CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Graz, Áustria: 10 pontos turísticos na segunda maior cidade austríaca

Jovem e multicultural, Graz, Áustria, possui uma intensa vida noturna e um dos centros históricos mais conservados da região. Explore este destino incrível!

Graz, Áustria, pode não carregar toda a fama da capital Viena ou ser a cidade mais lembrada no país, mas proporciona uma viagem bastante divertida e cultural.

Preservando uma herança histórica apreciada nas construções medievais e monumentos, ela propõe uma viagem no tempo e um resgate às suas tradições

E quando a noite cai, nada é monótono: o astral jovem toma conta e contagia os visitantes deste importante centro universitário austríaco.

Venha descobrir tudo o que você precisa saber sobre Graz: o que fazer, quando e como viajar para lá, e dicas para aproveitar a estadia em um destino espetacular!

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Graz, Áustria: saiba como aproveitar o melhor da cidade

À primeira vista, você pode se espantar ao saber que Graz é a segunda maior cidade da Áustria. Mas é isso mesmo! Com quase 291 mil habitantes, ela só fica atrás de Viena.

Se ainda assim parecer pequena, como a maioria dos municípios austríacos, é na quantidade e na beleza dos seus pontos turísticos que ela vai te conquistar.

Graz tem um dos centros históricos melhor preservados da Europa Central! As construções renascentistas e medievais valeram à região o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Junto aos símbolos mais antigos, a cidade respira modernidade no seu núcleo jovem de universitários e em monumentos como o Kunsthaus Graz e o Murinsel, construídos em 2003 em razão da nomeação como “Capital Cultural da Europa” no mesmo ano.

Se este destino é uma completa novidade para você, saiba que dá para aproveitá-lo muito bem.

Afie o inglês, muito bem falado pelos locais (embora o alemão seja o idioma oficial), alugue uma bicicleta, meio de transporte muito utilizado por lá, e siga para descobrir cada cantinho de um lugar da Áustria receptivo e cheio de belezas.

Como chegar em Graz?

Graz Austria como chegar
Fonte: Pixabay

Bem conectada à destinos importantes da Europa, como Roma, Berlim e a própria Viena, Graz pode ser visitada pelo ar ou pela terra, de diferentes meios.

Porém, o jeito mais rápido e prático continua sendo o avião. Não existem voos diretos saindo do Brasil, mas com duas ou três escalas se chega ao Aeroporto de Thalerhof, a 9 km do centro da cidade.

Lá, os turistas podem optar por utilizar o transporte público ou táxis para acessar a região central.

As viagens de ônibus e trem também são bastante comuns: não à toa, o país é um dos destinos preferidos para viagens no estilo mochilão.

Desde Viena como de destinos próximos nos países vizinhos, encontra-se boas ofertas de linhas e preços. A viagem é super confortável e premia os viajantes com belíssimas paisagens, que podem ser avistadas pelas janelas.

Mapa de Graz, Áustria

Capital da província da Estíria, Graz está localizada no sudeste da Áustria, distante 200 km da capital do país, Viena.

Por sua posição no mapa, é bastante comum que alguns turistas programem viagens bate e volta vindos de destinos da Eslovênia (Maribor está a cerca de 50 km) e da Croácia.

O rio Mur praticamente divide ao meio o município de Graz, Áustria. Mapa na mão, é só conferir a localização dos principais pontos turísticos e planejar o melhor roteiro.

Seguro viagem para Áustria é obrigatório?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como nem todos os países europeus exigem a contratação do seguro viagem, é bastante comum ficar em dúvida antes de embarcar: afinal, o seguro é obrigatório na Áustria?

A resposta é sim! Para entrar no país e conhecer cidades maravilhosas, como Viena e a própria Graz, turistas brasileiros devem contratar o seguro viagem internacional.

Esta exigência está de acordo com as diretrizes do Tratado de Schengen, acordo de livre trânsito assinado por 26 países europeus.

E qual a melhor forma de garantir o seu seguro viagem? Com o Seguros Promo, é claro! Você encontrará os preços mais baratos do mercado e uma cobertura completa para oferecer tranquilidade ao seu passeio.

Qual é a melhor época para viajar para Graz?

Durante o ano todo, Graz se mostra um destino muito agradável para receber visitantes de qualquer lugar do mundo. O que mudará serão os cenários e, talvez, alguns passeios.

A escolha vai depender, então, do gosto pessoal e da sua programação de viagem.

Nos meses de verão, por exemplo, os dias são mais longos e as temperaturas em Graz, Áustria, ficam bastante propícias para aproveitar suas atrações (média próxima dos 20º graus).

Porém, vale lembrar que este período, de julho a setembro, é alta temporada e os preços aumentam. Por isso, muita gente viaja em maio ou junho, ainda na primavera.

o inverno deixa Graz ainda mais charmosa, com as feirinhas de Natal que embelezam a cidade. Mas, como é de se esperar, a temperatura é baixa, com médias negativas em dezembro e janeiro e bastante neve para pintar telhados e ruas de branco. 

O que fazer em Graz, Áustria?

Se a sua próxima viagem para Áustria terá Graz como destino, é hora de descobrir os melhores pontos turísticos da cidade.

Na nossa lista de o que visitar em Graz, Áustria, separamos 10 atrações que não devem ficar de fora do seu roteiro pelo destino. Saiba mais sobre eles!

1. Hauptplatz

Graz Austria hauptplatz
Fonte: Pixabay

Comece o seu passeio pela Hauptplatz, considerada o coração de Graz. Afinal, estamos falando da praça principal da cidade, um ótimo ponto de partida para os visitantes.

A Hauptplatz abriga a Rathaus, que é a prefeitura do município. Casas históricas e alguns pontos turísticos também estão ali, entre eles: a fonte do arquiduque Johann, o Palácio Stürgkh e, nas proximidades, o Landeszeughaus, conhecido por Museu Arsenal.

É um ótimo lugar para admirar a arquitetura das construções e tomar uma bebida nos restaurantes e cafés da região.

Também é uma área cheia de lojinhas para fazer algumas compras. No período natalino, a praça é tomada pelos mercados de Natal, ficando ainda mais bonita.

2. Schloßberg

Quando descobrir o que fazer em Graz, Áustria, o turista verá que Schloßberg não pode ficar de fora de nenhum roteiro.

Trata-se, talvez, do principal cartão-postal da cidade. Um parque público no alto de uma colina, bem no centro de Graz, e cheio de atrações que valem muito a visita.

Grande parte do antigo castelo que ocupava a colina foi destruída pelas tropas de Napoleão. O que restou do forte foi transformado em atrações turísticas, entre museus, um jardim, cafés e restaurantes.

No Schloßberg, é possível ver de perto a Torre do Relógio (Uhrturm), que ali está desde o século XIII.

É claro, além das atrações, a vista panorâmica do alto do parque é de impressionar os turistas. 

O acesso a Schloßberg pode ser feito por uma trilha, a pé, ou de funicular.

3. Schloss Eggenberg

Graz Austria schlass eggenberg
Fonte: Pixabay

Fuja um pouco do centro histórico para conhecer o Schloss Eggenberg: um belíssimo palácio em que o barroco e o rococó se misturam em sua arquitetura.

O prédio também é cercado por jardins e uma extensa área verde. Tudo ali, sem dúvidas, vale uma visita.

Nos salões do palácio, construído no século XVIII, estão expostas coleções de pinturas, esculturas, objetos e outras obras de arte que constituem um dos mais ricos tesouros culturais do país.

Não à toa, desde 2010 o Schloss Eggenberg é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O ingresso para o tour guiado, em inglês e alemão, custa 15 euros.

4. Museu Arsenal

O Landeszeughaus é uma verdadeira relíquia de Graz. Também conhecido como Museu Arsenal ou Casa de Armas, o espaço armazena simplesmente a maior coleção de armas e armaduras do mundo.

São aproximadamente 32 mil peças expostas nos cinco andares deste espaço, que no passado funcionou como o depósito de armas da Estíria.

Grande parte dos objetos e acessórios apresentam ótimo estado de conservação. Estima-se que, com a coleção, seria possível armar cerca de 5 mil homens.

Certamente, é um dos espaços que devem estar na lista de o que ver em Graz, Áustria.

5. Herrengasse

Graz Austria herrengasse
Fonte: Pixabay

Está planejando ir às compras em Graz? Então, a Herrengasse é parada obrigatória no seu roteiro.

Principal avenida comercial da cidade austríaca, os turistas circulam entre suas lojas e edificações em arquitetura barroca em busca de artigos e lembranças para levar para casa.

Duas construções marcantes do município também estão nesta rua: o Landhaushof, primeiro edifício renascentista de Graz, e a Double Spiral Staircase, duas escadarias de pedra que se cruzam em espiral, no Castelo de Graz.

6. Kaiser-Josef-Market

Os mercados de agricultores de Graz, Áustria, são verdadeiras atrações da cidade. Por eles, moradores e visitantes circulam em busca de frutas e alimentos frescos.

O Kaiser-Josef-Market é um dos mais tradicionais e ocupa a região da Kaiser-Josef-Platz.

No século XIX, a região funcionou como mercado de madeira. Hoje, vegetais, frutas, pães e o tradicional óleo de semente de abóbora, muito utilizado na culinária da Estíria, dividem as bancas e atraem o público.

A feira funciona de segunda à sábado, entre 6h e 13h.   

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    7. Lendplatz Market

    No Lendplatz Market, mercado semelhante ao Kaiser-Josef, o ambiente rústico se funde à criatividade.

    Os agricultores têm um lema nesta região: “pequeno, mas bonito”. E os produtos entregues comprovam isso.

    Pare por lá para comprar produtos frescos ou tomar uma bebida nas barraquinhas da feira, que também funciona de segunda à sábado, das 6h às 13h.

    8. Franziskanerplatz

    Graz Austria franziskanerplatz
    Fonte: Wikimedia foto de Gugerell

    Tenha certeza que, se você gosta de uma noite animada, deverá parar na região da Franziskanerplatz.

    É nela que a vida noturna de Graz se movimenta. A praça é rodeada de bares e restaurantes e muito frequentada pelos jovens universitários da cidade.

    Na rua, quiosques e barraquinhas oferecem uma variedade de lanches, principalmente as famosas salsichas austríacas.

    Também estão localizados na praça a Franziskanerkirche, uma igreja e mosteiro franciscanos, que influenciam no nome do local.

    9. Lend

    O bairro de Lend tem um estilo mais cool, e é uma região bastante movimentada da cidade. 

    É nele que fica a Lendplatz, com seu mercado ecológico. E os turistas verão outras lojas com este perfil, além de restaurante bastante badalados, que movimentam o distrito.

    Das outras atrações de Lend, vale aproveitar a passagem pelo bairro para conhecer o Kalvarienberg, aos pés da rocha, e a Mariahilferkirche, com o Convento Minorita.

    10. s’Fachl

    De volta à Herrengasse, a s’Fachl é a loja que os turistas devem visitar para conhecer os melhores produtos — especialmente doces e comidas, preparados de forma artesanal.

    Lá, você poderá degustar os sabores regionais da Estíria, feitos por pequenos produtores locais.

    A rede se orgulha em afirmar: “uma nova descoberta é garantida a cada visita”. Vale conferir!

    O que fazer à noite em Graz, Áustria?

    Graz tem uma população universitária próxima de 60 mil estudantes. Multicultural e jovem, é de se esperar que a vida noturna da cidade seja um dos seus atrativos.

    Realmente, para quem gosta de animação depois que o sol se põe, a cidade vai agradar bastante.

    Já falamos que a Franziskanerplatz é o point de bares e restaurantes muito frequentados pelos jovens de Graz. O que fazer além destas opções?

    Para se divertir na cidade, pubs, boates e casas de show oferecem atrações musicais que prometem boas horas de agitação. Existem bares com um estilo mais underground que, dizem, estão entre as melhores opções de diversão no destino austríaco.

    Quantos dias em Graz, Áustria?

    Graz Austria quantos dias
    Fonte: Pixabay

    Normalmente, muitas pessoas que viajam à Graz fazem um bate e volta ou passam apenas uma noite, partindo logo no dia seguinte rumo a outro destino.

    Para conhecer os principais pontos turísticos, Graz, Áustria, merece pelo menos dois dias do seu roteiro.

    Fique tranquilo, não faltarão ótimas opções de hospedagem na cidade. Será possível visitar as atrações de dia e curtir a animação da noite do município antes de seguir viagem pelo país.

    Garanta segurança e tranquilidade durante sua viagem à Áustria!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Viu como Graz, Áustria, é um lugar incrível e cheio de atrativos interessantes? Garantimos que o destino deixará ótimas recordações da sua viagem!

    Agora que você já sabe como aproveitar a cidade, chegou a hora de montar o seu roteiro pela Áustria e planejar o seu passeio. Lembre-se que o seguro viagem é item obrigatório!

    Consulte o Seguros Promo para garantir a segurança necessária na sua viagem pelos melhores preços, além de encontrar descontos imperdíveis na contratação.

    Que tal viajar com mais tranquilidade pela Áustria? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa