Tromso, Noruega: o que ver na capital da aurora boreal
Tromso, Noruega é uma cidade repleta de belezas e pontos turísticos que encantam qualquer um. Não deixe de conhecer essa cidade!
Tromso, Noruega, é considerada a capital mundial da aurora boreal, mas reúne atrações que vão muito além do espetáculo de cores no céu noturno.
Teleféricos nos Alpes, fiordes que parecem saídos de cenários de filmes, observação de baleias no Polo Norte e muito mais esperam pelo viajante nesse destino europeu.
Neste artigo você encontra o guia definitivo para curtir tudo o que Tromso tem a oferecer e dicas para aproveitar ainda mais a sua viagem. Vamos lá!
Cote seu seguro viagem no Seguros Promo com 15% de desconto.
Tromso, Noruega: quando ir, passeios e dicas práticas
A maioria das pessoas que planeja viajar a Tromso, Noruega, tem em mente ver de perto o espetáculo das luzes do norte, a chamada aurora boreal.
O motivo não é difícil de entender: o céu noturno é colorido por rajadas de luzes neon produzidas pela radiação solar em contato com o campo magnético da Terra, gerando um show de cores.
No entanto, nem só de aurora boreal vive a cidade! Tromso também é um destino incrível para quem quer ter contato com a natureza em cenários glaciais incríveis.
Já imaginou passear em trenós puxados por cachorros, observar baleias em seu habitat natural e curtir passeios para conhecer os imponentes fiordes recortados pelo mar?
Vamos apresentar algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença na sua viagem. Separe caneta e papel e confira tudo o que você precisa saber sobre Tromso!
Onde fica Tromso?
A cidade de Tromso fica no Ártico, na porção mais ao norte da Noruega, em uma localização que rendeu títulos curiosos para a cidade.
Afinal, ficam em Tromso alguns dos lugares mais ao norte do mundo: universidade, cervejaria, jardim botânico e planetário mais setentrionais do planeta.
Mapa de Tromso, Noruega
Isolada de quase tudo, no topo do mundo, a cidade de Tromso pode ser um destino incrível para suas férias. Confira no mapa!
Como ir a Tromso, Noruega?
Chegar até o destino não é tarefa das mais difíceis. Apesar de não existirem voos diretos do Brasil à cidade. Mas é possível pegar voos com escalas, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tem oferta diária de voos para Tromso, Noruega pela Latam e pela Lufthansa.
Se você já estiver na Europa e decidir “esticar” a sua viagem até a capital da aurora boreal, prepare-se para uma viagem longa: estamos falando da cidade mais ao norte do mundo.
A distância de Oslo a Tromso é de quase 1.800 quilômetros e chegar até lá de barco ou carro pode levar dias!
Por isso, a maneira mais prática de visitar a capital da aurora boreal é pelos ares: existe boa oferta de voos a partir de diversas cidades europeias, como Oslo, Bergen, Londres, Estocolmo e São Petersburgo.
Prepare sua viagem a Tromso com segurança!
Para visitar Tromso, Noruega, e os principais destinos turísticos da Europa o viajante precisa contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, uma exigência dos países-membros do Tratado de Schengen.
Mais do que obrigatório, o seguro viagem é um item importantíssimo para qualquer viajante, pois garante uma série de coberturas, serviços e benefícios que podem salvar a sua viagem em caso de imprevisto.
Com um investimento a partir de R$ 17 por dia você tem direito a atendimento médico e odontológico, seguro de bagagem, auxílio em caso de voo atrasado ou cancelado, traslado médico ou funerário e muito mais.
Você encontra o seguro viagem ideal para a sua viagem pelo melhor preço do mercado em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e planos indicados para a sua necessidade.
Faça uma cotação no Seguros Promo e garanta essa tranquilidade para a sua viagem com quem mais entende do assunto!
Clima em Tromso
Não importa a época do ano, a temperatura em Tromso, Noruega está sempre baixa para os padrões brasileiros e não varia muito de acordo com o mês.
No verão, de junho a setembro, é raro que os termômetros passem de 15ºC. Mesmo assim, não há época melhor para aproveitar os passeios ao ar livre e conhecer o fenômeno do sol da meia noite.
No inverno o frio é intenso, com média de -4ºC de novembro a março, mas nem o frio afasta os viajantes interessados em ver a aurora boreal.
Quando ir a Tromso?
A melhor época para viajar a Tromso varia de acordo com o gosto pessoal do viajante e a finalidade da viagem, mas, em geral, a estação com maior movimento turístico é o inverno, período da aurora boreal na Noruega.
A partir do fim de novembro e até meados de março a noite é um período de escuridão praticamente total, o que facilita a vida dos caçadores da aurora boreal, que ficam ainda mais brilhantes em contraste com o breu noturno.
Caso seja a sua intenção conhecer o sol da meia noite, é melhor agendar sua viagem para o verão.
O que fazer em Tromso, Noruega?
Em Tromso, Noruega, o turismo gira em torno dos fenômenos polares do sol da meia noite e da aurora boreal, mas há muito mais atrações na cidade mais setentrional do planeta.
Confira o que fazer em Tromso!
Catedral do Ártico
A Catedral do Ártico é um dos principais cartões-postais de Tromso, tendo sido construída na década de 1960 com um design modernista, inspirado na região ártica, com cor e formato de iceberg.
O prédio é considerado um ícone da arquitetura escandinava e chama a atenção de longe, com uma fachada de vidro que reflete as cores do sol.
Teleférico Fjellheisen
O Teleférico Fjellheisen fica pertinho da Catedral do Ártico e leva o visitante até o ponto mais alto da montanha Floya, que rodeia Tromso.
O valor do ingresso pode ser um pouco salgado para os viajantes mais econômicos: 230 NOK, cerca de 22 euros.
Se você prefere economizar, mas não quer deixar de contemplar a vista do alto da Floya, vale a pena subir a trilha sinalizada que leva até a estação final do teleférico, com duração estimada de 2 horas.
Vale lembrar que a montanha Floya é um dos melhores lugares de Tromso para ver tanto o sol da meia noite quanto a aurora boreal!
Centro Comercial
Os viajantes que gostam de bater perna e ir às compras não podem deixar o Centro Comercial de fora do roteiro por Tromso! A região é compacta, mas concentra dezenas de lojas.
Pode ser uma boa oportunidade para comprar calçados e roupas para o inverno por um bom preço ou simplesmente conhecer os melhores bares e restaurantes da cidade.
Vale a pena caminhar com calma pelo centro para descobrir museus, igrejas, galerias de arte e lojinhas cheias de charme.
Passeio pelos fiordes
Um dos principais passeios turísticos disponíveis em Tromso, Noruega é o cruzeiro pelos fiordes, que pode ser feito durante praticamente o ano inteiro, com exceção do inverno.
Tromso é carinhosamente chamada de “cidade dos fiordes”, grandes fendas nas montanhas por onde o mar avança e cria paisagens incríveis.
Várias agências oferecem passeios de barco pelos fiordes, mas os viajantes que não têm medo do frio podem encarar passeios de caiaque nas águas geladas do Oceano Ártico.
Passeios de trenó
Já imaginou passear de trenós movidos por cachorros ou pelas simpáticas renas? No inverno de Tromso você pode!
A estação mais gelada do ano é a única época em que a neve tem profundidade suficiente para que os trenós de madeira percorrem as mais belas paisagens árticas.
O passeio é bem turístico e dura cerca de 2 horas, mas pode ser uma oportunidade ímpar para conhecer mais sobre a cultura local e seu respeito aos animais.
Observação de baleias
Quem gosta da natureza e vai viajar entre os meses de outubro e fevereiro poderá fazer os incríveis safáris de baleias para ver de pertinho as gigantes do mar em migração.
Diferentes espécies se dirigem à região de Tromso para se alimentar com os peixes arenques durante o inverno, como jubartes e orcas, entre outras.
A melhor maneira de ver os animais marinhos é encarando passeios de barco que podem durar até 6 horas, organizados por agências especializadas da cidade.
Além de ver baleias e outros animais, o viajante ainda aprende mais sobre os hábitos de vida dos bichos e as diferenças entre cada espécie.
Aurora boreal em Tromso, Noruega
Existe uma grande possibilidade de que você só tenha chegado a este artigo com o interesse de descobrir como ver a aurora boreal na Noruega.
A maior parte dos viajantes que planeja conhecer Tromso tem o espetáculo de luzes do norte como principal finalidade da viagem. É fácil entender o porquê.
Os ventos solares se chocam com o campo magnético da Terra e geram incríveis luzes em diferentes tonalidades no céu noturno do Ártico, atraindo visitantes do mundo inteiro.
Ver o fenômeno, porém, requer planejamento e timing, já que a aurora boreal acontece apenas quando as condições climáticas estão ideais, durante o inverno.
Isso quer dizer que existe a probabilidade de que você não consiga ver as luzes do norte em uma primeira tentativa. Recomenda-se que o viajante reserve alguns dias de viagem em Tromso para aumentar as chances de assistir ao fenômeno.
A boa notícia é que já existem aplicativos de celular capazes de ajudar o viajante a conferir as condições climáticas e as localizações em que a aurora boreal pode acontecer, como o AuroraNow e o AuroraAlerts.
O que fazer em Tromso no verão?
Tromso pode ser um agradável destino de verão, desde que você não esteja procurando por sol escaldante ou praias animadas.
As temperaturas amenas nesta época do ano são ideais para atividades ao ar livre, como trekking pela montanha e passeios de caiaque nos fiordes.
Além disso, é no verão que ocorre o fenômeno das noites polares, também conhecido como sol da meia noite: de maio a julho o sol simplesmente não se põe e ilumina o céu de Tromso 24 horas por dia!
Quantos dias ficar em Tromso?
Se você quer incluir Tromso em seu roteiro Noruega, é melhor reservar pelo menos de três a quatro dias para conhecer as belezas locais e os principais passeios.
Esse período mínimo é ainda mais recomendado para quem quer ver a aurora boreal, já que não existe garantia de que você conseguirá ver o fenômeno no primeiro ou no segundo dia.
Quanto custa uma viagem para Tromso?
Está se perguntando quanto custa uma viagem para ver a aurora boreal? Pesquisamos os preços mais atualizados para te ajudar a montar o seu planejamento!
No segundo semestre de 2020, o viajante gastava diariamente cerca de 350 NOK (pouco mais de 30 euros) para se alimentar e 800 NOK (mais ou menos 75 euros) em hospedagem.
Incluindo gastos com passeios e compras, uma pessoa deve gastar cerca de 1.000 NOK (cerca de 100 euros) por dia.
As passagens aéreas são o principal gasto do viajante: ida e volta de Guarulhos (SP) a Tromso pode custar, em média, R $6.500.
Para economizar alguns reais em passagens, faça pesquisas de preço e compre com antecedência de 60 a 120 dias em relação à data da viagem.
Você pode comparar as melhores ofertas em nosso site de buscas, Vai de Promo, que te ajuda a viajar muito gastando pouco: acione o alerta para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alterações de preço!
*preços de pesquisados em dezembro de 2020
Conheça os melhores planos de seguro viagem para Noruega
Antes de fazer suas malas para conhecer todas as belezas e atrações de Tromso, Noruega, não se esqueça de contratar um seguro viagem Europa com cobertura mínima no valor de 30 mil euros.
Item obrigatório para quem vai viajar até a Europa, o seguro viagem garante a tranquilidade que você precisa para viajar, oferecendo cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e muito mais.
O viajante encontra o seguro viagem mais barato do mercado, a partir de R$17 por dia, em nosso site de buscas, Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado para garantir o menor preço.
Visite a nossa página e faça uma cotação para encontrar o seguro viagem ideal para o seu perfil de viajante.
Conhecer a capital da aurora boreal com economia e tranquilidade? De Promo você pode!
Leia também: