Cascais, Portugal: informações, história e principais atrações
Cascais, Portugal possui diversas opções de passeios venha saber como montar um roteiro completo!
Conhecida como a Riviera Portuguesa, Cascais, Portugal, é uma cidade conhecida pelas suas belas praias cercadas de rochedos, um destino muito procurado, principalmente, durante o verão europeu.
Além das suas belezas naturais, a estância balnear reserva ainda muita história aos visitantes. Seu centro histórico com casarões antigos, palácios e fortaleza enriquecem os roteiros turísticos e dão ainda mais charme ao lugar.
Que tal visitar a costa portuguesa e passar uma temporada em Cascais? Vem com a gente conhecer esse destino cheio de história, belos cenários e muitas atrações.
Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!
Cascais, Portugal: história e beleza no litoral português!
Para quem vai visitar Portugal, uma esticadinha até essa bela estância balnear é quase que obrigatória. Bem pertinho de Lisboa, a região é dona de praias belíssimas, que vão desde as mais desertas até aquelas mais animadas e com ótima estrutura.
Os turistas que visitam a cidade, além de se deliciar em suas praias, podem conhecer um pouco da história local, já que o destino abriga casarões antigos, fortaleza, palácios, praças charmosas e muitos museus.
Além disso, o destino é também muito procurado por brasileiros que querem morar no país, atraídos pelas temperaturas amenas, belas paisagens e ótima qualidade de vida.
Não se esqueça de incluir um tour gastronômico e saborear a culinária portuguesa, que é maravilhosa.
Onde fica Cascais?
Para quem quer descobrir onde fica Cascais, saiba que ela é uma estância balnear, localizada na área metropolitana de Lisboa. A cidade, banhada pelo Oceano Atlântico, faz fronteiras com cidades turísticas, como Sintra e Oeiras.
Como ir de Cascais a Lisboa?
Para quem pretende visitar a capital portuguesa, a forma mais recomendada é de trem, já que há linhas que fazem o percurso diariamente com partidas da Estação Cascaes.
A vantagem de optar por esse meio de transporte é que a viagem é rápida, tem duração de 40 minutos e os valores dos bilhetes são bem baratos. Em uma simulação feita em março de 2021, o ingresso do trem custa 2,25 euros.
Além da rapidez e custos baixos, viajar de trem de Cascais para Lisboa é uma ótima oportunidade para admirar as paisagens que cercam o Rio Tejo e o Oceano Atlântico, que são espetaculares.
Se preferir, você pode alugar um carro para fazer o trajeto, que te dará mais autonomia para visitar as cidades da região e apreciar as belas paisagens da costa portuguesa.
Quantos km de Cascais a Lisboa?
Ao cogitar incluir o destino nos roteiros de férias, muitas pessoas se questionam sobre quantos km de Cascais a Lisboa. A vantagem de conhecer essa região da costa é que ela fica bem pertinho da capital portuguesa, a cerca de 30 quilômetros de distância.
Em razão dessa proximidade, muitos turistas que estão em Lisboa fazem um bate-volta de um dia até a estância balnear.
Cascais, Portugal: clima
Em Cascais, Portugal, o clima é ameno com temperaturas que podem variar entre 10 °C a 26 °C ao longo do ano. O verão, entre junho e setembro, é considerado morno, seco e com pouca incidência de chuvas.
As temperaturas nesse período ficam em torno de 28º C, o que acaba atraindo turistas de todas as partes da Europa e também do mundo todo. Se você quer curtir as praias da cidade, essa é a melhor época para turistar pelo destino.
O inverno na região é considerado leve, com temperaturas que ficam em torno de 10º C. Mas não pense que nesse período não dá para conhecer a cidade de Cascais. Em dias frios, um tour histórico pela região é uma boa pedida!
O que quer dizer Cascais?
Além de ser um destino de praias muito procurado na Europa, os turistas também ficam muito curiosos sobre o que quer dizer Cascais. Saiba que o nome da cidade significa descascar, tirar a casca de algum alimento.
As primeiras ocupações humanas na região remontam ao período Paleolítico. Na segunda metade do século XII, a região era uma aldeia de pescadores e lavradores sem grande representatividade.
No dia 7 de junho de 1364, o rei D. Pedro I de Portugal elevou a aldeia ao status de vila. Em 15 de novembro de 1514, D. Manuel I concedeu a Cascais o foral de vila, uma espécie de titularidade de município.
No decorrer dos anos, ela foi ganhando relevância turística por conta das suas belas praias e, hoje em dia, é uma das cidades mais visitadas de Portugal.
Como é viver em Cascais?
Além de um destino turístico, muitos brasileiros escolhem a região para morar em razão do seu clima ameno e ótima qualidade de vida.
Para você que deseja descobrir como é viver em Cascais, saiba que a cidade é perfeita para quem gosta de uma região tranquila, mas sem deixar de lado um pouco de agito.
Com uma atmosfera mais pacata, a cidade oferece uma excelente estrutura, ótimas escolas e serviços públicos de qualidade, sendo, inclusive, uma das zonas mais desenvolvidas do país.
Outra vantagem é que ela fica bem pertinho de Lisboa, que é repleta de atrações, muito badalada e com muitos pontos turísticos.
O clima ameno de Cascais em Portugal também é outro motivo, que faz os brasileiros optarem por morar nesta região. Confira os seguros mais recomendados para quem quer morar em Portugal.
Seguro viagem para Portugal
Para visitar a Riviera Portuguesa e curtir tudo que esse destino tem de melhor, lembre-se que a sua segurança precisa estar em primeiro lugar.
Ao iniciar o seu planejamento, você não pode deixar de fora a contratação de um seguro que, além de garantir a sua proteção, é também item obrigatório para entrar no país.
O governo português exige que os turistas contratem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros que, inclusive, é uma determinação dos países-membros do Tratado de Schengen.
Mas além de ser obrigatório, esse serviço garante uma série de coberturas, serviços e benefícios que podem te auxiliar em situações de emergência, que podem ocorrer da sua viagem para Cascais, Portugal.
Saiba que a partir de R$17 por dia é possível ter serviços como assistência de saúde, farmacêutica, odontológica, auxílio em casos de voos cancelados ou atrasados e extravio de bagagem, além de translado médico ou funerário e muito mais.
Para encontrar as melhores opções de seguros com os menores preços, seu lugar é no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar planos e valores com base nas suas necessidades.
Cascais Portugal: mapa
Ao desembarcar em Cascais, Portugal, o mapa é um item que não pode faltar, já que ele pode te ajudar a se localizar na cidade e encontrar as melhores atrações turísticas.
Pensando nisso, montamos um guia turístico onde você entenderá melhor onde fica o destino e como acessá-lo sem complicações. Dá uma olhadinha!
O que fazer em Cascais
Com tantas atrações, nem sempre é fácil escolher o que visitar em Cascais, Portugal. Mas para te ajudar a selecionar os locais mais legais para conhecer, montamos uma lista dos principais pontos turísticos. Confira!
Centro histórico
Com casarões antigos, praças e ruas estreitas, o centro histórico de Cascais é puro charme e tem uma atmosfera deliciosa, que deixa seus visitantes encantados.
Ao visitar a região, coloque calçados confortáveis para perambular pelas ruelas e praças, que abrigam deliciosos restaurantes e edifícios históricos.
Passeie pela Rua Frederico Arouca e pela Avenida Valbom, que é repleta de lojinhas e bons restaurantes de comida típica. No local, não deixe de entrar em prédios históricos e conhecer lugares como o Centro Cultural de Cascais, que fica em um antigo convento.
Conheça ainda a Praça de Outubro, cercada por prédios administrativos, como a Câmara Municipal da Vila e o Palácio dos Condes da Guarda.
Baía e Marina
Na hora de escolher o que fazer em Cascais, não deixe de passear pela Baía e Marina da cidade, local de partida e chegada de barcos, que atracam na região.
Além da sua funcionalidade, ambas as regiões oferecem passeios de bike e barco aos seus visitantes, atraindo turistas sempre no final de tarde.
Cidadela
A Cidadela de Cascais fica às margens do Rio Tejo e é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Trata-se de um espaço fortificado, que abriga edifícios como a Torre de Santo António, o Forte de Nossa Senhora da Luz e o Palácio da Cidadela.
O local foi construído na cidade de Cascais para proteger e defender a costa portuguesa de ataques marítimos, mas em 1870, o complexo transformou-se na casa de verão dos reis de Portugal. Ainda hoje, o local serve como casa de veraneio para o presidente do país.
Na Cidadela, você pode visitar o forte e palácio, mas se deseja mergulhar na cultura local, saiba que é possível se hospedar no hotel que existe no complexo.
Mercado da Vila de Cascais
Construído em 1952, o Mercado da Vila de Cascais é um importante centro comercial de produtos alimentícios, além de ser também um dos lugares mais visitados pelos turistas.
Com mais de 60 vendedores, o mercado vende os mais diversos produtos, como flores, legumes, verduras, frutas, peixes e muito mais. Não deixe de conhecer o local, que fica aberto todos os dias, das 8h00 até às 00h00.
Bairro dos Museus
Na hora de escolher o que fazer em Cascais, inclua um tour pelo Bairro dos Museus no seu roteiro. O local possui muitas atrações culturais e parques verdes belíssimos para curtir em um dia ensolarado.
Entre os locais para visitar nesta região, conheça o Museu Conde Castro Guimarães, que abriga peças antigas, como porcelanas orientais e mais de 25 mil livros, além da Casa Sommer e o Centro Cultural.
Visite também a Casa das Histórias de Paula Rego e a Casa de Santa Maria, que também possuem exposições que contam um pouco da cultura e história local.
Boca do Inferno
A Boca do Inferno é uma espécie de arco em formato de boca em um enorme paredão rochoso, que fica às margens do mar. O local é muito procurado para fotos, mas guarda lendas muito antigas, que tornam a atração ainda mais curiosa.
Reza a lenda que um mago viu do alto do seu castelo a sua amada fugir com um cavaleiro e cheio de raiva abriu o buraco no paredão, engolindo os amantes. Com isso, o buraco ficou aberto e nunca mais se fechou.
Mas a verdade é que Boca do Inferno era uma gruta há milhares de anos, mas com a força das ondas, a parede rochosa foi cedendo, dando origem ao formato atual.
Praias
Vai conhecer a cidade no verão? Então, as praias em Cascais não podem ficar de fora do seu roteiro.
O local conta com 17 praias, que vão desde as mais tranquilas até as mais baladas. Além de suas belezas, em vários locais, é possível também praticar esportes aquáticos, como surfe.
Entre as praias mais famosas está a Praia da Rainha, escondida por rochedos, considerada o cartão-postal da cidade. No local, você encontrará águas calmas e areia branca e fofa, que permitem momentos de paz e tranquilidade.
A Praia do Guincho tem uma beleza singular e ondas fortes, sendo muito procuradas para a prática de surfe e kitesurfe.
Entre as melhores praias de Portugal, a Praia da Conceição e a Ribeira também se destacam. Com um mar azul e areia branquinha, ambos os destinos são muito badalados e estão sempre lotados, principalmente, no verão.
Onde comer em Cascais, Portugal?
A culinária portuguesa é uma das mais apreciadas e saborosas do mundo. Por isso, ao visitar a cidade de Cascais, o tour gastronômico não pode faltar no seu roteiro de viagem.
Um dos lugares mais visitados pelo turista na cidade é o Restaurante Fortaleza do Guincho, que fica em um forte, o que torna os momentos de refeições ainda mais gostosos.
Coroado com a estrela Michelin, ele tem um menu clássico da gastronomia local com peixes e frutos do mar, além de ter uma das melhores cartas de vinho da cidade. Não deixe de experimentar o Salmonete com alfaces, batata e choco. Uma delícia!
O restaurante Furnas do Guincho tem um visual belíssimo, às margens do Oceano Atlântico, além de uma gastronomia que agrada os olhos e o paladar dos turistas mais exigentes.
Com um terraço belíssimo com visual para o mar, o local tem uma culinária de primeira e uma carta de vinhos para ninguém botar defeito. No local, os mariscos e a paella são os pratos mais apreciados no restaurante.
O Mar do Inferno é uma opção para quem gosta de peixes e frutos do mar. Localizado na Boca do Inferno, um dos principais pontos turísticos da cidade, o restaurante serve peixes a forno e grelhado, além de mexilhões, que são os carros-chefes da casa.
Inclua ainda no seu roteiro gastronômico locais como 5 Sentidos Cascais, Restaurante Dom Pedro I, Taberna Clandestina Cascais e Restaurante Terroso, que são deliciosos.
Cotação de seguro viagem para Portugal
Antes de fazer suas malas para conhecer Cascais, Portugal, lembre-se de contratar um seguro viagem, já que o serviço é item obrigatório para desembarcar no país.
Mas além de cumprir as exigências legais, o seguro garante a tranquilidade que você precisa, como assistência médica e odontológica, auxílio em casos de perda de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.
Para encontrar os melhores planos e os menores preços do mercado, faça as suas pesquisas no nosso site de buscas, Seguros Promo, que oferece os melhores preços e os planos mais recomendados para a sua viagem.
Quer conhecer Cascais e outros destinos portugueses com economia e tranquilidade? De Promo você pode!
Leia também:
- O que fazer em Praga? Confira roteiros e dicas de viagem!
- Como tirar o visto australiano em 2024? Confira os requisitos!
- Principais cidades dos Estados Unidos: conheça e saiba como ir!
- Onde comer em Pequim? Confira 4 dicas para gastar menos!
- Permissão Internacional para Dirigir (PID): como conseguir?