CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

País Basco: quais são as comunidades autônomas para conhecer?

O País Basco é uma região ainda pouco explorada no norte da Espanha, repleta de curiosidades e atrações deslumbrantes. Saiba tudo aqui!

A fama do País Basco está ligada ao forte ideal nacionalista compartilhado por seu povo e pela preservação de traços culturais bem próprios.

Já seriam essas razões suficientes para ter a região como um dos destinos mais interessantes para conhecer na Espanha. Mas soma-se a isso, ainda, belas paisagens e a oportunidade de turistas incluírem dois países em um único roteiro.

Descubra as comunidades autônomas bascas por onde viajar e suas principais cidades, e pegue as melhores dicas para planejar um passeio por este lugar. Acompanhe com a gente!

Compre seguros viagem obrigatório com um cupom de 15% de desconto neste link!

País Basco: o que é? Onde fica? Saiba tudo aqui!

Entender o que é o País Basco pode gerar algumas dúvidas de início, afinal, é no mínimo atípico ter um lugar que se denomina como país, mas não é reconhecido como tal.

Acontece que a proximidade histórica e cultural e o desejo compartilhado de independência une o povo basco tal qual uma nação.

Mas, espere: é preciso apontar que a região norte espanhola, que abraça uma parte do sul francês, é mais do que debates nacionalistas ou questões governamentais.

No território basco existem lugares e paisagens incríveis, de onde muitos viajantes que miram a Espanha como destino turístico na Europa passam longe.

Partindo de Madri ou Barcelona, o cenário tem montanhas e bosques até chegar às praias, uma delas entre os balneários mais badalados do país. 

As delícias da culinária basca e a beleza de suas construções conquistam sem esforço a atenção e a admiração dos turistas.

A partir de agora, você poderá encontrar ótimos motivos para visitar a região e ter toda informação necessária para planejar a sua viagem!   

País Basco: curiosidades

Curiosidades sobre o País Basco
Fonte: PIxabay

Quando se fala em viajar para a Espanha, a capital Madri e a belíssima Barcelona são os lugares mais desejados e procurados pelos viajantes brasileiros.

Encontrar alguém que inclua Bilbao ou San Sebastián entre suas prioridades é algo muito raro.

Sendo assim, não é estranho que se saiba muito pouco sobre o território basco. Por isso, que tal aprender um pouco mais sobre a região? Preparamos uma lista com informações básicas e importantes que você deve saber antes de embarcar nessa trip

Onde fica?

Se você não faz ideia de onde fica o País Basco, vamos mostrar em qual parte da Europa está esse lugar curioso. 

A área está localizada no extremo norte da Espanha, onde fica 90% do seu território, e ainda “invade” parte da França, onde está a comunidade autônoma de Iparralde.

A região basca é cortada pela cadeia de montanhas de Pireneus e banhada pelo Golfo da Biscaia e suas belas praias, que ajudam a formar o leque de paisagens incríveis que dominam as cidades locais. 

Qual o idioma falado?

Idioma do País Basco
Fonte: PIxabay

O idioma espanhol é o oficial dos bascos, assim como de todas as comunidades autônomas que fazem parte da Espanha. Porém, ele não é o único.

A língua euskara é um dos orgulhos do povo basco, por ser uma legítima expressão cultural da região. Este idioma é considerado um dos mais antigos de toda a Europa e, curiosamente, não deriva do latim, como tantos outros idiomas são.

Vale destacar que a euskara é também um grande atrativo para os turistas, que durante as andanças pelas cidades, se pegam observando a diferente conversa entre os habitantes da região.

O idioma tradicional dos bascos é o mais falado na região e bastante diferente do espanhol, que, por sua vez, é a forma como os turistas estrangeiros se comunicam.

Cultura do País Basco

Um dos grandes orgulhos dos bascos é a maneira como a região preserva há séculos suas raízes culturais, um legado importante e que reforça a sensação de unidade desse povo.

A língua euskara, que mostramos logo acima, é uma das vertentes que expressa a cultura da região.

Outro aspecto da cultura basca é sua gastronomia, uma das mais interessantes de toda a Espanha. Vinhos, peixes e temperos formam a base dos melhores pratos e conquistam o paladar dos próprios visitantes espanhóis e de estrangeiros de várias partes do mundo.

Nas cidades bascas, não vão faltar museus e centros culturais para admirar — e, principalmente, obras de arte, sejam de artistas regionais ou trabalhos de expressão mundial.

Cidades como San Sebastián também são reconhecidas por sediar eventos culturais de vertentes distintas, como cinema e música. Geralmente eles acontecem no verão, e são um atrativo a mais para os turistas que visitam o País Basco nessa época.

Mapa do País Basco

Com quase 21 mil km², a região ocupada pelos bascos está no norte da Espanha e no sudoeste da França, como você poderá ver no mapa que preparamos.

Aproveite para conferir a localização das principais cidades bascas e, assim, planejar o melhor roteiro no número de dias que tiver disponível para fazer o seu passeio por essa incrível e curiosa região da Europa.

Seguro viagem para conhecer o norte da Espanha

A Espanha é um dos países da Europa que exigem a contratação do seguro viagem para permitir a entrada de turistas brasileiros em seu território.

Mas quem vive com o pé na estrada sabe que o serviço é totalmente recomendado para se ter uma viagem mais tranquila.

O seguro é a melhor forma de se precaver dos imprevistos que podem surgir quando menos se espera. Uma emergência médica ou odontológica, um voo que é cancelado, bagagens perdidas pelo caminho — tudo isso está incluso em um bom plano.

E para encontrar planos de qualidade, Seguros Promo é o seu lugar certo! Utilizando nosso buscador, o turista pode comparar até quatro planos de uma só vez e contratar aquele mais adequado para o passeio, com os menores preços do mercado. Experimente e confira!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quais são as comunidades autônomas do País Basco?

O território basco é dividido em três comunidades autônomas, duas delas espanholas e uma terceira francesa.

Trouxemos um breve resumo dessas comunidades e as cidades mais interessantes que estão localizadas em cada uma para programar o seu roteiro!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Navarra

    Maior entre as comunidades autônomas bascas (10.391 km²), Navarra está “do lado de cá” dos montes Pirineus, que demarcam a fronteira entre França e Espanha.

    A região é conhecida por invernos bem frios, que proporcionam aos turistas a chance de se divertir nos esportes na neve, e verões quentes, que permitem aproveitar suas áreas verdes e o turismo ao ar livre.

    Pamplona é sua capital e cidade mais conhecida. Vários turistas passam por lá, seja como ponto do itinerário para os Caminhos de Santiago de Compostela ou para a tradicional Festa de São Firmino, que acontece em julho.

    País Basco

    País Basco
    Fonte: Pxhere

    Homônima, a comunidade autônoma do País Basco merece atenção para não confundir e achar que se está falando de toda a região ao norte da Espanha.

    A comunidade autônoma é caracterizada por ser uma área montanhosa, mas que tem no seu litoral um dos grandes atrativos para os turistas.

    Lá também estão as três cidades mais importantes do “estado” basco: Bilbao, capital da província de Biscaia; San Sebastián, capital de Guipúscoa; e Vitória Gasteiz, a capital de Álava.

    Iparralde

    Chamado de País Basco Francês ou País Basco do Norte, Iparralde, como se sugere, é o lado francês com os mesmos traços históricos e culturais vistos no norte da Espanha.

    O próprio nome, Iparralde, na língua basca significa “parte norte”.

    Bayonne e Biarritz são as duas principais cidades do lado francês basco. Das fortes tradições vivas por lá, está a Cesta Punta, uma das modalidades esportivas mais características da cultura basca.

    Pontos de interesse nas cidades do País Basco

    Pontos de interesse no País Basco
    Fonte: PIxabay

    Agora é hora de saber quais são as principais cidades do País Basco para conhecer ao fazer um tour pela região.

    Preste atenção na nossa lista e veja o que fazer em cada lugar, quais os principais pontos de interesse e atrações que não podem ficar de fora do roteiro.

    San Sebastián

    O balneário de San Sebastián, Espanha, é visto por seus moradores e turistas como “pequeno Rio de Janeiro”, dando um toque brasileiro a um dos destinos mais badalados do território basco.

    Capaz de ser tão encantadora quanto outros lugares mais visados no país, San Sebastián recebe boa parte de seus visitantes no verão, já que praias bonitas e cristalinas não faltam por lá.

    Playa de la Concha e Ondarreta são alguns dos pedaços de areia que ficam apinhados de gente na estação mais quente do ano.

    Mas não se apegue apenas às diversões litorâneas, há muito mais o que fazer em San Sebastián. 

    A Parte Vieja, o centro histórico da cidade, deve ser uma das primeiras paradas de qualquer pessoa. Visite a Praça da Constituição, o Museu San Telmo, o Mercado Municipal de Peixe e a Basílica de Santa Maria del Coro.

    Bilbao

    Bilbao
    Fonte: Pxhere

    Mais populosa cidade da região basca, Bilbao é também a capital da região autônoma homônima desta área.

    É também um destino que não pode deixar de ser conhecido com calma, pois conta com atrações especiais e imperdíveis dessa parte da Espanha.

    O Museu Guggenheim, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais importantes para quem se interessa por cultura e arte. Com visual futurista, é considerado um dos cartões-postais de toda a cidade.

    Casco Viejo é o centro histórico de Bilbao, onde casas do século XIV deixam suas ruas ainda mais charmosas e cheias de valor. 

    Nesta região estão algumas atrações imperdíveis, como a Catedral de Santiago, o Museu Basco e a Plaza Nova. Depois, vá ao Mercado de la Ribera para conhecer a gastronomia da região em sua essência, com temperos e pratos bem típicos dos bascos.

    La Rioja Alavesa

    Guardadas por muralhas medievais, as cidades no entorno de La Rioja Alavesa são famosas pela produção dos vinhos bascos, atraindo vários interessados por enoturismo.

    Nos vinhedos de Laguardia e Logroño, é possível conhecer de perto como é a produção da bebida, valorizando o aspecto cultural de seus moradores, e também comprar rótulos dos vinhos para degustar em casa.

    Não deixe de parar em Laguardia e caminhar por suas ruelas estreitas, admirando as casas com flores penduradas nas varandas. O coração da cidade é a Plaza Mayor

    Gaztelugatxe

    San Juan de Gaztelugatxe é uma pequena ilha da cidade de Bermeo, com fácil acesso a partir de Bilbao — são apenas 35 km.

    A atração principal da ilha trará lembranças na mente dos fãs da série Game of Thrones, exibida pela HBO. 

    A escadaria que leva ao Mosteiro de São João Batista serviu de locação na série, retratando o castelo de Pedra do Dragão ocupado por Daenerys Targaryen.

    Na vida real, o local foi construído no século XVI. Dizem que buracos nas escadas são as pegadas do santo, que teria pisado em Gaztelugatxe. Certo é que o local foi palco para julgamento de bruxas e tem uma vista simplesmente espetacular.

    Vitória

    Vitória-gasteiz
    Fonte: PIxabay

    Vitória, ou Gasteiz, o seu nome em basco, é outro município bastante procurado por turistas na região basca.

    É considerada “apenas” uma das cidades mais ecológicas da Europa, rodeada por áreas verdes, história e arquitetura. Nas suas ruas, a combinação entre construções históricas e contemporâneas parece ter sido planejada a dedo para encantar.

    A Plaza de La Virgen Blanca, a Catedral de Santa María e a reserva natural Humedales de Salburua estão entre os pontos de interesse mais cobiçados pelos visitantes.  

    Sopelana

    Não estranhe caso nunca tenha escutado falar de Sopelana. Por incrível que pareça, ela sequer é citada nas principais rotas turísticas bascas, mas a verdade é que deveria. Algumas das praias mais belas do norte da Espanha estão nesta pequena cidade. 

    Em La Salvaje, a impressão é de estar em uma praia deserta, já que o movimento turístico é pequeno. Visite também a simpática Igreja de São Pedro, construída no estilo renascentista.

    Urdaibai

    Nossa última dica não é bem uma cidade, mas sim um trecho que merece atenção, ainda mais se você for apaixonado por turismo em meio à natureza.

    Urdaibai é uma reserva natural que se estende por 220 km². Praias belíssimas, rios, bosques, montanhas e trilhas convidam os turistas a relaxarem e curtirem o momento em um ambiente de belas paisagens, se recompondo para novos passeios pela região basca.

    Compre seu seguro viagem com antecedência!

    “Dar uma chance” ao País Basco é se dar a oportunidade de ver um lado espanhol que muitos viajantes não fazem ideia de como é, mas que se apaixonariam ao descobrir.

    Então, não fique aí marcando bobeira. Comece a planejar a sua viagem e embarque neste roteiro! E com o Seguros Promo, a sua viagem pela região vai ficar ainda mais completa quando o assunto for segurança.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer ver um outro canto da Espanha sem se descuidar da proteção, e ainda assim, economizando? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa