CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Descubra o que conhecer em Montanita, Equador: melhores atrações!

Montanita, Equador, é o destino perfeito para quem quer conhecer o litoral do país. Confira as melhores atrações da cidade e seus arredores!

Montanita, Equador, é uma verdadeira jóia do Oceano Pacífico. Além das lindas praias, a “vibe” do local e a simplicidade encantam os viajantes. 

Mas, não se engane, embora o tenha uma pegada meio “hippie”, as festas que acontecem em na vila são famosas no mundo inteiro.

O Equador é um país ainda pouco explorado por brasileiros, mas os surfistas são verdadeiros fãs das ondas locais.

Se você busca um destino turístico com muitas possibilidades de aventura, conhecer gente nova, se divertir e pegar aquele bronze, as praias do Equador vão te encantar, pode ter certeza!

Neste texto, vamos falar sobre Montanita, surf, praias, natureza e tudo de interessante para se fazer nesse pequeno paraíso da América do Sul. Acompanhe e boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Montanita, Equador: destino imperdível no litoral do país!

Em Montanita, Equador, o que fazer é o que não falta nessa pequena e deliciosa vila turística. 

Além de ser destino certo para mochileiros do mundo inteiro, recebe turistas interessados em passeios divertidos e de baixo custo. O clima do lugar lembra o de uma aldeia hippie, com ares de liberalidade. 

Os turistas aproveitam para ficar bem à vontade, provar deliciosos drinques tropicais e também há muita gente interessada em romances.

Então, tem entretenimento para todos os gostos, e aqui vai uma dica de hospedagem para você anotar: faça sua reserva com antecedência, pois aos fins de semana e feriados os preços aumentam.

Onde fica Montanita?

Onde fica Montanita?
Fonte: Pixabay

Montanita fica a 170 km de Guayaquil, a maior cidade do Equador e a cerca de 530 km da capital do país, Quito. A vila está “de frente” para as ilhas Galápagos.

Localizada no leste da América do Sul, suas praias são banhadas pelo Oceano Pacífico.

Montañita, Ecuador: mapa

Ao procurar o que fazer em Montanita, uma caminhada tranquila pela cidade pode ser uma boa ideia para achar o lugar ou evento ideal para seu perfil de turista.

Em Montanita, Equador, mapa é essencial para se locomover pelas ruas, encontrar a posição do seu hotel, encontrar os endereços dos estabelecimentos e muito mais. 

Como chegar em Montanita, Equador?

A forma mais comum de chegar a Montanita é de ônibus a partir de Guayaquil ou Manta, as duas principais cidades mais próximas. 

Além de ser barato, existe um fluxo grande de pessoas que utilizam esse transporte, então, tem ônibus partindo a todo momento.

No entanto, caso prefira ir de carro, pode ser uma boa ideia conhecer não somente Montanita, mas também outras praias vizinhas, que também são muito interessantes, como Playa Rosada e Punta Blanca, ao sul, e a Playa Dorada, ao norte.

A saída de Guayaquil é pela Avenida Barcelona em direção a rodovia E40, até chegar a E15, ou pode encurtar o caminho até essa rodovia passando pela Via San Vicente.

Quais documentos são necessários para visitar o Equador?

Quais documentos são necessários para visitar o Equador?
Fonte: Unsplash

O acordo do Mercosul permite aos cidadãos brasileiros entrarem no território do Equador apenas com o seu documento de identidade

No entanto, o turista também deverá portar o seu cartão de vacinação com a indicação de imunização para febre amarela e, se quiser dirigir por lá, a CNH brasileira vale por 30 dias.

Se precisar usar o carro por mais tempo, você pode solicitar uma licença junto a Comisión de Tránsito del Ecuador. 

Se você prefere portar o seu passaporte, ele deverá ter validade mínima de 6 meses.

Qual é a melhor época para visitar Montanita?

De dezembro até o fim de março o tempo é firme e dificilmente vai ter chuva, mas essa época corresponde à alta temporada, então, os preços estarão nas alturas.

Entre junho e outubro é possível ver a chegada das baleias-jubarte no litoral de Puerto Lopez, a 46 km de Montanita, e o risco de chuva é maior.

Outubro e novembro são meses de pouquíssimo movimento, mas aos feriados e finais de semana o fluxo de turistas enche as praias. 

Se for possível, vá durante os dias de semana, porque vai ser mais fácil encontrar um lugar para descansar na areia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Montanita, Equador

    Para se jogar com tudo no seu passeio à Montanita, Equador, você precisa ter a tranquilidade de contar com um bom seguro viagem, item obrigatório para ingressar no país

    E, se ainda não conhece o Seguros Promo, saiba que está perdendo o melhor site para encontrar as cotações mais baratas do mercado!

    Isso porque o Seguros Promo tem parceria com as principais seguradoras do mundo. Então, você sempre encontrará o melhor serviço garantido em nosso site!

    Basta inserir algumas informações sobre a viagem que pretende fazer, e pronto! O resultado é praticamente instantâneo, cotando até 4 planos simultaneamente.

    O Seguros Promo tem uma navegação intuitiva: é muito fácil escolher a melhor opção de seguro viagem para o seu passeio, seja para destinos nacionais ou fora do Brasil. Acesse o site e confira!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Montanita

    A energia de Montanita contagia os turistas e muitos ficam apaixonados pela pequena vila. 

    Mesmo com a simplicidade do local, a “vibe” é alegre, festiva e calorosa, o que transforma o clima de qualquer viagem, concorda?

    O turista também terá a chance de contemplar as lindas praias equatorianas, visitar ilhas e observar a impressionante temporada das baleias

    Para aproveitar ao máximo a sua viagem, confira o que fazer em Montanita!

    Vila de Montanita

    Vila de Montanita
    Fonte: Arabsalam / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Quer conhecer gente nova, fazer amizade, “bater papo” e agitar? A Vila de Montanita é o melhor lugar para isso e ainda tem excelentes restaurantes na beira da praia.

    O calçadão da orla é convidativo para um passeio, mas toda a vila dá para ser explorada a pé. Pelo seu interior, é possível acessar um pequeno mirante de onde o pôr do sol fica ainda mais impressionante!

    Calle de Los Cocteles

    Hora de se divertir, relaxar e apreciar os mais variados coquetéis tropicais! 

    A calle de los cocteles, na verdade, é uma área da Vila de Montanita, quase chegando à praia, onde os turistas podem experimentar deliciosas bebidas.

    São inúmeras barracas que preparam os drinques na hora, uma delícia para beber enquanto aproveita o pôr do sol ou mesmo durante um dia quente na praia.

    Um detalhe: preste atenção às mudanças de preços nos cardápios, sempre que há alta demanda, como nos fins de semana, os valores sofrem alterações e ficam mais caros.

    Isla de la Plata

    A Isla de la Plata é um destino turístico muito procurado por quem gosta de passeios que promovem o contato com a natureza. A ilha é um verdadeiro santuário da vida selvagem.

    O caminho de Montanita a Isla de la Plata é feito de barco, por um ambiente muito preservado, onde é comum que as embarcações sejam visitadas por enormes tartarugas marinhas, inúmeros peixes e até golfinhos.

    A atração principal da ilha, além das praias maravilhosas, é o avistamento dos piqueros de patas azuis, pássaros endêmicos da região.

    Los Frailes

    Los Frailes
    Fonte: Anitaad / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Para muitos, Los Frailes, que fica a quase 60 km de Montanita, é considerada uma das mais belas praias do Equador

    Por se localizar no Parque Nacional Machalilla, não há estrutura hoteleira ou de atendimento ao turista, mas o contato com a natureza é intenso!

    As comodidades que existem no local são um estacionamento a uns 100 metros da praia, uma pequena loja que vende água e comida, e banheiros.

    A praia é muito limpa e o ambiente super conservado. O horário de funcionamento é das 8h às 16h e não há cobrança de ingresso, mas é necessário se identificar no posto de controle.

    A praia é acessível por ônibus a partir de Montanita e a viagem de carro não deve durar mais do que uma hora e meia. 

    Tortuguita e a Playita Negra também ficam no parque e são acessíveis por algumas trilhas bem sinalizadas.

    Puerto Lopez

    Fica a cerca de 46 km de Montanita e também é um outro destino fascinante para quem vai praticar o surfe no Equador.

    Muitos passeios turísticos partem de Puerto Lopez, como os cruzeiros de avistamentos das baleias, as visitas ao Parque Nacional Machalilla e a ida às ilhas próximas, como a Isla de la Plata.

    O mercado de peixes também é um ótimo ponto para passear e comprar frutos do mar por preços bem especiais.

    Os equatorianos adoram consumir as comidas servidas no porto como café da manhã, em especial a “sopinha de pescado”. 

    Trata-se de um caldo muito nutritivo a base de peixes, excelente para adquirir energia para um dia inteiro de aventuras!

    Agua Blanca

    Agua Blanca é uma comunidade residente no interior do Parque Nacional Machalilla, que povoa a região desde 1.500 a.c

    São os descendentes de um povo que conviveu com os incas, um dos grandes impérios da América pré-colombiana.

    Na entrada, os turistas visitam o museu na companhia de um guia que conta a história das peças do acervo. Em exibição, estão artefatos originais dos antepassados dos habitantes de Agua Blanca.

    O local ainda conta com um lago de águas sulfurosas (aquecidas e mineralizadas por atividade vulcânica) e oferece aos turistas banhos terapêuticos com uma lama especial.

    Observação de Baleias

    Observação de Baleias
    Fonte: Pexels

    Você já teve a oportunidade de ver os grupos de baleias-jubarte? 

    Esses animais impressionantes pesam até 30 toneladas e são extremamente dóceis e curiosas. Não se incomodam, em absoluto, com a presença humana.

    Assim como acontece na costa da Bahia, as baleias-jubarte procuram águas mais quentes em determinadas épocas do ano para se acasalar e reproduzir.

    Para observar esse momento único nas praias do Equador, a época adequada é entre os meses de junho a outubro

    Prepare-se para fazer um passeio disputado! A maioria dos barcos turísticos para o avistamento partem de Puerto López e costumam lotar.

    Surf

    As águas do Pacífico são ótimas e não exigem que os surfistas usem roupas de neoprene. Existem várias áreas apropriadas para surfar na região. 

    La Punta, uma delas, fica em um dos extremos da praia de Montanita, onde as ondas chegam a 3 metros de altura. 

    Vá pela manhã bem cedo, ou do meio dia até as 15h, horário em que o sol é forte. Se quiser aproveitar mais, basta caprichar no protetor solar.

    O ponto de arrebentação da praia de Montanita oferece ondas ainda maiores e mais possibilidades para os surfistas executarem as manobras.

    Em Montanita, surf é praticado durante todo o ano e aqui vão as principais indicações de pontos para pegar a onda perfeita.

    Olón, que tem um excelente beach break (picos com fundo de areia que possibilitam a formação de ondas) durante todo o ano, assim como Ayampé, localizada em um agradável vilarejo.

    Salinas também merece sua visita, embora o local não tenha a mesma aura hippie de Montanita. Está a 70 km ao sul da cidade. 

    Manglaralto também tem beach break durante todo o ano e dá para chegar ao local a partir da Vila de Montanita, Equador.

    O que significa Montanita?

    Quer saber o que significa Montanita? Traduzido do espanhol, “montañita” quer dizer “pequena montanha“.

    É claro, também podemos responder poeticamente a essa pergunta: a cidade de Montañita também quer dizer diversão, alto astral, festas e onde ficam as mais lindas praias do Equador.

    A cidade de Montañita é segura?

    A cidade de Montanita é segura?
    Fonte: Pixabay

    Montañita é uma cidade extremamente segura e policiada, você poderá circular tranquilamente a qualquer hora do dia ou da noite. 

    Mas atenção, um conselho que vale para qualquer lugar que você não tenha muita familiaridade: evite circular sem companhia em locais ermos, principalmente à noite.

    Em Montañita, as ruas são muito tranquilas e o turismo é a principal atividade econômica, então não se preocupe, pode curtir a sua viagem, pois o local é bem pacífico.

    Cotação de seguro viagem para Montanita, Equador

    Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Montanita, suas praias, festas e pontos turísticos? 

    Agora, tudo o que tem a fazer é cuidar para que nenhum imprevisto se torne uma dor de cabeça durante as suas férias, não é mesmo?

    Acesse o Seguros Promo e veja os reviews de nossos clientes! 

    Você poderá contar com atendimento 24 horas, em português, durante a viagem, além de cobertura para diversas situações como extravio de bagagem, perda de voos e acidentes pessoais.

    Siga o Seguros Promo nas redes sociais e fique por dentro de qualquer promoção de seguro viagem. 

    Além de saber em primeira mão sobre os cupons de desconto, você também encontrará um monte de novidades legais sobre turismo e viagem!

    Quer viajar o mundo com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa