CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital da Suíça: qual é, onde fica e atrações turísticas

O que fazer durante uma visita a Berna, capital da Suíça? Conheça todos os atrativos que você precisa conhecer, junto com um mapa e mais informações úteis!

Diferente do que muitas pessoas pensam, a capital da Suíça é a cidade de Berna, que embora menos popular do que Zurich, é um destino cheio de encantos com paisagem medieval, belos parques e muita festa. 

Ao fazer um tour pelo país, que tal incluir Berna no seu roteiro de viagem? Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre essa cidade, onde fica, como ir e as principais atrações turísticas.

Confira o seguros de viagem ideal para a Europa com 15% de desconto neste link!

Capital da Suíça: 9 passeios imperdíveis em Berna

Inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, a cidade de Berna ganhou esse título em razão dos seus edifícios em estilo medieval que se encontram na Cidade Antiga, que se manteve preservada até hoje.

Mas as atrações da capital não param por aí! Berna é famosa ainda pelas suas áreas de lazer, parques e museus, que mantêm viva a história do país. 

As igrejas, palácios e torres também fazem parte dos roteiros turísticos e revelam-se verdadeiras jóias para a cultura e tradições do país. 

Independentemente do período que deseja viajar para a Suíça, saiba que a cidade sedia diversas festas e eventos ao longo do ano, contribuindo ainda mais para um roteiro divertido e alegre.  

Então, sempre que estiver por lá, é sempre bom ficar de olho na programação cultural para curtir tudo que a capital tem de melhor.

Qual é a capital da Suíça?

Qual é a Capital da Suíça
Fonte: Pxhere

Como já mencionamos logo no início deste artigo, a capital do país é a elegante Berna que, diferente de várias capitais do mundo, tem uma extensão territorial pequena, com pouco mais de 50 quilômetros quadrados e cerca de 130 mil habitantes.

Onde fica Berna?

Berna encontra-se no planalto suíço, a cerca de 20 quilômetros ao norte dos Alpes Berneses, a oeste da região central do país, cortada pelo Rio Aar, que embeleza ainda mais a paisagem da região. 

Para os turistas que planejam um turismo por toda Suíça, saiba que de Lucerna a Berna, a distância é bem curta de pouco mais de 60 quilômetros e a viagem tem duração de menos de 1 hora e meia.

Mapa da capital da Suíça

Embora seja uma cidade com uma extensão territorial relativamente pequena, ela possui muitas atrações que estão espalhadas por diferentes regiões. Por isso, para conhecer os locais mais interessantes da capital da Suíça, mapa não pode faltar.

Pensando em te ajudar nessa etapa, elaboramos um guia turístico da cidade com tudo que você precisa saber antes de desembarcar em território suíço.

Como ir de Berna a Zurich?

Se, além de turistar pela capital Berna, você também deseja incluir a cidade de Zurich, Suíça, saiba que ambos os destinos ficam bem próximos, a cerca de 120 quilômetros de distância.

A vantagem de viajar entre as cidades é que você pode fazer o trajeto de trem ou de  ônibus em um percurso que dura cerca de uma hora.

Para os turistas que pretendem alugar um carro para viajar entre Berna e a cidade de Zurique, o trajeto é ainda mais rápido e seguro, uma vez que as rodovias possuem ótima infraestrutura.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Proteja sua viagem: planos de seguro ideais para a Suíça

    Conhecer a capital suíça será uma experiência incrível; afinal, você terá a oportunidade de mergulhar em uma cultura riquíssima, admirar paisagens naturais de tirar o fôlego e conhecer lugares milenares.

    Mas para que a sua viagem para a cidade de Berna ocorra sem transtornos, é importante estar protegido diante de qualquer eventualidade, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

    Ao fazer o seu planejamento, não se esqueça de colocar no topo da lista a contratação de um seguro viagem que, além de garantir a sua tranquilidade, também é item obrigatório para entrar no país.

    Na hora de contratar os seguros ideais para a Suíça, concentre as suas buscas na nossa plataforma buscadora, Seguros Promo, que reúne opções vantajosas para os mais diversos destinos nacionais e internacionais.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    No nosso site, é possível simular até quatros planos com diferentes coberturas, a fim de encontrar aquelas opções ideais para a sua proposta de viagem e também que esteja dentro do seu orçamento.

    O que fazer em Berna, na Suíça?

    Na sua viagem para a Suíça, o que fazer em Berna não será um problema. Afinal, a cidade é repleta de prédios históricos, museus, palácios, parques e muito mais.

    Para montar um roteiro com as atrações mais imperdíveis, listamos aqui 9 lugares que todo turista deve conhecer na capital.

    1. Centro Velho

    Centro Velho em Berna
    Fonte: Unsplash

    É impossível não se encantar com Centro Velho de Berna, desenhado por ruas estreitas e com calçamento de pedra, construções erguidas entre os séculos XII e XV, que, inclusive, fazem parte do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. 

    No local, você encontrará casarões e edifícios em estilo medieval, fontes decoradas e monumentos importantes, como o Relógio Zytglogge Turm, erguido no século XII.

    Na capital da Suíça, a catedral de estilo gótico tardio suíço, no centro histórico, também deve ter lugar garantido no seu roteiro, já que ela respira história e tradições. Seu canário tem cerca de 100 metros de altura.

    Reserve algumas horas para percorrer a região, pois, há muitos locais interessantes para conhecer, além desses locais que já citamos.

    2. Museu Histórico de Berna

    Considerado o segundo maior centro museológico do país, o Museu Histórico de Berna, projetado pelo arquiteto de Neuchâtel André Lambert em 1894, abriga coleções que contam a história da cidade, desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.

    Além disso, o espaço reúne também peças e artefatos em exibição permanente de outros lugares do mundo, como a Ásia, América, Oceania e Egito.

    O Museu Histórico de Berna é muito importante para a cultura suíça, já que é dono de peças e artefatos relevantes de diferentes períodos. 

    3. Catedral de Berna

    Catedral de Berna
    Fonte: Pxhere

    A Catedral de Berna é um verdadeiro símbolo para a capital, além de ser considerada o templo mais alto do país, já que a sua torre tem cerca de 100 metros de altura.  

    Suas obras foram iniciadas em 1421 e somente foram concluídas em 1893, preservando seu estilo gótico, que pode ser observado tanto na fachada quanto nas áreas internas e na nave da igreja.

    É possível observar monumentos religiosos, como uma escultura que representa o “Julgamento Final” do Cristianismo e uma imagem do Arcanjo Miguel com uma espada levantada. Em todo o local, há mais de 200 esculturas entre originais e réplicas.

    3. Parque dos Ursos

    Ao escolher o que fazer em Berna na Suíça, o Parque dos Ursos é parada obrigatória. Símbolo da cidade, os ursos são as atrações mais populares entre os turistas e você poderá avistar os animais perambulando por todo o ambiente.

    Ao todo, são mais de 6 mil metros quadrados de área, que se estende desde o fosso de ursos até as margens do rio Aare.

    O espaço, inaugurado em 2009, está associado ao antigo fosso original onde ficavam os animais no passado. Hoje em dia, os bichos podem andar livremente, fazendo a alegria dos visitantes.

    4. Rosengarten

    Rosengarten
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Mike Lehmann

    No verão, o  Rosengarten faz o maior sucesso tanto entre os visitantes quanto entre os moradores locais. O parque é belíssimo e possui amplos gramados e jardins, que ficam ainda mais bonitos em temporadas mais quentes. 

    Ao visitar o local, é fácil avistar pessoas fazendo piquenique, praticando atividade física ou apenas fazendo caminhadas.

    No parque, há ainda um restaurante com terraço que fica sempre cheio aos finais de semana e também no verão.  O mais legal é que o parque fica em uma região mais alta, de onde é possível ter uma bela visão da capital.

    5. Zentrum Paul Klee

    Na sua viagem para a cidade de Berna, Suíça, pontos turísticos como o Zentrum Paul Klee não podem faltar na sua lista.  O local é, na verdade, um museu que conta a história da vida e obra de Klee, um artista suíço-alemão famoso pelo seu estilo bem próprio.

    Além de ser um prédio belíssimo com arquitetura moderna, por todos os seus espaços, você poderá conferir mais de 4 mil obras do artista, como pinturas e muitas outras peças sobre fatos da vida do artista.

    O museu tem dois andares, um deles dedicado às obras de Paul Klee, e o outro para mostras temporárias que mudam ao longo do ano.

    6. Palácio Federal da Suíça

    Palácio Federal da Suíça
    Fonte: Pixabay

    Nas suas andanças pela capital Berna, não deixe também de visitar o Palácio Federal da Suíça, um edifício impotente e cheio de significado não somente para a cidade, mas também para todo o país.  

    É possível fazer visitas guiadas pelas dependências do palácio, onde é possível conhecer salas de reuniões, escritórios, saguões e muitos outros locais. O espaço abriga ainda o Conselho de Estado e o Conselho Nacional.

    As visitas acontecem todos os dias da semana, mas para garantir seu ingresso, é bom fazer uma reserva com antecedência.

    7. Gurten

    Em dias de verão quando as temperaturas estão altas e o sol brilha forte, o Gurten ganha destaque nos roteiros e também no dia a dia dos moradores locais.

    Localizado a quase 900 metros acima do nível do mar, o espaço possui uma imensa área de gramado e oferece uma visão belíssima da cidade e também do rio que banha a capital Berna.

    Além de ser um reduto para amantes da natureza, o parque também recebe muitos festivais, eventos e seminários, além de oferecer observação do céu por meio de telescópio que existe no local.

    No inverno, Gurten se transforma em uma estação de esqui com pista de trenó e um pequeno teleférico.

    8. Festas em Berna

    Festas na Capital da Suíça
    Fonte: Pxhere

    Além de ser dona de atrações históricas e parques belíssimos, a cidade também é famosa por sediar diversas festas e eventos ao longo do ano.

    Entre os festivais mais famosos está o Bern Jazz Festival, que acontece entre os meses de março e maio e atrai pessoas de todas as partes do país. 

    Se pretende viajar nos meses próximos ao verão, não deixe de participar do Festival de Dança de Berna, que faz o maior sucesso no mês de junho quando as temperaturas começam a subir. 

    Em julho, quando chega o verão, o Festival de Gurten é a grande atração da temporada, já que a cidade vira palco de apresentações de artistas nacionais e internacionais.

    No mês de agosto, a sensação é o Festival de Artistas de Rua, que garante a alegria e a atmosfera vibrante na capital.

    Hotéis em Berna, Suíça

    Mesmo sendo uma cidade pequena, Berna tem os mais diversos tipos de acomodações que agradam todos os bolsos e gostos. 

    Na hora de escolher um local para se hospedar, a região central é uma boa opção por concentrar uma grande quantidade de atrações, além de comércios e opções de transporte.

    Para quem quer fazer outros passeios além da capital, fique na região próxima à Estação Ferroviária para facilitar o acesso.

    É possível também se hospedar em regiões mais distantes que, embora sejam mais tranquilas, possuem um ótimo custo-benefício.

    Para quem não dispensa luxo e sofisticação, o Best Western Plus Hotel é uma excelente opção, pois é classificado com quatro estrelas e oferece quartos confortáveis, restaurante, bar e espaços para reuniões. 

    Com uma proposta mais simples, mas, ao mesmo tempo, confortável, está o Hotel Savoy Bern, com serviços de quartos classificados como excelentes, ótimo restaurante e quartos com boa estrutura. 

    Já os turistas que preferem uma opção com ótimo custo-benefício, o Ibis Bern Expo, com uma proposta mais casual e preços mais convidativos é uma boa opção. 

    O Am Pavillon também é um hotel mais em conta com quartos mais simples, mas sem perder o conforto.

    Quantas cidades tem a Suíça?

    Quantas cidades tem a Suíça?
    Fonte: Pexels

    Localizado na Europa Central, a Suíça é dividida em 16 estados que, juntos, contabilizam pouco mais de 100 municípios. Além da capital Berna, as principais cidades da Suíça são Zurique, Genebra, Basileia e Lausana.

    Viaje para Berna com segurança e economia!

    Ficou interessado em incluir a capital da Suíça no seu roteiro pela Europa? Então, é bom começar os preparativos para conhecer uma das cidades mais lindas do país e viver momentos de pura história e belas paisagens naturais.

    Entre os cuidados necessários para viajar para o país, lembre-se que a contratação de um seguro é o principal deles, já que, além de ser item obrigatório, é também a garantia de uma viagem protegida.

    Para encontrar as coberturas que mais combinam com a proposta da sua viagem e os preços que cabem no seu bolso, utilize a nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne planos de empresas confiáveis e que garantem os melhores benefícios.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar com tranquilidade, segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa