CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Onde fica o Vaticano: informações, atrações, curiosidades e dicas

Você sabe onde fica o Vaticano? O pequeno país possui muitas histórias e atrações imperdíveis para todos os gostos. Confira quais são!

Está planejando uma viagem para o país da bota e quer saber onde fica o Vaticano? Então esse artigo vai te ajudar a responder essa pergunta.

Para ajudar os viajantes a conhecer essa cidade-estado tão importante para o mundo, montamos esse guia com todas as informações sobre o destino, as melhores atrações, curiosidades e dicas de viagem. Vem com a gente!

Cote seu seguros de viagem obrigatório aproveitando dos melhores preços, e ainda com 15% de desconto neste link!

Onde fica o Vaticano: o que fazer pela região?

O Vaticano não é apenas o complexo religioso mais importante do mundo para a Igreja Católica, mas também é uma verdadeira relíquia histórica para toda a humanidade. 

Além da imponente Basílica de São Pedro, onde são realizadas as liturgias dos papas, a cidade do Vaticano abriga museus com verdadeiras relíquias, obras de arte e esculturas de nomes importantes, como Michelangelo. 

No local, é possível conhecer a Praça São Pedro, a tumba de São Pedro e a Capela Sistina, onde ocorrem as escolhas dos papas, além de jardins, cemitérios antigos e muito mais. 

Onde fica o Estado do Vaticano e por quem é governado?

Onde fica o Estado do Vaticano e por quem é governado?
Fonte: Pixabay

Localizado no coração de Roma, capital da Itália, o Vaticano é governado pelo papa, que é a autoridade máxima da cidade-estado e também o chefe dos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Atualmente, o comandante da igreja católica é o Papa Francisco, nascido como Jorge Mario Bergoglio, na Argentina.

Por que o Vaticano é na Itália?

A história do Vaticano começa em 1929, ano em que o Papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini firmaram o Tratado de Latrão

O documento estabelecia que o Vaticano seria um estado independente e teria o direito de receber uma indenização pela perda do seu território no período da unificação alemã.

Cumprindo parte do acordo, a Igreja Católica teve que abrir mão de territórios que foram conquistados durante a Idade Média e reconhecer a cidade de Roma como a capital da Itália. 

Qual a capital do Vaticano?

A capital do Vaticano é basicamente a Cidade do Vaticano, tendo um poder independente da Itália com suas próprias leis e regulamentos. 

O complexo religioso católico tem 44 hectares e uma população estimada de mil habitantes, sendo considerado a menor entidade territorial do planeta comandada por um Estado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para o Vaticano

    Para desembarcar na Itália e conhecer o Vaticano, os turistas precisam fazer a contratação de um seguro viagem que, inclusive, é uma condição obrigatória prevista pelo Tratado de Schengen do qual o país faz parte.

    Além de atender às exigências para entrada no país, o seguro viagem vai te resguardar nas mais diversas situações de emergências, como problemas de saúde, internações, traslado médico e funerário, extravio de bagagem ou perda de voo.

    Para encontrar os melhores planos e com os preços mais vantajosos do mercado, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que ajuda os viajantes a encontrar as melhores ofertas e promoções das principais empresas do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mapa do Vaticano

    A cidade-estado até pode parecer pequena em um primeiro momento, mas não se engane, pois ela conta com os mais diversos ambientes, salas, museus, jardins e muito mais. 

    Para turistar pelo complexo católico e não se perder por suas atrações, confira esse mapa do Vaticano com a localização exata do complexo na capital italiana. Confira!

    O que visitar no Vaticano

    Para te ajudar a elaborar o roteiro dos seus sonhos pela cidade do Papa Francisco, fizemos uma seleção dos lugares que todo turista deve conhecer ao desembarcar em Roma. Dá uma olhadinha e já comece a montar o seu roteiro pelo Vaticano!

    Praça de São Pedro

    Praça de São Pedro
    Fonte: Pixabay

    Ao chegar no complexo, a primeira coisa que se apresenta aos visitantes é a imponente Praça de São Pedro, considerada uma das maiores e mais bonitas do mundo, aos pés da Basílica de São Pedro.

    Construída entre 1656 e 1667 e considerada uma das praças mais famosas do mundo, o lugar apresenta dimensões impressionantes com 320 metros de comprimento, 240 metros de largura e capacidade de abrigar milhares de fiéis.

    Além de ficar impressionado com a sua grandiosidade, certamente as 284 colunas e 88 pilastras que rodeiam o local não passarão despercebidas pelas lentes da sua câmera.

    No alto das colunas, é possível avistar 140 estátuas esculpidas pelos aprendizes de Bernini, em 1670.

    Na capital do Vaticano, o obelisco de 25 metros de altura e suas fontes, no centro da praça, também chamam a atenção no cenário. 

    Basílica de São Pedro

    Localizado na parte de trás da praça, a Basílica de São Pedro é um dos lugares mais disputados entre os turistas que visitam o complexo religioso.

    Considerado o templo católico mais importante do mundo, ela é o local onde são realizadas liturgias comandadas pelo papa, além de abrigar a Santa Sede. 

    Construída entre os anos de 1506 e 1626, a igreja foi consagrada neste mesmo ano, sendo projetada por arquitetos renomados, como Michelangelo, Bramante e Carlo Maderno.

    O templo impressiona pela grandiosidade e apresenta medidas surpreendentes com mais de 100 metros de comprimento e uma cúpula de 136 metros de altura.

    Ao entrar no Vaticano, você ficará impressionado com a grandiosidade do interior do tempo, repleto de imagens, colunas douradas e um altar suntuoso com peças em ouro. 

    Dentro da igreja, é possível conferir obras renomadas como a estátua de São Pedro em seu trono e uma das esculturas mais famosas do planeta, La Pietà, de Michelangelo.

    O lugar possui várias outras obras que valem a sua visita e justamente por isso, recomendamos que o viajante chegue cedo e adquira os ingressos antecipadamente.

    Capela Sistina

    Capela Sistina
    Fonte: Pixabay

    Construída entre os anos de 1473 e 1481, e considerada um dos maiores tesouros da Itália e de todo o mundo, a Capela Sistina é um dos locais mais famosos e visitados do complexo.

    O grande destaque do local são seus afrescos que são belíssimos e cobrem completamente as paredes e o teto da capela. 

    Inclusive, suas pinturas foram feitas por nomes importantes do mundo das artes, como Luca, Michelangelo, Perugino e Botticelli.

    Ao visitar o local, não deixe de observar o teto com pinturas que contam as histórias de gênesis, o primeiro livro da Bíblia, e representam cenas como a Criação de Adão, a Embriaguez de Noé e a Separação da Luz.

    No altar maior, você verá a obra chamada de Juízo Final com dimensões grandiosas, que representa o Apocalipse de São João, criada por Michelangelo. Esse local, sem dúvida, vai te surpreender!

    Museus do Vaticano

    Depois de descobrir onde fica o Vaticano e conhecer algumas das atrações mais interessantes do local, reserve algumas horas para visitar os museus e galerias, que estão entre os mais importantes do mundo.

    Um dos locais que não podem faltar no seu roteiro é a Galleria Borghese, um dos museus mais reputados do mundo, que abriga obras de artistas mundialmente conhecidos, como Rubens, Rafael, Tiziano, Botticelli e Caravaggio.

    Já os Museus Capitolinos guardam verdadeiras relíquias, que estão distribuídas no Palácio dos Conservadores que abriga a figura original da Loba Capitolina.

    Além disso, o local possui outras obras famosas como Ritratto di Carlo I d’Angiò de Arnolfo di Cambio e a estátua equestre de Marco Aurélio.

    No Palácio Novo, as principais obras estão relacionadas a cópias romanas dos originais gregos, como a Vênus Capitolina, uma escultura de mármore que data dos anos 100 e 150 d.C.

    No seu roteiro pela cidade do Vaticano, conheça ainda o Museo Nazionale Romano, dividido em quatro museus, que são o Palazzo Massimo com coleção de joias e moedas romanas de diferentes épocas e o Palazzo Altemps, com esculturas gregas e romanas.

    As Termas de Diocleciano e a Cripta Balbi também são museus que merecem fazer parte da sua lista de atrações.

    Necrópole Vaticana

    Necrópole Vaticano
    Fonte: Blue 439 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A Necrópole do Vaticano é também um local que vale a pena conhecer, já que ele é um antigo cemitério romano, que abriga tumbas de cristãos e pagãos sob a Basílica de São Pedro, logo abaixo das grutas, onde estão enterrados os Papas.

    A sua atração mais famosa, sem dúvida, é a tumba que seria de São Pedro, encontrada há décadas. 

    Para marcar o local, um santuário foi construído sobre seu túmulo. Vale muito a pena percorrer a necrópole, pois é possível ver tumbas de vários papas. 

    Jardins do Vaticano

    Todo o Vaticano, Roma, Itália, é belíssimo com construções imponentes e historicamente importantes.

    Mas além dos imponentes museus, templos e castelos, a região possui belos jardins, que ocupam uma área de 23 hectares, mais da metade da cidade-estado.

    Nessas áreas verdes, é possível encontrar uma arquitetura renascentista com várias estátuas fontes e edifícios, que remontam para o século VI. 

    Se pretende conhecer esses locais, saiba que as visitas pelo complexo já incluem os jardins no roteiro. 

    Curiosidades do Vaticano

    Curiosidades do Vaticano
    Fonte: Unsplash

    Por ser a sede da igreja católica e dona de um rico legado histórico, curiosidades do Vaticano não faltam, o que torna os roteiros ainda mais ricos e interessantes. 

    Separamos alguns dos fatos mais interessantes para você já conhecer esse complexo religioso. Confira!

    Onde os papas vivem?

    O Palácio Apostólico, chamado também de Palácio Papal, Palácio do Vaticano ou Palácio Sagrado, é a residência oficial do papa católico. O local abriga vários edifícios, que estão localizados próximos à Basílica de São Pedro. 

    Esse conjunto de prédios conta com cerca de 11,5 mil aposentos e 20 sítios, que incluem apartamentos papais, museus, biblioteca, além de mil salas destinadas para diferentes finalidades. 

    Quem nasce no Vaticano é?

    Quem nasce no estado do Vaticano é, na verdade, italiano, pois não se trata de um país, mas sim de uma cidade-estado soberana com governo próprio. No entanto, a cidadania só pode ser concedida às pessoas que possuem residência fixa no local.

    O Vaticano é um país rico?

    A resposta é sim. O Vaticano, embora seja uma cidade-estado, está no ranking dos países mais ricos do mundo. Estima-se que o complexo religioso acumula um patrimônio de 6 bilhões de dólares. 

    Dicas do Vaticano

    Dicas do Vaticano
    Fonte: Pexels

    Mas para visitar o complexo e conhecer as melhores atrações, a regra é comprar ingressos com antecedência para ir a alguns lugares, como os museus e a Capela Sistina, que são os lugares mais visitados do Vaticano, Itália.

    É possível adquirir os ingressos para as principais atrações diretamente no site oficial ou nos guichês do local

    Caso você deixe para comprar diretamente no local no dia da visita, prepare-se para enfrentar filas um pouco demoradas, principalmente, na alta temporada, entre os meses de junho e setembro.

    Se desejar, você pode comprar os bilhetes com data e hora marcada, mas nessa modalidade há uma taxa de reserva online.

    Vale lembrar que os ingressos são para conhecer os museus e à Capela Sistina, pois na Basílica de São Pedro, a entrada é franca.

    Outro ponto que merece seu cuidado é quanto às vestimentas, já que o local exige o uso de roupas mais discretas.

    Pra não ter problemas, em atrações como os museus e a Capela Sistina, não vá de shorts, bermudas ou minissaias. Procure usar calças e camisetas mais fechadas, mesmo durante o verão europeu.

    Ao visitar a Capela Sistina, guarde celulares e câmeras fotográficas, pois é proibido fazer fotos do espaço, que fica nas dependências da cidade do Vaticano.

    Para entrar nas dependências do Vaticano, você precisa passar por um detector de metal, por isso, evite levar itens cortantes, como tesouras, saca-rolhas ou canivetes.

    Ao visitar Vaticano, Roma, Itália, claro, que as lembrancinhas não podem faltar. Ao conhecer o complexo, é possível comprar diferentes itens vendidos em lojas, como terços, rosários, camisetas, livros, souvenirs e muito mais.

    Cotação de seguro viagem para o Vaticano

    Agora que você já sabe onde fica o Vaticano e o que visitar no complexo, está na hora de fazer a cotação do seu seguro viagem, pois o governo italiano exige a contratação desse serviço.

    Além de estar dentro das exigências legais para desembarcar no país, lembre-se que o seguro garante a sua tranquilidade e proteção, já que pode te respaldar nas mais diversas situações de emergências.

    No nosso site comparador, Seguros Promo, é possível simular até quatro planos de várias seguradoras para encontrar aquele que mais combina com o estilo da sua viagem e, claro, esteja dentro do seu orçamento.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer explorar as melhores atrações de Roma e do Vaticano com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa