CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Santa Marta, Colômbia: atrações imperdíveis para o viajante!

Santa Marta, Colômbia, abriga algumas das praias mais bonitas do país. Além disso, possui atrações culturais e históricas imperdíveis. Confira!

Uma das cidades mais antigas das Américas, Santa Marta, Colômbia, reúne tudo aquilo que se espera de um bom destino de viagem.

Além de sua rica história, preservada em um compacto centro histórico, a cidade é rodeada por montanhas, e abriga belas praias banhadas pelo Mar do Caribe.

O visitante pode até conhecer a mítica Cidade Perdida de El Dorado, tão impressionante quanto a peruana Machu Picchu. 

Gostou? Então vem ver as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a melhor viagem da sua vida!

Santa Marta, Colômbia: conheça o paraíso caribenho!

Santa Marta, Colômbia: conheça o paraíso caribenho!
Fonte: Hugo A. Quintero G. / Flickr / CC BY 2.0

Em comparação a destinos famosos próximos, como Cartagena das Índias e Barranquilla, Santa Marta, Colômbia, é quase uma desconhecida dos viajantes brasileiros. Não faltam, no entanto, motivos para mudar essa situação.

Fundada em meados de 1525 pelos espanhóis, a cidade é a mais antiga do país e guarda grandes tesouros da história nacional. Mas muito se engana quem pensa que a história é a única atração local.

Ao longo das décadas, Santa Marta se tornou uma especialista em ecoturismo, especialmente graças à variedade de cenários naturais deslumbrantes que rodeiam o núcleo urbano.

De um lado os visitantes podem encontrar a Sierra Nevada e o Parque Nacional Tayrona, com suas inúmeras trilhas. Do outro, as praias preservadas do Caribe colombiano.

Um pouco de planejamento pode ser útil na hora de explorar um dos destinos mais incríveis da Colômbia, e é por isso que montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade. Veja só!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Santa Marta?

    Uma das maiores cidades da Colômbia, com quase meio milhão de habitantes, Santa Marta fica no norte do país, no departamento de Magdalena.

    A metrópole fica a 223 km da turística Cartagena das Índias, a 102 km da cultural Barranquilla e a 970 km da capital, Bogotá.

    Mapa de Santa Marta, Colômbia

    Apesar de ser uma grande cidade, Santa Marta tem suas principais atrações concentradas em poucas regiões, como a orla, a Sierra Nevada, o Parque Nacional Tayrona e seu centro histórico, que pode ser explorado a pé.

    Confira onde ficam os pontos turísticos mais famosos no mapa de Santa Marta, Colômbia! 

    Como ir de Cartagena a Santa Marta?

    A maneira mais eficiente de chegar até a cidade é voando até Bogotá ou Medellín e, em seguida, pegar um voo até o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, que fica a 16 km do centro de Santa Marta.

    Muitos viajantes, porém, preferem visitar a cidade depois de conhecer Cartagena, na Colômbia, um dos principais destinos da América Latina. Se esse é o seu caso, você poderá fazer o deslocamento por terra.

    As viações Copetran, Expreso Brasilia e Torcoroma operam o trecho de Cartagena a Santa Marta de ônibus, em cerca de 4 horas, com embarque no Terminal de Transporte Terrestre de Cartagena

    Você também pode contratar um serviço de transfer privado ou alugar um carro para ir de uma cidade à outra, em percurso pela rodovia Troncal del Caribe, que margeia a costa.

    Na hora de comprar suas passagens para a Colômbia ou qualquer outro destino, faça uma pesquisa gratuita no Vai de Promo: o melhor buscador de promoções de passagens aéreas do Brasil vai te ajudar a encontrar as melhores ofertas para a sua viagem.

    O viajante pode pesquisar quantas vezes desejar, utilizar o recurso multidestinos e até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção. 

    Santa Marta, Colômbia: quando ir?

    O clima está sempre bom para praia em Santa Marta, com temperaturas entre 24ºC e 31ºC ao longo do ano.

    Os meses de dezembro a abril são os mais indicados para turismo, pois têm o menor índice de chuvas, o que pode tornar a sua experiência ainda mais positiva.

    Se a sua intenção é visitar o Parque Nacional Tayrona, vale a pena se organizar para viajar entre fevereiro e junho, na baixa temporada, quando você poderá explorar a reserva com mais tranquilidade.

    Vai conhecer a Cidade Perdida? Evite viajar entre outubro e novembro para não pegar a temporada chuvosa, mas prepare-se para uma jornada “úmida”, já que a chuva é constante na região em qualquer época.

    Conheça os melhores destinos da Colômbia com segurança!

    Conheça os melhores destinos da Colômbia com segurança!
    Fonte: Pxhere / CC0

    Durante o seu planejamento, não se esqueça de pensar na sua segurança. Por isso, nada de viajar sem a proteção de um bom seguro viagem Colômbia!

    Especialmente após a pandemia do Covid-19, é essencial contratar um seguro viagem para qualquer destino. Afinal, só assim você poderá curtir seus passeios sem se preocupar com imprevistos.

    O seguro viagem oferece cobertura médica, odontológica e hospitalar, seguro bagagem, auxílio por cancelamento ou atraso de voo, seguro por morte ou invalidez, além de vários outros serviços de suma importância para o viajante.

    O melhor de tudo é que você pode contratar toda essa tranquilidade sem pesar no orçamento: o Seguros Promo te ajuda a comparar planos e ofertas para encontrar a melhor proteção para a sua viagem.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Santa Marta, Colômbia: o que fazer

    Santa Marta é uma cidade grande, mas com seus pontos turísticos concentrados em poucas áreas. 

    Mesmo assim, não subestime o destino, porque a oferta de atrações é imensa e você vai levar um tempo para conhecer tudo.

    Nesse sentido, um roteiro de viagem pode ser útil para organizar seus passeios e otimizar o tempo na cidade. Por isso, vamos te contar quais lugares você não pode perder!

    Vem descobrir o que fazer em Santa Marta, Colômbia! 

    Centro Histórico

    O centro histórico de Santa Marta é o ponto perfeito para começar a explorar a cidade. 

    Ali você vai conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história local, poderá fazer fotos incríveis para o seu álbum de viagem e, de quebra, visitar bons restaurantes e cafés.

    A região é formada por ruas estreitas de pedra e casinhas coloridas em estilo colonial que são puro charme.

    Não deixe de caminhar pelo calçadão da orla, especialmente no fim do dia, quando o pôr do sol torna a paisagem ainda mais paradisíaca.

    À noite, a região ferve com bares e restaurantes lotados, especialmente frequentados pelo público jovem.

    Parque de Los Novios 

    A atração mais imperdível do centro histórico de Santa Marta é o Parque de Los Novios, que, apesar do nome, é uma grande praça arborizada e agradável.

    Lugar perfeito para recuperar a energia depois de passear pelo centro, a praça é rodeada por excelentes restaurantes e lojas de artesanato, além de abrigar muitos bancos, fontes e um fotogênico coreto.

    Quinta de San Pedro Alejandrino 

    Quinta de San Pedro Alejandrino
    Fonte: Erik Cleves Kristensen / Flickr / CC BY 2.0

    A Quinta de San Pedro Alejandrino tem grande importância histórica para a Colômbia e a América Latina, pois foi o cenário da morte do herói Simón Bolívar, em 1830.

    A fazenda histórica é imensa e cheia de atrativos, incluindo um Anfiteatro, um Jardim Botânico e o Museu Bolivariano de Arte Contemporânea.

    Você pode explorar tudo por conta própria, mas pode ser interessante contratar um guia, que vai te contar algumas curiosidades e informações a respeito do local.

    Parque Tayrona 

    É difícil visitar o Parque Tayrona, em Santa Marta, Colômbia, e não se encantar. 

    A reserva ecológica protege 15 mil hectares de mata nativa e algumas das praias mais bonitas do continente.

    O parque permite camping e até oferece hospedagem em chalés: uma oportunidade ímpar de passar a noite em um dos lugares mais preservados da América Latina. Só não se esqueça do protetor solar e do repelente!

    Além disso, vale a pena caprichar no calçado, porque você vai caminhar muito durante o seu passeio: para chegar a algumas praias, pode ser necessário percorrer trilhas com 2 horas de duração.

    Todo o esforço, no entanto, é recompensado pela natureza primorosa, como as praias de Arrecifes, Brava, Cañaveral, Cristal, La Piscina, Nudista e Pueblito

    Se você pretende passar a noite no parque, a entrada ocorre pela portaria de El Zaino, a 32 km do centro histórico. 

    Vai fazer apenas um bate-volta? Você pode entrar pela portaria de Palangana, a 15 km do centro histórico.

    Minca 

    Minca é uma vila pitoresca localizada a apenas 1 hora de Santa Marta, em meio ao sobe e desce da Sierra Nevada: uma oportunidade incrível de conhecer praia e montanha no mesmo roteiro!

    Os principais atrativos do vilarejo são suas trilhas e as diversas cachoeiras espalhadas nos arredores. 

    Para chegar até lá, você pode contratar o serviço de uma agência turística ou até mesmo ir por conta própria.

    Ciudad Perdida 

    Ciudad Perdida
    Fonte: David / Flickr / CC BY 2.0

    Em uma comparação simples, a Cidade Perdida de Santa Marta, Colômbia, poderia ser “prima” da lendária cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

    Localizado na Sierra Nevada, o sítio arqueológico da Ciudad Perdida de El Dorado guarda o que restou da antiga capital do Império Tayrona: um imenso complexo escondido em meio à mata fechada.

    Chegar até lá não é tarefa das mais fáceis: você vai precisar se enveredar em uma expedição pela floresta que pode durar de quatro a seis dias.

    O destino é o complexo de ruínas datadas do ano 700, que ajuda a desvendar um pouco do estilo de vida e da cultura dos indígenas Tayrona.

    Por lá, você vai conhecer pracinhas circulares, vias públicas, canais de pedra, escadas e outras estruturas que serviram de alicerce para casas rústicas de pau-a-pique e palha.

    Mas prepare o bolso, porque o passeio pode ter preço salgado e só pode ser feito na companhia de guia turístico credenciado.

    Taganga

    Que tal conhecer a praia hippie de Santa Marta? Taganga é o lugar perfeito para entrar em contato com seu lado alternativo!

    Considerada a praia mais bonita da cidade, Taganga tem águas mornas e cristalinas, areia branca, vegetação nativa preservada e uma vila de pescadores onde você poderá provar a deliciosa gastronomia local.

    Aproveite para percorrer a trilha até a Playa Blanca, que fica do outro lado do morro de Taganga.

    Sierra Nevada

    Você gosta de ter contato com a natureza? Então não deixe de incluir a Serra Nevada de Santa Marta, Colômbia, em seu roteiro de viagem.

    A reserva natural protege um ecossistema rico e uma cultura única, que mistura influências indígenas e europeias em vilas que parecem ter parado no tempo.

    O parque é tombado como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, especialmente por ser o lar de mais de 30 mil indígenas de diferentes etnias, como Koguis, Arhuacos, Wiwas e Kankuamos.

    Em meio à mata, não faltam oportunidades para a prática de trekking, como a trilha até o Cerro Kennedy, a 3.100 metros acima do nível do mar.

    Praias de Santa Marta, Colômbia

    Praias de Santa Marta, Colômbia
    Fonte: Felipe Restrepo Acosta / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Depois de conhecer a história local, que tal dar um mergulho nas águas cristalinas do Caribe? Prepare-se para se encantar com as praias de Santa Marta, Colômbia! 

    Ficam na cidade algumas das praias colombianas mais bonitas, com destaque para El Rodadero, localizada a apenas 5 minutos do centro histórico.

    Você também poderá se encantar pelas praias mais distantes, como Cañaveral e Cabo San Juan del Guía, a 34 km do centro, e pelas águas calmas da Baía de Concha, sem falar na já mencionada praia hippie de Taganga.

    O que fazer à noite em Santa Marta, Colômbia?

    A noite de Santa Marta, Colômbia, é tão animada quanto o dia, com opções para todos os gostos.

    Quem prefere uma atividade mais tranquila pode caminhar pelo centro histórico, passear pela orla da Baía e desfrutar de momentos românticos no Parque de Los Novios, que ganha iluminação especial à noite.

    Se você quer mesmo é curtir a noite com bons drinks, escolha um dos bares do núcleo do centro histórico: existem opções desde as mais modestas às mais charmosas.

    Pode ser interessante, ainda, passar uma noite em Taganga: a vila hippie é o endereço de barzinhos animados, que servem bebidas generosas e garantem a diversão até o raiar do dia!

    Onde ficar em Santa Marta, Colômbia?

    Onde ficar em Santa Marta, Colômbia?
    Fonte: Ayenda 1615 Hotel Tayrona Mágico

    Não existe segredo para escolher onde ficar em Santa Marta, Colômbia: o centro histórico é, sem dúvidas, a região mais recomendada para hospedagem.

    A área é a mais movimentada da cidade, reúne hotéis e pousadas em todas as faixas de preço, está rodeada por bons restaurantes e tem fácil acesso a várias atrações turísticas.

    Quem prefere ficar de frente ao mar pode gostar ainda mais de se hospedar em El Rodadero, onde fica a praia mais movimentada da cidade e você poderá curtir o clima praiano.

    Quer ficar em meio à natureza? Considere passar uma noite em Taganga, Minca ou no Parque Nacional Natural Tayrona

    Você pode encontrar as melhores hospedagens em Santa Marta ou qualquer outro destino no El Quarto: basta digitar a cidade que vai visitar e as datas da estadia para encontrar as melhores ofertas.

    O El Quarto possibilita que você compare preços, reserve quartos e pague pelas suas diárias em reais, sem cobrança de IOF

    Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o Caribe colombiano pode caber no seu bolso.

    Quantos dias em Santa Marta, Colômbia?

    Vai fazer um roteiro pela Colômbia e deseja incluir Santa Marta? É melhor reservar ao menos quatro dias para conhecer o centro histórico e as praias centrais.

    Se você deseja visitar o Parque Tayrona e a Sierra Nevada, é melhor se planejar para passar, no mínimo, uma semana na cidade.

    Quer mesmo explorar a mata e chegar à Cidade Perdida? Você vai precisar de pelo menos quatro dias apenas para fazer essa expedição!

    O seguro viagem ideal para Santa Marta, Colômbia, está aqui!

    Quem deseja explorar a natureza, nadar nas praias do Caribe e curtir sua viagem sem preocupações não pode embarcar para Santa Marta, Colômbia, antes de contratar um seguro viagem.

    Assim, você garante amparo financeiro diante de situações difíceis e inesperadas, podendo voltar para casa sem estourar o seu orçamento mesmo em caso de emergência.

    Visite o Seguros Promo para encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil de viajante pelo melhor custo-benefício

    Quer conhecer as belezas do Caribe Colombiano sem pesar no orçamento? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa