CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7083

×

×

Nazaré, Portugal: informações importantes para sua viagem!

Nazaré, Portugal: neste guia, você vai mergulhar nas riquezas culturais e históricas que tornam Nazaré um destino completo e irresistível.

Nazaré, Portugal, há muito deixou de ser apenas um ponto no mapa para se tornar sinônimo de aventura e natureza

A cidade entrou de vez no mapa do turismo pelas ondas gigantes que se sucedem em seu litoral. O movimento de surfistas e entusiastas no imponente Canhão de Nazaré mantém o turismo aquecido praticamente o ano inteiro.

Mais do que oportunidades incríveis para a prática do surfe, esta cidade à beira-mar oferece uma experiência única para seus visitantes. Tudo regado a muita história, excelente gastronomia e muitas atrações turísticas. 

Neste guia, você vai mergulhar nas riquezas culturais e históricas que tornam Nazaré um destino completo e irresistível. Veja só!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Nazaré, Portugal: descubra o melhor da cidade além das ondas!

Nazaré, Portugal: descubra o melhor da cidade além das ondas!
Flickr / CC BY-SA 2.0

Nazaré, em Portugal, é muito mais que um destino de surfe. A cidade combina a majestade das ondas com as ricas tradições enraizadas em suas paisagens e comunidades. 

Com uma população de quase 15 mil habitantes, a cidade é a fusão de três antigos povoados e bairros mais recentes, além de belas praias. 

Passear pelo centro histórico, degustar frutos do mar frescos e apreciar o pôr do sol à beira-mar são rituais que completam a experiência que Nazaré oferece. 

A cidade reúne, ainda, bons museus, mirantes fantásticos e inúmeras oportunidades para belas fotos.

Contudo, é o Canhão da Nazaré que eleva a cidade a um status global, com ondas gigantes e perfeitas que atraem surfistas de todos os cantos. 

A cidade é um convite irresistível para quem procura um destino que celebra a riqueza da tradição e as emoções do presente em Portugal. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Nazaré em Portugal?

    A cidade de Nazaré, Portugal, fica na região central e no litoral do país. A localização privilegiada a torna acessível a partir de importantes centros urbanos. 

    O destino fica 230 km ao sul da cidade do Porto, o que equivale a 2h20 de carro. 

    Já em relação à capital, Lisboa, Nazaré está 100 km ao norte, ou 1h25 de viagem. 

    Nazaré, Portugal: mapa

    Nazaré alcançou renome global graças às impressionantes ondas que se sucedem em sua costa durante o inverno. 

    Além disso, a localização é central, equidistante de Lisboa e Porto. Assim, a cidade surge como uma parada estratégica para aqueles que desejam quebrar a jornada entre as duas cidades mais visitadas do país. 

    Confira o mapa de Nazaré, Portugal!

    Como chegar a Nazaré?

    O caminho mais rápido até a cidade de Nazaré, em Portugal, é pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a 125 km de distância. O local recebe voos constantes a partir do Brasil, incluindo viagens diretas operadas por TAP, Azul e Latam.

    Depois de desembarcar na capital portuguesa, você poderá seguir viagem de trem. O percurso leva cerca de 1h30 pelo comboio Portugal Intercidades, com destino final na estação de Caldas da Rainha. 

    Quem prefere alugar um carro para explorar o país no seu próprio ritmo pode fazer o percurso de Lisboa até Nazaré pela rodovia A8. O trajeto é percorrido em cerca de 1h30, e passa por destinos famosos, como Fátima, Óbidos e Sintra. 

    Também há oferta de ônibus a partir do terminal de Sete Rios, em Lisboa, com uma duração de aproximadamente 2 horas até Nazaré. 

    Qual a melhor época para ir à Nazaré em Portugal?

    Qual a melhor época para ir à Nazaré em Portugal?
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    O clima em Nazaré, Portugal, é bastante agradável em qualquer época do ano, mas cada estação oferece seus atrativos próprios.

    Os verões, de junho a setembro, são quentes, com temperatura média de 27ºC. Todavia, esse é o período de maior movimento, com presença massiva de turistas e preços mais elevados. 

    O inverno, em contrapartida, tem clima frio e chuvoso, e as máximas não passam de 16ºC. A cidade fica mais vazia em comparação ao verão, mas recebe multidões de surfistas, pois é quando se formam as famosas ondas gigantes.

    As estações intermediárias podem oferecer ao viajante o melhor dos dois mundos. 

    No outono, as condições climáticas são mais agradáveis em relação ao inverno, e as praias ficam menos congestionadas do que no verão. É também nessa temporada que as gigantescas ondas começam a surgir. 

    A primavera também pode ser agradável, pois o calor e o movimento intenso do verão dão lugar a temperaturas agradáveis e cidade mais vazia.

    Atenção! O seguro viagem é obrigatório para visitar a Europa!

    Quando você estiver planejando a sua visita a Nazaré, Portugal, lembre-se de incluir nos seus planos a contratação de um seguro viagem.

    Embora seja recomendado para qualquer viajante, independentemente do destino, no caso de uma viagem a Portugal o seguro é ainda mais importante, pois é obrigatório.

    Além de atender às exigências das autoridades locais, garantir um seguro viagem possibilita desfrutar de todos os encantos do destino sem preocupações. 

    Os benefícios incluem coberturas amplas, como assistência médica e hospitalar, repatriação sanitária, indenização por cancelamento de viagem, cobertura para extravio de bagagem, entre outros.

    Essas proteções proporcionam ao viajante segurança e suporte em situações imprevistas, garantindo que a jornada seja mais tranquila. 

    O Seguros Promo é uma referência no segmento, oferecendo opções das melhores seguradoras do mercado. Os planos abrangentes proporcionam uma cobertura completa, adaptada às necessidades de cada viajante. 

    Você também encontra os melhores preços por meio da ferramenta comparadora exclusiva do Seguros Promo. Ela permite avaliar gratuitamente diferentes opções para escolher a melhor para suas necessidades. 

    Para facilitar ainda mais, o pagamento do seguro pode ser parcelado em até 12 vezes, garantindo acessibilidade e conveniência.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Nazaré, Portugal?

    Não pense que você vai encontrar apenas as ondas gigantes mais incríveis do planeta durante sua visita a Nazaré! Você também terá a oportunidade de viver experiências incríveis nesta cidade encantadora!

    Descubra o que fazer em Nazaré, Portugal! 

    Praia de Nazaré

    A Praia de Nazaré, Portugal, é a mais urbanizada da cidade e oferece uma infraestrutura completa aos visitantes. Ali, estão concentrados hotéis, pousadas, cafés e restaurantes ao longo de um calçadão que se estende por toda a orla. 

    Com uma extensão de 1,5 km, a Praia de Nazaré se estende do porto ao penhasco onde se encontra o mirante mais famoso da cidade. As águas são um tanto geladas, geralmente não ultrapassando os 18ºC mesmo no verão. 

    Ali, você terá a chance de se divertir no stand up paddle, fazer passeios de jet-ski, explorar a costa de caiaque e muito mais!

    Praia do Norte

    A Praia do Norte não pode ficar de fora dos seus planos. O local é mundialmente famoso como o cenário das gigantescas ondas que atraem surfistas profissionais de todas as partes. 

    A meca das ondas gigantes é palco de performances arrojadas, que atraem grandes multidões à costa. Afinal, quem não gostaria de observar o sobe e desce das ondas que desafiam a física e dos surfistas audaciosos que as encaram?

    As águas, além de sua temperatura baixa, em torno de 16ºC, são tempestuosas, desencorajando o banho de mar. A melhor coisa para fazer por lá é desfrutar de agradáveis caminhadas para observar as ondas e a paisagem.

    Sítio de Nazaré

    Sítio de Nazaré
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    O Sítio de Nazaré, Portugal, que fica sobre um penhasco, representa a parte elevada e histórica da cidade. 

    As raízes da região remontam ao século XII, quando a primeira construção foi erguida por ali. No século XIV veio a consagração de seu primeiro santuário, carregado de história e significado. 

    Na vila ficam algumas das atrações mais emblemáticas da cidade, como o próprio santuário, o centro histórico e um mirante. O sítio também serve como o caminho para o farol, que oferece as vistas mais espetaculares da cidade. 

    É possível subir a colina por escadarias, de carro ou no charmoso funicular que parte da Praia Central. 

    Forte de São Miguel Arcanjo

    No ponto mais alto da colina que margeia a cidade fica o Forte de São Miguel Arcanjo, datado do século XVI.  

    O lugar é um ponto de vista panorâmico das ondas gigantes. A fortaleza, afinal, fica estrategicamente de frente para o canhão, de onde emergem as ondas. 

    É necessário desembolsar uma taxa simbólica de 1 euro para adentrar suas imponentes muralhas, mas o investimento vale cada centavo.

    Além da vista panorâmica, o forte oferece uma exposição permanente de pranchas de surf de renomados surfistas que ousaram desafiar as assombrosas ondas locais.

    Farol do Forte

    O Farol do Forte é o farol de Nazaré, Portugal, inaugurado no começo do século XX. A construção, com sua marcante cor laranja, foi projetada para alertar navegadores sobre a imponente costa rochosa da cidade. 

    Apesar do tamanho modesto, o farol é uma presença icônica na paisagem, servindo como ponto de referência para o turista que explora a costa local.

    A estrutura fica no topo do Forte de São Miguel Arcanjo, formando um cenário fotogênico por excelência. É um lugar simplesmente imperdível na cidade!

    Miradouro do Suberco

    Situado a mais de 110 metros de altura, no alto de um penhasco, o Miradouro do Suberco não pode ficar de fora do seu itinerário.

    Dali, você poderá contemplar uma vista extraordinária da cidade de Nazaré e da praia que se estende abaixo. Não coincidentemente, é considerado um dos melhores mirantes de Portugal. 

    O lugar está ligado à lenda de Nazaré: um militar estava caçando na região e chegou ao topo da falésia. Prestes a cair no precipício, ele avistou a gruta dedicada a Nossa Senhora e fez uma súplica. 

    De acordo com a lenda, o cavalo que ele montava parou instantaneamente, deixando as marcas de suas patas permanentemente gravadas no local. O miradouro fica onde o cavalo estava prestes a cair, na Ermida da Memória

    Miradouro da Pederneira

    O Miradouro da Pederneira é outro mirante imperdível da cidade, sobre a praia de mesmo nome, bem em frente à Igreja da Misericórdia. 

    O lugar é um ponto de observação privilegiado e oferece fácil acesso ao centro histórico, o que adiciona camadas de história e autenticidade ao passeio. 

    Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

    Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
    Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    O Santuário de Nazaré, Portugal, com suas origens que remontam ao século XIV, é um ponto de referência histórica e espiritual na cidade.

    O complexo abriga uma igreja barroca que guarda uma antiga estátua da Madona Negra. Reza a lenda que a imagem foi esculpida em Nazaré, Israel, e posteriormente trazida para a cidade portuguesa de Nazaré. 

    Hoje, o santuário atrai peregrinos e visitantes em busca não apenas de devoção, mas também para apreciar a beleza arquitetônica e a rica história local.

    Baloiço da Ladeira

    O Baloiço da Ladeira é um balanço panorâmico que oferece uma perspectiva única da praia.

    Como uma janela para o paraíso, o balanço permite contemplar uma vista que inclui o areal, a vila e o Sítio da Nazaré. 

    Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré

    Uma das atrações turísticas em Nazaré, Portugal, mais recentes, é o Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré, inaugurado em 2015.

    O lugar é uma fonte valiosa de conhecimento sobre a região, onde são divulgadas informações sobre a monitorização e previsão das condições oceanográficas e meteorológicas. 

    Um dos destaques do centro é a apresentação interativa das bóias Monican, que ajudam a monitorar as características únicas do canhão. Há também uma maquete detalhada do cânion onde se formam as ondas gigantes. 

    Museu de Arte Sacra

    Um dos melhores museus da cidade é o Museu de Arte Sacra Reitor Luís Nési, que fica no santuário. O acervo é formado por uma grande coleção de peças sacras, em grande parte provenientes de oferendas dos fiéis à padroeira da cidade. 

    A coleção inclui mantos dedicados a Nossa Senhora, paramentos litúrgicos, objetos ornamentais e imagens sacras. Fica a dica!

    Estádio do Viveiro

    Outra atração imperdível da cidade é o Estádio do Viveiro, que fica à beira-mar, ao longo da Avenida Manuel Remígio. O local sedia campeonatos nacionais e continentais de futebol e handebol de praia.

    O estádio de areia é muito procurado por seus eventos esportivos, mas também pode ser uma atração interessante mesmo fora da temporada esportiva. 

    Onde se hospedar em Nazaré, Portugal?

    Onde se hospedar em Nazaré, Portugal?
    Miramar Hotel & Spa

    Muitos turistas exploram a cidade em bate-voltas a partir de outros destinos, como Lisboa. Caso você queira viver uma experiência imersiva e se hospedar por alguns dias na cidade, é relativamente fácil encontrar onde ficar em Nazaré, Portugal. 

    A área mais indicada para hospedagem é a parte baixa da cidade, em especial ao redor da praia central. A região tem infraestrutura completa, com opções de hospedagem, calçadão, cafés e restaurantes. 

    Outra alternativa é o Sítio de Nazaré. As diárias nessa parte da cidade tendem a ser mais econômicas, mas são mais apropriadas para quem está de carro. 

    Vale lembrar que a diversidade de hospedagem em Nazaré atende a todos os gostos e bolsos. Você encontra as melhores acomodações pelos preços mais competitivos no El Quarto.

    O site oferece facilidades para pesquisa, reserva e pagamento de hospedagem, por meio de uma plataforma segura e fácil de usar. Ainda é possível pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF!

    Hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

    Ondas gigantes de Nazaré

    Sem dúvidas, as ondas de Nazaré, Portugal, estão entre as principais atrações da cidade, e não é difícil entender por quê.

    À medida que o inverno europeu se aproxima, as ondas gigantes atraem os melhores surfistas do planeta, ansiosos por desafiar os paredões do mar. 

    Mas o que desencadeia a formação dessas ondas imponentes em Portugal? Vem conferir!

    Por que as ondas do mar de Nazaré são tão grandes?

    As ondas de Nazaré são geradas durante tempestades em alto mar, a centenas de quilômetros da costa. 

    O diferencial que torna essas ondas extraordinariamente grandes na região é a presença do Canhão da Nazaré, um cânion submerso situado na Praia de Nazaré.

    O cânion apresenta uma profundidade que varia de 50 metros a quase 5 km, entre a plataforma continental e o oceano. 

    Assim, as ondulações não perdem velocidade e têm suas direções alteradas, enquanto as que atravessam a plataforma continental perdem velocidade sem mudar de direção. 

    O encontro das ondulações ocorre em frente ao Farol da Nazaré, a apenas 200 metros da praia, resultando em picos gigantescos.

    E esse fenômeno não é novidade! Essa região sempre foi temida por antigos marinheiros, sendo marcada por diversos naufrágios

    Onde ficam as ondas gigantes de Nazaré?

    As ondas gigantes na cidade de Nazaré, Portugal, acontecem no Farol de Nazaré e na Praia do Norte

    Contudo, em períodos de previsão favorável para ondas altas, a cidade de Nazaré pode ficar movimentada. Nessas épocas, apenas surfistas, serviços de emergência, funcionários e membros da imprensa têm permissão para acessar essas áreas de carro. 

    Para os espectadores que buscam testemunhar o espetáculo, a plataforma natural formada por falésias e pedras próximo ao Farol de Nazaré é o local ideal. 

    Encontre os melhores seguros viagem para Portugal no Seguros Promo!

    Não se esqueça da segurança ao planejar o seu roteiro por Nazaré, Portugal. Você pode tornar essa experiência ainda mais tranquila e memorável com o Seguros Promo.

    Nosso site leva até você planos de seguros de viagem oferecidos pelas melhores empresas do segmento. 

    Além disso, o Seguros Promo se destaca pelos melhores preços do mercado, oferecendo opções acessíveis que não comprometem a qualidade do serviço. 

    Com a ferramenta comparadora exclusiva, você pode analisar e comparar diferentes planos, escolhendo aquele que melhor atende às suas necessidades. 

    Faça uma pesquisa e descubra como viajar fica ainda melhor com o Seguros Promo! De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa