposta é basicamente a mesma para qualquer outro destino: ao viajar para um lugar que não conhece, é preciso tomar aquelas medidas de segurança clássicas.

    Por isso, ao desembarcar no país da América Central ou para qualquer lugar do mundo, evite andar por regiões inóspitas e tarde da noite e mantenha sempre os seus pertences junto ao seu corpo.

    Na hora de pegar um táxi, por exemplo, certifique-se que se trata de um motorista registrado nos órgãos reguladores do país e esteja sempre atento às movimentações ao redor. Com medidas simples de segurança, você estará protegido em qualquer lugar.

    Deixe a sua viagem tranquila com seguro viagem!

    El Salvador é um país que, certamente, vai te surpreender por conta das suas atrações históricas, belezas naturais, rica cultura e gastronomia deliciosa.

    Não se esqueça que, além de elaborar um bom roteiro, a sua segurança precisa estar entre as propriedades da sua viagem.

    Para viajar com economia e proteção, faça as suas buscas no nosso site comparador, Seguros Promo, que reúne os melhores planos de diferentes seguradoras do Brasil, além de descontos e ofertas vantajosas.

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Quer viajar com proteção e economia pela América Central?


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente