Seguros Promo
Menu
Conteúdo criado por humano
Seguros Promo Blog América do Sul Inverno na Argentina: veja o que fazer durante a estação!

Inverno na Argentina: veja o que fazer durante a estação!

Saiba tudo sobre o inverno na Argentina. Veja quando começa a estação, quando ver neve, se é possível esquiar e os melhores destinos!

O inverno na Argentina oferece a oportunidade de sentir frio de verdade e até de curtir a neve, a preços acessíveis e com fácil acesso a partir do Brasil.

O destino é repleto de possibilidades, de paisagens cobertas de neve a vinhedos que ganham um charme especial sob o clima gelado, com opções para todos os gostos. 

Neste texto, você vai descobrir oito destinos incríveis para aproveitar o inverno argentino em 2025. Vamos lá!

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Argentina. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quais são os meses de inverno na Argentina?

O inverno na Argentina acontece entre os meses de junho e setembro, período em que as temperaturas despencam em boa parte do país, especialmente nas regiões ao sul e nas áreas de maior altitude. 

A estação é marcada por temperaturas de até -15°C, ou abaixo disso, em alguns anos. Muitos pontos do país também registram a ocorrência de neve, o que resulta em oportunidades para atividades como esqui nas montanhas ou se aquecer com bons vinhos.

Qual o período de neve na Argentina?

A temporada de neve na Argentina costuma se estender de junho até setembro, mas pode variar a depender da região do país ou da intensidade do inverno no ano. 

Em geral, nos meses invernais as chances de encontrar montanhas cobertas de branco são altas, especialmente em destinos como Ushuaia, na Terra do Fogo, e Bariloche, na Patagônia. 

Julho e agosto são os meses com as melhores condições climáticas para a neve, quando as temperaturas mais baixas favorecem o acúmulo e a manutenção da camada branca nas áreas mais elevadas. 

Contudo, em regiões mais extremas do sul argentino, a neve pode se manter até o mês de outubro.

Qual a temperatura durante o inverno na Argentina?

O inverno na Argentina pode ser muito diferente dependendo da região do país em que você está

Em Buenos Aires, por exemplo, as médias ficam em torno de 12°C durante o dia, com noites mais frias que podem se aproximar dos 0°C

Já nas áreas montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, a presença de neve é comum e as temperaturas costumam ficar em torno de 11°C durante o dia

Na região da Patagônia, especialmente em Ushuaia, considerada a cidade mais austral do mundo, o frio é intenso e pode chegar facilmente a -20°C ou até menos em pontos mais isolados.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    8 cidades para conhecer durante o inverno na Argentina

    A Argentina mostra todo o seu esplendor durante o inverno, quando muitas paisagens são transformadas pelo frio, os passeios pelas cidades ficam mais agradáveis e você tem a oportunidade ímpar de se aquecer com a excelente gastronomia local.

    Das montanhas da Patagônia aos vinhedos aos pés da Cordilheira ou nas cidades ao extremo sul do continente, não faltam cenários encantadores para viver na estação mais gelada do ano. 

    Quer saber mais? Veja o que visitar durante o inverno na Argentina!

    1. Bariloche

    Bariloche é uma cidade tão procurada por brasileiros interessados em curtir a neve que ganhou o apelido de “Brasiloche”. 

    E, de fato, é o lugar perfeito para viver a experiência de curtir as paisagens cobertas de branco, se divertir no esqui e snowboard no Cerro Catedral

    A cidade da região da Patagônia é cercada por montanhas cobertas de neve e espelhada nas águas cristalinas do lago Nahuel Huapi, com infraestrutura preparada para receber turistas em busca de esportes de inverno. 

    Mas Bariloche vai além das pistas: passeios de barco pelos lagos, trilhas como o Circuito Chico e o mirante do Cerro Campanario são imperdíveis, sem falar nas casas de chocolates artesanais da cidade, nas cervejarias e nos restaurantes. 

    E o melhor é que a cidade é facilmente acessível por via aérea, com voos partindo de Buenos Aires diretamente para o Aeroporto Internacional de Bariloche

    2. San Martín de los Andes

    A apenas 190 km de Bariloche fica outro destino irresistível no inverno argentino: San Martín de los Andes, um lugar pacato e aconchegante aos pés da Cordilheira dos Andes, às margens do lago Lácar.

    Assim como a vizinha famosa, San Martín oferece um cenário fotogênico e cheio de oportunidades de lazer, com montanhas nevadas, bosques preservados e lindas construções em estilo alpino. 

    Não coincidentemente, é um dos destinos queridinhos entre casais em lua de mel.

    Aproveite a visita para conhecer as trilhas e os mirantes do Parque Nacional Lanín, e não deixe de conhecer o Museu dos Primeiros Povoadores, que conta tudo sobre a história patagônica.

    O acesso é feito pela Rota 40, que corta o país de norte a sul e oferece uma experiência cênica inesquecível, e a cidade também é ponto de partida da Rota dos Sete Lagos, que a conecta a Villa La Angostura, passando pelos lagos Nahuel Huapi, Espejo e Falkner

    3. Ushuaia

    A cidade mais austral do mundo é também um dos melhores destinos de inverno na Argentina, onde o visitante vai contemplar cenários que parecem ter saído de um filme. 

    O acesso é feito por via aérea, com voos diretos a partir de Buenos Aires.

    Encravada entre as montanhas e o mar, no arquipélago da Terra do Fogo, Ushuaia impressiona com sua natureza selvagem e clima rigoroso, que mantém as temperaturas próximas de zero durante boa parte do ano. 

    No inverno, as paisagens são cobertas de neve e oferecem atividades que vão desde o esqui no Cerro Castor, uma das estações mais ao sul do planeta, até passeios pelo Parque Nacional Tierra del Fuego

    E há muitas outras atrações para enriquecer a viagem: o Trem do Fim do Mundo, o Museu Marítimo, a navegação pelo Canal de Beagle até a Isla Martillo — onde se pode ver pinguins — e o farol Les Eclaireurs, entre muitas outras. 

    4. Mendoza

    Mendoza oferece uma experiência de inverno mais sofisticada, regada a muito vinho de qualidade e em meio a lindas paisagens nevadas andinas. 

    Capital da província de mesmo nome, a 1.050 km de Buenos Aires e apenas 360 km de Santiago, a cidade recebe voos regulares a partir da capital argentina e oferece infraestrutura completa para os visitantes. 

    O frio do inverno intensifica o charme das vinícolas, que abrem suas portas para degustações e visitas guiadas, especialmente nas regiões de Maipú, Luján de Cuyo e Chacras de Coria

    Você também pode imergir na natureza com excursões ao Parque Provincial Aconcágua, lar da montanha mais alta das Américas, visitar vilarejos charmosos, como Potrerillos e Uspallata, e se divertir em atrações como o Parque O’Higgins e o Aquário Municipal

    Atenção: o seguro viagem agora é obrigatório na Argentina!

    Qualquer visita ao exterior exige boa organização e planejamento por parte do viajante, já que qualquer problema pode virar uma grande dor de cabeça. 

    Um dos itens mais importantes — e obrigatórios — nesse planejamento é o seguro viagem. 

    Desde 2025, essa modalidade se tornou um requisito legal para entrada no país, e sem ele você pode ser impedido de conhecer os melhores encantos argentinos.

    Além disso, o seguro é uma garantia de tranquilidade diante de qualquer imprevisto, seja ele médico, odontológico ou até mesmo problemas com bagagens e voos. 

    O custo-benefício é um dos grandes atrativos, especialmente se você comparar os preços no Seguros Promo, que oferece planos completos e personalizáveis das melhores seguradoras do mercado. 

    A contratação é totalmente online, feita em um ambiente seguro e inteiramente em português, com suporte eficiente e facilidades que tornam a experiência ainda melhor!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada USD 1.500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    5. El Calafate

    Outro destino imperdível do inverno argentino é El Calafate, uma joia do extremo sul do continente que é a porta de entrada para um dos cenários naturais mais impressionantes da América do Sul: o glaciar Perito Moreno

    A imensa formação de gelo, com mais de 250 km², impressiona pelo tamanho e por oferecer a oportunidade de caminhar diretamente sobre a geleira em tours guiados e seguros, o que certamente vai tornar o seu inverno ainda mais especial. 

    Você pode chegar a partir de Buenos Aires ou Ushuaia, com voos diretos e frequentes, e terá a chance de desfrutar de boa infraestrutura turística. 

    6. Villa La Angostura

    Em meio às paisagens cinematográficas da Patagônia Argentina, Villa La Angostura é um achado para quem busca um toque de exclusividade. 

    Menos badalada que sua vizinha Bariloche, a pequena vila atrai mochileiros e viajantes que desejam uma experiência mais autêntica, acampando junto ao lago Nahuel Huapi ou às margens do rio Correntoso. 

    O centro, com arquitetura de influência europeia, convida a passeios tranquilos, cafés e boas compras, enquanto o Cerro Bayo, sua estação de esqui, é perfeita para famílias e iniciantes, com estrutura acolhedora e vistas incríveis. 

    Os destaques incluem também o Puerto Manzano, a praia do Lago Correntoso, o porto e os passeios de barco, com acesso via carro ou ônibus a partir de Bariloche, que fica a 80 km de distância.

    7. Salta

    Se a sua intenção é curtir um inverno mais tranquilo, você não vai se arrepender de incluir Salta em seus planos. Ali não faltam museus, igrejas e uma gastronomia autêntica. 

    A região também conta com muitas vinícolas premiadas da região de Cafayate e o impressionante cenário das Salinas Grandes, um deserto branco de sal. 

    Apesar da distância de quase 1.800 km em relação a Buenos Aires, o acesso a Salta é fácil e rápido graças a seu moderno aeroporto. 

    Há também a possibilidade de fazer o trajeto por via terrestre, já que a cidade é atendida pelas rodovias Ruta 40 e Ruta 9.

    8. Córdoba

    Ainda que a neve não seja comum na segunda maior cidade da Argentina, Córdoba oferece uma combinação irresistível entre vida urbana, cultura e natureza. 

    O clima fica seco e ensolarado, com muitas oportunidades para passeios, como visitas à Catedral de Córdoba, ao Parque Sarmiento, ao Mercado Norte e a diversos museus como o de Bellas Artes Evita e o Museu de Ciências Naturais

    É possível até sair do óbvio, distanciando-se um pouco do centro, como roteiros pelos vales de Calamuchita e Punilla, perfeitos para excursões de um dia. 

    É possível esquiar durante o inverno na Argentina?

    Esquiar no inverno na Argentina
    Unsplash

    Sim, durante o inverno na Argentina é perfeitamente possível aproveitar a temporada de esqui, especialmente nas regiões da Patagônia e em outras áreas montanhosas do país. 

    A temporada de neve costuma começar em junho e se estender até setembro, podendo ir além em locais como Bariloche, Ushuaia e Mendoza, onde a neve permanece por mais tempo. 

    Vale a pena visitar a Argentina no inverno?

    Sim, vale muito a pena visitar a Argentina durante o inverno, especialmente por ser uma oportunidade para brasileiros curtirem o frio e a neve bem perto de casa.

    Com a chegada do frio, cidades como Bariloche, Mendoza e Ushuaia se tornam paraísos invernais, com estações de esqui completas, vinícolas, paisagens nevadas, gastronomia de alto nível e atividades ao ar livre para todos os gostos. 

    Além disso, a combinação entre custo-benefício, proximidade com o Brasil e boa infraestrutura turística faz da Argentina um dos destinos mais procurados por quem quer curtir o frio com estilo e aventura.

      Está gostando do conteúdo?
      Receba as melhores dicas de
      viagens no seu e-mail!
      Fique tranquilo, não enviamos spam!
      E-mail cadastrado com sucesso!
      A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

      Garanta seu seguro para a época de frio com descontos exclusivos!

      Não deixe o seu bolso entrar numa gelada na hora de curtir o inverno na Argentina. 

      Lembre-se de que o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar o país vizinho, além de ser um recurso que vai proteger o seu bolso nas mais diversas situações. 

      No inverno, aumentam as chances de imprevistos relacionados à saúde, como acidentes em atividades na neve ou doenças causadas pelo frio intenso. 

      Com um seguro, o viajante garante atendimento médico em caso de emergência, evitando gastos inesperados e assegurando assistência em qualquer situação. 

      No Seguros Promo, referência no segmento, você tem acesso aos planos mais completos e personalizáveis, com cobertura das melhores seguradoras do mercado. 

      A contratação é 100% online, em português, com um processo rápido, seguro e transparente!

      Seguro Viagem:
      América do Sul
      Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
      Assistência médica USD 80.000
      Bagagem extraviada USD 1.500
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
      Assistência médica USD 20.000
      Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
      Assistência médica USD 60.000
      Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.

      Continue sua leitura!

      aaaa