CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Onde fica o deserto do Saara: qual continente? Quais países? Contamos aqui!

Onde fica o deserto do Saara? Vem descobrir como chegar e o que esperar do maior deserto do mundo. Confira nossas dicas para sua viagem!

Se você procura bons motivos para conhecer e saber onde fica o deserto do Saara, definitivamente este post foi pensado para você!

Visitar o deserto mais quente do mundo é conhecer uma parte da África que é, em sua maioria, inóspita, mas que esconde tesouros em forma de cidades e paisagens espalhadas ao longo de 11 países.

Não sabe que países são esses? Nem o que ver por lá? Então este guia é para você, com tudo sobre o deserto do Saara: curiosidades, localização, mapa e atrações imperdíveis. 

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Deserto do Saara: onde fica, temperatura e curiosidades

Dromedários, dunas de areias, oásis no meio do nada e temperaturas elevadas da hora que o sol nasce até o momento em que a noite cai.

Tudo isso faz parte do imaginário de muitas pessoas sobre o Saara. São as imagens que criamos na mente sempre que ouvimos falar no mais famoso deserto do mundo.

Mas, você sabe em que continente fica o deserto do Saara e o que mais a região tem a apresentar? 

É comum que muitos saibam que o deserto do Saara, o mais quente do mundo, com temperaturas que podem chegar a 50º graus, está no continente africano. Mas nem todos afirmam, com certeza, que é na região norte, abrangendo 11 países em sua área.

Falando em área, o Saara só fica atrás da Antártida e do Ártico na lista de maiores regiões desérticas.

São 9,2 milhões de km² de extensão, quase uma Europa inteira, mais do que a Austrália, o Brasil, a Índia e tantos outros países no mundo todo.

E em um lugar tão grande como este, certamente há espaço para se surpreender. Venha descobrir muito mais sobre o deserto do Saara antes de incluir um destino talvez inusitado nas suas experiências de viagem.

Em qual continente fica o deserto do Saara?

Onde fica o deserto do saara continente
Fonte: Pixabay

É no continente africano, mais precisamente em sua porção norte, onde se localiza o deserto do Saara. 

Suas características são tão peculiares e contrastantes com o restante do continente que o deserto literalmente divide a África em Mediterrânea e Subsaariana.

Quem sonha em fazer uma viagem à África tem, então, mais uma opção: além de conhecer as regiões de praias e safaris, poderá vagar pelo deserto e descobrir suas belezas um tanto quanto diferentes.  

Mapa da região onde fica o deserto do Saara

A região onde é o deserto do Saara fica no norte da África e abrange um total de 11 países.

Seguindo o mapa da África, são esses os países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Chade, Níger, Mali, Mauritânia e Saara Ocidental.

O deserto está limitado pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar Mediterrâneo e a Cordilheira de Atlas no norte, o Mar Vermelho na parte leste e por Sahel, uma região de savana com características semi-áridas ao sul.

Como é o clima?

O Saara apresenta um dos climas mais áridos do mundo, logo, não é à toa que ele seja considerado o deserto mais quente do planeta.

No deserto do Saara, temperaturas podem facilmente atingir os 50º graus durante o dia. 

Mas chama a atenção a enorme amplitude térmica experimentada na região. Nas noites, os termômetros podem registrar temperaturas negativas de até -10º graus.

As chuvas são eventos raríssimos, na maior parte do Saara chove menos de 20mm. Quando acontecem, as pancadas são mais incidentes nas regiões litorâneas.

Por outro lado, os ventos são frequentes e muito fortes, sendo responsáveis pelas tempestades de areia e pela formação das dunas do deserto. 

O seguro viagem é obrigatório? 

Seguro Viagem:
África
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 80.000
Bagagem extraviada NÃO
*Valor referente a 7 dias de viagem.

A necessidade de contratar o seguro viagem para conhecer o deserto do Saara pode ser uma dúvida bem comum aos turistas que planejam a aventura pela primeira vez. 

Pensando nisso, vamos desmistificar a dúvida: o seguro não é obrigatório.

Mas isso não quer dizer que você deve ir desamparado. Pelo contrário, o seguro viagem África é totalmente aconselhável.

Quem contrata o seguro fica protegido de situações inesperadas que podem ocorrer durante a viagem. Se você torcer o pé enquanto caminhas pelas dunas de areia ou tiver uma insolação, o item será extremamente útil facilitando o atendimento médico.

Para encontrar o melhor preço no seguro viagem, compare no Seguros Promo. As ofertas não são miragens e você ainda pode achar as coberturas ideais para suas necessidades.

Curiosidades sobre o deserto do Saara

Se alguém disser um dia que é possível nevar no deserto do Saara, não duvida, pois a informação é verdadeira.

Curioso, não? Sobre o deserto do Saara, curiosidades podem causar espanto ou explicar alguns fatos sobre a região. Então dá uma olhada nas que separamos antes de começar a planejar sua viagem para o deserto.

Pode nevar?

Apesar de ser quase um absurdo pensar nisso, afinal, estamos falando do deserto mais quente do mundo, é possível nevar no deserto do Saara sim!.

Aliás, não só é possível como já aconteceu, e recentemente. Em janeiro de 2018, o Saara registrou a última nevasca, na Argélia, atingida pelo mesmo fenômeno em 2016 e 1979.

Mas você deve estar aí se perguntando: como isso é possível? Calma, a gente explica esse evento. A neve no Saara é ocasionada pela chegada de baixas temperaturas e umidade do ar vindas ao mesmo tempo da Europa.

O que causou o deserto do Saara?

Onde fica o deserto do saara o que causou
Fonte: Pixabay

É completamente difícil ou quase impossível de imaginar que há milhares de anos a região do deserto do Saara tinha outro visual, abrigando uma enorme floresta tropical.

Deixe de lado a imagem do mar de areia e enormes dunas apresentados por fotos, vídeos ou que está no nosso imaginário.

O Saara era colorido de verde com vasta vegetação. Ele abrigou o Lago Chade, um dos maiores lagos de água doce do mundo, e há evidências de que até o Rio Nilo passava por sua área, correndo “ao contrário” e desaguando no Oceano Atlântico.

Só que todo esse cenário foi devastado pelas mudanças climáticas que o tornaram hiperárido. 

Para os cientistas, a causa responsável pelas radicais alterações climáticas que resultaram no processo de desertificação da área foi uma leve mudança na inclinação do eixo de rotação terrestre, algo cíclico e que acontece em torno de 40 mil anos.

Ou seja, acredita-se que em um futuro muito distante o Saara volte a ser reflorestado e úmido.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    O que vestir no deserto do Saara?

    Ao enfrentar um clima extremamente quente e seco, é fundamental saber qual o tipo de roupa usar para evitar problemas.

    Pense em uma viagem à praia durante o verão: sempre priorizamos roupas leves, e assim deve ser para viajar ao deserto do Saara. 

    Mas é importante se lembrar que não haverá guarda-sol e árvores que nos protejam dos raios solares. Então, tenha algo de mangas longas, mas que não seja pesado, que vai ajudar na proteção da pele.

    Claro que o protetor solar, hidratante para o corpo e também para os lábios são essenciais. Assim como usar bonés ou lenços na cabeça e óculos.

    Acontece que durante a noite a sensação térmica muda. Como dissemos, o Saara experimenta uma enorme amplitude térmica. Ou seja, tenha na viagem casacos e agasalhos para se aquecer depois que o sol se pôr. 

    Onde fica o deserto do Saara: cidades do Marrocos

    Onde fica o deserto do saara marrocos
    Fonte: Pixabay

    Para muitos turistas, o Marrocos é o país utilizado como porta de entrada para visitar a imensidão de areia que é o deserto do Saara.

    Em termos de estrutura e facilidade de acesso, os vilarejos de Merzouga e Ouarzazato oferecem melhores condições, o que tem peso positivo no planejamento da viagem.

    Outra vantagem é a chance de combinar o passeio com cidades do Marrocos populares e que movimentam o turismo local, como Marrakech, Rabat e Fez.

    Merzouga

    Quem vai ao deserto do Saara pelo Marrocos ou aqueles que pretendem passar a noite em um dos acampamento, o vilarejo de Merzouga é a base principal para o passeio.

    Localizada na região de dunas (erg) de Chebbi, a aldeia deixa os visitantes bem próximos do deserto, precisando apenas de uma caminhada.

    O cenário de Merzouga já é suficiente para fazer valer muito a aventura.

    Com os morros de areia como pano de fundo, as construções de tijolos avermelhados formam uma paisagem quente. A cidade fortificada de Aït Ben Haddou, que aparece em cenas da série Game of Thrones, é uma das atrações locais.

    Tanto de Marrakech quanto de Fez, é possível encontrar pacotes turísticos para Merzouga, onde estão opções variadas de hospedagem para quem faz o tour no deserto.

    Ouarzazate

    Onde fica o deserto do saara ouarzazate
    Fonte: Pixabay

    No sul do Marrocos, Ouarzazate já é uma cidade mais estruturada e que surpreende muitos visitantes pela vocação cinematográfica.

    Ela é conhecida como a “Hollywood Marroquina”, por abrigar dois grandes estúdios e o Museu do Cinema.

    Das atrações naturais que podem ser visitadas, além da partida para onde fica o deserto do Saara, estão os Gorges du Todra, ou Gargantas do Todra.

    São os desfiladeiros mais conhecidos de todo o Marrocos, um caminho que passa por entre paredões que atingem até 300m de altura. As paredes rochosas, ao longo do dia, assumem cores diferentes a depender da incidência da luz solar, um espetáculo para quem vê.

    O que fazer no deserto do Saara, Marrocos? 

    Ainda seguindo as melhores condições para ver o Saara pelo Marrocos, turismo na região é atrativo, com as principais opções para quem deseja se aventurar no deserto.

    Dá para andar de dromedários pelas dunas de areia, conhecer oásis perdidos por quilômetros e até passar a noite em pleno Saara. Saiba um pouco mais sobre cada atração.

    Passeio de dromedário

    Subir na corcunda de um dromedário e vagar pelas areias do deserto é um dos passeios mais tradicionais a se fazer no Saara.

    O animal é um “meio de locomoção” bastante comum e curioso para pessoas de qualquer idade.

    No início, a experiência pode ser um pouco desconfortável. Mas devagar você vai se acostumando ao sobe e desce por entre as dunas, vai ganhando firmeza e confiança no animal e passa a aproveitar o passeio e as belezas vistas através dele. 

    Acampar 

    Onde fica o deserto do saara acampar
    Fonte: Pixabay

    Passar a noite no deserto pode ser uma experiência inesquecível na vida de turistas que visitam a região onde fica o deserto do Saara.

    Nas proximidades das cidades marroquinas, os visitantes podem acampar em tendas no meio do deserto. Existem estruturas da mais simples até mesmo opções luxuosas de acampamento, já que o objetivo é atingir todos os tipos de turistas. 

    Os acampamentos ficam em vales, oferecendo proteção contra os fortes ventos. As tendas ficam em círculos e são feitas para manter o calor por mais tempo e diminuir o impacto das madrugadas frias do deserto.

    Dunas de Erg Chebbi

    O Saara é caracterizado por ter trechos de dunas, chamados de “erg”, e outros mais pedregosos, conhecidos como “hamadas”.

    Próximo à Merzouga está o conjunto de dunas Erg Chebbi, conhecidas como Dunas de Merzouga.

    A região é uma das mais atrativas em termos de turismo no deserto do Saara, se estendendo por cerca de 22 km. Ali, as dunas podem chegar a 150m de altura, verdadeiros morros de areia a serem desbravados pelos turistas. 

    Visitar Oásis

    Onde fica o deserto do saara visitar oasis
    Fonte: Pixabay

    Eles são uma enorme minoria perto de todo o deserto de areia, mas dá para avistar alguns belos oásis na visita ao Saara pelo Marrocos.

    Mas você sabe o que são os oásis? São trechos de vegetação formados pela emersão de aquíferos subterrâneos, criando paisagens inesperadas.

    Próximo à Merzouga, alguns deles podem ser avistados, como a mata de Ziz Gorge e o Vale do Rio Dades.

    Provar da gastronomia local

    Para quem vai conhecer o deserto do Saara pelo Marrocos, é a chance também de descobrir alguns pratos da culinária marroquina.

    O tajine, um tipo de cozido de legumes com carne, costuma ser o “prato oficial” de quem passa a noite nos acampamentos. O cuscuz marroquino também está entre as iguarias mais apreciadas no país pelos estrangeiros.

    Faça um seguro viagem para conhecer o deserto do Saara

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Se nunca passou pela sua cabeça conhecer onde fica o deserto do Saara, agora nós demos alguns motivos para pensar nesta viagem.

    Como precaução nunca é demais, lembre-se de contratar o seguro viagem. Passear pelo deserto nos expõe a situações mais extremas, como o próprio calor, e este amparo pode ser útil.

    No Seguros Promo, é possível encontrar as melhores condições para contratar o seguro para a sua viagem.

    Viva uma experiência inesquecível no Saara com mais proteção e tranquilidade. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa