Sintra, Portugal: veja o que visitar e como planejar sua viagem!
Saiba tudo sobre Sintra, Portugal. Veja onde fica, como chegar na cidade a partir de Lisboa, quando ir, o que fazer e outras dicas.
Com um jeitão clássico de cidade medieval, Sintra, Portugal, é um dos passeios mais interessantes para quem está nas redondezas de Lisboa.
Seja em uma viagem bate-volta, seja para pernoitar na vila, os castelos, palácios e museus dão grande valor histórico à esta encantadora região que fica em meio às belezas naturais da Serra de Sintra.
Acredite, Sintra é um daqueles lugares que precisa estar no seu roteiro de turismo em Portugal. Por isso, veja as melhores dicas da cidade!
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Onde fica Sintra em Portugal?
A Vila de Sintra fica muito próxima da capital do país, Lisboa, e está localizada na região central da costa portuguesa, na Serra de Sintra.
Como a capital do país costuma ser a principal porta de entrada em uma viagem para Portugal, os turistas costumam se programar para conhecê-la em um dia.
Qual a melhor maneira de ir de Lisboa para Sintra?
Para entender como chegar, antes é legal saber qual é a distância de Lisboa a Sintra: as duas cidades estão separadas por, aproximadamente, 30 km.
Ciente disso, é fácil imaginar a facilidade existente em como ir de Lisboa a Sintra.
Embora tenham aqueles turistas que preferem alugar um carro e fazer o caminho por conta própria, viajar de trem é super agradável e totalmente indicado. As linhas saem diariamente da Estação Ferroviário do Rossio. O trajeto até o distrito leva cerca de 40 minutos.
Quando ir a Sintra?
A cidade pode ser visitada em qualquer mês do ano, já que possui clima temperado.
A média de temperatura da cidade é próxima dos 14ºC, sendo os meses do verão português, de junho a agosto, os mais secos, ótimos para fazer passeios ao ar livre.
Se quiser aproveitar o bom clima da cidade, ao mesmo tempo em que as atrações vão estar mais vazias, programe a sua viagem para a primavera (março a maio) ou o outono (setembro a novembro).
O seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal
Caso você não saiba, o seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal. Ou seja, sem ele você não poderá desembarcar no país.
Além da obrigatoriedade, o seguro é recomendado porque oferece coberturas para uma série de imprevistos, como acidentes, atrasos ou cancelamento de voos, extravio de bagagem e mais.
Aqui no Seguros Promo, você pode comparar diferentes planos e encontrar o mais indicado para sua viagem. Assim, você garante a tranquilidade e segurança do seu passeio com a economia que merece.
O que vale a pena conhecer em Sintra?
Você já deve estar curioso para saber quais as atrações mais recomendadas e o que ver em Sintra em uma visita à cidade.
É por isso que nós listamos os melhores pontos turísticos e contamos um pouquinho sobre cada um, para te ajudar a decidir quais lugares conhecer quando fizer a sua viagem. Olha aí!
1. Castelos e palácios em Sintra
No centro histórico ou no topo de colinas, os castelos e palácios da cidade de Sintra são as suas principais atrações, que atraem uma boa parte dos visitantes à cidade.
É bem legal notar a arquitetura e as cores empregadas na construção de cada uma destas fortalezas.
Sintra é a cidade portuguesa onde está o Palácio da Pena, um dos mais bonitos de todo o país. No alto da serra, ele chama a atenção pelo colorido e pelos formatos que remetem ao romantismo que se desenham ao redor da natureza.
A decoração interna do palácio ainda está preservada e você vai querer fazer várias fotos.
Ao sair de lá, dá para chegar caminhando ao Castelo dos Mouros. Vale a pena conhecer as ruínas deste castelo medieval, datado do século X, e percorrer suas muralhas, de onde se tem uma vista incrível das paisagens que se estendem até o Oceano Atlântico.
No centro histórico de Sintra, os visitantes também podem conhecer as instalações do Palácio Nacional de Sintra, com acervo que pertenceu a reis e rainhas, e o Palácio de Monserrate, cuja arquitetura é exótica e abriga um lindo jardim.
Não deixe de conferir o horário de visitação para cada uma dessas atrações. Em cada visita, você deverá adquirir o respectivo ingresso.
2. Quinta da Regaleira
Chegamos a uma das atrações turísticas em Sintra que são imperdíveis e não pode faltar no seu roteiro: a Quinta da Regaleira.
Dizem as línguas lusitanas que o lugar é cercado de mistério — estaria ligado aos rituais da maçonaria e à Ordem dos Cavaleiros Templários.
Ao visitar o complexo, os turistas poderão conhecer o palácio que foi residência da família Carvalho Monteiro, com suas passagens subterrâneas e uma incrível sala de brasões, e passear pelos jardins da propriedade.
Mas, sem dúvidas, o Poço Iniciático é a grande atração do local.
Também conhecida como Torre Invertida, é uma galeria subterrânea com 30 metros de profundidade e teria sido construída inspirada na Divina Comédia, de Dante Alighieri.
O público pode escolher entre conhecer o local por conta própria ou fazer a visita guiada. O preço dos ingressos é diferente para cada tipo de visita.
3. Cabo da Roca
Ponto mais ocidental do continente europeu, o Cabo da Roca deve estar em qualquer lista sobre o que conhecer em Sintra, Portugal.
A visita não está ligada apenas ao marco geográfico, mas ao visual impressionante que se tem no local.
Veja o Oceano Atlântico se perder de vista de um lado, fique para observar o entardecer e avistar um cenário incrível. Do outro lado, estará a Serra da Sintra se estendendo morro acima.
É possível chegar ao ponto de carro, percorrendo 20 km até a ponta do mar. Item obrigatório do passeio: alguma roupa para se proteger dos ventos fortes que sopram na região.
4. Vila Sassetti
No caminho para os castelos localizados no pico da Serra de Sintra, a Vila Sassetti é um daqueles locais que vale a parada para conhecer tanto o seu edifício quanto os jardins.
Construído no fim do século XIX como residência de verão, o complexo foi revitalizado pela administração pública de Sintra e chega a receber 20 mil visitantes por mês.
Dá para curtir os aconchegantes jardins e fazer belas fotos antes de seguir para o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.
Das curiosidades de Sintra: mesmo sendo revitalizado recentemente, a Vila Sassetti está incluída na lista de Patrimônios da Unesco da cidade.
5. Chalet e Jardim da Condessa D’Edla
Ao visitar o Palácio e o Parque da Pena, aproveite para conhecer outro ponto turístico por lá: o Chalet e Jardim da Condessa D’Edla.
Pareceu um nome bastante requintado? Pois o local faz jus a quem o ocupou! O chalé foi construído para receber Don Fernando II e sua amada Elise Hensler, que recebeu o título de Condessa d’Edla.
No interior do chalé, a decoração de murais e azulejos ilustra a paixão que ambos tinham pelas artes. Os jardins são considerados uma atração à parte para quem inclui este ponto em seu roteiro pela cidade.
6. Fonte Mourisca
Na lista sobre o que conhecer em Sintra, Portugal, não deixe de incluir a Fonte Mourisca, um dos símbolos do distrito português.
Construída em estilo árabe, ela está localizada bem perto do centro histórico e é parada obrigatória.
Símbolo da arquitetura modernista da década de 1920, ela é obra do escultor José da Fonseca. Nas palavras do próprio artista, ela tinha como objetivo “dignificar a água mais apreciada de Sintra”. Vale a pena conferir este marco da arquitetura local.
7. Museus
Se os palácios em Sintra representam um recorte histórico da cidade, ver os museus vai deixar o passeio dos visitantes ainda mais completo.
É interessante perceber a variedade das temáticas dos museus que destacamos.
O Museu Anjos Teixeira expõe obras dos artistas da família Anjos Teixeira: o pai, Arthur, e o filho, Pedro. Já o News Museum é um espaço bastante interativo, que percorre a história da comunicação até à contemporaneidade.
Há também o Museu das Artes de Sintra, que apresenta acervo de esculturas e obras dedicadas ao modernismo. Ou seja, tem visita para todos os gostos nesses espaços culturais e artísticos.
O que ver em Sintra em um dia?

Muitos visitantes que passam por Sintra escolhem o destino para fazer o bate e volta de Lisboa até a cidade, conhecendo suas atrações em apenas um dia.
Quem se propõe a descobrir o que fazer em um dia em Sintra consegue visitar as principais atrações. Mas não podemos deixar de recomendar passar uma noite por lá.
Visite os pontos turísticos durante o dia, escolha um bom hotel na vila ou redondezas e tenha uma noite agradável em algum dos restaurantes da cidade antes de prosseguir com seu roteiro por Portugal.
Como se locomover em Sintra?
Não é preciso se preocupar quanto a locomoção em Sintra. A cidade é pequena e é bem possível percorrer os seus pontos turísticos caminhando.
Aqueles que desejam evitar o esforço podem optar também pelos ônibus e táxis na cidade.
O ônibus turístico 434, por exemplo, percorre o chamado Circuito da Pena, levando os turistas por atrações como o Palácio da Pena e o Palácio da Vila, o Castelo dos Mouros e também ao Parque da Liberdade.
Carro é uma opção? Com certeza, mas saiba que as ruas da cidade são estreitas, e durante a alta temporada, é muito difícil encontrar vagas. Na dúvida, melhor evitar.
O que comer em Sintra?
Portugal tem pratos típicos que não podem passar batidas ao visitar o país. Em Sintra, a recomendação vai para os doces encontrados na cidade.
A Casa Piriquita é a doceria mais conhecida de Sintra. Lá você pode provar os travesseiros de piriquita, um pastel doce recheado com creme de ovos; os pastéis de Cruz Alta, que homenageiam o ponto mais alto da serra, e as tradicionais queijadinhas.
Para um almoço ou jantar, o Cantinho do Lord Byron une comida boa, arquitetura agradável e história — sim, a menção é ao poeta inglês Lord Byron, que passou por Sintra.
Como é o custo de vida em Sintra, Portugal?
O custo de vida em Sintra é considerado mais baixo do que o de Lisboa, mas um pouco mais caro do que outros destinos portugueses.
Considerando gastos essenciais, como aluguel, contas básicas, alimentação e lazer, é possível viver na cidades com um valor mensal a partir de 1.500 euros.
O aluguel, dependendo da localização, pode custar a partir de 700 euros, e lugares afastados do centro da cidade. Já contas básicas de internet, TV, entre outros, pode sair a partir de 60 euros por mês.
O custo mensal do mercado pode ficar a partir de 150 euros, enquanto o transporte fica a partir de 40 euros.
Garanta agora o seu desconto no seguro viagem!
Agora que você já sabe o que fazer em Sintra, Portugal, não deixe de garantir as melhores promoções de seguro viagem aqui do Seguros Promo.
Assim, você fica protegido diante de diversos cenários, e ainda atende as exigências da imigração portuguesa.
Faça a sua cotação para encontrar planos completos pelo melhor custo-benefício do mercado!
Saiba mais sobre Portugal:
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

