Bagagem extraviada: como evitar, causas frequentes e indenização

Bagagem extraviada: como evitar, causas frequentes e indenização Dicas de Viagem
30 agosto - 12 minutos de leitura.

Ter a bagagem extraviada é o maior pesadelo de qualquer viajante. Imagine chegar ao seu destino final e descobrir que todos os seus pertences ficaram pelo caminho?

Essa situação pode causar muita dor de cabeça. Por esse e por outros motivos a contratação do seguro de viagem é tão importante.

Contratando o seguro viagem, você terá a garantia de que, caso sua bagagem seja extraviada, você será indenizado até o valor total da cobertura contratada.

Além disso, o seguro também cobre os gastos com a demora na entrega da bagagem, entre outras coisas.

Preparamos esse artigo para te dar todas as informações sobre como lidar com bagagem extraviada, caso aconteça, quais os seus direitos e o que pode ser feito para evitar esse desgaste. Vamos lá?

Bagagem extraviada: o que é?

Bagagem extraviada o que é

Esse fato, que hoje é mais comum do que se pensa, acontece quando, por algum dos motivos que falaremos adiante, você vai para seu destino e sua mala não chega, se perde, é furtada ou levada por outro passageiro por engano.

É claro que quando esse tipo de imprevisto acontece, muitas dúvidas costumam aparecer. A maior preocupação é resolver tudo de forma rápida e eficaz, para evitar que isso estrague sua programação.

Causas mais frequentes de extravio de bagagem:

Bagagem extraviada causas

1. Conexões

Ao trocar de um avião para outro, a mala não embarca no próximo voo. Esta é a ocorrência mais frequente.

As chances disso acontecer aumentam em caso de tempo curto de conexão, pois as cias aéreas se esforçam para não atrasarem seus voos e isso pode ocasionar até em deixar bagagens para trás.

2. Perda da identificação da mala

Quando há perda da tag de identificação, o profissional responsável fica sem saber para onde enviar a mala sem destino.

Ela fica “perdida” até que seu dono faça a reclamação. Daí começará a busca por ela.

3. Falha da companhia aérea

O equívoco da companhia aérea ou da terceirizada responsável, em determinado momento entre check-in e a colocação da bagagem na esteira pode acontecer.

Ou ainda, algum problema na logística de transporte, que pode acontecer por alguns motivos, desde falha da cia aérea, devido à grande quantidade de volumes ou tempo curto, até o erro humano por lapso, mesmo, entre outros.

4. Furto

Pode acontecer no aeroporto na área interna, na esteira ou na parte externa. Levam a mala sem a pessoa perceber.

Além do furto, também pode acontecer de alguém com a mala parecida com a sua retirá-la por engano.

Como reduzir o risco de bagagem extraviada?

riscos bagagem extraviada

Em muitas ocasiões não podemos ter controle 100%, não é mesmo? Mas há algumas precauções que podemos tomar para evitar que esse inconveniente aconteça. Veja só:

Faça um bom planejamento de voo. Nem sempre podemos escolher de acordo com todos os nossos critérios. Ainda mais quando surge uma oportunidade de passagem com desconto imperdível e garantimos logo para não deixar escapar;

Mas dentro do possível, tente evitar conexões entre diferentes companhias aéreas e também as curtas (com menos de 1 hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais).

Faça o check-in com antecedência. Não deixe para despachar a bagagem em cima da hora de embarcar. Atrasando no check-in, você pode dificultar para a mala chegar em tempo válido à aeronave.

Certifique-se de que não há etiquetas de voos anteriores em sua bagagem. Confira a pesagem e a adesivação de sua mala, que deverá indicar seu destino final;

Informe-se sobre os procedimentos para pegar a bagagem (por exemplo, em caso de conexão nos Estados Unidos você tem que retirá-la na cidade onde fará a imigração para despachá-la ao destino final);

Coloque identificação dentro e fora da sua mala: faça uma tag com seu nome, endereço, e-mail e telefone (com fácil acesso durante a viagem);

Faça uso de cadeados. No caso de viagem aos EUA, utilize o modelo com selo TSA pois podem abrir sua mala na alfândega. Esteja atento todo o tempo. Não descuide de seus pertences;

Personalize sua mala, tornando-a diferente das demais, principalmente se ela tiver cor comum. Para isso, identifique-a com um lenço colorido, adesivos, tags, ou faça um desenho com spray, etc. Isso evitará dela ser levada por engano por outro viajante.

Adquira um seguro contra bagagem extraviada. Contratando o seguro de viagem você garante a indenização. Confira as condições das seguradoras antes de fechar.

Leve os itens essenciais na bagagem de mão. Não dê sorte ao azar. Se a bagagem despachada se perder, você se precavê.

Objetos valiosos e de primeira necessidade devem ir na mala de mão. Agasalho, troca de roupa, itens de higiene pessoal, remédios, cartões, dinheiro, joias, eletrônicos.

Minha bagagem foi extraviada: o que fazer?

Bagagem extraviada o que fazer

Se você desembarcar, ir até a esteira e esperar, esperar e esperar pela companheira que não vem, infelizmente terá que constatar que sua bagagem foi extraviada. Primeiro passo: mantenha a calma.

Quando ficamos nervosos acabamos agindo contra nós mesmos. Em situações tensas, se não focarmos apenas em resolver o problema, podemos misturar emoções e gastar energia onde não precisamos. Então, respire e planeje. Como localizar a bagagem extraviada?

Vá até algum funcionário próximo à esteira ou ao guichê da companhia e informe o acontecido o mais breve possível. Apresente o comprovante de despacho de bagagem.

O profissional vai te ajudar no preenchimento do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem). Também conhecido por “PIR” (Property Irregularity Report). É essencial redigir o RIB para oficializar o ocorrido para a cia aérea.

Se não for possível providenciar o RIB ainda no aeroporto, você terá um prazo de até 7 dias para fazê-lo. Mas isso diminui as chances de conseguir a indenização pela bagagem extraviada.

É possível também entrar em contato via SAC ou e-mail e documentar formalmente a reclamação, para garantir esse registro.

E caso suspeite ou confirme de alguma forma que sua mala foi furtada, faça, além do RIB, um boletim de ocorrência na polícia, citando a companhia aérea, número do voo e todas as informações possíveis.

Para acontecimento de danos à bagagem ou furto de algum pertence nela contido, tire fotos das partes deterioradas e faça um relato referente aos danos à companhia aérea.

Em caso de sinais de violação e retirada de algum item, exija que a empresa pese a bagagem danificada e entregue um comprovante, para comparar os pesos da mala no embarque e no destino.

ANAC e extravio de bagagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do país, fiscaliza as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil.

De acordo com a resolução da ANAC sobre extravio de bagagem, as empresas têm o prazo de até 7 dias (para voos domésticos), e 21 dias (voos internacionais) para darem retorno. Esse período foi estipulado para tornar o processo mais justo para o passageiro.

Se a bagagem for encontrada pela empresa aérea, terá que ser entregue no endereço informado pelo viajante. Caso a bagagem que foi despachada não seja localizada ou entregue nos prazos mencionados acima, a empresa deve indenizar o passageiro no prazo máximo de 7 dias:

Direitos do consumidor em caso de extravio de bagagem

A partir do check-in a companhia torna-se responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou dano, de acordo com o artigo 6.º, VI e 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

E mais: se a viagem tiver sido adquirida por meio de agência de turismo, ela também responderá pelo incidente.

Se a empresa aérea não devolver a bagagem de imediato, o passageiro tem o direito de receber da companhia um ressarcimento pelos gastos com itens de primeira necessidade, pelo período em que estiver sem seus pertences, contanto que esteja fora do seu município.

É de responsabilidade das companhias aéreas definirem a maneira e os limites diários de compensação e estas deverão fazer o pagamento desses custos em até 7 dias, a partir da apresentação dos comprovantes de compra pelo passageiro.

Esse valor pode variar devido a rota e empresa, mas fica em torno de US$ 150 em voos para o exterior ou R$380 no Brasil. Guarde todos os recibos e comprovantes.

Se seus pertences forem entregues com atraso maior que 72 horas de seu desembarque, você poderá ter uma compensação financeira maior.

Qual o prazo para reclamar o extravio de bagagem?

Bagagem extraviada prazo

Fonte: Domínio Público

Fique atento! Você tem até 15 dias após o desembarque para reclamar o extravio de bagagem. O ideal é que o faça o quanto antes, preferencialmente ainda no aeroporto, seguindo todos os passo dados neste artigo.

Em caso de dano ou violação da bagagem, o prazo é de 7 dias para protestar e a companhia aérea também tem até 7 dias para fazer a substituição ou repara o dano. E dentro deste prazo também deve fazer a compensação financeira pela violação.

Qual o prazo para encontrarem e devolverem a mala extraviada?

O prazo para devolverem a mala é de até 7 dias, caso não seja entregue imediatamente. Se em 7 dias a bagagem não aparecer e o dono tiver aberto o processo de indenização, a companhia aérea terá uma semana para arcar com o prejuízo.

Antes da atualização de regras da ANAC, o prazo era de 30 dias. Um tempo muito longo para quem claramente precisa dos seus pertences com a maior urgência possível. As novas regras chegaram para favorecer os viajantes!

O limite de 30 dias para ser indenizado pela companhia caiu para 7 dias, e, com uma diferença tão grande de prazo, é de se esperar que as companhias não se adequem às novas regras logo de cara.

Seguro viagem para bagagem extraviada

prazo bagagem extraviada

A maioria dos seguros de viagem oferece cobertura para extravio de bagagem. O valor da indenização feita pelo seguro vai depender do plano contratado.

Um bom seguro de mala ou seguro extravio deverá oferecer:

  • Auxílio na localização da bagagem perdida;
  • Cobertura para atraso de bagagem;
  • Extravio de bagagem;
  • Danos ou furto de bagagem.

Como funciona o seguro de viagem para o extravio de bagagem

O que as pessoas que contratam geralmente não sabem é que existem duas formas de indenização aplicadas pelas seguradoras para reembolsar os passageiros que enfrentam esse tipo de problema: o seguro de bagagem complementar e o suplementar:

  • O seguro de bagagem complementar – como o próprio nome diz – completa a indenização paga pela companhia aérea até o valor estabelecido na apólice, por exemplo, se o valor para extravio de bagagem descrito na apólice é de R$2.000 e a companhia aérea paga R01.200 como indenização, então, você receberá do seguro um valor de R$800 complementando o valor de indenização.
  • Já o seguro suplementar, pode funcionar de duas formas dependendo da seguradora:
    – No primeiro caso, além do valor pago pela companhia aérea, a seguradora irá te indenizar com 40 dólares, para cada quilo de bagagem, até o valor máximo estabelecido na apólice.
    – No segundo caso, a seguradora irá pagar o mesmo valor da companhia aérea, obedecendo o limite estabelecido para tal cobertura na apólice contratada.

Como contratar o seguro viagem com essa opção?

Ao pesquisar o seu seguro de viagem, opte pelo seguro com cobertura para bagagem extraviada.

Faça uma cotação pelo nosso site comparador Seguros Promo com essa opção! Lá você verá as informações referentes ao termo de extravio de bagagem e as diferenças entre os planos com cobertura para danos à mala, atraso de bagagem, entre outros.

Como é feita a indenização de bagagem extraviada?

Bagagem extraviada dicas

Fonte: Pxhere

É importante entender que o ressarcimento por extravio de bagagem é calculado exclusivamente pelo peso da mala que constará no bilhete da companhia aérea, emitido no despache, independente dos custos de seu conteúdo.

Vale lembrar que, geralmente, as companhias aéreas não se responsabilizam por danos ou perdas de objetos de valor. Por isso, prefira sempre levá-los em mãos nas viagens ao invés de despachá-los.

Se não houver jeito e tiver que despachar artigos valiosos, é importante declarar antes de embarcar.

E se o extravio de bagagem gerar alguma despesa adicional, esse valor também pode ser recorrido. Por isso, guarde todos os recibos de compras realizadas referentes ao transtorno.

Indenização do extravio de bagagem

Bagagem extraviada

Fonte: Pixabay

A indenização por bagagem extraviada deve ser realizada depois que for solicitada de acordo com todo o procedimento informado com as nossas orientações neste post.

Qual é o valor que a companhia aérea tem que indenizar? E o seguro?

De acordo com a norma da ANAC que prevê indenização para extravio de bagagem, o passageiro que passar por esse tipo de problema deve receber da companhia aérea uma ajuda de custo de R$305 para auxiliar nas compras emergenciais.

Porém, se a bagagem realmente não aparecer em sete dias, o valor máximo previsto é de R$ 3.450. Mas nem sempre o valor avaliado para o ressarcimento satisfaz o passageiro que perdeu a mala.

Já o Seguro, a maioria dos planos oferece USD 1.200, podendo variar um pouco. A Assist Trip, por exemplo, oferece USD 1.500. A Intermac tem planos de USD 1.000.

Vale a pena consultar os valores exatos da cobertura em sua apólice, já que podem variar.

O que está fora de cobertura de indenização?

Atenção, pois há uma lista de riscos excluídos nas cláusulas dos seguros de bagagem. A maioria dos planos não dá cobertura aos seguintes itens:

  • Quaisquer danos causados ao conteúdo da bagagem;
  • Danos aos óculos, lentes de contato e qualquer aparato bucal;
  • Joias, peles, relógios, títulos, obras de arte, apólices e dinheiro (inclusive cheques de viagem);
  • Bagagem que não tenha sido entregue sob a responsabilidade da empresa transportadora e bagagem de mão;
  • Qualquer dano nas bagagens do Segurado antes da entrega à empresa transportadora;
  • O confisco, apreensão, dano ou destruição da bagagem por parte da Alfândega ou de qualquer outra autoridade governamental;
  • Bagagens de pilotos, membros da tripulação, funcionários ou pessoas que tenham interesses na empresa transportadora;
  • Vícios próprios da bagagem, derrame ou vazamento de líquidos, roeduras, ou qualquer outro dano, mesmo que total, causado por traça, inseto ou mofo, cuja causa não seja comprovadamente atribuível a acidentes ou incêndio com o meio transportador;
  • Furto simples e extravio de bagagem sob responsabilidade do segurado;
  • Furto parcial do conteúdo da bagagem;
  • A não retirada da bagagem pelo Segurado logo que disponibilizada pela empresa transportadora;
  • Líquidos e bebidas em geral, alcoólicas ou não, bem como alimentos de qualquer espécie, perecível ou não;
  • Quaisquer tipos de animais.

Qual o prazo para receber a indenização por extravio de bagagem?

Atualmente, assim que constatado o extravio de bagagem e o passageiro preencher o RIB e apresentar o comprovante de despacho da mala, após registrar sua reclamação, a companhia tem até 7 dias para realizar a indenização de bagagem extraviada.

Para custos emergenciais, as companhias aéreas são obrigadas a pagar uma indenização imediata ao passageiro que tiver a bagagem extraviada. Isso está previsto nas normas da ANAC.

O que fazer se o valor da indenização não for satisfatório?

A melhor coisa a fazer é buscar ajuda nos órgãos de defesa do consumidor. O Procon se orienta pelo Código de Defesa do Consumidor naquilo que mais beneficia a vítima.

Mas o Procon também respeita a Convenção de Varsóvia, que regula os voos internacionais, e só entra em ação se o passageiro comprovar que fez todos os procedimentos dentro das normas de despacho de bagagem e que levava o valor alegado.

Então, se você avaliar que o problema das malas arruinou sua viagem, o que resta é recorrer à justiça. Você pode ainda registrar uma reclamação no Departamento de Aviação Civil (DAC), que tem competência legal para multar as companhias aéreas.

Apesar de o DAC não ter poder para indenizar a vítima, pode contribuir para facilitar o processo, tendo o contato direto com a empresa responsável pelo inconveniente.

Extravio de bagagem dá dano moral?

mala extraviada

Fonte: Pxhere

Muita gente fica tão desiludido com esse incidente que procura requerer de forma mais incisiva a compensação dos danos. Sim. Extravio de bagagem pode gerar danos morais.

Se o consumidor se sentir lesado por todo o transtorno do extravio ou danificação da mala, poderá recorrer ao Juizado Especial Cível ou à Justiça comum, para solicitar indenização por danos morais e materiais.

Se a mala foi entregue danificada, tire fotos das avarias e tenha o bilhete aéreo como comprovante de viagem.

É importante guardar todos os recibos e notas fiscais de compras realizadas durante o período que esteve sem os pertences, como roupas e artigos de higiene pessoal para pedido de reembolso do que foi gasto.

Ficou alguma dúvida sobre a mala extraviada?

Nossas dicas esclareceram como funciona o processo de indenização de bagagem extraviada? Esperamos que você nunca precise recorrer a nenhuma delas, mas é sempre bom se manter informado.

Aproveite para cotar agora mesmo o seu seguro viagem e acompanhar nossas sugestões de como curtir as viagens com segurança!

Saiba mais sobre seguro viagem:

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Fonte: Pxhere

Faça sua pesquisa e confira. Não deixe de pesquisar também pela nossa plataforma comparador. Lá você encontrará os melhores planos, preços e seguradoras.

Para fazer a busca no site Seguros Promo, logo na primeira página, selecione o destino da viagem e a data de ida e volta. Coloque a data de ida pois se algo acontecer à sua bagagem já na ida, você estará coberto!

Depois, preencha seus dados de contato e clique em pesquisar. Não se preocupe pois suas informações são protegidas e ninguém vai te incomodar com telemarketing.

A partir daí, você será redirecionado para a tela de cotação de seguro viagem, com as opções de seguradoras, planos e coberturas. Você pode comparar até 4 alternativas de planos simultaneamente, de maneira confiável e segura.

Ao terminar a pesquisa, opte pela opção que mais atende às suas expectativas e não deixe de ler atentamente o contrato para se certificar de todas as informações.

Ao contratar o seguro, você receberá o comprovante de pagamento e a apólice por e-mail. Esteja sempre com este documento durante a viagem. Lá estarão os canais para acionamento do seguro em caso de emergência.

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