CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Vila do Conde, Portugal: descubra onde fica, como é morar e quais os atrativos turísticos!

Já ouviu falar da Vila do Conde, Portugal? A cidade tem muitas atrações incríveis e pode ser o destino perfeito para a sua viagem de férias.

A Vila do Conde, Portugal, apesar de ser pouco conhecida, tem de tudo para ser uma agradável surpresa para os seus visitantes.

A maioria das pessoas apaixonadas por viajar sonham em conhecer vários destinos na Europa, não é verdade?

Imagina uma cidade antiga, muito bem preservada e com praias tão bonitas quanto as brasileiras! Parece um cenário de ficção, não é mesmo? 

Neste texto, vamos falar sobre a simpática e charmosa Vila do Conde, onde fica, dar dicas de pontos turísticos e mostrar vários motivos pelos quais você vai se apaixonar por esse lugar. Acompanhe e boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Vila do Conde, Portugal: conheça as melhores atrações da cidade!

A cidade é tão acolhedora que dá vontade de morar em Vila do Conde, Portugal. Tem praias lindas, edifícios históricos, um povo educado e segurança para andar despreocupadamente pelas ruas.

Tem atrações para quem curte museus, igrejas e o cenário portuário do norte do país que é simplesmente incrível. 

A história de ocupação da Vila do Conde e onde fica, é anterior ao reinado de Portugal, sendo hoje uma importante zona industrial e pesqueira.

Para saber mais sobre Vila do Conde, Portugal, o que fazer para se divertir e conhecer a cidade, é só acompanhar o nosso artigo!

Vila do Conde: onde fica?

Vila do Conde: onde fica?
Fonte: Jose Luis Cernadas Iglesias / Pxhere / CC BY 2.0

Está localizada no litoral norte de Portugal, bem próxima a cidade do Porto e integra o mesmo aglomerado urbano de sua vizinha Póvoa de Varzim. 

Encontra-se a cerca de 344 km da capital, Lisboa, na costa atlântica do distrito do Porto.

Trata-se da freguesia sede do município, composto por várias dessas subdivisões. Se considerarmos todas juntas, totalizam 149,03 km² de área.

Mapa de Vila do Conde, Portugal

Para entender como se locomover em Vila do Conde, Portugal, mapa é sempre uma boa ideia, concorda? 

Analisando-o atentamente, fica muito mais fácil definir as rotas para cumprir o seu roteiro de viagem.

Além disso, o mapa indica a posição de locais importantes para qualquer turista: hotel, linhas e estações de transporte público, agências bancárias, restaurantes e hospitais.

Como chegar em Vila do Conde?

Temos uma ótima notícia! Existem voos de São Paulo direto para a cidade do Porto. Embarcar em Fortaleza, CE, também é uma boa opção, mas com desembarque em Lisboa.

De Porto, você pode pegar o metrô até seu destino, lembrando sempre de consultar o mapa de Vila do Conde, Portugal, se tiver qualquer dúvida.

Se quiser, também pode pegar um ônibus em Lisboa, o trajeto é feito em aproximadamente 4 horas. 

Existem rotas que passam pela antiga cidade universitária de Coimbra (via A1) e também pelo caminho que margeia a costa (A17).

Quantas freguesias têm Vila do Conde?

Quantas freguesias têm Vila do Conde?
Fonte: Pexels

Antes de responder, aqui vai uma outra pergunta? Você sabe o que é uma freguesia? 

Seria o equivalente ao nosso “distrito”, ou seja, a menor divisão administrativa oficial do país. Vila do Conde, Portugal, possui 21 freguesias, como a que lhe dá nome, Malta e Mindelo.

Como é o clima em Vila do Conde, Portugal?

A Europa é um continente de clima temperado. Isso quer dizer que as estações são bem definidas, faz muito frio no inverno e um calor sufocante no verão.

Por isso, se pretende aproveitar as praias, conheça a Vila do Conde, Portugal, no verão. Esse período compreende os meses de junho a setembro, faz bastante sol e as praias ganham visitantes todos os dias.

Agora, também vale a pena viajar em épocas mais amenas, como no outono, que vai do fim de setembro ao início de dezembro, ou no início da primavera, do fim de março até junho. 

Essa época é excelente para caminhar, pois o clima não será um incômodo, diferente do inverno que pode ser bem rigoroso, e mais adequado para atividades caseiras.

No geral, o clima em Vila do Conde, Portugal, é bem propício para o turismo e não tem muitos períodos extremos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Vila do Conde, Portugal

    Além de ser obrigatório para entrar na Europa, o seguro viagem é um item essencial para quem deseja viajar com tranquilidade. 

    Caso aconteça algum imprevisto, o turista está resguardado e poderá resolver a situação sem grandes contratempos.

    Com o Seguros Promo, você encontrará a melhor cotação para te atender

    Dessa forma, não vai ter dor de cabeça se um voo for cancelado ou atrasar, se houver extravio de bagagem, emergência médica ou hospitalar e vários outros problemas.

    Para receber o comparativo com as melhores cotações, só precisa colocar a cidade para onde vai, a duração da viagem, o nome, o e-mail e o celular.

    Conte com atendimento 24 horas em português e viaje com a tranquilidade de ter uma boa cobertura de seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Vila do Conde, Portugal

    Gosta de conhecer o contexto do lugar que visita, sua história, cultura e costumes? Então, os pontos turísticos dessa cidade vão te encantar, pode ter certeza!

    Se procura o que fazer em Vila do Conde, Portugal, vai se dar bem. Temos muitas dicas de passeios, lugares para comer bem, e onde se divertir. 

    A cidade também é perfeita para quem gosta de andar pelas ruas e ver de perto os monumentos e edifícios.

    Brasileiros adoram fazer turismo em Portugal, além da facilidade do idioma, locais como a Vila do Conde são únicos, vale muito a pena visitar. 

    A seguir, confira nossas indicações de pontos turísticos imperdíveis na região!

    Igreja Matriz de Vila do Conde

    Igreja Matriz de Vila do Conde
    Fonte: Vitor Oliveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Se já é interessante andar pelas ruas antigas de Ouro Preto, Mariana e Paraty, por exemplo, imagina conhecer uma igreja que começou a ser construída antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.

    Está muito bem conservada, sua construção iniciou-se em 1496 e passou pela mão de diversos arquitetos famosos da época. O estilo é manuelino, seguindo padrões escultóricos com elementos renascentistas e góticos.

    A Matriz de Vila do Conde, Portugal, que recebeu seus vitrais no início do século XX, é um verdadeiro espetáculo à parte, e demonstra cenas da vida de São João Batista, o padroeiro da cidade. A igreja mantém missas aos domingos às 11h.

    Museu das Rendas de Bilros

    Bilros são objetos de madeira, com uma “cabeça” nas extremidades, essenciais para que as rendeiras consigam fazer o seu trabalho.

    Instalado em um solar (um tipo de mansão) do século XVIII, O Museu das Rendas de Bilros tem por objetivo expor o trabalho artesanal de rendas vilacondenses, preservar suas técnicas e valorizar esse patrimônio, ajudando em seu escoamento como produto.

    No mesmo local, funciona uma escola que ensina as técnicas e o manuseio das ferramentas para conseguir o resultado ímpar das rendas de bilros.

    O acervo da exposição permanente reúne milhares de tipos de rendas de bilros, além da maior renda de bilro do mundo, com 52 m². 

    O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

    Igreja do Convento de Santa Clara

    Trata-se de uma igreja do século XIV, mais precisamente do ano de 1318. 

    Construída ao longo de muitos anos, o que lhe conferiu a presença de muitos estilos arquitetônicos como manuelino, barroco e rococó, mas fundamentalmente, exibe o gótico-português.

    A igreja foi construída para servir ao Convento de Santa Clara, que já não existe, e é um Monumento Nacional desde os idos de 1910.

    O turista verá a linda e colorida rosácea, a Capela dos Fundadores, com um exemplo incrível de abóbada nervurada, além dos sarcófagos de familiares dos antigos nobres que inauguraram a cidade. 

    Aqueduto de Santa Clara

    Aqueduto de Santa Clara
    Fonte: Unsplash

    O Aqueduto de Santa Clara vai de Terroso, na Póvoa de Varzim, ao Convento de Santa Clara em Vila do Conde, Portugal. Foi considerado o terceiro aqueduto mais bonito do mundo.

    O que explica esse título são os 999 arcos de pedra em estilo românico que compõem a estrutura, embora alguns não tenham resistido ao tempo. 

    Foi edificado a mando da Abadessa D. Bárbara Micaela Ataíde, e ficou pronto em 1714.

    A parte do aqueduto mais conservada está nas proximidades da Igreja do Convento de Santa Clara. 

    Essa edificação é importante para relembrar os tempos em que Portugal era uma nação muito poderosa, moderna e rica.

    Nau Quinhentista

    O Reino de Pòrtugal teve um papel importante na era das Grandes Navegações. Sua frota marítima percorria o mundo e isso fez toda a diferença para que o país prosperasse naquela época.

    Este ponto turístico é uma réplica de Nau (tipo de embarcação a vela) do século XVI. Os turistas sobem a bordo e conferem várias reproduções do que seria a vida nos navios portugueses.

    A Nau Quinhentista fica ancorada próxima ao Museu de Construção Naval, e é um dos passeios mais interessantes para quem busca o que fazer em Vila do Conde, Portugal.

    Museu de Construção Naval

    Fica bem no centro da região ribeirinha, na margem do Rio Ave. Como você perceberá, os pontos turísticos não são muito distantes uns dos outros em Vila do Conde, Portugal.

    O museu funciona no antigo edifício da Alfândega Régia, instituição criada em 1487 por D. João II.

    A exposição permanente acontece em 3 frentes distintas: a história da Alfândega Régia, processos e técnicas das construções de embarcações e métodos de navegação e a história da navegação portuguesa.

    Forte de São João Baptista

    Forte de São João Baptista
    Fonte: Maragato1976 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Também conhecido como Castelo de Vila do Conde, Portugal, fica junto à foz do Rio Ave. 

    Por volta de 1570, D. Sebastião resolveu fortalecer a costa portuguesa, e com razão, já que essa área foi devastada em determinado momento por franceses. Em 1573 o forte já estava em construção. 

    Possui 5 baluartes, todos batizados com nomes sacros, e o exterior é em pedra maciça. Atualmente, funciona como espaço de eventos e casa de shows

    Capela da Senhora da Guia

    O visual dessa pequena e simples igreja é de tirar o fôlego. Fica na beira da praia, na foz do Rio Ave e possui um interior incrível e riquíssimo.

    Foi fundada entre os séculos XIV e XV, tem exemplares dos famosos azulejos portugueses e sua decoração segue o tema marinho do local.

    Já passou por inúmeras reformas e restaurações, e parte da estrutura original está conservada. 

    O local é para quem aprecia a arte sacra, com afrescos, altares, imagens e muitos detalhes em ouro.

    Praias de Vila do Conde

    São mais de 20 praias em Vila do Conde, Portugal, e por não ser um lugar muito grande, são próximas umas às outras. Todas as praias que citaremos são equipadas com serviço de guarda vidas.

    A Praia de Mar e Sol tem uma faixa de areia excelente para as crianças brincarem e trechos pedregosos, e em Caxinas o cenário é tão bonito quanto.

    A Praia da Senhora da Guia fica no Sul da cidade de Vila do Conde, Portugal, e Vila Chã ao norte, onde há muitos barcos de pesca.

    Porque se chama Vila do Conde?

    Na verdade, a localidade nunca mudou realmente de nome, sabia? A primeira menção que se tem sobre Vila do Conde, Portugal, foi em uma carta do ano de 953. 

    Na carta, a região já é chamada de “Villa de Comite” (Villa Comtis), no livro da condessa Mumadona Dias. 

    Como é morar em Vila do Conde, Portugal?

    Como é morar em Vila do Conde, Portugal?
    Fonte: Gabriel González / Pxhere / CC BY 2.0

    Morar em Vila do Conde é bem prático. Em termos de estrutura, lembra até uma cidade grande. 

    Tem ampla rede de transporte público, o metrô é moderno, confortável e seguro, mas você também pode utilizar ônibus que circulam pela cidade.

    Tem boas escolas, universidades e ótimas oportunidades de trabalho na indústria local.

    Morar lá, é respirar arte e história! A mistura de sua arquitetura ímpar, com as belezas naturais da costa atlântica, fazem qualquer turista querer ficar na cidade para sempre!

    Isso sem falar que Portugal é um dos melhores países para se morar no mundo!

    Quantos habitantes tem na Vila do Conde?

    O município inteiro de Vila do Conde, Portugal, tem cerca de 80 mil habitantes, mas se considerarmos apenas a sede, seriam quase 30 mil habitantes.

    Melhores ofertas de seguro viagem para Portugal!

    Se pretende visitar Vila do Conde, Portugal, ou qualquer outro país do território de Schengen (Tratado diplomático para área de livre circulação), vai precisar de um seguro viagem, pois é um item indispensável.

    O Seguros Promo é o site que reúne as cotações das principais seguradoras, compara os preços e facilita tudo para você tenha a melhor cobertura durante a sua viagem.

    Além disso, os clientes Seguros Promos têm o melhor preço garantido e toda a comodidade para fazer o pagamento pela internet. 

    Quer turistar na Vila do Conde, Portugal, ou nos destinos mais incríveis do mundo? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa