CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Guaiaquil, Equador: conheça a metrópole escondida na floresta!

Guaiaquil, Equador, apesar de ser pouco explorada, é cheia de belezas naturais. Confira como montar um roteiro com os melhores pontos turísticos.

Guaiaquil, Equador, é o centro econômico do país e, como tal, se apresenta bem cosmopolita. Mas basta um olhar atento por ruas e atrações para descobrir suas raízes.

Entre prédios e shopping, ela conserva uma rica história e ligação profunda aos costumes equatorianos, que podem ser percebidos nos museus e bairros mais tradicionais.

Nos parques, a vegetação preservada e os espaços naturais contrastam com o ritmo urbano deste lugar.

Neste artigo, vamos te dar as melhores dicas sobre a cidade e as principais atrações para montar o seu roteiro. 

Guaiaquil (ou Guayaquil) tem de tudo para ser uma grata surpresa entre os destinos da América do Sul.

Cote seu seguro viagem para o Equador no Seguros Promo utilizando nosso cupom de 15% de desconto.

Guaiaquil, Equador: o que fazer na maior cidade do país?

Você sabia que a cidade de Guayaquil, no Equador, é o maior município do país? Isso mesmo, nem a capital Quito tem tantos habitantes como o principal centro econômico local.

Sua população de 2,7 milhões de pessoas vive em um lugar de muitas faces.

Guaiaquil, a Pérola do Pacífico, como é conhecida, tem sua importância na economia equatoriana, o maior porto do país e é uma metrópole com importante atividade industrial.

Ao mesmo tempo, mostra seu lado histórico e tradicional, seja nas casas coloridas e estilo de vida boêmio de Las Peñas ou nos artesanatos vendidos como lembranças no Mercado Artesanal.

Os turistas podem se surpreender ainda com a vastidão verde encontrada em parques e ruas, que preservam a vegetação e fazem de Guaiaquil uma cidade em meio à floresta.

Viu quanta coisa você pode ver por lá? O mais incrível é que mesmo sendo um dos principais destinos de turismo no Equador, ela ainda é pouco explorada por brasileiros. Está aí, então, uma ótima oportunidade de incluir um lugar novo na sua lista de viagens.

Como chegar em Guaiaquil?

Guaiaquil Equador como chegar
Fonte: Pixabay

O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, Guaiaquil é uma das principais rotas de voo para o Equador.

Logo, a melhor forma de chegar à cidade é viajando de avião, mesmo que não tenham voos diretos.

O aeroporto da cidade é o segundo que mais recebe passageiros no país, dispõe de excelente infraestrutura e está a 9 km do centro da cidade, facilmente acessível de táxi.

Você pode optar também por ir de ônibus ou carro. Esses trajetos são mais procurados por quem deseja viajar por mais de um destino, ou mesmo os mochilões. A grande vantagem é poder apreciar pequenas cidades e paisagens pelo caminho até Guayaquil.

Passagens aéreas em promoção para Guaiaquil, Equador

Se você deseja encontrar voos para Guayaquil com os menores preços, o site Vai de Promo é o lugar certo.

No nosso comparador de preços, você tem diferentes alternativas de horários e trajetos para chegar ao seu destino e encontra passagens para conhecer uma das principais cidades do Equador.

Ative o nosso alerta de preços cadastrando o seu e-mail e saiba sempre que as tarifas mudarem de preços, encontrando excelentes ofertas para a sua viagem.

Documentos para viajar à Guayaquil

Brasileiros que pretendem viajar para Guayaquil, no Equador, ou qualquer outra cidade do país encontram grande facilidade no que diz respeito à documentação.

Pelos acordos firmados entre os membros do Mercosul, não é preciso apresentar visto de viagem nem mesmo passaporte, basta estar com documento de identidade com foto.

Para a entrada no país ser aceita, é preciso apresentar também o Certificado Internacional de Vacinação, contendo registro de imunização contra a febre amarela.

Lembre-se que para ter validade você precisa tomar  a vacina no mínimo 10 dias antes da viagem.

Seguro viagem é obrigatório no Equador?

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Há ainda um último item obrigatório para viajar para o Equador, e que de tão importante reservamos um espaço especial para falar dele: o seguro viagem.

É isso mesmo, lá é um dos destinos no mundo em que o seguro é obrigatório! 

Desde 2018, o governo local passou a exigir a contratação do seguro viagem para o Equador como garantia de auxílio ao turista em casos de necessidades.

Mas quais casos seriam esses? Podemos citar alguns deles, como emergências médicas, necessidade de repatriação, perda de documentos e outros imprevistos.

Para encontrar a melhor opção de seguro viagem para o Equador com os menores preços, pesquise no Seguros Promo. Você pode comparar as coberturas oferecidas por diferentes empresas, achar o ideal para a sua viagem e ainda economizar no pagamento.

Guayaquil, Equador: turismo

Embora Guayaquil ostente a condição de maior cidade e polo econômico do Equador, é curioso pensar que o turismo na cidade ainda vive momento de ascensão.

Turistas brasileiros, por exemplo, conhecem muito pouco das belezas da “Pérola do Pacífico”.

A verdade é que, pouco a pouco, os visitantes sul-americanos estão descobrindo a cidade. Por sua vez, Guayaquil se transforma gradativamente para ter a atenção dos estrangeiros e se mostrar mais que uma porta de entrada para as Ilhas Galápagos.

O Aeroporto José Joaquín de Olmedo, por exemplo, é relativamente novo. Revitalizado e reinaugurado em 2006, é uma das mudanças da cidade. 

Pontos turísticos de destaque, como o Malecón 2000 e Las Peñas, ou foram repaginados ou apresentam jeito mais moderno. E para deixar tudo mais agradável, a estrutura hoteleira e de restaurantes se mostra capaz para receber gente de vários lugares do mundo.

O que fazer em Guayaquil, Equador: pontos turísticos

Saber de antemão o que visitar em Guaiaquil vai ajudar na hora de planejar o roteiro pelas principais atrações da cidade.

Por isso, veja as dicas que separamos com os pontos turísticos mais conhecidos e imperdíveis que o destino oferece aos visitantes.

Malecón 2000

Guaiaquil Equador malecon 2000
Fonte: Pixabay

Guaiaquil cresceu às margens do Rio Guayas, que tem grande importância para a cidade e onde está o nosso ponto de partida pelas atrações locais.

Passeio, calçadão, passarela… O turista escolhe a melhor forma de definir o Malecón 2000.

O espaço possui 2,5 km de extensão e margeia o rio da cidade. Caminhar pelo ponto turístico mais visitado de Guayaquil é uma forma de descobrir novos atrativos a cada passo. 

Restaurantes, cafés, museus, centro comercial, recreação para crianças, monumentos como La Rotonda e a imponente roda-gigante La Perla. Há de tudo um pouco por fazer ali.

A pedida mais agradável é esperar o cair da tarde e se deixar levar pelo Malecón. Curta o momento com a sensação térmica mais fresca e experimente os deliciosos sabores nos quiosques à beira do rio. 

Parque Seminário

Já pensou em dividir o banco de um parque ou as calçadas com iguanas? Está aí o grande atrativo do Parque Seminário, ou popularmente chamado de Parque de las Iguanas.

Os animais vivem soltos no espaço semelhante a uma praça, bem arborizado e com bancos.

Não precisa ter medo! As iguanas são atração à parte e muitos turistas ficam em busca delas para registrarem fotos.

O parque está a curta distância de La Rotonda, monumento localizado no Malecón 2000.

Assim que descansar e fotografar com os animais, aproveite para conhecer a belíssima Catedral Metropolitana de Guayaquil, construída em estilo gótico, logo em frente ao parque.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Cerro Santa Ana

    Subir mais de 450 degraus em Guayaquil, no Equador, pode ser recompensante. 

    Depois de toda essa escadaria, os turistas chegarão ao Cerro Santa Ana, um ponto acima do Bairro Las Peñas de onde se tem vista panorâmica da cidade.

    Lá em cima, o grande atrativo é o Farol de Santa Ana, muito visitado pelos turistas.

    Cerro Santa Ana é um bairro muito vibrante. As casas coloridas e a energia dos moradores cativam quem vem de fora. As fortificações encontradas por ali apresentam vestígios da história do município.

    Malecón del Salado: espetáculo das águas dançantes

    Esta indicação é para turistas que buscam uma atração noturna para o roteiro. Guaiaquil oferece diariamente um espetáculo de cores e muita água para os visitantes.

    Acontece no Malecón del Salado, que, assim como o Malecón 2000, é um calçadão à beira do braço do Rio Guayas.

    Na fonte localizada ali, as águas dão um show de “dança”, combinada com o trabalho de luzes que torna a atração uma das mais interessantes da cidade.

    O espetáculo acontece diariamente, por volta de 19 horas.

    Durante o dia, explore os parques e jardins da região, com atividades (trilhas, ambiente de recreação) para pessoas de qualquer idade.

    Hemiciclo de la Rotonda

    Guaiaquil Equador hemiciclo de la rotonda
    Fonte: Wikimedia foto de Arabsalam

    La Rotonda é um dos monumentos mais simbólicos de Guaiaquil e fica no Malecón 2000.

    Ele retrata um encontro acontecido em 1822, entre Simón Bolívar e José San Martin. Os líderes tinham como desejo colocar fim ao domínio espanhol sobre a América do Sul.

    Não existem muitos detalhes sobre esta reunião. Para alguns, tratava-se da independência de Guayas, à época uma província.

    Fato é que o monumento homenageia os dois líderes liberacionistas, uma vez que tempos depois Simón Bolívar liderou a formação dos estados da Venezuela, Bolívia, Equador, entre outros. 

    La Perla

    Assim como muitas atrações estão no Malecón 2000, La Perla é outro atrativo a ocupar espaço às margens do Rio Guayas.

    Mas o que é La Perla? Estamos falando da roda-gigante da cidade de Guayaquil, no Equador, que já foi considerada a maior da América do Sul, com 57 metros de altura.

    Não ache que o passeio atrai apenas as crianças pela diversão de subir tão alto.

    Um público bastante variado faz fila para uma volta na roda-gigante. Afinal, lá de cima se tem vista privilegiada de toda a cidade. É um ótimo passeio para grupos, que podem admirar a cidade de cima.

    A volta em La Perla dura cerca de 12 minutos e as cabines comportam até 6 pessoas.

    Mercado Artesanal

    Guaiaquil Equador mercado artesanal
    Fonte: Pixabay

    Qualquer viagem que se faça, é quase uma tradição dos turistas levar para casa lembranças do destino visitado, não é mesmo?

    Para quem tem esse costume, ou mesmo quer presentear alguém, o Mercado Artesanal é uma excelente opção para encontrar produtos tradicionais do Equador.

    Claro que os trabalhos artesanais são o grande atrativo. E os viajantes vão se surpreender com as cores das bolsas, objetos de decoração e outros trabalhos vendidos como souvenirs.

    No Mercado Artesanal, também é possível entender um pouco da cultura do país através dos trabalhos vendidos.

    Ele fica localizado na rua Alfredo Baquerizo Moreno.

    Bairro de Las Peñas

    Las Peñas é um dos lugares imperdíveis que todo turista deve conhecer em Guaiaquil.

    O bairro tem um ar de ambiente cult e boêmio, por vários motivos. Primeiro é que a origem da cidade está ligada à esta região.

    Não é apenas a arquitetura das casas, em estilo colonial, que chamam a atenção, mas também as cores vibrantes que fazem o lugar à beira do Cerro Santa Ana ser percebido de longe.

    Em Las Peñas encontram também ateliês artísticos, bares e restaurantes muito atraentes e convidativos para sentar, tomar uma bebida e apreciar tudo ao redor.

    Suba as escadas e vá descobrindo cada canto, cada viela, que fazem desta uma das principais atrações para quem busca o que fazer em Guayaquil, Equador.

    Dicas para aproveitar Guaiaquil, Equador

    Guaiaquil Equador dicas
    Fonte: Pxhere

    Se você vai viajar pela América do Sul e incluir o Equador no seu roteiro, com uma parada em Guaiaquil, vamos deixar algumas dicas que podem ser úteis na viagem.

    A primeira delas é: leve na mala roupas leves, protetor solar e um boné ou chapéu. 

    O sol dá as caras quase sempre por lá e a temperatura média anual é de 26º graus. Ou seja, faz calor na maior parte do ano e saber como se vestir vai te ajudar a aproveitar mais.

    Por falar nisso, a cidade de Guayaquil, no Equador, está a uma curta distância do litoral. Aproveite para conhecer destinos como Montañita e Salinas.

    E como você estará visitando uma metrópole, nunca é demais ter aqueles cuidados com objetos valiosos e bairros mais afastados. Guaiaquil é relativamente segura, mas todo cuidado é bem vindo.

    Onde ficar em Guaiaquil, Equador?

    Nós já falamos que Guaiaquil conta com farta rede hoteleira, atendendo todo tipo de turista. 

    Nada mais adequado a uma metrópole com tamanha importância na vida econômica do país. Logo, opção não vai faltar na busca por onde ficar em Guaiaquil.

    Em termos de localização, quanto mais próximo ao Malecón 2000 e Parque Seminário, melhor situado estará o visitante.

    Para quem procura bastante conforto e pode pagar um pouco mais, o Grand Hotel Guayaquil vai oferecer uma experiência completa. 

    Procura algo econômico? O charmoso Manso Boutique Guest Hotel e o Yu! Smarthotels vão atender com excelente custo-benefício.

    Compre seguro viagem para o Equador

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer a história, cultura e o ambiente urbano de Guaiaquil, Equador, são atrativos que a maior cidade do país oferece. Agora que você já sabe o que fazer, hora de programar o passeio.

    Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório e você pode contratá-lo com economia utilizando o Seguros Promo.

    Viaje para Guaiaquil com segurança e pagando menos. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa