Inverno em Portugal: confira as melhores dicas de roteiro!
Veja o que fazer durante o inverno em Portugal. Saiba quando ir, os melhores destinos para conhecer durante a estação e outras dicas.
Já pensou em viajar durante o inverno em Portugal? Mesmo na estação mais fria do ano, é possível aproveitar inúmeros atrativos no país.
Durante a estação, você vai ter a oportunidade de conhecer diversos destinos que abrigam pontos turísticos incríveis, seja em cidades históricas como Bragança, ou lugares que impressionam pelas paisagens, como a Serra da Estrela.
Neste artigo, vamos te dar dicas para aproveitar o melhor do inverno em Portugal. Veja só!
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Quais são as estações do ano em Portugal?
Portugal está localizado no hemisfério norte, ou seja, em comparação com o nosso país, tem as estações do ano “trocadas”.
Isso quer dizer que, quando é verão aqui no Brasil, é inverno lá. Veja quais são as estações do ano do país e suas respectivas datas:
- Primavera em Portugal: 21 de março a 20 de junho.
- Verão em Portugal: 21 de junho a 22 de setembro.
- Outono em Portugal: 23 de setembro a 20 de dezembro.
- Inverno em Portugal: 21 de dezembro a 20 de março.
Confira nosso guia completo de turismo em Portugal
Qual é o mês que neva em Portugal?
O mês em que mais costuma nevar em Portugal é janeiro, embora também possa ter neve nos meses de dezembro, fevereiro e, ocasionalmente, março.
A neve em Portugal é um fenômeno relativamente raro na maior parte do território, devido ao clima ameno do país, especialmente nas regiões próximas ao litoral.
No entanto, nas áreas montanhosas do interior, como na região da Serra da Estrela (a mais alta de Portugal continental), a neve ocorre com certa regularidade.
Qual a melhor época para viajar para Portugal?
Depende do que você deseja fazer durante a sua viagem. Quem deseja economizar, deve, por exemplo, evitar o verão português, que é o período em que ocorre a alta temporada no país.
O inverno é a estação perfeita para quem deseja economizar enquanto aproveita o clima mais frio (mas não tão rigoroso) do país.
As estações de transição, primavera e outono, também são ótimas para quem deseja explorar as cidades durante dias mais frescos e economizar em passagens aéreas, hospedagens e mais.
Faça a sua cotação de seguro viagem para Portugal aqui!
O seguro viagem Portugal, além de extremamente recomendado, é obrigatório para entrar no país.
Com ele, além de atender as exigências da imigração, você terá acesso a uma série de benefícios, como proteção em caso de acidentes, extravio de bagagens, atrasos de voos e muito mais.
Aqui no Seguros Promo, você encontra planos com as melhores coberturas e com os menores preços.
Basta inserir seus dados para cotar e comparar diversas opções, oferecidas pelas maiores seguradoras do mundo, pelo o melhor custo-benefício para o seu bolso. Aproveite nossas ofertas!
O que fazer durante o inverno em Portugal?
Você poderá aproveitar diversos destinos incríveis durante o inverno em Portugal, de cidades a regiões que guardam alguns dos melhores atrativos do país.
Veja o que não pode ficar de fora do seu roteiro durante a viagem!
Veja como planejar sua viagem para Portugal
Região da Serra da Estrela
A Serra da Estrela está entre os lugares mais frios de Portugal. Para quem quer apreciar um lugar todo branquinho e gelado, vá para a região de serra do país.
Para você entender o clima do local, até em épocas mais quentes, como a primavera e verão, é possível sentir a brisa gelada das montanhas.
Com cerca de 100 mil hectares, o Parque Natural da Serra da Estrela pertence ao distrito de Castelo Branco e Guarda.
O que fazer na Serra da Estrela?
Além de ver muita neve, dá para fazer passeios nos principais pontos turísticos da região, como a Torre, local mais alto da região.
Por lá, é possível conhecer ainda uma paisagem glaciar no Vale do Zêzere, onde há formações de gelos de séculos atrás.
O resto da neve desce da montanha para ali. No local, há também a Lagoa Comprida, que é um reservatório de água da região, e a nascente do Rio Zêzere.
Quem deseja esquiar, poderá aproveitar as pistas da Estância de Ski da Serra da Estrela, que fica bem próxima da torre.
No local há, ao todo, nove pistas de esqui para diferentes praticantes, desde os iniciantes até os mais experientes. Mas se você não tem ideia ou tem pouca experiência, a Estância oferece aulas práticas e aluga equipamentos.
Bragança
A cidade possui um centro histórico muito rico, com um amplo acervo. Aliás, Bragança possui um dos castelos mais lindos e bem conservados do país.
O local destaca a arquitetura militar em estilo gótico e em sua torre principal funciona um museu com armas e equipamentos da Primeira Guerra Mundial.
Aliás, pela cidade não faltam são locais históricos. Por isso, inclua na sua lista os Museus Ibérico da Máscara e do Traje, além do Museu Abade de Baçal, que fica no Palácio Episcopal.
Ele possui relíquias relacionadas à cultura, política e religião da cidade, além de fazer homenagem ao padre que concedeu o nome ao local.
Gouveia
O lugar é perfeito para passar o inverno, pois Gouveia fica em uma região serrana em Portugal, a 700 metros de altitude. De lá, é possível ver o lindíssimo Vale Mondego.
Em Gouveia você também poderá conhecer o Monte Calvário, o Miradouro do Paixotão, além do Convento de São Francisco. Construções antigas e tradicionais na cidade.
Como se não bastasse tanta beleza, o município conta ainda com um rico patrimônio, entre igrejas, museus, solares, casa da torre e vários bairros antigos. Não deixe de percorrer esses pontos turísticos porque você não vai se arrepender!
Manteigas
Quando começa o inverno em Portugal, a cidade fica ainda mais linda e merece ser vista de ponta a ponta.
Por isso, coloque bom agasalho e vá conhecer o Parque Natural da Serra, uma região rural, onde você vai ver casinhas de pedras, montanhas e muito verde.
Por lá, é possível conferir o Poço do Inferno, que é uma belíssima cascata e fazer uma longa caminhada pela Faias de São Lourenço, um percurso entre árvores.
Dá para andar de esqui por diversos parques da região. Se você curte uma adrenalina, estará no lugar certo.
Seia
Uma cidade antiga e com muita história. Acredita-se que as primeiras ocupações em Seia ocorreram há cerca de 2400 anos.
Por isso, um tour cultural pela região é garantido, pois há muitas igrejas e capelas antigas datadas dos séculos XVI, XVIII para conhecer. São locais surpreendentes!
Não é a Bahia, mas a cidade de Seia também tem seu pelourinho e casas senhoriais, além de indústrias antigas de laticínio, como Solar dos Botelhos.
Covilhã
Situada no interior de Portugal, ela fica bem pertinho da Serra da Estrela, sendo ainda um polo da indústria têxtil no país, mas Covilhã não é só isso.
A região conta com um centro histórico muito amplo e interessante, com muitos museus e bairros mais antigos.
Aliás, Covilhã, um dos lugares mais frios de Portugal oferece atrações muito interessantes para seus turistas, como o roteiro que deu origem ao romance Lã e Neve, de Ferreira de Castro.
Não vá embora sem fazer um tour pelas fábricas, que se transformaram no Museu dos Lanifícios.
Viseu
A cidade de Viseu está localizada entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro, sendo a segunda cidade mais antiga do país quando o assunto é produção de vinho.
Então, o inverno português é a época perfeita para você se deliciar com as melhores bebidas da região.
Mas é melhor anotar! Na sua viagem pela cidade, visite o Santuário Nossa Senhora dos Remédios, uma das construções mais emblemáticas de Portugal.
E além das lindas vinícolas espalhadas por toda a cidade, a Catedral de Viseu é um passeio imperdível.
Vantagens em viajar durante o inverno português

Além de ver neve e conhecer lugares lindíssimos, viajar no inverno em Portugal também tem outras vantagens:
- Uma delas é que a estação não é considerada um período de alta temporada, então, você não terá que passar muito tempo nas filas das atrações turísticas ou ficar em ambientes lotados.
- Além disso, hospedagens, alimentação, passagens aéreas e ingressos para atrações ficam bem mais baratos, já que as cidades ficam mais vazias.
- Claro que o vinho não pode faltar, principalmente no inverno. No início do ano geralmente há muitas promoções e descontos por lá. Vale a pena!
Desvantagens em viajar durante o inverno português
Apesar das vantagens, existem algumas (poucas) desvantagens e viajar durante o inverno em Portugal:
- Uma delas é o possível excesso de peso na mala, por conta dos casacos, blusas pesadas e botas. Por isso, seja cauteloso ao prepará-las.
- Outro ponto é você conseguir se acostumar com o frio, porque se na região que mora não faz muito frio, você sentirá a diferença. Então tenha na bolsa um antigripal. Ah, a pele também fica bem irritada com o frio intenso, leve um hidratante.
- Vale lembrar que, por conta do frio, talvez algumas atrações estejam fechadas ou tenham o seu horário de funcionamento reduzido, então vale a pena sempre conferir antes de programar a sua visita.
Dicas para aproveitar o inverno português
Quer saber como aproveitar ao máximo o inverno português? Então, confira as nossas dicas:
- Uma dica muito importante é que, se alugar um carro, prefira viajar durante o dia, já que para quem não conhece a estrada, ela pode ser perigosa por conta da umidade da pista em caso de chuva ou neve.
- Não inclua uma grande quantidade de cidades, pois o ideal é passar, pelo menos, 2 ou 3 dias em cada local, para curtir as atrações.
- Lembre-se que nesta época do ano chove bastante, então leve capa de chuva ou um guarda-chuva na mochila.
- Sempre pense em dois roteiros diferentes e, caso as previsões não sejam muito favoráveis, opte por lugares cobertos como museus, castelos e igreja, por exemplo.
- Antes de reserva as acomodações, consulte se nos quartos dos hotéis há isolamento térmico.
Cotação de seguro viagem em promoção para Portugal
Agora que você já sabe tudo sobre o inverno em Portugal, chegou a hora de garantir seu seguro viagem pelo melhor preço do mercado.
Assim, além de cumprir os requisitos de entrada no país, você viaja protegido contra uma série de imprevistos que, sem o devido respaldo, podem acabar com a sua viagem.
Para isso, conte com o Seguros Promo, onde poderá cotar até 4 plano simultaneamente para encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso.
Aproveite nossas ofertas e conheça o melhor da Europa com tranquilidade e economia!
Perguntas frequentes sobre o inverno em Portugal
Tire todas as suas dúvidas sobre o inverno em Portugal. Veja abaixo, as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema.
Qual a temperatura no inverno em Portugal?
As temperaturas médias no inverno em Portugal costumam variar entre 5°C e 15°C. No entanto, podem ser mais baixas nas regiões do interior e norte, e mais amenas no litoral sul, como no Algarve.
Quais são os meses de inverno em Portugal?
Os meses que compõem o inverno em Portugal são dezembro, janeiro, fevereiro e parte de março.
Quando começa o inverno em Portugal?
O inverno começa oficialmente com o solstício de inverno, que acontece por volta do dia 21 de dezembro.
Onde tem neve em Portugal?
A neve é mais comum nas zonas montanhosas e de maior altitude, sendo a Serra da Estrela o local mais famoso e com maior probabilidade de neve durante o inverno.
Qual é o mês mais barato para viajar para Portugal?
Geralmente, os meses mais baratos para viajar são os da época baixa, como novembro, janeiro e fevereiro (excluindo as festas de fim de ano), quando a procura por voos e hotéis é menor.
Qual o mês que mais chove em Portugal?
Novembro é historicamente o mês com maior registo de chuva em Portugal, especialmente nas regiões Norte e Centro do país.
Saiba mais sobre Portugal:
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

