CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Toledo, Espanha: história, passeios, mapa turístico e recomendações

Um dos principais destinos de turismo no país, Toledo, Espanha, encanta pela herança cultural e arquitetônica. Saiba tudo sobre a cidade e planeje a viagem!

Rodeada por muros, Toledo, Espanha, é um dos destinos preferidos dos turistas que viajam pelo país e, embora pequena, está cheia de histórias para contar e encantar.

Você sabia, por exemplo, que o lugar já foi capital do reino da Espanha? Esta é uma das curiosidades a serem descobertas ao conhecer esta cidade de ares medievais.

Neste post, vamos te contar um pouco do que você precisa saber para programar a sua viagem: veja o que fazer em Toledo, como chegar e dicas para curtir um dos melhores passeios pertinho de Madri!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e garanta 15% de desconto.

Toledo, Espanha: tudo sobre a antiga capital espanhola

A cidade de Toledo, Espanha, poderia ser muito bem compreendida pelo ditado popular que diz que “dentro dos menores frascos estão os melhores perfumes”.

Mesmo com cerca de 84 mil habitantes, o lugar está na rota de boa parte dos turistas que têm o país como destino.

Dentro das muralhas que cercam Toledo, várias construções não deixam dúvida quanto a riqueza histórica do lugar. 

Casarões, pontes e igrejas datadas do período de domínio árabe presenciaram, por exemplo, a época em que a cidade reinou como capital da Espanha.

O estado de preservação destas construções, exemplares da influência árabe e gótica na arquitetura local, valeram o tombamento da cidade como Patrimônio Mundial da Unesco.

Aqui você encontrará tudo sobre Toledo, Espanha, e informações que precisa saber para entender porque o lugar deve fazer parte do seu itinerário pelas cidades espanholas.

Onde fica Toledo?

Toledo Espanha Como chegar
Fonte: Pixabay

Toledo, na Espanha, está localizada na província de mesmo nome e faz parte da comunidade autônoma de Castela-Mancha, na região central do país.

A cidade fica bem perto da capital Madri, estando as duas separadas por cerca de 70 km.

Isso faz com que Toledo seja uma das melhores cidades da Espanha a se visitar em um bate-volta partindo de Madri — apesar de acreditarmos que o passeio vale muito mais que um dia. 

Como chegar em Toledo?

Pela proximidade entre as cidades, está fácil entender que a melhor porta de entrada para os turistas brasileiros que querem conhecer Toledo é a capital da Espanha.

Mas e depois de desembarcar no país, como ir de Madrid a Toledo?

O restante da viagem é feito por terra e os turistas podem escolher três maneiras diferentes. A mais barata é de ônibus (viagens em torno de 1h, 1h30), enquanto que de carro é possível ter maior autonomia para cumprir seu roteiro.

A outra forma, bastante popular, é viajando de trem. O percurso é feito em 30 minutos, os preços das passagens não são absurdos (15 euros) e os vagões são bem confortáveis. 

Mapa turístico de Toledo, Espanha

É comum a muitos visitantes comprar um mapa assim que chegam à Toledo, dessa forma conseguem localizar com mais facilidade as atrações. 

Por isso, preparamos este mapa indicando os principais pontos turísticos de Toledo, como a Catedral e o Palácio de Alcázar. Assim, você já pode ir se programando e escolhendo como visitar os lugares mais populares da cidade!

Como encontrar o seguro viagem ideal para a Espanha?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

A Espanha é uma das 26 nações europeias que fazem parte do Tratado de Schengen, o que torna obrigatória a contratação do seguro viagem pelos turistas brasileiros.

Mais do que indispensável, ele é totalmente recomendável, pois oferece coberturas que podem ser extremamente úteis quando estamos longe de casa.

Atendimento médico e odontológico, auxílio na perda de documentos ou extravio de bagagem e também no cancelamento e atraso de voo são alguns dos benefícios garantidos a quem tem o seguro.

E como acertar na escolha do seu seguro viagem? Com o Seguros Promo, é claro! 

Na nossa plataforma, você compara planos de diferentes empresas para encontrar o mais indicado à sua viagem. E para completar, temos os melhores preços do mercado para você viajar com maior proteção e economizando.

História de Toledo

Invasões, mistura de culturas e sede do poder espanhol: todos esses fatores contam um pouco da história de Toledo, Espanha.

Seguindo vestígios encontrados, acredita-se que a região é habitada há, pelo menos, 2.500 anos, primeiro pelos celtas. Romanos e bávaros ocuparam as redondezas do rio Tejo depois, até a conquista pelos árabes, por volta do século V.

A partir de então, a cidade prosperou por séculos. Ficou conhecida como “Cidade das Três Culturas”, pois sob domínio árabe, muçulmanos, critãos e judeus conviveram em harmonia.

Exemplo dessa tolerância é a herança cultural e arquitetônica local, em que diferentes influências — barroco, gótico e árabe — se misturam e fazem desta uma das mais belas cidades medievais da Europa.

Toledo foi capital do reino de Castela, a partir do século XI, e a primeira capital após a unificação espanhola até a mudança para Madrid, no reinado de Felipe, em 1561.

Vale destacar também que desde os tempos romanos, Toledo prosperou na produção de aço, abastecendo exércitos com armaduras e espadas de muita qualidade.

Clima em Toledo, Espanha

Na hora de decidir a melhor época para viajar, é fundamental saber como é o tempo em Toledo, Espanha, ao longo do ano.

Tanto no inverno quanto no verão, a cidade oferece atrações que podem ser visitadas sem problemas, o que já é uma ótima notícia.

A média anual de temperatura em Toledo fica próxima dos 16º graus. Evidente que durante o verão, a cidade vive sua alta temporada, com dias mais quentes e mais longos — como consequência, o volume de turistas é maior.

Se preferir visitá-la no inverno, entre dezembro e março, vai presenciar o charme da estação na Europa, com dias mais frios (termômetros próximos dos 2º graus) e paisagens únicas que a época proporciona.

O que fazer em Toledo?

Caminhar pelo centro histórico de Toledo é uma forma do turista descobrir as principais atrações e lugares que ficam fora do circuito turístico.

Para você ficar com aquela vontade de conhecer a cidade espanhola, separamos uma lista com o que visitar em Toledo, Espanha, que você não deve deixar de fora do roteiro. Veja!

1. Puerta de los Doce Cantos e Puente de Alcántara

Toledo Espanha puerta de doce
Fonte: Pixabay

A Puente de Alcántara é a principal porta de entrada para a cidade para os visitantes que chegam de trem, vindos de Madri.

Registros históricos apontam para a existência da construção desde o domínio romano. Entretanto, ao longos dos séculos ela precisou ser reconstruída, ganhando elementos barrocos e muçulmanos.

Como cartão de visitas, é um lindo exemplar das formas e arquitetura que Toledo exibe — tanto que foi declarada Monumento Nacional, tal qual a Puerta de los Doce Cantos.

Esta fica próxima da ponte e é um dos portões de acesso à cidade medieval, o mais simples, porém com rica preservação da influência árabe em seu desenho.

2. Palácio de Alcázar

Um dos principais (se não o principal) pontos turísticos locais, o Alcázar de Toledo, Espanha, está imponente e visível a quase todo turista que passa pela cidade.

Construído no ponto mais alto da cidade, o palácio é visto de vários lugares e foi residência real quando Toledo foi a capital da Espanha. 

Esta obra do século III foi também prisão e quartel militar. Hoje, é onde estão localizados o Museu do Exército e Biblioteca regional.

Ao visitar o complexo, percorra o entorno e conheça pontos como o Paseo del Carmen, um parque com mirantes que oferecem lindo visual do rio Tejo e da região de Toledo. 

As visitas ao palácio acontecem de 10h às 17h diariamente, exceto segundas-feiras.

3. Catedral de Toledo

Toledo Espanha catedral
Fonte: Pixabay

É impossível não se impressionar diante da Catedral de Toledo, Espanha, um dos templos em estilo gótico mais relevantes do país.

Também conhecida por Catedral Primada, é a segunda maior da Espanha e sua arquitetura conta com outras influências, com destaque para o barroco.

Para a visita completa, turistas devem adquirir o ingresso no valor de 12,50 euros. Antes que você pense em achar caro: vale muito a pena! Afinal, o interior apresenta obras de nomes relevantes da história da arte, como Caravaggio e El Greco.

4. Plaza del Ayuntamiento

Não muito longe da Catedral está a Plaza del Ayuntamiento, onde fica a prefeitura da cidade de Toledo, na Espanha. O próprio edifício é um dos marcos da arquitetura local, chamando a atenção para as torres simétricas ladeando a construção. 

Mas a praça oferece um pouco mais: turistas e moradores do município têm o local como ponto de encontro, especialmente nos finais de semana, o que a mantém sempre viva.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    5. Centro Cultural San Marcos

    Antigamente um monastério construído no século VII, o Centro Cultural San Marcos é mais um dos lugares possíveis de conhecer perambulando pelo centro histórico de Toledo.

    Exposições artísticas variadas costumam ficar em exibição para os turistas, no lugar onde também funciona o Arquivo Municipal local.

    Depois de se entreter com os atrativos, caminhe até o Paseo de San Cristóbal, parque bem próximo onde há um mirante que oferece visão para o Tejo e montes que cercam a cidade.

    6. Monastério de San Juan de Los Reyes

    Toledo Espanha monasterio de san juan de los reyes
    Fonte: Pexels

    Não deixe o Monastério de San Juan de Los Reyes de fora da sua lista sobre o que visitar em Toledo, Espanha.

    O mosteiro é considerado uma das obras mais influentes da arquitetura que ficou conhecida como gótica isabelina, pela influência espanhola nos traços.

    Funcionando atualmente como igreja, o mosteiro franciscano foi construído a mando dos reis Fernando e Isabel de Castela para comemorar a vitória na Batalha de Toro, entre reis da Espanha e de Portugal.

    7. Plaza de San Juan de Los Reyes

    Descendo a partir do mosteiro, os turistas chegam à Plaza de San Juan de Los Reyes, onde, próximo, está outro portão de acesso à Toledo (Puerta del Cambrón).

    Cruzando o portão chegam ao Paseo de Recaredo, um parque na parte oeste da cidade de onde é possível observar os rochedos e construções que compõem este lado do município.

    8. Puente de San Martín

    Além da Puente de Alcántara, a de San Martín é outra ponte histórica que permanece intacta e impressionando pela beleza de sua construção.

    Construída no século XIV, ela representa o acesso principal ao lado oeste de Toledo. As torres de ambos lados, que serviam para combater inimigos, e os cinco arcos, são elementos de destaque em sua composição.

    9. Puerta de Bisagra

    Toledo Espanha puerta de bisagra
    Fonte: Pxhere

    O centro histórico de Toledo e a parte nova da cidade estão separados pela Puerta de Bisagra, sendo assim um dos principais portões de acesso locais.

    Chama a atenção o fato do portal combinar diferentes estilos arquitetônicos. De origem muçulmana, ela foi reformada a partir da retomada de Toledo pelos cristãos.

    Dicas de viagem para Toledo, Espanha

    Agora que nós contamos quais lugares são imperdíveis em Toledo, que tal algumas dicas de viagens úteis para quem está em busca de o que fazer na Espanha? 

    É por isso que nós separamos algumas informações essenciais que vão te ajudar a se programar e aproveitar melhor o passeio. Confere aí!

    Quantos dias ficar?

    Embora muitos turistas gostem de planejar roteiro de um dia em Toledo, fazendo um bate-volta a partir de Madri, a nossa recomendação é aproveitar ao máximo a estadia.

    Facilmente você encontrará atrações capazes de preencher dois ou três dias de passeio pela cidade medieval. Fora isso, é possível se hospedar pagando pouco na região e dá para aproveitar os atrativos noturnos de Toledo.

    O que comprar em Toledo?

    SIm, Toledo é um destino muito interessante para os visitantes que gostam de garantir lembranças dos lugares visitados.

    As espadas de Toledo estão entre os souvenirs mais procurados. Lembra que a cidade ficou conhecida pela qualidade da produção de armamentos de aço? Logo, você encontrará o produto, assim como facas, canivetes e outras ferramentas.

    Joias, peças de decoração e artesanatos em cerâmica e couro são outros presentes que os turistas podem levar como recordação dessa viagem.

    Onde se hospedar em Toledo, Espanha?

    Toledo Espanha onde hospedar
    Fonte: Pixabay

    Trouxemos também sugestões de alguns dos melhores hotéis em Toledo onde você poderá pernoitar e seguir descobrindo as atrações da cidade medieval no dia seguinte.

    O Hotel Alfonso VI é uma escolha satisfatória por estar em plena região central, bem perto das principais atrações da cidade — vá a pé a qualquer lugar que quiser. 

    Já o Eurostars Toledo atende bem quem viaja de carro, por estar fora do centro histórico, onde as ruas são estreitas, e possui estacionamento para os clientes.

    Restaurantes em Toledo

    Aproveitar a viagem para experimentar as comidas típicas da Espanha é obrigatório!

    A tradicional paella e as tapas são alguns dos pratos mais conhecidos do país. Em Toledo, aproveite ainda a influência árabe para comer o marzipã na sobremesa.

    Quer saber onde comer barato em Toledo, Espanha? Nossas recomendações são o Plaza Mayor Restaurante y Cervezeria, que tem ótimo cardápio de frutos do mar.

    Cidades próximas à Toledo, Espanha

    Como destino de viagem, Espanha tem lugares que valem um mês inteiro rodando pelo país. E nós vamos mostrar que outros lugares você pode conhecer!

    Madri, é claro, não pode ficar fora da lista. A capital espanhola, geralmente, é a base de quem visita Toledo. Na mesma região, existem pequenas cidades que podem se revelar boas surpresas, como Alcorcón e Getafe.

    Segóvia e Salamanca são outros dois destinos imperdíveis para quem gosta de cidades históricas. Com disposição e tempo, estique até o litoral para conhecer as praias de Valência.

    Ofertas imperdíveis para comprar seu seguro com desconto!

    Com todos os lugares e motivos que apresentamos, será difícil não considerar Toledo, Espanha, como destino da sua próxima viagem.

    E se você já começou a se planejar, não esqueça de utilizar o Seguros Promo para encontrar as melhores ofertas no seu seguro viagem internacional.

    Conheça uma das mais encantadoras cidades medievais espanholas com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa