CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Visto para China: informações, como obter, valores e dicas

O visto para a China é uma necessidade que muitos brasileiros só descobrem na hora de marcar ou planejar uma viagem rumo ao país mais populoso do mundo.

O visto para a China é uma necessidade que muitos brasileiros só descobrem na hora de marcar ou planejar uma viagem rumo ao país mais populoso do mundo

Afinal de contas, o que você precisa fazer para emitir o documento? Quais os requisitos obrigatórios, a validade do visto e o preço que você terá que pagar para garantir a sua viagem?

Pode respirar tranquilo, não há com o que se preocupar! O processo é relativamente rápido e simples, e você não deve ter problemas para emitir o documento.

Montamos o guia completo para solucionar as suas principais dúvidas e vamos te ajudar com um passo a passo imperdível para te guiar durante o processo, da solicitação até a emissão. Confira!

Visto para China: como conseguir?

Mais de 60 milhões de turistas visitam a China todos os anos. Essa estatística coloca o país asiático como o quarto mais visitado de todo o mundo.

Ou seja, não é surpreendente que o país mais populoso do planeta tenha regulamentado a entrada de estrangeiros em seu território.

A boa notícia é que o processo para emissão do visto de turismo chinês é mais tranquilo que você pensa, e muito menos burocrático do que conseguir um visto para os Estados Unidos, por exemplo.

Você deverá preencher um formulário disponível no site do Consulado chinês e apresentar uma série de documentos em uma das sedes da representação consular da China no Brasil.

Após a confirmação de todas as suas informações pessoais durante uma visita ao Consulado e o pagamento de uma taxa consular, o documento deverá ser emitido sem maiores problemas.

Precisa de visto para ir à China?

Visto para a China precisa de visto
Fonte: Unsplash

O visto é uma exigência obrigatória para todos os turistas que tenham a China como destino final de sua viagem.

Ou seja, se o seu trajeto for no esquema Brasil > China > Brasil, você precisa de um visto.

A boa notícia é que se você fará apenas uma conexão em território chinês, não precisa se preocupar com o documento. 

Isso significa que, no caso de viagem Brasil > China > outro país, basta solicitar o visto de trânsito, que explicaremos mais detalhadamente abaixo.

Quais são os tipos de visto para a China?

Existem vários tipos de vistos chineses, como fins particulares (Q2 ou S2), negócios (M) e o principal foco dos nossos conteúdos, o visto de turismo (L).

Se você está apenas de passagem pela China, rumo a outro destino, pode contar com a facilidade do visto de trânsito.

Esse documento não é obrigatório caso a permanência em Pequim, Tianjin e província de Hebei seja de, no máximo, 144 horas, ou seis dias.

Outros destinos da China, como Shanghai, permitem que brasileiros fiquem por até 72 horas em seu território sem precisar de nenhum tipo de visto, seja ele de trânsito ou turismo.

Mas fique atento! Você só será dispensado da exigência de visto caso esteja com passagem marcada para um outro país (não vale voltar da China para o Brasil).

Além disso, você também não poderá deixar a cidade na qual desembarcou dentro desse período rumo a outro destino dentro do país.

Lembre-se de que cada cidade chinesa pode ter suas próprias exigências, logo, o mais adequado é consultar diretamente a embaixada para descobrir todos os detalhes sobre o visto mais indicado para sua viagem.

Quais são os países isentos de visto para China?

Visto para a China quais países são isentos
Fonte: Unsplash

Apesar de fazerem parte do território chinês, Macau, Hong Kong e Hainan dispensam da exigência de visto todos os turistas brasileiros que estejam em viagem com duração máxima de 90 dias.

Ou seja, nesses lugares você não precisará nem sequer emitir um visto de passagem, e poderá voltar ao Brasil assim que acabar a sua viagem.

Seguro viagem para a China

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Uma viagem para a China pode ser considerada um grande investimento. Afinal de contas, demanda horas de planejamento e economia. Dessa forma, seria lamentável encurtar o passeio por conta de imprevistos.

Imagina estragar suas férias chinesas por uma dor de dente ou uma crise de pedra nos rins?

Contratempos não escolhem hora nem lugar para acontecer, mas com um investimento a partir de R$ 10 por dia você garante toda a tranquilidade de que precisa, com a contratação de um seguro viagem.

Faça uma cotação em nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, e acesse ofertas das melhores seguradoras do mercado, com o menor preço!

Assim, você garante assistência e cobertura em diversos casos, de emergências médicas e odontológicas a problemas com extravio de bagagem ou cancelamento de voo, com atendimento 100% em português!

Como solicitar visto para China?

Se o seu passaporte está devidamente atualizado, o próximo passo é acessar o site da Embaixada da China e imprimir o formulário de pedido de visto.

Em seguida, você deverá preencher o documento com letra de forma, bem legível, e anexar uma foto colorida recente do seu rosto, com o fundo branco.

Com o formulário devidamente preenchido, você precisará se deslocar a um dos Consulados da China no Brasil. O atendimento é feito a partir do horário de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio.

Onde tirar visto para China?

Visto para China onde tirar
Fonte: Pexels

Se você já preencheu o formulário disponível na internet, precisará ir pessoalmente a um dos Consulados da China ou à Embaixada do país. 

Ao todo, são quatro sedes disponíveis para atendimento, mas fique atento: cada uma delas atende a alguns Estados brasileiros em específico, e você não conseguirá atendimento fora de sua jurisdição.

Embaixada da China no Brasil

A sede da Embaixada da China no Brasil fica na capital federal, Brasília. O endereço é SES Avenida das Nações, Quadra 813, Lote 52.

A Embaixada atende apenas cidadãos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Amapá, Acre, Roraima, Amazonas e Rondônia.

Onde ficam os Consulados da China no Brasil?

Visto para China onde ficam os consulados no Brasil
Fonte: Pixabay

O Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo funciona na rua Estados Unidos, 1071, no bairro Jardim América.

Na unidade paulistana, recebem atendimento moradores dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Cidadãos de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, por sua vez, são atendidos na sede de Recife, na Estr. do Arraial, 3139, no bairro Casa Amarela.

Se você mora nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, deve procurar o Consulado no Rio de Janeiro, na R. Muniz Barreto, 715, no bairro de Botafogo.

Quanto tempo demora para pegar o visto para a China?

Após a entrega de todos os documentos exigidos pelas autoridades chinesas e o pagamento da taxa consular, o processo de emissão do visto é relativamente rápido.

Caso não haja nenhuma inconsistência nas informações apresentadas e nos documentos anexados ao pedido, a expectativa é de que você o documento fique pronto em, no máximo, quatro dias úteis.

Se houver algum problema com a sua documentação, você precisará ter um pouco mais de paciência, já que inconsistências podem fazer o processo demorar mais.

Quais documentos são exigidos para tirar o visto?

Visto para China documentos necessários
Fonte: Pexels

Antes de tudo, o viajante precisa ter um passaporte com validade mínima de um ano.

Para solicitar o documento, você deverá preencher o formulário disponível no site do Consulado da China, ao qual deverá anexar uma foto recente tirada em um fundo totalmente branco.

Você deve imprimir uma cópia do formulário e precisa responder a todas as perguntas em letra de forma.

O turista precisa, ainda, apresentar uma série de documentos complementares, informando os principais dados de sua permanência em território chinês.

Isso quer dizer que você deverá detalhar seu itinerário dentro do país, apresentar comprovante de reserva em hotel, passagem de volta para o Brasil ou de embarque para outro país e comprovante de renda.

Caso você pretenda se hospedar na casa de algum amigo, você precisará apresentar dados ainda mais precisos, na forma de carta-convite.

O documento precisa apresentar todos os seus dados pessoais, bem como as datas de chegada e saída do país, os locais que pretende visitar e a assinatura de seu representante legal na China, ou seja, seu anfitrião.

Quais cuidados tomar numa viagem para a China?

Sempre que você vai viajar para um país estrangeiro, sobretudo um território com a cultura tão diferente da nossa, como alguns países da Ásia, é importante ficar atento a alguns cuidados que podem facilitar a sua viagem.

O acesso à internet na China é bem mais limitado do que no Brasil, e você pode ter dificuldade para entrar em sites como o Facebook ou o Google.

Uma boa alternativa é a contratação de uma VPN, para ocultar seus dados de navegação e apresentar o IP de outro país, como o Brasil, para acessar a internet.

Além disso, não leve os vistos na brincadeira. As autoridades chinesas são bastante burocráticas e você pode ter problemas caso deseje esticar a sua permanência além do autorizado pelo documento.

A alimentação também pode ser um problema: os chineses têm hábitos alimentares bem diferentes dos nossos, e se você for uma pessoa de estômago fraco, talvez seja melhor não arriscar com pratos muito diferentes.

Se você não gosta de comida apimentada ou não pretende experimentar coisas diferentes, pode ser uma boa ideia já ir pesquisando onde fica o MCDonalds mais perto do seu hotel.

Precisa de vacina contra a febre amarela para ir à China?

Visto para a China precisa de vacina para febre amarela
Fonte: Pexels

Além dos documentos obrigatórios para solicitação da emissão de visto, você também precisará provar que está imunizado contra algumas epidemias às autoridades chinesas.

Você deve apresentar sua Certificação Internacional de Vacinas ou Profilaxia (CIVP), atestando que você já foi vacinado contra a febre amarela, com ao menos dez dias de antecedência à viagem.

Você pode descobrir como solicitar a emissão do CIVP gratuitamente, pela internet, por meio do site da Anvisa. O passo a passo está esclarecido em nosso site

Além disso, não é obrigatório, mas recomenda-se a vacinação contra tétano, a difteria, a febre tifóide, a hepatite A e B, a poliomielite e a doença meningocócica nos casos de qualquer viagem internacional. 

Qual o valor do visto para China?

Depois de preencher o formulário disponível na internet e apresentar a documentação obrigatória para a emissão do seu visto de turismo chinês, você precisará pagar uma taxa consular pelo documento.

O visto custa R$ 460, mas esse valor pode subir caso você opte por receber o documento por correio ou em uma agência. Nesse caso, é preciso adicionar os custos com o envio.

Se você precisar do documento com caráter de urgência, precisará pagar uma taxa extra, mas o site da embaixada chinesa não especifica o valor.

Vale pontuar que cada embaixada ou consulado define a forma de pagamento da taxa consular. O órgão só te entregará o protocolo de pagamento após a entrega dos documentos obrigatórios.

Por quanto tempo o visto para a China é válido?

Visto para a China qual a validade
Fonte: Pexels

Depois que você tiver sucesso em todas as etapas do pedido e estiver com seu documento em mãos, pode relaxar! O visto de turismo (L) para a China tem validade de até cinco anos.

O documento permite entradas múltiplas no território do país, com duração máxima de permanência de até 90 dias.

A cada 12 meses, a partir da data de chegada à China, você poderá pedir a prorrogação da viagem por até 90 dias, totalizando, assim, 180 dias no país.

Cotação seguro viagem para a China

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Já sabe tudo sobre o visto para a China e está preparando a sua viagem? Então chegou a hora de contratar um bom seguro viagem para evitar dor de cabeça!

Assim, você terá direito a cobertura em casos de emergências médicas ou odontológicas, extravio ou roubo de bagagem, cancelamento de voos e até roubo de documentos, entre outros.

Recomendamos o uso de plataformas comparadoras para conhecer as ofertas de diferentes empresas e, assim, contratar a melhor alternativa para o seu bolso e a sua necessidade.

Em nossa ferramenta exclusiva, Seguros Promo, você encontra as melhores seguradoras do mercado e o melhor preço para contratar o seu seguro viagem para a China!

Viajar com segurança e economia, até para o outro lado do mundo? De Promo você pode!

Leia também:

aaaa