icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
21 junho - 9 minutos de leitura.

Por que fazer intercâmbio em Cingapura? 

Chris standing up holding his daughter Elva Ásia

Você já pensou em fazer intercâmbio em Cingapura? Se ainda não, saiba que por lá existem ótimas oportunidades para o ensino de idiomas e também para graduação e pós.

Estudar no exterior é o sonho de muita gente e os destinos escolhidos, muitas vezes, concentram-se em opções como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá

Estes países são realmente interessantes e oferecem ensino de qualidade aos estudantes, mas expandir os horizontes e considerar alternativas diferenciadas pode ser uma boa ideia.

Neste post vamos apresentar alguns motivos para que você considere este país como opção para os seus estudos fora do Brasil.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Motivos para fazer intercâmbio em Cingapura

Cingapura ou Singapura (ambas as formas estão corretas), pode parecer uma alternativa de destino inusitado para fazer intercâmbio, mas existem muitas boas razões para apostar no país como sua próxima casa.

Listamos abaixo alguns dos principais motivos para conhecer e morar em Cingapura. Além do excelente nível de ensino, este destino oferece ótimas atrações para o lazer e uma infraestrutura de ponta.

Confira porque você deve considerar fazer intercâmbio em Singapura:

Estudar em escolas com excelência de ensino

Excelência de ensino
Fonte: Pixabay

Quem vai fazer um intercâmbio investe uma quantia considerável de dinheiro. Com isso, o mínimo que se espera é um ensino de qualidade, não é mesmo? 

Neste quesito, Cingapura é um lugar que não deixará nada a desejar.

O país conta com 34 universidades, sendo que duas delas constam em rankings mundiais

A Universidade Nacional de Cingapura é considerada uma das melhores da Ásia e sempre se mantém entre as primeiras posições no QS Top University Ranking. 

Outra que tem destaque é a Nanyang Universidade de Tecnologia, que também ocupa boas posições no QS Top University.

Além disso, renomadas instituições internacionais têm campi em Cingapura, como a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Nevada, ambas dos Estados Unidos. 

Com isso, os interessados em estudar no país têm uma gama de alternativas para fazer cursos de graduação, pós e mestrado em universidades com excelência em ensino.

Já para quem pretende fazer curso de idioma, diversas escolas que atuam com intercâmbio têm unidades neste país. 

A propósito, são 4 línguas oficiais: inglês, malaio, mandarim e o tâmil. Como o inglês é o principal, há muitas instituições que oferecem o ensino deste idioma.

Conviver com diversidade cultural

Diversidade cultural
Fonte: Pixabay

Há uma grande mistura de nacionalidades em Cingapura, o que permite aos estudantes conviver com costumes e crenças de pessoas de diversas partes do mundo

Para ter uma ideia do quanto o país é multicultural, os feriados públicos ocorrem em função de religiões diferentes, como a hindu, muçulmana e cristã.

Em uma simples volta na rua já é possível perceber o quanto esta terra é cosmopolita e que todos convivem sem preconceitos.

    Viaje tranquilo!
    Seguro viagem com desconto para estudantes. Cadastre-se para receber nossas promos!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas para o seu intercâmbio diretamente no seu e-mail.

    Poder se locomover com eficiência com o transporte público

    Quem decidir fazer intercâmbio em Singapura vai querer passear por todos os lados e também precisará se deslocar da sua estadia até a escola. 

    Para isto, poderá usufruir de um eficiente, rápido e pontual transporte público.

    A malha viária é composta por muitas linhas de ônibus e cerca de 170 km de metrô. 

    Para você ter ideia da dimensão, a cidade de São Paulo tem pouco mais de 1500 km² de território e 78 de metrô. 

    Já a área de Cingapura passa um pouco dos 700 km² e seu metrô é mais que o dobro da capital paulista.

    Mais uma opção é pegar um táxi, que pode ser terrestre ou aquático, ambos com preços acessíveis. 

    Vale ressaltar que todas as estações e veículos são muito limpos e organizados.

    Aproveitar o clima quente o ano todo

    clima quente o ano todo
    Fonte: Pixabay

    Para quem não gosta de frio, Cingapura é o local perfeito! Como o país está muito próximo da linha do Equador, as temperaturas são sempre altas

    A mínima gira em torno de 23 ºC, enquanto a máxima chega facilmente aos 35 ºC. Detalhe: esta média perdura o ano inteiro, ou seja, nada de frio por essas bandas.

    Os meses de abril e maio são os mais quentes e o período mais chuvoso ocorre entre novembro e dezembro.

    Viver em um país com alto índice de desenvolvimento

    Ao escolher um país para fazer intercâmbio, ficar de olho no índice de desenvolvimento humano (IDH) é importante para verificar o quanto a localidade é segura e bem estruturada. 

    Quanto a isso, se a sua decisão pender para o lado de Cingapura, não haverá problemas.

    O país asiático divide com a Finlândia a 11ª posição no ranking das Nações Unidas para o Desenvolvimento, segundo relatório divulgado em 2019. O seu índice é 0,938. 

    Nesta escala, quanto mais perto do 1 significa que a sociedade tem mais acesso à saúde, maior expectativa de vida, escolaridade média elevada e renda per capita que garante um bom padrão de vida.

    Estes dados indicam que trata-se de uma nação em que a população tem pleno acesso aos serviços básicos, o que reduz os problemas sociais e de segurança pública.

    Vale lembrar também que Cingapura é um dos destinos mais modernos e tecnológicos do planeta e também foi considerada uma das primeiras cidades futuristas já projetadas.

    Isso se reflete nos seus grandes níveis de desenvolvimento social, educacional e no seu transporte público eficiente, já citados anteriormente.

    Curtir muitas atrações durante o intercâmbio em Cingapura

    intercâmbio em Cingapura
    Fonte: Pexels

    Por mais que o objetivo da viagem seja fazer o intercâmbio, dá para conseguir espaços na agenda para coisas além dos estudos. 

    Desbravar essas terras também é uma forma de adquirir conhecimento e relaxar para continuar enfrentando a rotina puxada de aulas.

    Se quiser começar com uma atração diferenciada, a dica é o parque Gardens by the Bay, um lugar com grandes áreas verdes e uma atração futurista, única no mundo: as Supertrees Groves.

    Elas são árvores com até 50 metros de altura, construídas em metal e que possuem um jardim vertical no tronco. 

    Além disso, os visitantes podem caminhar em uma passarela que existe para ligar diversas delas. É como se você estivesse em um filme de ficção científica!

    E esta é apenas uma das várias atrações encontradas na região de Marina Bay, uma das mais cotadas para os turistas e que colocou Cingapura no radar internacional.

    Essa parte da cidade é atendida por diversas linhas de metrô e ônibus, então é bem fácil chegar até lá.

    É ali também que você encontra Merlion, o famoso peixe-leão que é considerado um dos símbolos locais.

    Além do seguro, há muitos outros serviços que são essenciais para que a sua viagem seja um sucesso. Para melhorar sua experiência, acesse o Vantagens Promo e fique atento às opções e benefícios!

    Você pode aproveitar e caminhar pela região e visitar outros pontos famosos da cidade como o Art Science Museum e o Marina Bay Sands, o luxuoso hotel de arquitetura icônica e ostensiva.

    Outro lugar imperdível é o Centro Cívico, local onde se concentram as atrações históricas, mais voltadas para apresentar a antiga cidade do período colonial.

    É aqui que você irá encontrar o Museu Nacional de Cingapura e o Museu Peranakan, ambos com a proposta de apresentar a história e a fusão de culturas que formaram o país desde a ocupação inglesa.

    O contraste com Marina Bay é evidente e você poderá conhecer um lado mais simples de Cingapura. Aproveite para andar com calma pelas ruas e apreciar as construções.

    E claro, com uma fusão tão expressiva de culturas, Cingapura possui muitos bairros tradicionais que são excelentes pedidas para quem quer entender mais sobre as origens dos povos que formaram o país.

    Um deles é Chinatown, que possui ruas coloridas e edifícios belíssimos. A região abriga muitos templos , inclusive dois dos mais famosos da cidade: o Buddha Tooth Relic e o Sri Mariamman.

    Outros bairros especiais são Little India e Arab Quarter.

    O primeiro, mais caótico e com ruas movimentadas, e o segundo, que na verdade é um quarteirão, com construções suntuosas e a presença da Mosque, maior mesquita do país.

    Você também pode conhecer as ilhas de Cingapura: Sentosa e Palau Ubin

    A primeira oferece dias de diversão com seu parque temático e suas praias, e a segunda mais pacata e de clima rural, apresentando uma atmosfera mais calma e intimista do país.

    Seguro viagem para Cingapura

    Apesar de não ser obrigatório para entrar no país, é fundamental que você viaje respaldado por um bom seguro viagem intercâmbio.

    Isso porque, por mais que você se prepare, nenhuma viagem está completamente isenta de riscos. Ainda mais quando falamos de um país asiático, com um estilo de vida completamente diferente do nosso.

    Além da cobertura médica e odontológica, o seguro viagem também auxilia em casos de extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voos, traslado sanitário e muito mais.

    As chances de sofrer com qualquer um destes imprevistos é ainda maior quando vamos passar um período de tempo extenso em outro país.

    Para te ajudar a encontrar as coberturas mais completas e os planos mais baratos do mercado, conte com a plataforma do Seguros Promo.

    Seguro Viagem: Oceania
    AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 45/dia*

    Aqui você poderá comparar diferentes ofertas das principais seguradoras do Brasil, e ainda contar com atendimento exclusivo da nossa central para tirar todas as suas dúvidas durante o processo.

    Como se preparar para um intercâmbio

    índice de desenvolvimento
    Fonte: Pexels

    Agora que já listamos alguns motivos pelos quais você deveria considerar Cingapura como o destino do seu intercâmbio, vamos te dar algumas dicas para se preparar da melhor forma possível.

    Existem algumas informações importantes que você deve saber antes de viajar para o país e é fundamental que alguns detalhes estejam acertados antes do seu embarque.

    Confira as nossas dicas:

    Prepare a documentação

    Independente do tempo que vamos passar em um determinado país, existem alguns documentos que são necessários para o embarque internacional.

    Um deles, e provavelmente o mais importante, é o passaporte e caso você não tenha um, será necessário preparar a documentação necessária e fazer o seu.

    Cingapura é um país que não exige visto para os brasileiros que vão permanecer até 30 dias em seu território, porém se o período de estada for maior, será necessário solicitar o documento.

    Outra exigência para visitar Cingapura é o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. 

    No caso dos intercambistas que irão para estudar em alguma escola ou universidade, será necessário separar os documentos pedidos pela instituição escolhida e apresentá-los.

    É imprescindível que você organize toda essa documentação com o máximo de antecedência. Assim você poderá se concentrar com mais calma e correr menos risco de esquecer alguma coisa.

    Planeje bem os seus gastos

    transporte público
    Fonte: Pixabay

    Se preparar para um intercâmbio envolve fazer um bom levantamento de gastos, tanto para evitar gastos desnecessários quanto para definir questões básicas de moradia, deslocamento, alimentação, etc.

    É fundamental que você faça, previamente, um orçamento do destino escolhido e calcule de acordo com o período da sua estada no país.

    Outra dica é ficar atento à cotação diária da moeda local e as casas de câmbio do país, caso seja necessário fazer trocas.

    Tente também pegar dicas de outras pessoas que já estiveram no lugar. Assim você poderá prever algumas despesas e fazer uma boa média de gastos.

    Com um bom planejamento será possível se sustentar e aproveitar as atrações locais. Em alguns casos, é possível até mesmo ampliar os passeios e visitar outros países.

    Compre as passagens aéreas

    Cingapura fica na Ásia e a única forma de chegar até o país será de avião.

    Isso não será um problema já que o destino, além de contar com o melhor aeroporto do mundo, oferece muitas rotas, feitas por diversas companhias aéreas.

    Uma parte muito importante do planejamento, principalmente quando falamos sobre o controle financeiro, é garantir as passagens aéreas.

    Além de serem fundamentais para o seu deslocamento, elas costumam ocupar parte considerável do orçamento disponível para a viagem.

    Existem muitas formas de conseguir passagens baratas e a nossa dica é que você faça as suas pesquisas com o auxílio de um buscador de passagens aéreas que selecione as melhores ofertas das companhias.

    Esse é o caso do Passagens Promo, uma plataforma comparadora que te mostra quais são as ofertas e trechos mais baratos para Cingapura e diversos outros destinos!

    Basta selecionar as datas correspondentes a sua viagem e o período da sua estada e pronto. Você receberá as melhores ofertas do mercado.

    No Passagens Promo você ainda poderá cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços, que avisará sempre que o trecho selecionado entrar em promoção!

    Não se esqueça do seguro viagem

    Agora que você já sabe como se preparar para fazer intercâmbio em Singapura, não se esqueça de garantir a sua segurança.

    O seguro viagem será a peça chave para que você se previna diante de uma série de adversidades que podem ocorrer durante a sua estada.

    E para encontrar as melhores coberturas do mercado, conte com o Seguros Promo!

    Seguro Viagem: Oceania
    AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 45/dia*

    Aqui você poderá comparar até quatro planos por vez, facilitando a sua busca pelas melhores ofertas e poderá contar com o auxílio da nossa central de atendimento exclusiva a qualquer momento do dia.

    Quer conhecer Cingapura com segurança e economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente