O que fazer em Luxemburgo? Veja 17 lugares para visitar!
Saiba o que fazer em Luxemburgo e confira 17 dicas de lugares imperdíveis para você conhecer e aproveitar a sua viagem!
O país de Luxemburgo tem diversos atrativos para os turistas, e neste artigo selecionamos os principais que você precisa conhecer.
Clássica e surpreendente, a bela Luxemburgo, na Europa, é aquele destino que parece ter saído de um conto de fadas. Entre duques, duquesas, palácios e castelos, esse país minúsculo, que ainda é pouco visitado pelos brasileiros, renderá boas histórias, belíssimas fotos e experiências incríveis.
Bem pertinho de outros destinos europeus, é possível incluí-lo em um roteiro regado de cultura, gastronomia deliciosa, construções medievais e belas paisagens.
Vem com a gente e se apaixone por um dos melhores países do mundo!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Qual a melhor época para ir a Luxemburgo?
A melhor época para visitar Luxemburgo é entre março e setembro, durante a primavera e o verão, quando o país tem as estações mais quentes e dias mais longos.
Contudo, esse período também coincide com a alta temporada no país, de julho a agosto, quando as temperaturas médias ficam entre 16°C e 20°C, mas podem chegar a 30°C, e as férias atraem milhares de turistas à região.
Caso você só possa visitar o país no inverno, não tem problema: você terá a oportunidade de conhecer as paisagens cobertas pelo branco da neve, formando um cenário de contos de fadas.
Em outras palavras, o destino é formidável e oferece infraestrutura capaz de acolher visitantes com conforto em qualquer época do ano, embora o período de março a setembro seja o mais agradável para o turismo.
O que não pode deixar de fazer em Luxemburgo?
Se você quer saber o que fazer em Luxemburgo, já vá se preparando, pois o país é um espetáculo e as atrações turísticas te deixarão ainda mais apaixonado.
De castelos, palácios e museus a restaurantes com gastronomia sofisticada e bares sempre muito animados, não falta o que conhecer nesse destino formidável para o seu roteiro europeu. Veja só!
Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo
A Catedral de Notre Dame é aquele edifício que jamais passará despercebido nas suas andanças pela cidade.
Estrategicamente posicionada no centro histórico, a igreja com arquitetura da era medieval possui enormes torres pontiagudas que podem ser vistas por quase toda a capital.
Mas não aprecie essa incrível construção apenas do lado de fora. Ao entrar na igreja, você ficará impressionado com as características arquitetônicas, adornos e monumentos que fazem referência ao período renascentista.
Ao redor do templo, há um cemitério que abriga o monumento nacional da Resistência e da Deportação. Na praça central, pare para fazer uma foto no monumento de bronze, datado do século XX, chamado de “O Prisioneiro Político”.
Palácio Grão-Ducal
O Palácio Grão-Ducal é outro exemplo de que Luxemburgo sabe como ninguém preservar suas construções históricas.
O edifício é residência oficial do grão-duque de Luxemburgo desde 1890, mas abre as suas portas para receber visitantes durante o verão europeu. Durante a visita, você conhecerá saguões, escritórios, salas de eventos e muito mais.
Se viajar para a cidade em qualquer outra época, não deixe de acompanhar a troca de guarda do grão-duque, que acontece em vários horários do dia.
Cidade Velha de Luxemburgo
A Cidade Velha (ou Cidade Antiga) de Luxemburgo é onde o passado medieval se encontra com o moderno, em meio a ruas de paralelepípedos que guardam edifícios antigos, muitos dos quais datam da Idade Média, e um cenário encantador para caminhadas.
A região é repleta de cafés, boutiques e pequenos museus que refletem a autenticidade luxemburguesa, além de praças históricas e fortificações impressionantes que fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco.
Uma visita à Cidade Velha é também uma oportunidade para contemplar vistas incríveis dos penhascos e dos rios que cercam a região, além de atrações como a Catedral de Notre-Dame e o Palácio Grão-Ducal.
Casamatas do Bock
As Casamatas do Bock estão entre as atrações mais intrigantes de Luxemburgo, como parte fundamental de sua história militar.
Construídas no século XVII, essas galerias subterrâneas esculpidas em pedra formavam uma complexa rede de túneis defensivos, que ofereciam refúgio e proteção aos soldados e cidadãos durante os períodos de guerra. São mais de 17 km de extensão, um dos últimos exemplos da arquitetura militar europeia preservada dessa época.
Hoje, o local é aberto ao público e permite que os visitantes explorem os túneis misteriosos, além de oferecer uma vista espetacular da Cidade Velha e do Vale de Alzette.
Museu de História da Cidade de Luxemburgo
Imperdível para quem deseja entender o crescimento e as mudanças dessa pequena nação ao longo dos séculos, o Museu de História da Cidade de Luxemburgo fica em um prédio histórico restaurado e com uma moderna estrutura em vidro, combinando o tradicional e o contemporâneo.
A coleção inclui artefatos, documentos, mapas e objetos que retratam os eventos mais importantes de Luxemburgo, desde a fundação até a era moderna, por meio de exposições interativas e recursos audiovisuais que tornam a visita uma experiência envolvente.
É uma oportunidade de conhecer as mudanças culturais, políticas e sociais da cidade, além de uma chance de observar as belas paisagens do coração de Luxemburgo.
Philharmonie Luxembourg
A Philharmonie Luxembourg é um dos ícones modernos da capital, tanto pela sua acústica de qualidade inigualável quanto pela sua arquitetura. A estrutura cilíndrica e o design com centenas de colunas brancas fazem dela uma das salas de concerto mais belas da Europa.
A acústica do auditório é meticulosamente planejada, o que atrai músicos e orquestras do mundo inteiro.
O local oferece programação variada, que inclui música clássica, jazz e espetáculos contemporâneos, além de visitas guiadas a 10 euros (em novembro de 2024), que explicam o conceito arquitetônico e as inovações tecnológicas empregadas na construção.
Bairro de Grund
O Bairro de Grund fica no vale abaixo da Cidade Velha, cercado pelo rio Alzette, e está entre os cantos mais charmosos da capital.
Muito além do charme inegável das construções históricas, como casarões, pontes e canteiros, o bairro é um point da noite local, com uma cena incrível de bares e restaurantes.
Mesmo durante o dia vale a pena visitar a região, já que Grund é perfeito para passeios tranquilos, com jardins e vistas encantadoras dos penhascos ao redor. Boa dica para quem quer fugir dos roteiros turísticos tradicionais em Luxemburgo.
Castelo de Vianden
Para quem gosta de história, arte e cultura, o Castelo de Vianden é simplesmente imperdível. Localizado em uma comuna de mesmo nome, a construção fica a cerca de 50 quilômetros da capital e está entre os principais pontos turísticos de Luxemburgo.
Erguido entre os séculos XI e XIV sobre as ruínas de uma construção do povo otomano, ele fica no alto de uma colina, tornando a paisagem ainda mais espetacular. No passado, foi a casa de condes e senhores feudais durante a era românica e gótica no continente.
O tour pelo castelo percorre o pátio principal e passa por edifícios rodeados por enormes portões e muralhas. Durante a visita, você poderá conhecer ainda o Capelo Inferior, que foi refúgio do antigo Império Carolíngio, e uma exposição de artefatos históricos e peças arqueológicas, que datam da Idade Média.
Parque de Merl-Belair
Uma das áreas verdes mais famosas de Luxemburgo, o Parque de Merl-Belair é um refúgio tranquilo em meio à cidade, com jardins bem-cuidados, um lago charmoso, pistas de caminhada e várias áreas de piquenique.
O parque verdejante é um ponto de encontro preferido para famílias, casais e moradores que buscam um espaço para se desconectar, especialmente no verão europeu.
Vale lembrar que o parque também oferece áreas de recreação para crianças, permitindo que visitantes de todas as idades desfrutem de suas atrações com segurança.
Museu de Arte Moderna (MUDAM)
O Museu de Arte Moderna, ou simplesmente como MUDAM, é o principal centro de arte contemporânea em Luxemburgo, onde a criatividade é celebrada em cada canto.
A construção combina a modernidade com elementos da arquitetura tradicional, proporcionando um espaço elegante e iluminado para exposições de arte moderna e contemporânea. O edifício é uma atração por si só.
No acervo, as exposições do MUDAM destacam artistas emergentes e consagrados, abrangendo uma diversidade de estilos e mídias, com uma programação que inclui pinturas, esculturas, instalações e peças multimídia. E os visitantes ainda podem desfrutar de uma bela vista dos arredores de Luxemburgo a partir do museu!
Museu Nacional de História e Arte
O Museu Nacional de História e Arte oferece um grande acervo de peças arqueológicas, incluindo artefatos pré-históricos, esculturas romanas e relíquias medievais, que cobrem milênios da história humana.
As galerias de arte do museu trazem pinturas de artistas luxemburgueses e internacionais, complementando a narrativa histórica e oferecendo uma visão abrangente da evolução cultural do país.
Local ideal para aprender sobre o passado de Luxemburgo e o legado artístico do país, o museu também costuma apresentar mostras temporárias sobre temas variados, o que pode tornar o passeio ainda mais enriquecedor.
Vale de Pétrusse
Outra dica interessante em nossa lista com o que fazer em Luxemburgo é o Vale de Pétrusse, uma área verde exuberante que corta a cidade, seguindo o curso do rio de mesmo nome.
O parque é muito agradável, perfeito para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, com muitas trilhas e jardins bem-cuidados que proporcionam uma sensação de paz.
Há também algumas ruínas de antigas fortificações nas encostas que relembram a história militar de Luxemburgo, além de vistas incríveis do vale, com os penhascos e as pontes da cidade ao fundo, especialmente belas ao pôr do sol.
Fort Thüngen
O Fort Thüngen é um local histórico restaurado que oferece uma perspectiva fascinante sobre o passado militar de Luxemburgo.
Construído originalmente no século XVII para reforçar as defesas da cidade, o forte hoje abriga o Museu Dräi Eechelen, que explica a evolução das fortificações da cidade e o impacto das guerras na região.
O forte, também conhecido como “Fortaleza das Três Bolas” devido aos globos de ouro em suas torres, também oferece vistas panorâmicas da cidade e do Vale de Alzette.
Parque Merveilleux
Uma boa sugestão para passeios em família na cidade, especialmente nos meses mais quentes, é o Parque Merveilleux. O complexo é um mix de parque de diversões e zoológico, com muitas atrações para todas as idades, incluindo áreas de playground, jardins e espaços temáticos.
O parque abriga também uma pequena coleção de animais de diferentes partes do mundo, como cangurus, flamingos e macacos, em um espaço com excelente infraestrutura.
Para os adultos, não faltam jardins floridos e trilhas tranquilas para conhecer, sobretudo se você gosta de contato próximo com a natureza.
Mercado da Place Guillaume II
Um jeito agradável de se conectar com a cultura autêntica luxemburguesa é visitando o Mercado da Place Guillaume, a principal praça da cidade.
O mercado reúne estandes que oferecem de tudo, de produtos frescos, como frutas, legumes e flores, até itens de artesanato e lembrancinhas de viagem.
Os vendedores são, em grande parte, agricultores e produtores locais, e não se esqueça de que a praça também está rodeada por cafés e restaurantes incríveis. Que tal aproveitar para conhecer a gastronomia do país?
Ponte Adolphe
A Ponte Adolphe é um dos principais marcos arquitetônicos de Luxemburgo, tendo sido construída no início do século XX. A bela estrutura atravessa o Vale de Pétrusse, conectando o centro da cidade à área de Gare.
Com seus arcos impressionantes e design clássico, a ponte é um exemplo da engenhosidade do começo do século passado e símbolo de orgulho nacional. O espaço passou por uma restauração nos últimos anos e agora conta também com uma passarela para pedestres e ciclistas.
Em outras palavras, é o lugar perfeito para contemplar vistas panorâmicas da cidade e do Vale de Pétrusse, além de ser um dos pontos mais fotografados de Luxemburgo.
Passeio de barco pelo Mosela
Nossa lista não estaria completa sem um passeio de barco pelo rio Mosela, uma excelente forma de conhecer o lado mais autêntico de Luxemburgo.
O rio serpenteia por uma das regiões vinícolas mais tradicionais do país, passando por vinhedos em encostas, aldeias pitorescas e castelos históricos em suas margens.
Várias empresas oferecem esses passeios, que podem ser de tours curtos até cruzeiros mais longos, muitas vezes com a oportunidade de degustar vinhos locais, especialmente Riesling e Pinot Gris.
Vale a pena visitar Luxemburgo?
Sim, vale muito a pena visitar Luxemburgo, um país que, apesar do território compacto, surpreende pelo seu charme e diversidade de atrações.
O destino é capaz de oferecer uma experiência que mescla história, modernidade e natureza em um pequeno território repleto de beleza e cultura, bem no coração da Europa.
Além de seu valor histórico, Luxemburgo também é conhecido por sua modernidade e qualidade de vida, despontando como um importante centro financeiro e político, sede de instituições da União Europeia e de uma diversificada comunidade internacional.
O grão-ducado, embora pequeno em tamanho, é um destino completo que você não pode perder!
Compre seguro viagem com o menor preço
Com tantos lugares bonitos em Luxemburgo e ao seu redor, certamente, você terá muito trabalho para elaborar um bom roteiro.
Além de escolher as atrações e as cidades que pretende conhecer, lembre-se que a contratação de um seguro viagem é obrigatória para viajar pelo continente europeu.
Para encontrar os menores preços, conte com o Seguros Promo, que garante os melhores descontos e promoções do mercado.
Quer viajar seguro e barato? Então aproveite as nossas ofertas!
Continue sua leitura!