O que fazer em Bangkok: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem
Entre templos, mercados e praias, há uma infinidade de possibilidades para o que fazer em Bangkok. Saiba o que não pode ficar de fora da sua lista!
Na hora de definir o que fazer em Bangkok, você pode ficar um tanto quanto perdido. A capital da Tailândia é excêntrica, cosmopolita e possui muitos locais turísticos interessantes!
Você encontrará uma cidade multicultural, muito agitada, com um trânsito curioso e um clima quente, que fascina seus turistas. Venha conhecer a cidade mais agitada do sudeste da Ásia!
Faça a cotação dos melhores planos de seguro viagem com desconto neste link!
O que fazer em Bangkok: história e religiosidade
O antigo mundo se mistura com a atmosfera moderna da capital tailandesa. A religiosidade impera em cada ponto da cidade com seus templos, monumentos e esculturas de figuras sagradas.
Mesmo com toda a espiritualidade de Bangkok, não há uma religião oficial no país, embora o budismo seja predominante.
O hinduísmo também tem espaço por lá, assim como algumas religiões chinesas, já que uma parcela da população é originária da China.
Fundada pelo rei Rama I em 1782, o país era organizado em três reinos. O nome de Bangkok surgiu por causa da pequena vila de pescadores, chamada de Ban Kok, que, em português, significa “aldeia dos oliveiros”.
Esse pequeno vilarejo servia de rota para os comerciantes da Europa que seguiam em direção ao sudeste da Ásia.
Quando ir a Bangkok?
Lugares para visitar em Bangkok não faltam. Por isso, é bom saber exatamente quais são as melhores épocas para viajar para o país.
A alta temporada por lá acontece entre os meses de novembro e fevereiro, durante o inverno, mas não espere temperaturas baixas.
A capital da Tailândia é quente o ano inteiro, mas claro que nessa época as temperaturas estão um pouco mais baixas. Além disso, nesse período, a incidência de chuvas também é pequena.
A baixa temporada tem início no mês de maio, quando começam as chuvas em toda região, sendo que o período de instabilidade climática na cidade vai até setembro.
Se escolher esse período para conhecer a capital, prepare uma capa, um guarda-chuva e roupas bem fresquinhas, porque o calor é intenso e a chuva cai a qualquer hora. Não esqueça do protetor solar!
Turismo em Bangkok: idioma, moeda e curiosidades
Na cidade, o idioma oficial é o tailandês, que é falado por cerca de 60 milhões de pessoas. A moeda vigente no país é a baht, sendo que 1 baht equivale a aproximadamente R$ 0,18 centavos, variando de acordo com a cotação da moeda.
Ao viajar para o país, prepare-se para encontrar tradições e hábitos muito peculiares, como entrar descalço em templos ou casas. Não se esqueça disso!
Outra curiosidade bem interessante é que cada dia da semana é marcado por uma cor. A segunda-feira, por exemplo, é dedicada ao amarelo, e as quartas ao verde.
Oferecer dois gatos siameses a uma noiva no dia da cerimônia é um atitude muito carinhosa e de boa sorte para o casamento. Se tiver oportunidade, encontre um par de felinos.
Se estiver na cidade por volta das 18 horas, não se assuste, pois o hino do país toca todas as noites, e todos devem permanecer em posição militar até o fim da música.
Documentação necessária para viajar para Bangkok
Ao viajar para Bangkok, dicas são essenciais. Por isso, não esqueça de anotar os documentos necessários para desembarcar na capital da Tailândia.
Se a sua estada no país não passar de 90 dias, a necessidade de visto é descartada.
Na hora que chegar na imigração do país, é preciso apresentar passaporte com validade de seis meses e, pelo menos, uma folha em branco para carimbar o documento.
O certificado internacional de vacinação é obrigatório, principalmente no que diz respeito à imunização contra a febre amarela.
É importante ter em mãos também reserva de hotel ou carta-convite, se ficar hospedado na casa de amigos ou parentes, além da passagem de volta.
Ah, embora não seja item obrigatório no desembarque, é recomendado a contratação de um seguro viagem. Mas isso é assunto para nosso próximo tópico!
Seguro viagem para Bangkok
A contratação de um seguro para fazer uma viagem não é exigido por lá. Entretanto, esse é um item fundamental para viajar ao país. Os benefícios do seguro viagem são inúmeros!
Com uma cultura, hábitos e gastronomia tão diferentes, é possível que você passe por alguma situação desagradável, como uma intoxicação alimentar, por exemplo.
Certamente, nenhum turista deseja passar por uma situação como essa sem auxílio e sem suporte para se comunicar com os locais. Então, nem pense em viajar sem um bom seguro viagem para Bangkok.
Na hora de encontrar o plano que atende suas necessidades, uma dica é fazer as suas pesquisas no site Seguros Promo. Aqui, você encontrará os planos mais recomendados e com os menores preços do mercado para viajar com segurança!
Você encontrará os planos mais recomendados com os menores preços do mercado. Se quer viajar em segurança, escolha o Seguros Promo.
Passagens aéreas para Bangkok
Além do seguro, nada melhor do que encontrar passagens aéreas baratas para viajar a Bangkok.
Se quer economizar neste item, você precisa conhecer o Vai de Promo, que reúne em um só lugar as melhores opções de passagens aéreas com os preços mais baixos da Internet.
Além disso, a plataforma oferece muitas promoções e descontos! Para não perder nada, uma dica é fazer seu cadastro no alerta de preços, pois assim que os valores baixarem, você será informado.
O que fazer em Bangkok: 14 lugares para conhecer
Em Bangkok, turismo é uma fonte de renda muito importante para a cidade. O que não faltam na capital da Tailândia são lugares interessantes para conhecer.
Coloque o Grand Palace no topo da lista. O lugar é lindo e suntuoso. O Wat Pho também deve estar no seu roteiro nesta cidade da Tailândia, assim como o Bangkok National Museum e o incrível Mercado flutuante Damnoen Saduak.
Ah, o Khao San Road é uma atração que merece ser visitada. Inclua ainda o Asiatique The Riverfront, um shopping a céu aberto muito moderno, e o Lhong 1919, um mercado com uma arquitetura antiga, mas completamente revitalizada.
Na hora do seu tour gastronômico, inclua o Sky Bar do Hotel Lebua, além do Blue Elephant Restaurant e do Paste Bangkok.
Não perca a seguir a lista completa de pontos turísticos essenciais em Bangkok!
Mapa de Bangkok
Já deu para perceber que na sua viagem, marasmo não tem lugar, não é mesmo? Para se localizar em Bangkok, mapa é fundamental. Por isso, preparamos um para você!
1. Grand Palace
Entre os lugares para visitar em Bangkok, inclua o Grand Palace, erguido em 1782. Enorme, é uma das principais atrações da cidade, e no passado foi a residência oficial do rei, entre os séculos XVIII e XX.
Dentro de uma muralha, logo na entrada, você entenderá o quanto esse lugar é surpreendente. A parte externa tem um belo telhado e torres em tom dourado, além de esculturas de figuras religiosas.
Na área interna, você verá o templo Wat Pra Kaew, que abriga o Buda de Esmeralda.
A entrada para o complexo, que pode ser visitado quase todos os dias do ano (de 8h30 às 15h30), custa 500 baths. É importante notar que, para entrar, partes do corpo como pernas, decotes, ombros e barriga devem estar cobertos.
2. Wat Pho
Um local fantástico e esplêndido. Esse é o Wat Pho, conhecido como o templo do Buda reclinado. O monumento possui quase 50 metros de altura e é coberto com folhas de ouro.
Atrás do templo, você verá muitas urnas para o depósito de moedas. A prática de dar esmola é muito tradicional por lá. Você vai se encantar com todas as cores da construção!
3. Bangkok National Museum
Que tal conhecer arte e cultura tailandesas? Conheça o Bangkok National Museum, considerado um dos maiores museus do sudeste da Ásia.
Nele você vai conferir exposições de arte, esculturas e utensílios que retratam a história do país, desde a era neolítica. Além do acervo, o local tem uma arquitetura linda. Vale a pena conhecer!
4. Mercado Flutuante Damnoen Saduak
O Mercado flutuante Bangkok é uma das atrações mais populares entre os turistas.
Trata-se de feiras ao entorno dos canais da cidade, onde é possível encontrar diversos produtos sendo vendidos por pessoas em barcos e também às margens dos canais.
Sem dúvida, uma experiência muito interessante. O Mercado flutuante Damnoen Saduak fica a 100 quilômetros da capital. Você ficará impressionado com a maneira de fazer negócios por lá.
No mercado, há muitos barcos competindo para percorrer os estreitos canais da região e vender os mais diversos tipos de produtos, como frutas, legumes, roupas e acessórios.
Quer saber mais sobre esse local? O blog “Em algum lugar do mundo”, nosso parceiro, fez um texto muito interessante sobre esse ponto turístico!
5. Khao San Road
Pense em uma rua movimentada e cheia de letreiros iluminados. Essa é a Khao San Road, outra das principais atrações da capital tailandesa.
A rua se tornou uma grande referência turística na cidade, sendo o ponto de concentração de muitos turistas estrangeiros que buscam conhecer a “Bangkok caótica” que é representada nos filmes.
Na região, há muitas lojas, comércios e barraquinhas de comidas, além de outros estabelecimentos bem diferentes.
Lá, você ainda encontrará muitos bares e restaurantes. Não deixe de fazer uma parada para curtir a atmosfera e fazer uma refeição típica — apenas tome cuidado com as iguarias mais exóticas, se não estiver disposto a tentar algo muito fora do convencional.
Embora seja uma atração muito notória, explorar a verdadeira Bangkok pode ser bem diferente do ambiente da Khao San Road. Se quiser conhecer a fundo a cultura do país, escolha se hospedar em uma região que possua maior presença dos habitantes locais.
Quer se informar melhor sobre esta capital? Leia nosso artigo sobre o Seguro Viagem para Bangkok!
6. Asiatique The Riverfront
Entre as dicas de Bangkok, visite a Asiatique The Riverfront, um grandioso shopping ao ar livre que fica às margens do rio Chao Phraya.
Claro que a grande atração fica por conta das lojas e restaurantes, além de uma enorme roda gigante que completa o cenário.
O local foi inaugurado em 2012 e é uma das áreas mais modernas da cidade. Aproveite para perambular pela região e fazer muitas compras.
7. Lhong 1919
Assim como o Asiatique The Riverfront, o Lhong 1919 também é um tipo de mercado a céu aberto com muitos bares, cafés, restaurantes, lojas de arte e design, além de ser palco de workshops.
Além dessas atrações, o local chama a atenção pela a arquitetura descontraída, que mistura elementos modernos e os armazéns antigos que existem na região.
8. Sky Bar do Hotel Lebua
A gastronomia tailandesa não pode faltar na sua jornada. Na hora de escolher as melhores opções de bares e restaurantes, conheça o Sky Bar, um belíssimo restaurante que fica nas alturas.
O restaurante fica no alto do hotel Lebua, com 63 andares, e assim como o Khao San Road, foi palco de uma das cenas do filme “Se Beber Não Case II”.
Além de apreciar a bela culinária do país, o restaurante tem uma decoração luxuosa e muito requintada. De cima, você poderá conferir uma Bangkok ainda mais espetacular.
9. Blue Elephant Restaurant
Seguindo um roteiro gastronômico, o Blue Elephant Restaurant também deve estar na sua lista sobre o que fazer em Bangkok.
Ele é um restaurante tradicional e muito popular em todo mundo por servir as tradicionais comidas tailandesas.
Você poderá desfrutar de comidas típicas e pratos mais atuais em um ambiente muito sofisticado. Na cidade, o Blue Elephant está localizado em uma bela mansão, datada de 1903.
10. Paste Bangkok
Para fechar o seu roteiro gastronômico, conheça o Paste Bangkok, considerado um dos melhores restaurantes da capital quando o assunto é culinária tailandesa. Ele tem a renomada estrela Michelin.
O cardápio do restaurante inclui sopas, saladas, carne, peixes, frutos do mar e muito mais.
Para fechar o seu roteiro gastronômico, conheça o Paste Bangkok, considerado um dos melhores restaurantes da capital quando o assunto é culinária tailandesa. O local é reconhecido com a renomada estrela Michelin.
O cardápio do restaurante inclui sopas, saladas, carne, peixes, frutos do mar e muito mais.
11. Wat Arun
Construído em 1656 em arquitetura no estilo Khmer, o Wat Arun é um dos templos mais relevantes da cidade.
O local é dedicado ao deus hindu Aruna, que em suas representações, costuma ser identificado como raios de sol nascente. Por essa razão, leva o nome “Templo do Amanhecer”.
Um fato interessante é que, ao nascer do sol, a luz é refletida na superfície do Wat Arun e ilumina os arredores do templo, fazendo jus ao significado da construção.
12. Siam Museum
Além do Bangkok National Museum, visite o Siam Museum, que também é um dos maiores do país.
O museu é muito interativo e é um excelente local para entender a história da Tailândia desde a sua formação, permeando a origem de diversas questões culturais. Lá, você também conseguirá explorar informações sobre parte do Sudeste Asiático.
Recomendamos a visita, que também é muito adequada para uma viagem com crianças.
13. Rio Chao Phraya
Durante a sua viagem à Bangkok, a passagem pelo rio Chao Phraya é inevitável. Muitos pontos turísticos podem ser acessados pelo rio, sendo uma ótimo local para encontrar opções de transporte durante o dia ou à noite.
É possível navegar em barcos particulares ou watertaxis, que possuem linhas públicas. Muitos dos templos turísticos de Bangkok podem ser vistos durante o trajeto, com ênfase no Wat Arun, que fica especialmente belo visto do rio.
Caso queira se hospedar em um dos hotéis de luxo em Bangkok, muitos estão localizados nas margens do rio. Se a sua viagem possuir um perfil um pouco mais econômico, uma possibilidade seria jantar em um dos seus restaurantes.
14. Outros templos
Para fazer um roteiro mais alternativo durante as suas visitas aos templos em Bangkok, inclua o Wat Traimit e o Wat Saket em seu planejamento.
Localizados na Chinatown, esses templos não são tão visados como o Wat Pho e o Wat Pra Kaew, mas certamente irão agregar muito à sua bagagem cultural.
Em Wat Traimit, você encontrará a maior estátua feita de ouro maciço do planeta — um Buda impressionante, que pesa 5 toneladas.
Datado de 1238, a relíquia ficou coberta por camadas de gesso durante anos, até ser finalmente revelada após a realocação para o templo. Além de conferir todo o esplendor do Buda, aproveite para admirar a vista do centro de Bangkok do alto do templo.
O Wat Saket é outro templo que oferece uma belo cenário do centro da cidade. A construção está localizada no topo da Golden Mount, uma pequena colina artificial que, no passado, já foi o ponto mais alto de Bangkok.
Tem praia em Bangkok?
A resposta é sim, Bangkok tem praias, e elas são lindíssimas. Entre as mais famosas está a Hua Hin, uma das principais praias da Tailândia, que fica bem pertinho da capital.
Por lá, a paisagem clássica com areia branca, coqueiro e mar azul, não estará em falta. Na região, aproveite para fazer massagens e apreciar a gastronomia local.
Outra praia muito bacana é a Koh Samed, que também não fica longe de Bangkok. Há muitos hotéis, lojas e restaurantes na região, que como um todo, é muito bela. Não deixe de visitá-la!
O que fazer em Bangkok: dicas de viagem
Para uma viagem de sucesso, dicas em Bangkok são sempre bem-vindas, uma vez que a cidade é uma das mais excêntricas de toda a Ásia.
Uma das principais recomendações é sobre alimentação. Na hora de escolher onde fazer as suas refeições, as barraquinhas de rua são ótimas opções, onde você vai apreciar as comidas mais típicas do país.
No local, experimente o macarrão com camarão, Pad Thai, muito apreciado por lá. O Gang Keow Wan também deve estar na sua lista. O prato é feito com curry, frango, leite de coco e outras especiarias. É delicioso!
Para se locomover, é possível usar ônibus, táxis, metrô, mototáxi, barcos e o BTS, uma espécie de metrô que percorre a superfície.
Mas uma dica é conhecer a cidade também do tradicional tuk tuk, uma espécie de moto com uma carroça. Vale muito a experiência!
Cotação seguro viagem para Bangkok
Depois de ler esse artigo, você com certeza já sabe o que fazer em Bangkok! Então, o próximo passo é contratar um bom seguro para você não ficar na mão durante a sua viagem pelas terras tailandesas.
Não se esqueça que os melhores planos e os preços mais baixos, você encontra na plataforma Seguros Promo. Quer ter uma viagem segura e interessante em Bangkok? De Promo você pode!
E ainda por cima, pode conferir o melhor que a Ásia tem a oferecer:
- Onde comer em Pequim? Confira 4 dicas para gastar menos!
- Quanto custa comer no Japão: dicas para economizar!
- Nagoya: tudo que você precisa saber sobre a cidade japonesa!
- Okinawa, Japão: um dos lugares mais belos do país!
- Ilhas Maldivas: veja mais sobre este destino paradisíaco!
- Myanmar: confira a documentação necessária, pontos turísticos e outras informações!