Groenlândia: mapa com cidades e principais informações
Saiba tudo sobre a Groenlândia: mapa, localização, clima, cidades, pontos turísticos mais famosos, curiosidades, história e muito mais.
Quer saber tudo sobre a Groenlândia? Mapa, o que fazer no destino, curiosidades e muito mais? Então, chegou ao artigo certo!
Destino perfeito para fugir dos roteiros turísticos tradicionais, a maior ilha do mundo “esconde” em suas terras geladas incríveis paisagens naturais e traços culturais de um povo isolado em um dos pontos mais ao norte do planeta.
Ficou curioso? Então saiba tudo sobre o destino abaixo!
Ir para a América do Norte sem um seguro viagem pode ser arriscado. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu seguro com 20% de desconto!
Atenção: o seguro viagem é essencial para conhecer a Groenlândia!
Em qualquer viagem internacional, uma das principais preocupações que o turista deve ter é a contratação do seguro viagem.
O item garante que o viajante estará amparado e protegidos diante de situações inesperadas.
Em um destino tão diferente quanto a Groenlândia, onde o clima é extremo e o idioma é diferente, contar com assistência especializada para lidar com imprevistos é o que vai garantir a sua tranquilidade longe de casa.
Aqui no Seguros Promo, você tem acesso aos melhores planos de seguro de viagem internacional, com coberturas completas para as mais diversas situações, de acidentes a extravio de bagagem.
Faça a sua cotação e viaje com a segurança, tranquilidade e economia que merece!
Onde fica a Groenlândia?
A Groenlândia está localizada na América do Norte, à leste das ilhas do Canadá. O país fica entre o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico.
Como já falamos, trata-se da maior ilha do mundo, com mais de 2 milhões de metros quadrados, 2.166.000 km² para sermos mais precisos. Desse total, mais de ¾ da ilha é tomada por gelo.
Groenlândia: mapa
Veja onde está localizada a Groenlândia e algumas das principais cidades do país no mapa abaixo:
A Groenlândia pertence à qual país?
A Groenlândia é uma região autônoma do Reino da Dinamarca desde 1979, embora os dinamarqueses estejam presentes na ilha desde o século XVIII.
Ou seja, embora geograficamente ela pertença à América do Norte, politicamente o que vale são as normas europeias.
Como chegar à Groenlândia?
Para conhecer a Groenlândia, o viajante deverá pegar um avião a partir de uma das duas cidades europeias:
- Copenhagen, a capital da Dinamarca: o caminho mais comum é voar para Copenhague e depois pegar um voo conectado para Nuuk com a Air Greenland, que é a principal companhia aérea do país. A viagem de Copenhague para Nuuk leva cerca de 4 horas.
- Reykjavik, capital da Islândia: Reykjavík também funciona como ponto de conexão, com voos para Nuuk e outras cidades da Groenlândia. Essa rota pode ser interessante se você estiver explorando a região do Atlântico Norte.
Uma vez na Groenlândia, não há estradas conectando as cidades principais. O deslocamento entre localidades é feito por avião (Air Greenland oferece voos domésticos), helicóptero ou barco, dependendo da estação e do destino.
Como é o clima da Groenlândia?
O clima da Groenlândia é polar ártico, com invernos extremamente rigorosos e verões curtos e frescos, variando bastante conforme a latitude e a proximidade do oceano.
O norte do país é mais frio que o sul, e o interior gelado é muito mais rigoroso que as áreas costeiras. A corrente quente do Atlântico Norte ameniza um pouco o clima da costa oeste.
A Groenlândia recebe pouca chuva, mas muita neve durante o inverno. As regiões costeiras são mais úmidas que o interior, onde o clima é mais seco e continental.
Para resumir melhor:
| Estação | Temperatura | Características |
|---|---|---|
|
Inverno (outubro a março) |
-10°C a -20°C em Nuuk, podendo chegar a -40°C nas regiões do interior |
Escuridão total durante dezembro e janeiro, com algumas horas de crepúsculo ao meio-dia. Tempestades de neve frequentes e vento constante. |
|
Verão (junho a agosto) |
Temperaturas entre 0°C e 10°C, com dias longos (o sol não se põe completamente) |
Melhor época para visitar, embora ainda seja necessário usar roupas quentes. |
Qual a melhor época para ir a Groenlândia?
O verão (junho a agosto) é a melhor época para ir a Groenlândia, pois oferece melhor acessibilidade e mais opções de transporte, enquanto o inverno restringe muito as conexões.
➤ Dica: mesmo que você esteja pensando em conhecer a Groenlândia nesse período, já pode ir preparando as roupas para neve porque o clima no país segue gelado.
As temperaturas mais “suaves” do verão ainda seguem baixas: os termômetros costumam variar entre 5ºC e 10ºC.
Quais são as cidades da Groenlândia?
A extensão territorial da Groenlândia não se reflete no número de cidades do país.
São apenas 23 cidades e pequenas vilas espalhadas por seu território, uma vez que boa parte da área groenlandesa é coberta de gelo.
Elas estão divididas em cinco municípios, como são chamadas as regiões do país: Kujalleq, Qeqqata, Sermersooq, Avannaata e Qeqertalik, as duas últimas surgidas a partir da divisão de Qaasuitsup, em 2018.
Listamos algumas das cidades mais interessantes e que reúnem os melhores atrativos para quem escolher a Groenlândia como destino nas próximas férias. Confira!
Nuuk: a maior cidade da Groenlândia
Maior cidade e capital do país, Nuuk foi fundada em 1728, pelo missionário dinamarquês Hans Egede, e é o centro cultural, político e econômico da Groenlândia.
O destino traz o perfeito contraste entre a modernidade e as tradições de sua nação. Você pode visitar diferentes museus que contam sobre a história e a cultura local, e, ao sair, percorrer lojas ou parar nos cafés e restaurantes.
Quer saber o que conhecer em Nuuk? Separe um tempo para ir à Annaassisitta Oqaluffia, a Catedral, a Biblioteca Pública Nacional da Groenlândia e, se possível, tente fazer um passeio de barco pelo Fiorde de Nuuk, o segundo maior fiorde do mundo.
Ittoqqortoormiit: belas casas coloridas
Ittoqqortoormiit é vizinha ao Northeast Greenland National Park e pode ser o ponto final de uma aventura pelo local.
A cidade, que tem menos de 500 habitantes, fica isolada na costa leste do país. Mesmo pequena, ela vive do turismo, além da caça.
As casinhas coloridas que contrastam com a neve, à beira do maior fiorde do mundo, vão chamar a atenção de quem chegar a Ittoqqortoormiit.
Ilulissat: os icebergs que impressionam
Terceira maior cidade em relação à população da Groenlândia (4,5 mil habitantes), Ilulissat carrega no nome a sua fama: os icebergs.
Eles são considerados Patrimônio Mundial da Unesco, como o Ilulissat Icefjord, que se estende para a oeste, até a Baía de Disko.
Aproveite a estadia para experimentar a culinária local e fazer um passeio para observar baleias.
Qaqortoq: piscinas termais incríveis
Maior cidade do sul da Groenlândia, com 3,2 mil habitantes, Qaqortoq oferece diferentes atrações aos seus visitantes.
Ali, é possível pegar um barco até a ilha de Uunartoq, onde ficam piscinas termais com águas que podem chegar aos 38ºC.
Qaqortoq também é o ponto de partida para conhecer as ruínas da igreja Hvalsey e para os fiordes da região.
O que fazer na Groenlândia?

Embora cerca de 80% do seu território seja coberto por gelo, a Groenlândia apresenta atrações e lugares curiosos para quem resolver descobrir o que há no país. Veja só!
Trilha do Círculo Polar Ártico
Se você é daquelas pessoas em que o espírito aventureiro sempre fala mais alto, vai ser difícil resistir à trilha do Círculo Polar Ártico.
O passeio é ideal para os desbravadores, que percorrem cerca de 160 km em um trecho de sertão da Groenlândia, entre Kangerlussuaq à Sisimiut, na costa oeste do país.
A trilha completa leva de 9 a 11 dias e passa por rios, lagos e terrenos montanhosos, colocando as pessoas em contato intenso com a natureza do país.
Passeios de dog sled em Ittoqqortoormiit
Não há nada mais clássico do que experimentar a cultura inuit do que um passeio de dog sled, os trenós puxados por cães.
Essa é uma forma bem tradicional de locomoção na Groenlândia, especialmente em lugares mais isolados, como Ittoqqortoormiit.
O ritmo mais lento do passeio conduzido por uma dezena de cães permite admirar melhor a branca paisagem em volta.
Caiaque em Scoresby Sund
Maior e mais profundo fiorde do mundo, Scoresby Sund vai se tornar ainda mais gigante em um passeio de caiaque por suas águas.
Esse é mais um atrativo para quem visita Ittoqqortoormiit. O passeio de caiaque é visto como ligação profunda à experiência dos primeiros imigrantes a chegarem no país.
Deslize pelas águas entre os enormes icebergs, enquanto avista de longe as casas coloridas que dão vida à pequena cidade da costa leste groenlandesa.
Ver a aurora boreal: um clássico do país
Esse é um dos principais atrativos para que tem o país como destino para turismo. A Groenlândia é um dos melhores lugares do mundo para observar a aurora boreal.
O fenômeno que colore as noites, principalmente no inverno, pode ser melhor apreciado por conta do isolamento que se tem no país.
Em cidades como Kangerlussuaq e Ilulissat, é fácil encontrar visitas guiadas para assistir ao espetáculo nas madrugadas.
➤ Dica: agasalhe-se bem, leve uma garrafa de café e se prepare para fazer registros incríveis de uma das mais belas cenas proporcionadas pela natureza.
Visitar museus: conheça a cultura do país
Os museus da Groenlândia são a melhor forma para os visitantes de qualquer parte do mundo descobrirem mais sobre a história do país e a cultura do seus povos. Por isso, não deixe de ir em:
Nuuk
- Greenland National Museum: conta com registros de 4 mil anos de história.
- Museu de Arte de Nuuk: pinturas, desenhos e artesanatos retratam a cultura local.
Ilulissat
- Museu Knud Rasmunssen’s: é a casa onde nasceu o “pai da esquimologia”, Knud Rasmussen, onde é possível saber mais sobre suas expedições e a história da região.
Sisimiut
- Museu Sisimiut: é um museu ao ar livre que traz em seu acervo expedições arqueológicas e sobre o desenvolvimento do comércio, indústria e a navegação em Sisimiut.
Curiosidades sobre a Groenlândia
Por ser pouco conhecida, a Groenlândia desperta a curiosidade de muitas pessoas. Abaixo, separamos algumas das principais:
- Boa parte do que você vai conhecer sobre a cultura da Groenlândia tem raízes nos inuites, povos que habitaram a região no passado.
- O groenlandês, idioma oficial do país, é um bom exemplo. A língua é derivada do idioma que os primeiros habitantes falavam.
- O artesanato local, que utiliza de materiais encontrados no país, como lã de ovelha, pele de foca e chifres de rena, também reproduz as crenças, principalmente espirituais, da cultura inuit.
- Peixes como bacalhau, salmão e truta, além das carnes de cordeiro e ovelhas formam a base da gastronomia local.
- Os groenlandeses gostam de celebrar o Dia Nacional da Groenlândia, em 21 de junho, e o retorno do sol após longos meses de inverno.
- O maior parque nacional do mundo fica na Groenlândia. O Northeast Greenland National Park tem mais de 970 mil km², e permite contato com a vida selvagem e grandes geleiras, mas é preciso de uma autorização especial do governo para conhecê-lo.
- O glaciar que mais produz gelo fora a Antártica também é groenlandês. o Sermeq Kujalleq, ou Glaciar Jakobshavn/Geleira Ilulissat, é responsável por 10% dos icebergs que saem da Groenlândia. Muito provavelmente, foi dali que se soltou o iceberg responsável pelo famoso incidente com o Titanic.
Não se esqueça do seguro viagem para visitar a Groenlândia!
Agora que você já sabe tudo sobre a Groenlândia, chegou a hora de se preparar para conhecer um dos destinos mais incríveis do mundo.
E para aproveitar ao máximo seu passeio, não deixe de contratar um seguro viagem internacional com coberturas completas para lidar com imprevistos diversos.
Aqui no Seguros Promo, você poderá cotar diversos planos de seguro viagem das melhores seguradoras do mundo. E caso tenha qualquer dúvida, poderá acionar a nossa central de atendimento exclusiva.
Aproveite nossas ofertas e descubra o melhor da Groenlândia com tranquilidade!
Perguntas frequentes sobre a Groenlândia
Quer saber mais sobre a Groenlândia? Então confira a nossa FAQ com as principais dúvidas e respostas sobre o destino!
De quem é a Groenlândia hoje?
A Groenlândia é uma região autónoma, e integra o Reino da Dinamarca.
Que língua falam na Groenlândia?
O idioma oficial do país é o groenlandês.
Porque a Groenlândia é da Dinamarca?
Porque foi colonizada pelos dinamarqueses e permaneceu sob administração do país após acordos internacionais, mantendo autonomia interna, mas ainda ligada ao Reino da Dinamarca.
É possível viver na Groenlândia?
Sim. É possível viver no país, apesar de desafiador por conta do clima intenso, dos custos e do isolamento social.
A Groenlândia tem noite?
Sim, mas não o ano todo. Durante o verão, ocorre o “Sol da Meia-Noite”, fenômeno onde há luz 24 horas.
Tem sol na Groenlândia?
Sim. A Groenlândia tem sol, principalmente no verão.
Quantos graus faz na Groenlândia no verão?
Num geral, entre entre 5°C e 10°C.
Quem é maior: Brasil ou Groenlândia?
O Brasil é maior que a Groenlândia. São mais de 8 milhões de km², contra os pouco mais de 2 milhões de km² da ilha.
O que tem de valor na Groenlândia?
Sua posição estratégica no Atlântico Norte e riqueza mineral.
A Groenlândia fica em qual continente?
A Groenlândia está localizada na América do Norte.
Qual é a área total da Groenlândia?
Cerca de 2.166.000 km².
Continue sua leitura:

