Lille, França: um dos melhores destinos no norte do país!
Conheça a cidade de Lille, França. Veja onde fica, como chegar, qual a melhor época para ir, o que fazer, onde comer e outras dicas!
Antigo reduto industrial, Lille, França, se reinventou nas últimas décadas para se tornar um próspero centro urbano quase na fronteira com a Bélgica.
A região às margens do rio Deûle é ocupada há mais de 4.000 anos e ainda guarda heranças de diferentes períodos históricos que ajudaram a moldar o mundo como o conhecemos hoje.
As ruas cheias de edifícios neogóticos e neoclássicos, hoje abrigam boutiques e restaurantes requintados.
Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa para planejar uma viagem inesquecível por Lille: localização, quando visitar, o que fazer, onde comer e outras dicas incríveis. Vamos lá!
Veja também: O que fazer na França
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Onde fica a cidade de Lille na França?
A cidade de Lille fica no extremo norte da França, praticamente na divisa com a Bélgica. O destino, aliás, está mais perto de Bruxelas (117 km) do que da capital francesa, Paris (220 km)!
Se você desejar visitar as praias de Calais, será necessário percorrer pouco mais de 110 km de distância, enquanto a reserva natural de Scarpe-Escaut fica a apenas 45 km da cidade.
Como chegar a Lille?
Considerada uma das maiores cidades da França, existem algumas maneiras de chegar até Lille.
- Avião: a principal porta de entrada da cidade é o Aeroporto Internacional de Lesquin, que recebe voos regulares de várias companhias aéreas a partir do Brasil.
- De carro: Lille está relativamente próxima de Paris, as cidades estão a pouco mais de 200 km de distância, que podem ser percorridos pela via A1, em uma viagem de pouco mais de 2 horas.
- De trem: saindo da estação Gare du Nord, em Paris, é possível pegar o trem de alta velocidade até as estações Lille Europe ou Lille Flandres. A viagem dura pouco mais de 1 hora.
➤ Dica extra: você pode encontrar voos baratos para Lille no Vai de Promo, onde é possível encontrar as passagens aéreas mais baratas graças ao alerta de preços!
Quando ir a Lille, França?
A melhor época para ir a Lille ocorre entre abril e outubro, quando o clima está mais ameno, a cidade menos cheia e, consequentemente, os preços estão mais baixos.
Se quiser evitar multidões e fugir da alta temporada, não marque sua viagem para os meses do verão europeu, de junho a agosto, quando o movimento de turistas se intensifica na região.
Atenção: o seguro viagem é obrigatório para Lille!
Ao planejar sua viagem para Lille, você precisará incluir um bom seguro na mala, pois o item é obrigatório para quem deseja visitar boa parte dos países europeus.
Além da obrigatoriedade, o seguro viagem França resguarda o viajante em inúmeros cenários, como acidentes, problemas de saúde, cancelamento ou atraso de voo, regresso antecipado e muito mais.
Assim, caso você precise acionar a seguradora, terá direito a atendimento gratuito ou reembolso por gastos previstos em apólice.
Você vai encontrar o seguro viagem mais barato do mercado aqui no Seguros Promo, que disponibiliza uma ferramenta de comparação detalhada para facilitar a sua escolha.
Dessa forma, você conhece Lille com a economia e tranquilidade que merece!
O que fazer em Lille, França
Chegou a hora de descobrir as atrações formidáveis que esse encantador destino francês tem a oferecer.
Entre museus, monumentos e palácios, qualquer caminhada pelas ruas de Lille pode te “transportar no tempo”.
A essas atrações históricas soma-se a boa infraestrutura de uma grande metrópole, com bons hotéis, restaurantes e lojas a uma caminhada de distância. Confira o que fazer em Lille!
Porte de Paris Lille
Construído entre 1685 e 1692 para comemorar a conquista da cidade pelo rei Luís XIV, o Porte de Paris de Lille é uma espécie de réplica do Arco do Triunfo, localizado na capital francesa.
O imenso pórtico representa a força do Rei Sol e apresenta algumas figuras da mitologia grega, incluindo o herói Hércules, símbolo de força, e o deus da guerra, Marte, rodeados por anjos que anunciam a vitória de Luís XIV.
O Porte de Paris fica na Place Simon Vollant, uma região bastante agradável para passeios ao ar livre!
Grand Place Charles de Gaulle
A principal praça de Lille, França, é a Grand Place Charles de Gaulle, no centro histórico da cidade, onde você poderá conhecer edifícios neogóticos e neoclássicos dos séculos XVIII e XIX.
A praça é cercada por cafés, boutiques e restaurantes, além de abrigar importantes construções históricas, como o antigo edifício da Bolsa de Valores, em estilo renascentista flamenco.
Em outras palavras, é possível que você vá passar pela Grand Place em algum momento da sua viagem: que tal aproveitar para se sentar na região e contemplar o vai e vem de moradores e turistas pelo coração da cidade?
Vieille Bourse
Nenhum edifício de Lille é tão conhecido quanto o Vieille Bourse, a Antiga Câmara de Comércio local, que representa a prosperidade do século XVII na França.
A Vieille Bourse foi erguida a pedido dos comerciantes mais ricos da cidade para ser o local da Câmara de Comércio e Indústria de Lille.
No século XIX, o prédio foi convertido em uma Bolsa de Valores, que abrigou até 1921.
A construção fica no meio do caminho entre a Grand Place e a Place du Théâtre, com 24 grandes janelas voltadas para o pátio interior: um dos cenários mais fotografados de toda a cidade.
Nesse pátio é comum a realização de feiras de artesanato e literatura, floristas vendendo seus arranjos e até praticantes de xadrez apresentando suas habilidades.
Palais des Beaux-Arts
O famoso Palais des Beaux-Arts é o principal museu de Lille, cujo acervo inclui obras de arte datadas dos séculos XV a XX, de artistas renomados, como Goya, Delacroix e Rodin.
Um dos maiores museus da Europa, a instituição abriga a segunda maior coleção de belas-artes do país, atrás apenas do icônico Louvre, em Paris.
O museu fica na Place de la République e pode ser uma boa alternativa de passeio em dias frios e chuvosos.
Antes de agendar a sua visita, fique de olho na programação do local para exposições temporárias!
Ópera de Lille
Uma das casas de ópera mais recentes da Europa, a Ópera de Lille foi construída entre 1907 e 1923, mas é capaz de encantar como se tivesse séculos de história.
O projeto do edifício, assinado pelo arquiteto Louis Marie Cordonnier, foi inspirado nas tradicionais óperas da Itália e lembra bastante a estrutura da Ópera Garnier, em Paris.
Você pode conferir a programação para assistir a alguma apresentação na Ópera de Lille ou simplesmente visitar o edifício para conhecer sua bela estrutura, em estilo neoclássico.
Vieux Lille
A região mais apaixonante de Lille, França, é seu antigo centro histórico, conhecido como Vieux Lille, onde ficam os principais bares, restaurantes, hotéis e pontos turísticos da cidade.
O bairro parece um labirinto de ruas e vielas, por onde se escondem os edifícios mais antigos da cidade, alguns datados do século XIV, além de atrativos famosos, como a Grand Place, a Ópera de Lille e o Vieille Bourse!
Vale a pena caminhar com calma pela região, explorando seus cafés charmosos e praças sem pressa.
Beffroi de l’Hôtel de Ville
Uma das construções mais notáveis de Lille, França, é o Beffroi de L’Hotel de Ville, o mais alto campanário civil de toda a Europa.
A torre é relativamente recente, inaugurada apenas em 1932, mas impressiona pelas dimensões: são 104 metros de altura, de onde é possível contemplar a cidade em 360 graus.
A construção em estilo art-déco é tão importante que foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005, sendo considerada um dos principais símbolos da cidade!
Chambre du Commerce de Lille
Nenhum passeio pelo centro histórico da cidade está completo sem uma visita ao edifício da Chambre de Commerce et D’Industrie de Lille.
O prédio foi construído em meados do século XX para substituir o antigo edifício da Bolsa de Valores, que havia ficado pequeno demais para atender às necessidades da cidade.
A construção é considerada símbolo da arquitetura flamenca e abriga um campanário com 76 metros de altura, que oferece vista privilegiada da cidade.
Hospice Comtesse
O prédio do antigo sanatório da cidade, chamado Hospice Comtesse e erguido em 1237, foi desativado e convertido em um importante museu histórico de Lille.
Ali, você poderá conhecer tapeçarias, obras de arte, fantoches e itens utilizados no dia a dia dos moradores da região nos séculos passados: uma maneira divertida de aprender mais sobre a história local.
Citadelle
O território francês é repleto de citadelas dedicadas à proteção do território, e uma das mais importantes e preservadas está em Lille.
A Citadelle, que fica pertinho de Bois de Boulogne, foi erguida no século XVII em formato de estrela e oferece acesso à Place d’Armes, além de estar em funcionamento até a atualidade, abrigando tropas do Exército francês.
A estrutura em estilo neoclássico é considerada obra-prima do classicismo de Lille e é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade!
Bois de Boulogne
Principal área verde de Lille, o Bois de Boulogne é um bosque que abriga várias atrações turísticas formidáveis, como o Zoológico da cidade e a histórica Citadelle.
O passeio é simplesmente imperdível em dias de céu aberto e temperaturas mais elevadas: que tal preparar uma cesta de piquenique e desfrutar desse agradável parque francês?
Onde comer em Lille?
Você precisa aproveitar a sua viagem para explorar a premiada gastronomia de Lille.
Existem muitas regiões da cidade onde é possível encontrar restaurantes e bistrôs que servem delícias da culinária francesa. Aproveite para ir em locais como:
- Vieux-Lille: é o centro histórico e a área mais charmosa, com muitos cafés, brasseries e restaurantes típicos, ideal para provar a culinária tradicional do norte da França.
- Wazemmes: é um bairro boêmio e multicultural, ótimo para quem gosta de comida de rua, opções internacionais e uma atmosfera mais jovem e alternativa, especialmente nos dias de mercado.
- Euralille: localizada em torno das estações de trem, reúne muitas opções práticas e rápidas, com bastante variedade para quem está de passagem ou trabalhando por ali.
- Vauban (ou Vauban–Esquermes): é um bairro mais residencial e tranquilo, com bistrôs e pequenos restaurantes muito frequentados por moradores e estudantes, bom para uma experiência mais local e menos turística.
O que posso fazer em Lille em 2 dias?

Em dois dias em Lille, é possível aproveitar bem as melhores atrações da cidade:
- Primeiro dia: conheça o Vieux-Lille com suas ruas de paralelepípedos, praças históricas e museus de arte, seguido de um passeio pelo mercado multicultural de um dos bairros boêmios da cidade
- Segundo dia: explore o Parc de la Citadelle, visite galerias modernas ou o zoológico, e termine com uma caminhada pelo Euralille para compras.
Como é a vida em Lille?
Quem escolhe morar em Lille, França, pode contar com a boa estrutura de grandes metrópoles sem abrir mão do clima pacato de pequenas cidades interioranas.
A cidade dispõe de duas linhas de metrô que levam às principais atrações e de muitas linhas de ônibus: garantia de transporte eficiente e barato.
O clima frio e chuvoso pode desanimar quem gosta de sol, mas também é perfeito para quem não curte calor, sem falar nos excelentes índices de qualidade de vida, educação, saúde e segurança.
Como estamos falando de uma das principais cidades da França, Lille dispõe de boas opções de moradia com preço acessível para os padrões franceses, especialmente nas cidades da região metropolitana, garantindo um custo de vida mais baixo.
Além disso, a vida noturna é animada em qualquer dia da semana e você terá a oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro, especialmente estudantes e intercambistas.
Qual é o custo de vida em Lille?
O custo de vida em Lille é mais barato que o de cidades como Paris, com o aluguel de apartamentos saindo a partir de € 700 por mês.
Outros gastos mais recorrentes também são mais em conta, com refeições básica saindo a partir de € 15 e o transporte mensal a € 52.
O mercado costuma ficar entre € 300 e € 400, enquanto outras depesas também tendem a ser mais em conta do que em outros destinos franceses.
Em média, considerando todos os gastos, uma pessoa costuma gastar pouco mais de € 1.600 por mês na cidade.
Faça já a sua cotação de seguro viagem para Lille França!
Você pode montar diversos roteiros diferentes para explorar Lille, França, uma das cidades mais apaixonantes do país europeu.
Só não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, requisito obrigatório para quem deseja visitar a França e a maioria dos países europeus!
O seguro viagem Europa mais barato do mercado está no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e coberturas para encontrar a melhor opção para a sua viagem.
Assim vai ficar fácil assegurar coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, retorno antecipado, assistência farmacêutica e muito mais!
Pergunta frequentes sobre Lille
Confira quais são as dúvidas mais frequentes sobre a cidade de Lille e veja como planejar sua viagem da melhor forma!
Quem nasce em Lille é?
Quem nasce em Lille é chamado de “lillois” (pronuncia-se “liluá”).
Vale a pena conhecer Lille?
Sim, Lille vale muito a pena para quem busca uma cidade charmosa e acessível no norte da França, com um equilíbrio perfeito entre autenticidade e modernidade sem o agito excessivo de capitais maiores.
Quantos dias para conhecer Lille?
Dois a três dias são ideais para explorar Lille a fundo, cobrindo o essencial e sem correria.
O que fazer em Lille à noite?
À noite em Lille pode ser aproveitada nos diversos bares e brasseries do centro histórico com cervejas artesanais e petiscos, em passeios pela Grand Place ou em shows ou concertos em teatros e clubs locais.
Como posso viajar de trem de Paris para Lille?
Para viajar de trem de Paris a Lille, pegue o TGV direto da estação Gare du Nord, que leva cerca de 1 hora até Lille Europe ou Flandres, com saídas frequentes ao longo do dia.
Saiba mais sobre a França:
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

