CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Onde fica Helsinque? Conheça a capital finlandeza e saiba como chegar e onde visitar!

Onde fica Helsinque? O que fazer na cidade? Como assistir a Aurora Boreal Contamos todos os pontos turísticos para conhecer e aproveitar na cidade. confira

Você sabe onde fica Helsinque? Também conhecida pela grafia “Helsinki”, a capital da Finlândia é considerada uma das melhores cidades do mundo para viver e visitar. 

E nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para curtir férias incríveis!

Rodeada por água e considerada lar do Papai Noel, a cidade tem mais de 330 ilhas, mais de cinco séculos de história, já foi território da Suécia e sofreu ocupação russa.

Descubra os principais pontos turísticos, quando visitar e o que fazer em uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Confira!

Onde fica Helsinque? Conheça uma das melhores cidades da Finlândia!

Com taxas de criminalidade praticamente nulas, ecologicamente sustentável e população com qualidade de vida altíssima, Helsinque é considerada uma das melhores cidades do mundo para viver.

O turista pode até estranhar a extrema organização da capital finlandesa, que não tem engarrafamentos no trânsito ou multidões de pessoas pelas ruas: tudo parece organizado, calmo e perfeitamente funcional.

Referência em design e urbanização responsável, a cidade fica rodeada pela água e está “espalhada” ao longo de centenas de ilhas, que podem ser bem diferentes entre si.

Tem ilha tombada como patrimônio mundial da humanidade, ilha para prática de nudismo, ilha que é museu a céu aberto e muito mais!

História da cidade

Onde fica Helsique história
Fonte: Pixabay

Helsinki foi fundada por volta do ano 1550  pelo rei da Suécia Gustav Vasa e chegou a fazer parte do território sueco até meados do século XIX, quando foi dominada pelos russos.

A Finlândia só se tornou independente mais de 100 anos depois, em 1917, quando foi declarada a capital do novo país.

Até hoje a cidade guarda heranças do passado, como igrejas ortodoxas russas, fortalezas e praças monumentais em estilo neoclássico.

Qual o idioma?

A Finlândia tem dois idiomas oficiais: sueco e finlandês, considerada uma das línguas mais difíceis do mundo para falantes de português.

Se você não se arrisca em nenhum dos dois idiomas, não precisa se preocupar: a Finlândia também é um dos países do mundo com maior número de habitantes que sabem falar inglês perfeitamente.

Mapa

No extremo norte da Europa, a capital finlandesa é uma cidade totalmente cercada por água, distribuída ao longo de mais de 330 ilhas. Confira o mapa de Helsinki!

Como chegar a Helsinque?

Não existem voos diretos do Brasil com destino a nenhuma cidade da Finlândia. Mas, então, como chegar a Helsinque?

O aeroporto da cidade, o Helsinki-Vantaa, está conectado às principais cidades da Europa, como Lisboa, Estocolmo, Londres e Frankfurt.

Você pode encontrar as melhores opções de rota e as passagens aéreas mais baratas em sites buscadores de preço, como o Vai de Promo, que permite até a criação de alertas de preço.

Se você já estiver na Europa e está se perguntando como chegar a Helsinque por terra, a cidade é abastecida com ônibus que saem das principais cidades da Finlândia. 

Prefere se deslocar pelas águas? Então você pode chegar à capital finlandesa de balsa, a partir de Estocolmo, na Suécia, ou Tallinn, na Estônia.

Além disso, a estação central de trens da cidade recebe viagens diárias de São Petersburgo, na Rússia.

Seguro viagem obrigatório para Finlândia

Turistas brasileiros são isentos de visto para visitar a Finlândia, já que o país aderiu ao Tratado de Schengen, que estipula condições e regras para livre circulação entre os países do bloco.

Entre as exigências está a contratação de um seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares, que garante serviços e coberturas ao turista.

Item essencial para qualquer viajante, o seguro viagem oferece cobertura em caso de emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo e até repatriamento por motivos médicos.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em sites especializados, como o Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o menor preço.

Quem contrata seguro viagem com a Seguros Promo ainda tem direito a central de atendimento 24 horas, sete dias na semana, 100% em português!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Onde fica Helsinque?

Afinal de contas, onde fica a cidade de Helsinque? A capital de um dos países mais desenvolvidos do mundo fica no Golfo da Finlândia, espalhada por centenas de ilhas, cada uma com seu próprio charme.

A cidade fica no sul do país, a curtas distâncias de outras importantes cidades da Europa, como Tallinn, na Estônia (88 km), São Petersburgo, na Rússia (369 km), e Estocolmo, na Suécia (479 km).

A Finlândia, por sua vez, fica no norte da Europa, dividindo fronteiras com Suécia, Noruega e Rússia.

Quando ir?

Onde fica Helsique quando ir
Fonte: Pixabay

Em Helsinki, a temperatura desaba no inverno: se a finalidade da sua viagem não for esquiar e curtir um frio que chega a -20°C, é melhor escolher outra data.

Por conta disso, o mais indicado é optar por meses de temperaturas mais amenas para conhecer a capital da Finlândia. 

Entre abril e outubro os termômetros marcam entre 3°C e 18°C e os dias são mais longos, ideais para passeios ao ar livre e atividades turísticas.

O que fazer em Helsinque?

Helsinque é uma cidade bastante arborizada, com amplas áreas verdes, e muito organizada, parecendo convidar o turista a explorar suas ruas em longas e agradáveis caminhadas.

Por todo lado se percebem grandes obras de arquitetura e design, em contraste com edifícios clássicos, como a igreja luterana Tuomiokirkko ou a Catedral Ortodoxa Uspenski.

Caminhe sem rumo pela avenida Mannerheimintie, com seus importantes museus, como o  Kansallismuseo e o Kiasma, ou visite o Parque Sibelius, um oásis no meio do centro urbano.

Que tal curtir uma viagem de balsa pelo golfo onde fica Helsinque ou curtir uma sauna ao ar livre?

Confira o que fazer em Helsinki, Finlândia!

Walking Tour

O Walking Tour é uma visita guiada gratuita pelos principais pontos turísticos de Helsinque, a partir da Praça do Senado, uma das mais importantes da cidade.

O passeio visita os principais pontos de interesse da capital, como a Catedral Ortodoxa Uspenski e a Capela do Silêncio.

Apesar de o Walking Tour ser gratuito, não faça o passeio de mãos abanando: ao final, espera-se que os turistas deixem uma gorjeta ou contribuição para o guia.

Praça do Senado

Onde fica Helsique praça do senado
Fonte: Pixabay

A Praça do Senado é nada mais, nada menos que o endereço do principal cartão-postal de Helsinque, a Catedral Ortodoxa Uspenski, e de muitos outros pontos turísticos que você não deve perder na capital finlandesa. 

Centro do poder político finlandês, ela é considerada “coração” de Helsinque, a praça fica cercada por prédios educacionais, culturais e políticos, incluindo o Palácio do Conselho de Estado, endereço do Senado da Finlândia.

Ponto de partida para o Walking Tour pela cidade, a Praça do Senado fica pertinho, ainda, da Universidade de Helsinque e do Palácio do Governo, de onde é possível ter uma vista privilegiada da catedral!

Praça do Mercado

Assim como a Praça do Senado, a Praça do Mercado também tem grande importância na cidade de Helsinque. A praça fica cercada por edifícios importantes, como a Câmara Municipal e a sede do governo finlandês, o Palácio Presidencial.

Durante o dia, a praça fica tomada por ambulantes e vendedores, com barraquinhas de comidas típicas e artesanato por todo lado: que tal experimentar as exóticas carnes de rena e alce pelo melhor preço?

Pertinho da Praça do Mercado fica um dos museus mais encantadores da cidade, o Design Museum de Helsinque, especializado em design e moda, instalado em um belo edifício em estilo neogótico, do século XIX.

Além disso, a Praça do Mercado fica na zona portuária da cidade, servindo de ponto de partida para balsas que visitam as ilhas nos arredores de Helsinque.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Havis Amanda

    Na Praça do Mercado os visitantes se deparam com uma curiosa escultura de uma mulher completamente nua e rodeada por focas. O que nem todos sabem é que se trata de uma obra que simboliza o “renascimento” da cidade de Helsinque!

    A estátua de Havis Amanda foi produzida em 1906 e já gerou muita polêmica na cidade: na época, os mais conservadores acusavam a estátua de ser sensual demais, enquanto grupos feministas criticavam a objetificação do corpo da mulher.

    No fim das contas, a estátua está no mesmo lugar até hoje e se tornou um dos lugares mais icônicos de Helsinque, servindo de ponto de encontro para grandes eventos.

    Catedral Ortodoxa Uspenski

    Onde fica Helsique catedral ortodoxa uspenski
    Fonte: Pixabay

    Principal cartão-postal da cidade, a Catedral Ortodoxa Uspenski é uma das maiores heranças do período de ocupação russa na Finlândia.

    Os tijolinhos vermelhos da fachada da catedral podem ser vistos de vários pontos de Helsinque, já que a luxuosa catedral foi instalada no alto de uma colina, no centro da cidade.

    É um dos passeios imperdíveis na capital da cidade: vale a pena conferir o exterior e o interior da construção, com várias imagens religiosas e decoração em ouro!

    Skywheel

    A Finlândia também tem a sua versão da London Eye, a simbólica roda-gigante de Londres. Em Helsinque fica a Skywheel, que tem várias cabines fechadas para que os visitantes possam curtir a capital de um ângulo diferente!

    Uma das cabines, em particular, chama a atenção de todo mundo que passa por ali: feita inteiramente de madeira, a cabine “diferentona” é uma sauna, uma das preferências nacionais do país!

    Para entrar na roda-gigante é preciso pagar 12 euros, mas é possível comprar os ingressos antecipadamente para evitar filas.

    Você pode fazer uma visita “casada”: ao lado da Skywheel fica o complexo Allas, que tem saunas e piscinas ao ar livre, de frente para o mar! O ingresso para a atração custa 14 euros.

    Capela do Silêncio

    Onde fica Helsique capela do silêncio
    Fonte: Pixabay

    A Kampin Kappeli, ou Capela do Silêncio, é um dos edifícios religiosos mais recentes de Helsinque. Construída em 2012, a igreja tem um formato bastante curioso, inspirado na Arca de Noé.

    O interior da construção é totalmente minimalista, servindo como um centro de relaxamento em meio ao caos da vida urbana, convidando o visitante ao silêncio e à reflexão.

    A Capela do Silêncio é gerida pelo Departamento de Serviços Sociais e Saúde de Helsinque em parceria com a congregação luterana. 

    A preocupação com o bem-estar é tão grande que o visitante recebe na entrada um folheto informando que funcionários estão disponíveis caso você precise de alguém para conversar.

    O que fica ao redor de Helsinque?

    Além do grande número de atrações na capital finlandesa, os arredores da cidade também oferecem diversas opções aos visitantes.

    Do outro lado do Golfo da Finlândia, onde fica Helsinque, está a capital da Estônia, Tallinn, que reúne fortalezas e castelos medievais, ruas de pedra construídas há séculos e muita cultura.

    Aliás, é possível chegar às três capitais dos países bálticos de ferry (ou balsa), pelo Mar Báltico, bem como à capital da Suécia, Estocolmo.

    Um dos passeios mais populares a partir de Helsinque é o trajeto de trem até São Petersburgo, na Rússia.

    Aurora Boreal

    Aurora Boreal
    Fonte: Unsplash

    Em pleno Círculo Polar Ártico, a Finlândia é um dos poucos lugares do mundo onde é possível ver um dos espetáculos astronômicos mais exuberantes do planeta: a aurora boreal.

    O show de luzes verdes, azuis, laranjas, roxas e brancas acontece em regiões que ficam a 2h30 de voo de Helsinque, como Utsjoki e Saariselkä, ou até mesmo na cidade de Reykjavík.

    A grande vantagem é que a Finlândia é um destino mais barato que outros países, como os destinos na Escandinávia e na Islândia.

    Faça um seguro viagem com desconto

    Agora você já sabe onde fica Helsinki e todas as atrações que a capital finlandesa reserva para os visitantes. Isso quer dizer que só falta garantir o seu seguro viagem barato para embarcar logo em uma viagem inesquecível!

    Você pode encontrar o melhor seguro viagem pelo menor preço em plataformas buscadores de preço!

    O site do Seguros Promo faz todo o trabalho de pesquisa para você e te mostra as melhores opções para o seu perfil de viajante e seu bolso!

    Com um investimento a partir de R$ 10 por dia é possível garantir a cobertura mínima obrigatória, de 30 mil euros, e outros serviços e benefícios, como seguro bagagem e auxílio por cancelamento de voo.

    Conhecer a Finlândia com economia e segurança? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Leia também:

    aaaa