icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
16 maio - 8 minutos de leitura.

Zanzibar: melhores praias, pontos turísticos e dicas de viagem 

Chris standing up holding his daughter Elva África

Zanzibar é um arquipélago perdido em meio ao azul-turquesa do Oceano Índico, rodeado por inúmeras ilhotas e famoso pelas praias paradisíacas, na costa da Tanzânia.

Há quem diga que foi no arquipélago que nasceu a expressão “Hakuna Matata”, imortalizada pelo clássico da Disney, O Rei Leão: a frase significa “sem problemas” em suaíli, língua oficial das ilhas.

De fato, é difícil sofrer por qualquer problema em meio a praias de areia branca e mar cristalino, em diferentes tonalidades de azul, cercadas por vegetação abundante, com um povo alegre e hospitaleiro.

É isso mesmo que você leu: o povo do arquipélago é especialista em receber visitantes estrangeiros com um sorriso no rosto e pode oferecer uma experiência incrível aos turistas!

Terra-natal do cantor Freddie Mercury, o destino ainda é pouco conhecido entre os brasileiros e pode ser uma boa alternativa para quem procura um lugar diferente para sua próxima viagem.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Zanzibar: explore a ilha paradisíaca no Oceano Índico

A ilha de Zanzibar é uma região semi-autônoma ligada à Tanzânia, onde mais de 90% da população é muçulmana e existem praias paradisíacas (e, muitas vezes, desertas) espalhadas por todos os lados.

A estrutura, em geral, é bastante rústica, como muitas praias do nordeste brasileiro, por exemplo, o que não é necessariamente uma coisa ruim.

Pelo contrário, as praias locais são ideais para relaxar debaixo de coqueiros e curtir o vai e vem das ondas de água cristalina.

Isso também não quer dizer que o viajante está em um lugar precário: no arquipélago você encontra tudo o que precisa para a sua viagem, incluindo caixas eletrônicos, comércio e serviços.

Neste artigo, vamos te contar todas as dicas que você precisa para a sua estadia: quando viajar, o que visitar, documentação necessária para entrar no arquipélago e muito mais. Vamos lá!

Onde se localiza a ilha de Zanzibar?

Onde se localiza Zanzibar
Fonte: Pxhere

A região onde fica Zanzibar é a mesma das Ilhas Maldivas: o Oceano Índico, conhecido pelas águas turquesas que atingem tonalidades inacreditáveis em dias claros, gerando um belíssimo contraste com a areia e o céu.

O que nem todo mundo sabe é que o arquipélago não é um país independente: estamos falando de um dos principais lugares turísticos na Tanzânia, um país localizado na Costa Leste da África.

No local, os viajantes encontram de tudo um pouco: montanhas, como o Monte Kilimanjaro, o impressionante Parque Nacional do Serengueti, ideal para safáris, e as paradisíacas praias locais.

Mapa de Zanzibar

O arquipélago é composto por ilhas e ilhotas paradisíacas, a pouco mais de 40 km da costa da Tanzânia. Confira no mapa!

Como ir a Zanzibar?

Viajar para este belíssimo arquipélago é mais fácil do que você pensa: o aeroporto local recebe voos dos principais destinos internacionais, por companhias aéreas como Qatar, KLM, Emirates, United e Lufthansa.

Se você estiver visitando a Tanzânia, é possível fazer a viagem até as ilhas de ferry, a partir da cidade de Dar es Salaam: o passeio dura menos de 2h e é bastante agradável.

Você pode encontrar voos baratos para Zanzibar em nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a comparar ofertas e rotas para encontrar a melhor alternativa para a sua viagem.

Passagens aéreas direto para Zanzibar!
Passagens aéreassaindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Documentos necessários para ir a Zanzibar

Se você deseja visitar este paraíso tanzaniano, é essencial providenciar um visto de turismo. A boa notícia é que você pode simplesmente solicitar o documento já no desembarque.

Ou seja, você não precisa solicitar o visto Zanzibar antes de viajar, e sim chegar ao seu destino: basta preencher um formulário oficial e pagar uma taxa no valor de US$ 50 (preço em março/2021).

Depois disso, o viajante passa por uma rápida entrevista no controle imigratório e, então, ganha o carimbo no passaporte (que deve ter validade mínima de seis meses a partir da data de embarque).

Além disso, você deve apresentar a Certificação Internacional de Vacinação contra febre amarela. Também recomenda-se que o viajante esteja vacinado contra cólera e malária.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Encontre o seguro viagem ideal para a Tanzânia!

    Diferentemente de alguns destinos ao redor do mundo, como países europeus, o seguro viagem não é obrigatório para quem deseja visitar a Tanzânia. O item, porém, é considerado essencial para qualquer viajante, não importa o destino.

    Durante a sua visita às praias paradisíacas é natural que você queira praticar esportes aquáticos, como mergulho de cilindro ou snorkel, windsurf, stand-up paddle e muitos outros, o que oferece algum risco ao viajante.

    Mesmo se você quiser apenas relaxar, pode ser que alguma comida típica não caia bem ou você possa ter algum problema burocrático. Afinal, imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer.

    Com um bom seguro viagem você estará devidamente resguardado em caso de situações desagradáveis, como emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem e cancelamento de voo, entre outros.

    Você pode encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar preços e serviços de planos das melhores seguradoras do mercado em poucos cliques.

    Seguro Viagem: África
    CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 25/dia*

    Se você pretende praticar esportes radicais, não se esqueça de contratar uma apólice que inclua esse tipo de atividade, para garantir a cobertura na hora em que você mais precisar!

    História de Zanzibar, Tanzânia

    Embora a Tanzânia seja um país majoritariamente cristão, mais de 90% das pessoas que vivem no arquipélago são muçulmanas: um reflexo direto da influência árabe nas ilhas.

    Os estudiosos apontam que o arquipélago teria sido um dos primeiros lugares do mundo a ser popular por árabes, que descobriram o local em meio a suas rotas comerciais.

    Por volta do século VI, as ilhas se tornaram um importante posto comercial para os comerciantes árabes. Já no século XV, foi a vez de os portugueses descobrirem a região e estabelecerem por ali um importante centro comercial.

    A dominação portuguesa na região acabou poucos séculos depois, quando os árabes voltaram a reclamar direitos sobre a terra. 

    A independência total nunca aconteceu: durante o século XX as ilhas foram definitivamente absorvidas pela então recém-criada Tanzânia.

    Qual é a melhor época para ir a Zanzibar?

    Melhor época para visitar Zanzibar
    Fonte: Pixabay

    Se você está na dúvida sobre quando viajar para Zanzibar, o segredo é a temporada seca na Tanzânia: entre os meses de junho e outubro praticamente não chove no país, favorecendo passeios ao ar livre e longos dias de praia.

    O arquipélago fica perto da Linha do Equador, o que garante temperaturas altas no decorrer do ano inteiro, entre 28ºC e 33ºC.

    Caso você esteja pensando em conhecer o arquipélago entre dezembro e abril, pode ser uma boa ideia remarcar a viagem.

    Nesses meses chove bastante e o calor é ainda mais intenso, o que pode ser desconfortável, especialmente sem o sol para garantir os dias de praia.

    Além do seguro, há muitos outros serviços que são essenciais para que a sua viagem seja um sucesso. Para melhorar sua experiência, acesse o Vantagens Promo e fique atento às opções e benefícios!

    O que fazer em Zanzibar?

    O turismo em Zanzibar reúne atrações capazes de agradar a diferentes perfis de viajantes: desde aqueles que só querem relaxar àqueles que querem curtir tudo que o litoral da África tem para oferecer.

    Confira as principais atrações do arquipélago!

    1. Praia de Nungwi

    Praia de Nungwi
    Fonte: Unsplash

    A Praia de Nungwi, na segunda maior ilha do arquipélago, é considerada uma das melhores praias de Zanzibar, onde o viajante encontra uma extensa faixa de areia e muito movimento de turistas e banhistas a qualquer hora do dia.

    É nessa praia que estão alguns dos maiores resorts locais e as casas noturnas mais animadas das ilhas.

    O cenário é paradisíaco, com um mar azul intenso diferente de tudo que você já viu, de águas calmas e cristalinas, além de areia branquinha e um imenso coqueiral que oferece uma bem-vinda sombra!

    2. Praia de Nakupenda

    A pequena Praia de Nakupenda fica no meio do oceano, em uma ilha que mais se parece a um imenso banco de areia, onde o viajante encontra um bom restaurante de frutos do mar e nada mais.

    Essa ilhota é um dos destinos mais populares no roteiro pelo arquipélago: você pode chegar até lá com passeios de barco que partem de Stone Town e passam pela Prison Island.

    3. Pingwe Beach

    A Praia de Pingwe é uma das praias de Zanzibar mais fotografadas por ser o endereço do curioso restaurante The Rock, instalado literalmente sobre uma pedra em cima das águas azuis do Oceano Índico.

    No local, os viajantes encontram uma faixa de areia bem ampla e águas calmas, ideais para quem está viajando em família ou com crianças pequenas. Afinal, a região tem uma boa rede de hotéis e restaurantes, com boa infraestrutura. 

    Durante a sua visita, não deixe de praticar mergulho com snorkel, sobretudo durante a maré baixa, para ver de perto corais bastante coloridos e cheios de vida marinha.

    4. Cidade de Pedra

    Zanzibar Cidade de Pedra
    Fonte: Pxhere

    Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Stone Town, ou Cidade da Pedra, Zanzibar, é o centro histórico do arquipélago, onde o viajante encontra bons mercados e muitas influências árabes, persas, hindus e europeias.

    Vale a pena tirar pelo menos um dia para conhecer a região: o palácio House of Wonders, a Catedral Anglicana, o antigo Forte e a casa onde nasceu o cantor Freddie Mercury são paradas obrigatórias durante a sua visita!

    5. Ilha Changuu

    A Ilha Changuu, popularmente conhecida como Prison Island, fica a menos de 30 minutos de Stone Town e guarda uma história rica e sofrida.

    Essa ilha com 800 m de comprimento e apenas 230 m de largura servia de prisão para escravos até o século XIX. 

    Hoje, a região é ideal para quem gosta de praias tranquilas e de contato com a natureza: é o melhor ponto para ver tartarugas gigantes e praticar mergulho com cilindro ou snorkel.

    6. Mnemba Island

    A Mnemba Island é uma ilha privada onde existe apenas uma construção: um gigantesco resort da rede andBeyond. 

    O viajante, porém, não precisa se hospedar no estabelecimento para conhecer a ilha. Basta fazer o passeio de dhow, um barco típico do arquipélago, para nadar nas águas cristalinas da região.

    7. Cheetah’s Rock

    Cheetah's Rock
    Fonte: Pexels

    Ainda não sabe onde ir em Zanzibar? Vale a pena considerar uma visita à Cheetah’s Rock, um pequeno zoológico dedicado à proteção da fauna local.

    No local, os viajantes encontram guepardos, macacos, camaleões, tartarugas e até crocodilos típicos da região: você pode até interagir e alimentar os bichos, que ficam soltos em um ambiente natural!

    8. Jozani Forest

    Que tal aproveitar sua viagem para fazer um autêntico safári na África? No coração do arquipélago fica a Jozani Forest, lar do macaco Red Colobus Monkey, que só vive nesta região do mundo.

    A floresta faz parte de uma área de preservação ambiental que está aberta a visitação e pode ser uma alternativa diferente de passeio em meio à floresta!

    Onde se hospedar em Zanzibar?

    Encontrar onde ficar em Zanzibar não é difícil: o arquipélago conta com uma boa rede hoteleira, especializada em receber turistas de todas as partes do mundo.

    Em Stone Town, o Hotel Boutique Emerson Spice Hotel está entre os mais disputados, ao lado do Doubletree (da rede Hilton) e do Hotel Dhow Palace.

    Se você vai conhecer Nungwi, o Essque Zalu é uma das melhores opções de hospedagem, com estrutura completa de lazer.

    Em Paje, o White Sand Luxury Villas & Spa oferece uma experiência de hospedagem luxuosa e cheia de comodidades, enquanto em Pingwe você pode gostar do Hotel Matlai.

    Para encontrar os melhores hotéis em Zanzibar, visite nosso site de buscas, ElQuarto, que reúne acomodações em qualquer destino do mundo por um preço que cabe no seu bolso!

    Quanto custa uma viagem para Zanzibar?

    Quanto custa uma viagem a Zanzibar
    Fonte: Pixabay

    Quanto custa viajar para Zanzibar varia de acordo com o estilo do viajante. Quem quer ostentar pode curtir a estadia com muito luxo gastando acima de US$ 70 por dia).

    Se você quer incluir o arquipélago em seu mochilão ou viagem econômica, não precisa se preocupar. 

    Você encontra como viajar a Zanzibar barato com um pouco de pesquisa: dá para gastar entre US$ 10 e US$ 30 por dia com alimentação, transporte e passeios.

    Melhores planos de seguro viagem para a África

    Agora que você já sabe o que te espera em Zanzibar, que tal garantir seu seguro viagem África com o máximo de economia? 

    Visite o nosso site, Seguros Promo, para encontrar as melhores ofertas e os planos mais completos do mercado em poucos cliques.

    Seguro Viagem: África
    CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 25/dia*

    Conhecer as praias mais paradisíacas da Tanzânia com segurança e praticidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente