CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Esquel: conheça o turismo nesta cidade argentina

Pensando sobre o que fazer em Esquel? O destino argentino oferece excelentes atrações para os seus visitantes. Confira as melhores dicas do lugar!

Descobrir o que fazer em Esquel é fácil, pois a lista de atrativos turísticos é extensa e variada. Difícil mesmo é definir o que incluir no seu roteiro de viagem, já que não faltam atrações incríveis!

Destino imperdível na Patagônia Argentina, a cidade fica escondida entre colinas verdejantes e montanhas imponentes, que chegam a mais de 2.200 metros de altitude, onde está o centro de esqui local.

Apesar do relativo isolamento, Esquel não decepciona em infraestrutura: o visitante encontra serviços de todo tipo, boas opções gastronômicas, hotéis e pousadas confortáveis, além de todas as comodidades que precisa para desfrutar de uma estadia fantástica.

Antes de fazer suas malas para conhecer esse paraíso patagônico, prepare o papel e a caneta, pois reunimos dicas imperdíveis para o planejamento de viagem, veja só!

Compare seguros de viagem para a América do Sul com 15% de desconto neste link!

O que fazer em Esquel: como aproveitar este destino da patagônia!

Montar uma lista com o que fazer em Esquel é uma tarefa simultaneamente fácil e difícil, uma vez que o viajante tem um grande rol de opções à disposição.

A cidade fica na divisa da Argentina com o Chile, rodeada por picos nevados e cenários perfeitos para quem gosta de ecoturismo.

Afinal, a natureza na Patagônia é generosa, com grande biodiversidade e paisagens naturais que parecem verdadeiras pinturas.

O resultado é simples: não importa quando ocorra a viagem, o turista nunca fica entediado em Esquel. 

A cidade é um destino badalado para a prática de snowboard e esqui no inverno, além de esportes de aventura, como rapel, rafting, trekking e mountain bike no verão.

Quem prefere atividades mais tranquilas pode conhecer excelentes restaurantes, se hospedar em hotéis e pousadas aconchegantes, experimentar pratos típicos da gastronomia patagônica e muito mais. 

Se você já está se imaginando neste cenário incrível, este é o artigo certo para você. 

Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Esquel: como chegar, quando visitar, o que fazer, onde comer e muito mais. Vamos lá!

Onde fica a cidade de Esquel?

Onde fica a cidade de Esquel?
Fonte: Stocksnap / CC0

A cidade Esquel, na Argentina, fica em uma região conhecida como Patagônia, no extremo sul da América do Sul, mais especificamente na província de Chubut.

O destino é uma das paradas do roteiro patagônico entre a famosa Ruta 40, na Argentina, e a Carretera Austral.

A mais de 2.000 km da capital, Buenos Aires, essa pequena cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes e pode ser uma excelente base para conhecer a estação de esqui do Cerro La Hoya, o Parque Nacional los Alerces e outras cidades da região.

A distância de Bariloche a Esquel, por exemplo, é de apenas 284 km, enquanto Chaitén, na região dos Lagos Chilenos, está a 226 km.

Como chegar em Esquel?

O viajante tem à disposição algumas opções de transporte para chegar a Esquel, Argentina.

O roteiro mais rápido consiste em voar até a capital, Buenos Aires, e de lá embarcar em um voo regional rumo ao pequeno Aeroporto de Esquel.

Existem aqueles que preferem encarar uma roadtrip pela Patagônia, pela Ruta 40, que conecta o norte e o sul da Argentina: esta opção é recomendada para quem terá mais tempo disponível para a viagem e gosta de paisagens incríveis!

Por fim, várias empresas de ônibus operam trechos até Esquel a partir de diversos destinos da Argentina: você pode descobrir as melhores opções para sua viagem no site oficial da Secretaria de Turismo.

Visite o site buscador Vai de Promo para garantir suas passagens aéreas para a Argentina pelo menor preço. 

Você pode até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino desejado!

Quando ir para Esquel?

Tão importante quanto descobrir o que fazer em Esquel é escolher bem quando viajar para a cidade. 

Assim como toda a Patagônia, esse destino argentino tem estações muito bem definidas, que podem fazer a diferença na forma como você desfruta de suas atrações.

Ao mesmo tempo, o clima é muito instável, e você poderá experimentar todas as estações do ano em um intervalo de apenas 24 horas.

O verão, de dezembro a fevereiro, é um período bastante seco e quente em Esquel, com grande variação térmica: os termômetros variam entre 3ºC e 32ºC. 

Ou seja, mesmo se você viajar na estação mais quente do ano, não deixe de levar um bom agasalho para aguentar as noites frias.

O inverno (junho a agosto), por sua vez, é uma época bastante chuvosa e gelada, com temperaturas entre -10ºC e 15ºC: condições climáticas perfeitas para nevascas e formação de excelentes pistas de esqui.

No restante do ano, o clima varia bastante, o que significa que é melhor estar preparado para dias quentes e noites geladas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Esquel, Argentina

    A Patagônia é um destino repleto de paisagens e atividades turísticas incríveis, como esqui, escalada, rafting, snowboard e trilhas pela natureza. 

    Por isso, é extremamente recomendado que o viajante contrate um seguro viagem antes de embarcar para essa região selvagem da América do Sul!

    Dessa forma, você poderá contar com a assistência necessária em caso de imprevistos ou acidentes, garantindo que vai voltar para casa sem dívidas inesperadas!

    O seguro viagem garante ao viajante diversos serviços e coberturas importantes, como retorno antecipado, seguro bagagem, assistência médica e odontológica, auxílio por cancelamento de voo, e muito mais.

    Você pode garantir um seguro viagem Patagônia completo pelo menor preço do mercado no site de buscas Seguros Promo: em poucos minutos você compara ofertas e garante o melhor negócio para viajar com a proteção que precisa.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Assim, além das coberturas contratadas você poderá contar com assistência 24 horas e 100% em português se precisar acionar o seguro durante a sua estadia.

    Esquel, Argentina: mapa

    Antes de descobrir o que fazer em Esquel, não se esqueça de conhecer previamente o mapa da cidade e a localização dos principais atrativos turísticos. 

    Isso pode te ajudar a escolher o melhor lugar para se hospedar e a traçar eventuais rotas de deslocamento para visitar as atrações que incluir em seu roteiro. Confira no mapa turístico!

    O que fazer em Esquel

    Chegou a hora de descobrir o que te espera nesse formidável destino patagônico! Já avisamos: a lista é longa e diversa, cheia de opções para os mais diferentes perfis de viajante.

    Confira o que fazer em Esquel, Argentina!

    Cerro La Hoya 

    Cerro La Hoya
    Fonte: Infochubut / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A principal atração de Esquel é o Cerro La Hoya, estação de esqui localizada a 20 minutos do centro da cidade. 

    A montanha fica bem próxima à Cordilheira dos Andes e, por isso, recebe grandes quantidades de neve, motivo pela qual fica em funcionamento até meados de outubro.

    Como a estação de La Hoya é menos conhecida que a badalada Bariloche, o centro de esqui de Esquel costuma ser menos lotado, além de ser mais barato.

    A estação fica a mais de 1.650 metros de altitude e ocupa uma área de 60 hectares, com 24 pistas em diferentes níveis de dificuldade, além de teleféricos e lifts que levam aos pontos mais elevados.

    Parque Nacional Los Alerces 

    Uma das maiores reservas da Patagônia, o Parque Nacional Los Alerces é um passeio imperdível em qualquer roteiro por Esquel.

    O parque ocupa uma área de mais de 260 mil hectares bem na divisa entre o Chile e a Argentina.

    Ali, o viajante encontra várias montanhas, lagos de água cristalina e espécies animais e botânicas diversas, incluindo árvores com mais de 2.600 anos de idade, além de aldeias da comunidade indígena mapuche.

    Los Alerces ainda abriga dezenas de quilômetros de trilhas ecológicas em diferentes graus de dificuldade: todas muito bem sinalizadas e conservadas.

    Você deve reservar ao menos um dia inteiro para conhecê-lo, e mesmo assim é possível que não consiga visitar tudo. 

    Além disso, não se esqueça de levar vários cartões de memória para sua máquina fotográfica, pois você vai querer registrar cada cenário paradisíaco desse parque patagônico!

    Se possível, visite o parque durante os meses mais quentes do ano, pois a neve constante do inverno pode atrapalhar suas trilhas pela reserva.

    Trevellin 

    Os viajantes que estão planejando uma estadia mais longa em Esquel não vão se arrepender de incluir um passeio pela colorida Trevellin em seu roteiro.

    A cidade vizinha é famosa por suas plantações de tulipas, que pintam o horizonte com as mais diversas flores com as montanhas nevadas a emoldurar a paisagem.

    Em Trevellin, você encontrará várias casas de chá no estilo britânico: uma boa oportunidade para saborear delícias produzidas localmente, como bolos, pães e biscoitos.

    No museu Nant Fach o viajante aprende mais sobre a história local e os imigrantes do País de Gales que se assentaram na região durante o século XIX.

    Caso a sua viagem esteja marcada para o verão, aproveite para conhecer o Nant Y Fall, ou Riacho das Cachoeiras, com várias cascatas para amenizar as temperaturas mais elevadas.

    Laguna La Zeta 

    Laguna La Zeta
    Fonte: Azulcasita / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O roteiro por Esquel continua na Laguna La Zeta, situada a apenas 4 km do centrinho da cidade e frequentada tanto por moradores quanto por turistas.

    A laguna é belíssima, cercada por picos nevados e longas áreas descampadas, onde é possível desfrutar de agradáveis piqueniques. 

    No verão, a reserva se transforma em um grande balneário, procurado para banho e prática de esportes náuticos, como canoagem e caiaque.

    Um táxi do centro à laguna sai por cerca de 300 pesos (preço em junho/2021), mas você também pode chegar à região a pé, entre os bosques que cercam a cidade.

    Túneis de gelo 

    No topo da lista do que fazer em Esquel deve estar uma visita aos túneis de gelo da cidade, um fenômeno raríssimo, que só pode ser testemunhado em poucos lugares do mundo.

    Para chegar até o local em que estão os túneis é necessário encarar um terreno acidentado, a bordo de um 4×4, e a companhia de um guia turístico é obrigatória.

    O resultado são belos túneis de gelo maciço que se estendem por até 100 metros, com altura suficiente para abrigar adultos em pé: uma verdadeira obra de arte da natureza!

    La Trochita 

    Que tal explorar a paisagem patagônica a bordo de uma locomotiva em atividade há mais de sete décadas? É isso que te espera na charmosa La Trochita!

    A rota turística percorre 18 km até chegar à Estação Nahuel Pan, onde fica uma tradicional comunidade mapuche. 

    Além de conhecer mais sobre a cultura nativa da região, o visitante pode adquirir peças de artesanato produzidas pelos indígenas, como itens de prata, madeira e vestuário, entre outros.

    Rafting no Rio Corcovado

    Rafting no Rio Corcovado
    Fonte: Pixabay

    O rio Corcovado, que corta Esquel, é uma excelente alternativa para quem gosta de aventura: as águas geladas e muito puras são perfeitas para a prática de rafting!

    Várias agências da cidade oferecem o passeio, com graus de dificuldade classe II e III, ou seja, adequados para iniciantes no esporte.

    Se você já é um praticante de rafting experiente, você pode gostar mais do roteiro pelo rio Futaleufu, com corredeiras classe IV, na fronteira da Argentina com o Chile.

    Monte Bianco

    Quem quer se divertir na neve não pode deixar de conhecer o Monte Bianco, que tem recebido fortes investimentos para se tornar a segunda estação de esqui da cidade.

    No local, os visitantes podem se divertir em trekking pela neve, esquibunda e outras atividades de inverno.

    Quais os melhores restaurantes de Esquel, Argentina?

    Você pode aproveitar a sua visita à cidade Esquel, na Argentina, para conhecer a rica gastronomia patagônica. Não faltam restaurantes charmosos na cidade à espera do viajante!

    O Restaurante e Café Eloisa se destaca pelo horário de funcionamento estendido, das 8h às 00h, e pelo cardápio variado, com saborosos peixes e frutos do mar. No centrinho da cidade, o Don Chiquino é especializado em culinária italiana.

    Durante sua visita ao Parque Los Alerces, aproveite para saborear as especialidades do Carhue Restaurante, que oferece vista privilegiada dos lagos.

    Quantos dias ficar em Esquel?

    Quantos dias ficar em Esquel?
    Fonte: Elquarto / Esquel Apart Hotel

    O tempo que você deve reservar para a sua viagem vai depender do gosto pessoal do viajante, ou melhor do que fazer em Esquel.

    Quem deseja apenas conhecer o centrinho da cidade e visitar seus bons restaurantes pode se sentir satisfeito com apenas um dia de estadia.

    Caso você queira conhecer a belíssima Laguna La Zeta e a comunidade Trevellin, é melhor reservar mais um dia para a sua viagem.

    Agora, se a sua intenção é explorar os atrativos do Parque Nacional Los Alerces, tenha em mente que você precisará de pelo menos três dias apenas para percorrer as trilhas da reserva.

    Quer esquiar pelas montanhas de La Hoya? Neste caso, reserve ao menos uma semana para a sua estadia, pois nem sempre o clima colabora e a estação de esqui pode fechar por alguns dias em condições climáticas mais extremas.

    Cotação de seguro viagem para Esquel, Argentina

    Agora que você já sabe o que fazer em Esquel, só falta garantir um bom seguro viagem para te proteger durante a sua estadia! 

    Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda do nosso site de buscas, Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O viajante só precisa digitar o destino desejado e incluir as datas de viagem para ter acesso às melhores coberturas e ofertas das principais seguradoras do mercado.

    Assim, você garante coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, retorno antecipado e outras comodidades que podem fazer a diferença em caso de imprevisto ou emergência!

    Conhecer a Patagônia com a proteção que você merece? De Promo você pode!

    aaaa