Turismo em Roma: dicas do que fazer durante uma visita à cidade!
Pensando em fazer turismo em Roma, mas ainda não sabe por onde começar? Então confira o nosso guia com as melhores dicas para visitar a Cidade Eterna!
Fazer turismo em Roma é o desejo de muitos viajantes, e não é para menos! A capital da Itália é um dos destinos históricos mais visitados do mundo.
Além da rica história, perceptível em seus monumentos extremamente bem conservados, Roma abriga alguns dos museus e galerias mais importantes da Europa, com acervos de valor inestimável.
Aqui no nosso artigo, você confere dicas para aproveitar ao máximo a sua e estada na Cidade Eterna. Confira!
Turismo em Roma: melhores dicas da capital da Itália!
É inegável a importância histórica, artística e cultural de Roma para a sociedade moderna.
Os anos de dominação romana transformaram a humanidade e fizeram com que a cidade se tornasse um dos destinos turísticos mais famosos do continente europeu.
Além dos inúmeros monumentos, galerias e museus espalhados por toda a cidade, Roma ainda oferece uma das gastronomias mais apreciadas do mundo, com pratos típicos do país das massas.
Aqui, você encontrará algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua estada na capital italiana, e poderá conhecer algumas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Veja só!
Onde fica Roma?
Roma é a capital da Itália e, além de ser a maior cidade do país, é uma das mais visadas para o turismo do mundo.
Localizada próxima ao Mar Tirreno, às margens do Rio Tibre, Roma dispõe de uma boa rede de transporte público, diversas opções de hospedagens e opções de passeios interessantes pelos seus arredores.
É um destino formidável, que merece atenção especial do viajante, já que está sempre cheia de turistas do mundo todo.
Dito isso, planeje-se com antecedência para não ter nenhum grande imprevisto durante a sua visita.
Mapa de Roma
Na hora de definir o que visitar em Roma é sempre bom ter um mapa em mãos.
A cidade é cheia de locais históricos importantes e, para não se perder por lá, preparamos um mapa com os melhores passeios da capital italiana.
Vale lembrar que algumas atrações são próximas umas das outras, mas para visitar certos locais, será necessário se deslocar com algum tipo de transporte.
Confira abaixo o mapa de Roma que preparamos para você se orientar durante o seu passeio pela cidade!
Passagens aéreas para Roma
Esse destino é um dos mais visitados de toda a Europa. Por isso, ao planejar a sua viagem pela capital italiana, nada melhor do que cuidar de cada detalhe, não é mesmo?
Por isso, um item que merece atenção são as passagens aéreas. De forma geral, elas representam um custo significativo da viagem.
E para garantir sua economia até mesmo nesse momento, conte com o Vai de Promo o melhor buscador do mercado!
Ele reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas, sempre com os preços mais baixos, além das promoções e descontos mais vantajosos.
E não se esqueça de nos seguir nas outras redes sociais para ficar por dentro de mais novidades sobre o mundo das viagens!
Qual é a melhor época para visitar Roma?
A melhor época para fazer turismo em Roma é durante o verão, de julho a setembro, ou na primavera, de março a junho.
Além dos dias serem mais longos, que possibilitam que o viajante aproveite a cidade por mais tempo, a incidência de chuvas é menor, facilitando os passeios ao ar livre.
Isso é bem importante, pois uma parte considerável das atrações da cidade são monumentos a céu aberto.
A vantagem da primavera, em relação ao verão, é que a estação não corresponde a alta temporada na cidade, o que ajuda muito o turista que quer economizar em hospedagens e alimentação.
Isso fora o clima mais agradável, na casa dos 20°C, em comparação com o forte calor do verão europeu.
O inverno e o outono são estações que apresentam uma cidade mais vazia e, consequentemente, mais barata, mas com temperaturas mais baixas (muitas vezes abaixo dos 10°C) e com fortes pancadas de chuva.
Documentação necessária para fazer turismo em Roma
Você sabe qual é a documentação necessária para fazer uma viagem pela Europa?
Saiba que se a sua viagem para a cidade italiana não passar de 90 dias, não é necessária a obtenção do visto de turista.
Entretanto, na imigração, é preciso comprovar a sua condição de turista apresentando passaporte válido e seguro viagem.
Além disso, tenha em mão a passagem de volta, a reserva do hotel ou carta-convite, além de meios que comprovem que possui condições financeiras para permanecer no país.
Fique atento também às exigências com relação às vacinas aceitas na Europa e complete o seu esquema vacinal antes de embarcar.
Seguro viagem para fazer turismo em Roma
O seguro viagem é obrigatório não só para ingressar na Itália, mas também em grande parte dos países da Europa.
A apresentação deste item no desembarque é exigida para todo turista que pretende viajar para o destino italiano.
Um bom seguro te dará respaldo em diversas situações, e ainda oferece benefícios como assistência médica ou odontológica, auxílio em atrasos, cancelamentos de voos, extravio de bagagens, acidentes, entre outros.
Na hora de encontrar a opção que mais combina com seu bolso, não deixe de fazer suas pesquisas na plataforma do Seguros Promo, que oferece planos com as melhores coberturas pelos menores preços.
Aqui, o viajante poderá comparar diversas ofertas, facilitando a busca pelo melhor custo-benefício, e ainda poderá contar com a assistência da nossa central de atendimento, que estará disponível para ajudar a qualquer momento!
O que não pode deixar de fazer em Roma?
Ao desembarcar na cidade, você entenderá o porquê a capital da Itália é um dos destinos mais visitados no mundo: seus edifícios e monumentos são espetaculares!
Na hora de montar o seu roteiro de turismo em Roma, é importante ficar atento ao tempo de deslocamento entre as atrações e, em alguns casos, as filas para entrar em certos lugares.
Abaixo, separamos algumas atrações turísticas que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade. São locais que, definitivamente, merecem a sua visita. Confira!
Coliseu de Roma
Entre as dicas de turismo em Roma, Itália, conhecer o Coliseu deve estar no primeiro lugar da sua lista, afinal, ele é o principal símbolo do Império Romano.
No passado, a construção foi erguida para a realização de lutas entre gladiadores, e impressiona por seu estado de conservação. A construção do Coliseu ocorreu entre o ano de 72 d.C e 80 d.C.
Hoje em dia, mesmo em ruínas, é possível visualizar toda a sua grandeza e entender a importância deste local para o país.
Fórum Romano
Localizado ao lado do Coliseu, foi palco de discussões sobre política, cultura e economia durante o período republicano, sendo um dos complexos mais significativos para a sociedade romana.
Ao passear pela atração você conhecerá a Via Sacra, que era a principal rua de Roma na época, além do Arco de Tito, um monumento construído para comemorar a vitória sobre Jerusalém.
Por lá, entre os monumentos do Fórum Romano, estão ainda:
- Arco de Severo Sétimo;
- Templo de Antonino e Faustina;
- Basílica de Maxêncio e Constantino;
- Cúria;
- Coluna de Focas.
Arco de Constantino
Em Roma, Itália, o Arco de Constantino está localizado bem ao lado do Coliseu e inspirou a construção do Arco do Triunfo de Paris.
Construído em celebração à vitória do imperador Constantino, pela luta da Ponte Mílvia contra o Maxêncio, em 312, o monumento é belíssimo, e impressiona por sua imponência. Não deixe de parar para uma foto!
Pantheon de Roma
Com cerca de 2 mil anos, o Pantheon é considerado uma obra de arte da arquitetura e um dos principais símbolos do Império Romano.
Sua cúpula circular, com um óculo de mais de 40 metros de altura construído em concreto, chama a atenção dos visitantes.
A parte externa também impressiona pela sua entrada, sustentada por enormes colunas. Sem dúvida, uma das construções mais incríveis de Roma!
Piazza Venezia
Localizada no meio de uma das principais avenidas da cidade, a Piazza Venezia chama a atenção pela sua grandiosidade.
A praça conta com um palácio e um monumento que homenageia o pai da pátria, o rei Vittorio Emanuele II.
Projetada por Giuseppe Sacconi, foi inaugurada em 1911 e abriga o sepulcro do Soldado Desconhecido da Segunda Guerra Mundial.
Piazza di Montecitorio
Na hora de escolher o que conhecer em Roma, inclua também o Palácio Montecitorio. Nele está a Câmara dos Deputados da Itália.
No passado era chamado de Curia Innocenziana ou Palazzo della Curia Innocenziana, e sua arquitetura chama a atenção de quem passa pela região. Não deixe de conhecer!
Fontana di Trevi de Roma
Ela é certamente a fonte mais famosa do mundo, e é um dos lugares mais visitados por quem faz turismo em Roma.
Sua arquitetura e beleza são realmente impressionantes. A Fontana di Trevi possui mais de 26 metros de altura e 20 metros de largura, com belas esculturas.
Sua história é datada do ano de 19 a.C., e tem esse nome porque está localizada no ponto final de três ruas.
Ao visitá-la, aproveite para fazer fotos e jogar uma moeda para fazer um pedido!
Mercado de Trajano
Espetacular e cheio de história, o Mercado de Trajano foi o primeiro pólo de comércio coberto da cidade romana.
Na época, o complexo contava com cerca de 150 estabelecimentos comerciais, hoje, a construção é sede do Museu dos Fóruns Imperiais.
Libreria Caffè Bohemien
Se gosta de um ambiente elegante, a Libreria Caffè Bohemien deve estar no seu roteiro do que visitar em Roma.
O espaço é sofisticado, com luminárias retrô, poltronas de veludo e livros de arte.
Além disso, o estabelecimento serve drinks deliciosos, vinhos e cervejas artesanais.
Galleria Doria Pamphilj
A Galleria Doria Pamphilj é um museu privado, com obras de grandes nomes do mundo das artes, como Velázquez, Tiziano e Caravaggio.
Ao todo, conta com centenas de pinturas datadas dos séculos XV ao XVIII.
Entre as obras mais significativas está o Retrato do Papa Inocêncio X, de Velázquez.
Dicas para fazer turismo em Roma
A cidade de Roma é uma das mais visitadas do mundo, e por conta de toda a fama, se preparou muito bem para receber os seus visitantes.
É possível encontrar vários hotéis e restaurantes espalhados por toda a capital italiana, bem como pontos turísticos e estações de metrô, ônibus e bondes elétricos.
Com tantos detalhes para se atentar, ter em mãos algumas dicas pode ajudar muito durante a sua estada na cidade.
Confira agora algumas informações para fazer turismo em Roma com tranquilidade!
Onde ficar em Roma
A cidade conta com mais de 20 bairros, por isso, escolher onde ficar em Roma pode ser um desafio.
Uma dica é se hospedar no centro histórico, pois ficará mais próximo dos principais pontos turísticos locais.
Se prefere uma alternativa próxima ao centro, mas menos movimentada, a dica é optar pelas hospedagens da região do Campo de Fiori.
Outro lugar interessante, bastante charmoso, e com bons hotéis, é Trastevere. Além de linda, a região é famosa por abrigar bons bares e restaurantes.
Caso queira economizar em tempo, e dinheiro, Termine se apresenta como a melhor região para ficar na capital da Itália.
O bairro fica ao lado da principal estação de trens de Roma, e possui muitos hotéis e hostels com diárias mais econômicas.
Para encontrar hospedagens em Roma ou qualquer outro destino do mundo pelos melhores preços do mercado, conte com o El Quarto!
Ali, você terá acesso a diversas opções com cancelamento grátis, poderá comparar ofertas, reservar quartos e pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.
Como se locomover por Roma
Como já dissemos, a locomoção não será um problema, já que a cidade conta com um sistema de transporte que funciona perfeitamente bem. Por lá é possível visitar os pontos turísticos de metrô, ônibus ou trem.
Uma dica para quem desembarcar no Aeroporto Leonardo da Vinci é pegar um táxi, ou a linha Leonardo Express, um trem de alta velocidade que deixa os passageiros na estação Roma Termini, localizada no centro da capital.
Outra dica é que um único bilhete de transporte pode ser utilizado no metrô, ônibus e nos bondes de Roma.
O BIT (Biglietto Integrato Tempo) tem duração de 100 minutos, e pode ser comprado em qualquer tabacaria da cidade.
Onde comer em Roma
Quem vai fazer turismo em Roma, precisa provar algumas das comidas italianas mais famosas do mundo, como massas, pizzas, gelatos, entre outros.
Afinal, estamos falando de um dos destinos gastronômicos mais importantes da Europa, que abriga restaurantes renomados e uma vasta oferta de pratos e bebidas típicos do país.
E é em regiões como Trastevere, Piazza di Spagna, Piazza Navona e Panteão, que estão algumas das melhores trattorias e osterias da cidade.
Outra opção interessante é o Mercado Central de Roma, que possui vários estandes com pratos típicos feitos com produtos de alta qualidade.
Isso sem falar no preço, mais acessível em comparação a outros estabelecimentos da cidade.
Quantos dias ficar em Roma?
Há muito o que fazer em Roma. Por isso é importante reservar, no mínimo, 4 dias, para ver as atrações principais e aproveitar um pouco do Vaticano.
Agora, se tiver tempo, 7 dias é o período ideal para conhecer as atrações da capital da Itália com calma.
Assim, você poderá ver galerias, museus e atrações externas sem pressa. Sem falar que poderá visitar mais restaurantes e apreciar mais pratos da culinária italiana.
Cotação de seguro viagem para fazer turismo em Roma
Agora que já sabe tudo o que precisa para fazer turismo em Roma, está na hora de se preparar para a sua viagem!
Como já falamos, não se esqueça que a contratação do seguro, além de ser obrigatória, é fundamental para garantir a sua tranquilidade e economia diante de algum imprevisto.
Na hora de escolher seu seguro, conte com o auxílio do melhor site comparador, o Seguros Promo, que garante planos com os preços mais baixos do mercado.
Faça já a sua cotação e encontre o melhor custo benefício para o seu bolso!
Quer fazer turismo em Roma com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!