CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Óbidos, Portugal: história, pontos turísticos, festas e dicas pela região

Já pensou em conhecer a cidade de Óbidos, Portugal? O lugar encanta por suas construções medievais e rica cultura. Confira o que fazer por lá!

O pequeno vilarejo medieval de Óbidos, Portugal, é uma verdadeira “joia portuguesa” com seus edifícios históricos e casarões de janelas coloridas e floridas, que dão ainda mais charme ao local.

Com ruas de pedra e um grandioso castelo que fica na parte mais alta do vilarejo, a região é o destino perfeito para quem gosta de explorar as histórias e tradições locais.

Vem conhecer essa cidadezinha encantadora e pitoresca bem pertinho de Lisboa!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Óbidos, Portugal: roteiro completo pela vila medieval

Essa vila medieval é parada obrigatória para quem viaja para Portugal. Com uma atmosfera pacata e encantadora, o destino “transporta” seus turistas para o período da Idade Média, época em que essa região viveu seu esplendor.

Depois de tantos séculos, é possível encontrar construções charmosas que fazem referência a era, o que torna os roteiros ainda mais interessantes. 

Durante seus passeios, você caminhará por ruelas de pedras e casas típicas da época, poderá ainda participar de festas medievais, comemorações natalinas e festivais de chocolate. 

Onde fica Óbidos?

Onde fica Óbidos?
Fonte: Pxhere / CC0

Deseja conhecer esse vilarejo nos arredores de Lisboa? Então, sabia que Óbidos está localizada no distrito de Leiria, a cerca de 85 km da capital portuguesa. O pequeno vilarejo possui cerca de 140 km² e tem 12 mil habitantes.

Mapa de Óbidos

Mesmo tendo um território relativamente pequeno, ao chegar em Óbidos, Portugal, mapa poderá te ajudar a se localizar e encontrar as principais atrações mais facilmente.

Pensando em colaborar com o seu planejamento de viagem, confira esse guia turístico, que te permite entender melhor onde fica o vilarejo e as rotas que te levam até ele.

Como ir a Óbidos, Portugal?

E por falar em rotas, saiba que você não terá dificuldade alguma para chegar ao destino, já que ele fica bem próximo de Lisboa e a viagem dura cerca de 1 hora e meia

Se você quer saber como ir a Óbidos saindo de Lisboa, há várias formas de realizar o percurso entre as cidades. 

É possível fazer uma viagem de ônibus, onde você precisará embarcar na Rodoviária do Oeste, ao lado da estação de metrô Campo Grande, em Lisboa.

Para quem prefere fazer o trajeto de carro, a rota também é muito tranquila. Você deverá acessar a estrada A8 e depois pegar a saída 15, que te levará até ao vilarejo.

Dá para fazer o percurso de trem também, mas há muitas baldeações, o que torna essa opção desfavorável em relação às outras.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Óbidos, Portugal

    Ao viajar para Portugal, um dos documentos exigidos para a entrada no país é a contratação de um seguro viagem para o país

    Isso porque o território português faz parte do Espaço Schengen, que disciplina a circulação de turistas pelos países que fazem parte desse acordo.

    Para conhecer a cidade de Óbidos e outros destinos do país, esse serviço é imprescindível já que garante a sua proteção e tranquilidade.

    Alguns imprevistos podem acabar com a sua viagem e também gerar gastos que não estavam planejados no seu orçamento. 

    O seguro oferece os mais diversos benefícios e coberturas, que incluem situações como acidentes, problemas de saúde, perda de documentos e bagagem, atraso de voos, traslado médico e funerário, entre outros.

    Se você quer ter acesso as melhores coberturas e os preços mais vantajosos, conte com o nosso site de buscas, Seguros Promo, onde você pode comparar planos e preços, a fim de conseguir as condições que cabem no seu bolso.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    História da cidade de Óbidos, Portugal

    A história do vilarejo de Óbidos, Portugal, começou entre os anos de 1148 e 1153, quando os povos romanos e muçulmanos passaram a se fixar no local.

    Naquela época, a cidadezinha fazia parte de dotes de várias rainhas portuguesas, como D. Urraca de Castela, Rainha Santa Isabel, d. Filipa de Lencastre e muito mais. Em 1527, a vila já contabilizava 161 habitantes.

    Basta chegar ao local para observar que, de lá para cá, o vilarejo pouco mudou, mantendo o charme das suas casas em estilo medieval e tradições de seus antigos povos. 

    Como é o clima em Óbidos?

    Como é o clima em Óbidos, Portugal?
    Fonte: Pxhere / CC0

    A temperatura em Óbidos, Portugal, é agradável podendo variar entre 8°C e 26 °C ao longo do ano

    O verão, que ocorre entre os meses de junho e setembro, considerado alta temporada, é a época perfeita para aproveitar a cidade e curtir suas atrações com roupas frescas e sem medo de pegar chuva. 

    Mas não precisa se preocupar, pois o inverno na região não é tão rigoroso e, dificilmente, ficará abaixo de 4°C. Por isso, se decidir viajar durante as estações mais geladas, pode relaxar, pois ainda dá para aproveitar bastante.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    O que fazer em Óbidos, Portugal?

    Quer saber o que fazer em Óbidos, Portugal, na sua próxima viagem de férias? Confira essa lista com as principais atrações desse pequeno vilarejo em Portugal, que é cheio de charme e história. Dá uma olhadinha e comece a montar o seu roteiro.

    1. Porta da Vila

    Porta da Vila
    Fonte: Güldem Üstün / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Comece o seu roteiro pela Porta da Vila que, no passado, era o principal acesso ao vilarejo e tem uma história muito importante para a região.

    Ao chegar ao local, você poderá observar que ela é toda decorada com os tradicionais azulejos portugueses, que representam a Paixão de Cristo, tornando esse acesso ainda mais simbólico para a cidade, que tem o catolicismo como uma de suas principais religiões.

    2. Rua Direita

    Prepare a câmera e a pose, pois a Rua Direita é um charme só na vila medieval. A via é a principal do vilarejo, fazendo a ligação da Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. 

    Com casas brancas, portas e janelas coloridas, além de floreiras, que completam o charme do local, a Rua Direita é repleta de lojistas e restaurantes instalados nesses prédios históricos. 

    Não deixe de conhecer a Livraria do Mercado Biológico, que ocupa um antigo quartel de bombeiros. O local possui estantes feitas com caixas de fruta reaproveitadas, com dezenas de livros sobre gastronomia, além de produtos orgânicos. 

    Aliás, nessa rua, você encontra a bebida típica do local, que é a ginja e as lojinhas de chocolate. 

    3. Praça de Santa Maria

    Praça de Santa Maria
    Fonte: Kolforn / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Depois de andar pela Rua Direita, siga até a Praça de Santa Maria, que fica bem pertinho e é cercada de casas antigas e um mercado coberto, que é também uma verdadeira atração no vilarejo.

    Os arredores da praça abrigam alguns dos monumentos mais significativos da cidade, como a Igreja de Santa Maria, fundada entre 1148 e 1185, sendo o principal templo da vila, além da Igreja de Santiago, com arquitetura em estilo barroco e neoclássico. 

    4. Castelo de Óbidos

    Sem dúvida, uma das principais atrações do vilarejo é o castelo de Óbidos, Portugal. Com origem romana, no passado, o local serviu como fortaleza para proteger a região, sendo, inclusive, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

    Localizado em um penhasco, o castelo construído em estilo gótico, românico, manuelino e barroco, foi amplamente restaurado e, atualmente, abriga um hotel, que oferece uma experiência bem interessante aos seus hóspedes.

    5. Vila de Natal

    Para os turistas que farão uma viagem para Portugal no final do ano, o vilarejo promove a Vila de Natal, uma festa famosa, que também é uma atração à parte.

    Nessa época, você encontrará várias atrações no vilarejo, como pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, carrosséis, trenzinhos, além de cantatas de Natal e outras atividades. O evento acontece durante o mês inteiro de dezembro.

    6. Mercado Medieval

    Mercado Medieval óbidos
    Fonte: Pxhere / CC0

    Ao escolher o que conhecer na cidade durante o verão, o Mercado Medieval de Óbidos, Portugal, é uma atração que não pode ficar de fora da sua lista.

    Durante os dias de festa, é possível assistir aos desfiles de pessoas em trajes típicos da época, além de poder saborear comidas típicas vendidas em barracas espalhadas pela vila.

    O mais legal é que a festa “mergulha” mesmo no passado e até as moedas trocadas são substituídas pelo dinheiro da Idade Média. Que tal reviver o período medieval e alugar trajes típicos para curtir o evento?

    7. Festival Internacional de Chocolate

    Entre o final do inverno – em março – e o começo da primavera – em abril – Óbidos promove o Festival Internacional de Chocolate, atraindo turistas de todas as partes do país.

    Durante a festa, os visitantes podem se divertir com uma extensa programação cultural com muita música e se deliciar nas barraquinhas que vendem os mais variados tipos de chocolate. Uma delícia!

    O que comprar em Óbidos, Portugal?

    O pequeno vilarejo é repleto de lojinhas de souvenires e você encontra lembrancinhas lindas para trazer para a família toda. 

    Além desses itens, a ginja, um licor de uma espécie de cereja portuguesa, é muito tradicional na cidade.

    A bebida é servida em um copinho de chocolate meio amargo, que é vendida em lojas espalhadas por toda a vila.

    Você pode comprar opções com e sem álcool, podendo adquirir também os copinhos de chocolate. A bebida é uma delícia e você não pode deixar de trazer algumas garrafas para a casa.

    Onde comer em Óbidos?

    Onde comer em Óbidos?
    Fonte: Pixabay

    Não tem como negar que a gastronomia portuguesa é uma verdadeira atração turística.

    E, claro, no vilarejo medieval isso também não seria diferente. Por isso, você não precisará se preocupar com onde comer em Óbidos, pois opções não faltam.

    Para quem quer saborear a cozinha tradicional do país, o restaurante Nova Casa de Ramiro é o lugar certo. 

    O local oferece um cardápio de comidas típicas variadas, com destaque para os pratos de bacalhau, que são o carro-chefe da casa. Vale a pena experimentar!

    O Ibn Errik Rex é um verdadeiro clássico no local por servir um menu com os aperitivos mais tradicionais do país e o delicioso licor de ginja.

    O restaurante é um encanto, pois, além de comidas saborosas, a decoração medieval também torna a experiência ainda mais interessante. Experimente os queijos e as linguiças fritas, que são maravilhosas.

    Se você quer conhecer os melhores restaurantes em Óbidos Portugal, vá ao Petrarum Domus, um dos mais tradicionais da cidade.

    Com uma decoração tipicamente medieval, o local está aberto desde 1986, servindo pratos que misturam a cozinha portuguesa e internacional. A carta de vinhos também merece destaque.

    Quantos dias ficar em Óbidos?

    Por ser um vilarejo pequeno, você não precisa destinar muitos dias para conhecer as principais atrações de Óbidos. É possível fazer uma viagem bate-volta, caso você esteja em Lisboa ou em cidades próximas e queira visitar a cidadezinha.

    Mas se quer fazer um passeio tranquilo e sem correria, faça uma reserva de, pelo menos, dois dias para curtir tudo que o vilarejo tem de melhor.

    Onde se hospedar em Óbidos, Portugal?

    Se você optar por ficar mais de um dia na cidade, saiba que há vários hotéis em Óbidos, Portugal, que oferecem acomodações para vários perfis de turistas. 

    Para os viajantes que gostam de mergulhar nas tradições locais, não deixe de ficar no Hotel Casa das Senhoras Rainhas.

    Localizado na região central, ele está instalado em um casarão antigo e cheio de charme. Além de oferecer quartos confortáveis com ar condicionado, restaurante e café da manhã, ele fica bem pertinho das principais atrações.

    Mas se você prefere acomodações mais modernas e requintadas, o Evolutee Hotel é uma boa opção. O local é, na verdade, um resort 5 estrelas bem pertinho da Praia de Peniche, o que pode ser ótimo durante o verão.

    O hotel oferece aos seus hóspedes quartos com ar-condicionado, academia, lavanderia, piscina, spa, restaurante e muito mais.

    Já o Hotel Louro é uma opção mais em conta para os turistas que não querem investir muito em hospedagem. A vantagem é que ele fica na região central e você tem acesso a ótimos quartos, wi-fi, piscina, lavanderia, café da manhã, entre outros.

    Na hora de encontrar as melhores acomodações em destinos nacionais e internacionais, conte com o ElQuarto!

    É uma plataforma de buscas, que apresenta as mais diferentes opções de acomodações em destinos nacionais e internacionais com ótimos preços.

    Cidades próximas a Óbidos, Portugal

    Pretende viajar para a região e quer descobrir o que fazer em Óbidos e arredores, saiba que o pequeno vilarejo medieval está relativamente próximo a cidades, como Caldas das Rainha, Bombarral, Lourinhã, Peniche e Lisboa.

    Mas se quiser montar um roteiro bem completo pela região, é possível conhecer outras cidades, como Santarém, Coimbra, Figueira da Foz e Pombal, que também ficam bem pertinho do vilarejo. 

    Confira planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício!

    Se você quiser fazer uma viagem tranquila e divertida para Óbidos, Portugal, o seguro viagem não pode ficar de fora do seu planejamento. Lembre-se que esse item é obrigatório para desembarcar em território português.

    Para conseguir as melhores ofertas e promoções, faça as suas pesquisas na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, onde é possível comparar preços e coberturas, para garantir aquela opção que cabe no seu bolso.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer explorar Portugal com economia e proteção? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa