icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
17 maio - 9 minutos de leitura.

Brno: informações, o que fazer, onde comer e sugestão de roteiro 

Chris standing up holding his daughter Elva Europa

Brno é uma simpática cidade da Morávia, uma região da República Tcheca que ainda não atrai tantos visitantes quanto a capital, Praga, na região da Boêmia. 

No entanto, ignorar esse pequeno tesouro tcheco é um grande desperdício.

A cidade fica ao leste do país e oferece ao visitante uma grande mistura arquitetônica, com edifícios em estilos renascentista, barroco e art nouveau.

A lista de atrações é extensa e diversificada, com alternativas que vão desde badaladas galerias de arte a ricos museus e um charmoso centro histórico medieval.

Como se isso tudo já não fosse atrativo suficiente, a cidade ainda está entre os destinos mais baratos para viagens na Europa: ideal para quem está fazendo mochilão ou deseja curtir férias econômicas.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Brno: dicas do que fazer pela cidade tcheca!

Segunda maior cidade da República Tcheca, Brno é o lar de pouco menos de 380 mil pessoas, no leste do país, perto das fronteiras com a Áustria e a Eslováquia.

A cidade universitária é jovial e tem uma agenda cultural intensa, com eventos que vão de exposições de arte a uma das corridas mais importantes do MotoGP no mundo.

Basta uma simples caminhada pelo centro histórico para se deparar com prédios medievais, castelos, cafeterias charmosas, bons restaurantes e bares de vinho.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa charmosa cidade tcheca, com dicas de viagem, melhor época para conhecer a região, como chegar, quantos dias ficar, onde comer, o que fazer e muito mais. Vamos lá!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como chegar em Brno?

    Não existem opções diretas de voos para Brno, mas a cidade tem um pequeno aeroporto internacional que recebe voos de companhias aéreas low-cost, como Ryanair e Smartwings, a partir de outras cidades europeias.

    Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você encontra passagens com desconto para Praga, a 205 km de distância. Depois, é só finalizar o trajeto por terra, de carro ou ônibus.

    Passagens aéreas para Brno, na República Checa!
    Passagens aéreassaindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Quem preferir, pode optar pelos trilhos. A segunda maior cidade tcheca tem uma grande estação ferroviária, que recebe trens de diversas cidades da República Tcheca e de outros países da Europa.

    Como é o clima em Brno?

    Localizada em pleno Leste Europeu, a cidade tem verões amenos, com temperaturas máximas entre 21ºC e 26ºC no verão, entre maio e agosto, e pouca chuva no decorrer do ano inteiro.

    Os invernos são bastante rigorosos, com tempo nublado e temperaturas que chegam a -2ºC entre novembro e fevereiro. Neste período pode haver ocorrência de neve em pequenos volumes.

    Quando ir para Brno?

    Quando ir para Brno?
    Fonte: Pixabay

    Para aproveitar o máximo possível da cidade, a melhor alternativa é viajar nos meses mais quentes, sobretudo entre abril e setembro, quando o frio não é um empecilho para passeios ao ar livre.

    Este período também é a alta temporada turística na cidade, então não se esqueça de reservar suas passagens e acomodações com antecedência para evitar apuros.

    Documentação necessária para a sua viagem

    Se você está pensando em conhecer a República Tcheca, é importante ficar atento à documentação necessária para visitar o país.

    Os turistas brasileiros em viagem com duração máxima de 90 dias são isentos de visto, mas devem portar passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque.

    O viajante deve apresentar comprovantes de hospedagem e passagens de ida e volta, além de provar que tem condições financeiras de se manter no país (pelo menos 10 mil coroas tchecas).

    Também é essencial contratar um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, requisito obrigatório para passar pela imigração, já que a República Tcheca faz parte do Tratado de Schengen.

    Seguro viagem em promoção

    Além de ser obrigatório para quem deseja visitar Brno, o seguro viagem é recomendado para qualquer viagem, não importa o destino, pois oferece uma série de coberturas e serviços que podem salvar sua viagem em caso de emergência.

    Dessa forma, você garante cobertura médica, odontológica e hospitalar, seguro bagagem, assistência jurídica e até auxílio em caso de voos cancelados ou atrasados.

    Ou seja, o viajante não precisa se preocupar com eventuais prejuízos em decorrência de imprevistos e garante assistência em diversos cenários.

    Você pode fazer a cotação do seu seguro viagem barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite a comparação dos preços e serviços de até quatro planos de cada vez.

    Seguro Viagem: América do Norte
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 47/dia*

    Não deixe de seguir as redes sociais do Seguros Promo para ficar por dentro das novidades.

    O que fazer em Brno

    A cidade tem sua origem na Pré-História, no período Neolítico, quando se formou na região um pequeno povoado chamado Staré Zámky.

    Em meados do século XI o vilarejo começou a se moldar como uma das maiores cidades do antigo Reino da Grande Morávia, hoje República Tcheca.

    O resultado de uma história tão longa e rica pode ser testemunhado pelas ruas do centro histórico, nos edifícios medievais espalhados pela cidade, na arquitetura e na gastronomia de um dos destinos mais encantadores do Leste Europeu.

    Confira o que fazer em Brno!

    Catedral de São Pedro e São Paulo

    Catedral de São Pedro e São Paulo
    Fonte: Pixabay

    Erguida na segunda metade do século XVIII, a Catedral de São Pedro e São Paulo se impõe do alto da Colina de Petrov como um dos principais edifícios históricos da cidade.

    A arquitetura gótica se destaca em meio às outras construções da região: o passeio é bastante interessante, mesmo para os viajantes que não são amantes de arte sacra.

    Embora o estilo seja gótico na fachada, o interior do templo reserva uma surpresa aos visitantes: ali, tudo foi feito no estilo barroco e pode ser bastante familiar para quem já conheceu igrejas coloniais brasileiras.

    Você não precisa nem se preocupar em encontrar a catedral durante sua visita à cidade. As torres da igreja podem ser vistas de praticamente todas as regiões.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Church of St. James

    Mais um dos edifícios históricos em estilo gótico na cidade, a Igreja de Santiago, ou Church of St. James, é um dos atrativos mais curiosos do centro histórico.

    A igreja fica na simpática praça Jakubské Náměstí, no coração da cidade.

    Abaixo da nave gótica, construída na segunda metade do século XV, existe um grande labirinto e um macabro ossuário, o segundo maior de toda a Europa e um dos lugares mais interessantes de toda a cidade.

    Relógio astronômico de Brno

    Relógio astronômico de Brno
    Fonte: Libreshot

    O curioso relógio astronômico de Brno é um monumento que se parece com uma bala de fuzil situado no ponto mais central da cidade, na praça Náměstí Svobody.

    Embora para muitos a peça seja apenas um monumento diferente, trata-se de um relógio capaz de apontar o movimento das estrelas e dos planetas.

    Diariamente, às 11h, o relógio toca e solta uma bolinha de gude por um de seus quatro pontos: se você der a sorte de estar por perto neste momento e pegar a bolinha, poderá guardá-la como recordação.

    Vila Tugendhat

    A Vila Tugendhat é um edifício tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco que ostenta um título bastante diferente: é o único prédio em toda a República Tcheca feito em estilo modernista.

    O edifício é um projeto do designer Mies van der Rohe, da Alemanha, e foi inaugurado em 1930.

    Além do design inovador, o prédio tem sistemas de ventilação, aquecimento e janelas retráteis bastante modernos para o período em que foi projetado e construído.

    O local está aberto a visitação, o que possibilita que os viajantes conheçam mais sobre o interior das residências tchecas e a moderna mobília criada por Mies van der Rohe, hoje considerada ícone de contemporaneidade.

    A visita à Vila Tugendhat deve ser planejada com antecedência, pois é comum uma longa fila de espera que chega a dois meses. Para evitar contratempos, garanta sua reserva pelo site oficial da atração.

    Špilberk Castle

    Špilberk Castle Brno
    Fonte: Pixabay

    Assim como a Catedral de São Pedro e São Paulo, o Castelo Špilberk fica no topo de uma colina que oferece uma bela vista da cidade.

    O castelo foi erguido no século XIII e acabou convertido em fortaleza e prisão em meados do século XVI, funções que exerceu até metade do século XX.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as celas do Castelo Špilberk foram utilizadas pelo exército nazista durante o processo de invasão da antiga Tchecoslováquia.

    Cabbage Market

    Há quem diga que a melhor maneira de conhecer o dia a dia de uma cidade é visitando seus mercados. Em Brno, o melhor lugar para experimentar os aromas e sabores locais é o Cabbage Market.

    No local, os visitantes encontram dezenas de barracas que vendem queijos, vegetais, carne, temperos, condimentos, vinhos, frutas e cervejas típicos da cidade por um precinho bem camarada!

    Moravian Museum

    Moravian Museum
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Jan Sapák

    Segundo maior museu da República Tcheca, o Moravian Museum foi inaugurado no começo do século XIX e conta tudo sobre a história da Morávia.

    O rico acervo inclui mais de 6 milhões de itens desde o período Neolítico até a era moderna.

    O museu funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, nos sábados, entre 10h e 17h, e domingos, das 13h às 17h. O ingresso custa a partir de US$ 10.

    (preço em fevereiro/2021).

    Ossuário de Brno

    O segundo maior ossuário da Europa (atrás apenas das Catacumbas de Paris) fica abaixo da Igreja de Santiago (Church os St. James), no centro histórico da cidade, e guarda vários mistérios.

    O local só foi descoberto nos anos 2000 e está aberto a visitação desde 2012. Ou seja, ainda há muito a ser pesquisado a respeito desse lugar simultaneamente macabro e impressionante.

    Não se sabe, por exemplo, de onde vieram os ossos que compõem a construção. 

    Uma das teorias aponta que os ossos de até 50 mil pessoas foram removidos de um cemitério tradicional para dar espaço a novos túmulos e acabaram re-enterrados na cidade.

    O ossuário fica aberto de terça a domingo, das 9h30 às 18h, e os ingressos (que podem ser comprados online, no site da atração), custam a partir de US$ 3,25.

    (preço em fevereiro/2021)

    Onde comer em Brno?

    Moravian Museum
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Jan Sapák

    O principal polo gastronômico de Brno fica nos arredores da Náměstí Svobody, a Praça da Liberdade, no centro histórico, como o charmoso Soul Bistrô e o elegante Retro Consistorium.

    Se você procura um restaurante requintado, vale a pena incluir o Stopkova Plzeňská Pivnice ou o Potrefená Husa em seu roteiro.

    Quem gosta de gastronomia vegana e/ou de economia não pode deixar de conhecer o Vegalite, o melhor restaurante vegano da cidade, onde é possível comer muito bem e tomar cervejas geladas por um excelente custo-benefício.

    Fora do centro é possível encontrar algumas boas opções gastronômicas, como o Hostinec U Bláhovky, no bairro Kraví Hora, e o KONFIT Restaurant ou o Butcher’s Grill & Pasta, em Brno-Královo Pole.

    O que fazer pelos arredores de Brno?

    Você pode aproveitar a sua estadia na cidade para conhecer os belos castelos medievais espalhados por toda a região da Morávia do Sul, em um passeio que pode ser feito em um só dia.

    O principal roteiro inclui o Castelo Lednice e o Castelo Valtice, onde fica o Centro Nacional de Vinho e um bar com centenas de rótulos produzidos no país.

    Vale a pena, ainda, incluir o Moravian Karst em sua lista de atrações nos arredores da cidade: o complexo reúne mais de 1.100 cavernas e grutas, das quais quatro estão abertas para visitação.

    Quantos dias ficar em Brno?

    Onde comer em Brno?
    Fonte: Pixabay

    Brno não é uma cidade muito grande, mas oferece uma grande lista de atrações turísticas, capaz de encher vários dias de viagem.

    Para conhecer os principais atrativos, é recomendado passar pelo menos três dias na cidade.

    Se você quiser aproveitar para conhecer pontos turísticos locais e nas proximidades da cidade, é melhor reservar entre cinco e sete dias para sua estadia.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Agora que você já sabe o que fazer em Brno, está na hora de garantir seu seguro viagem, requisito obrigatório para quem deseja visitar a República Tcheca.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra as melhores ofertas do mercado para viajar com segurança, sem abrir mão da economia.

    Seguro Viagem: Europa
    AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
    CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 25/dia*
    Affinity 60 Europa Promocional Affinity 60 Europa Promocional Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 800 (SUPLEMENTAR) R$ 19/dia*

    Assim você garante cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento ou atraso de voo e até assistência jurídica em diversos cenários que podem arriscar o sucesso da sua viagem.

    Faça uma cotação online para comparar preços e serviços de planos das melhores seguradoras do mercado. De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente