CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Groenlândia: mapa com cidades e informações turísticas

Conheça tudo sobre a Groenlândia, mapa e pontos turísticos mais famosos. Vem conferir tudo sobre essa ilha surpreendente.

Quer conhecer um destino exótico? Vá para a Groenlândia! Mapa de quem procura por aventuras em lugares inusitados deve ter o local como um dos principais destinos, ótimo para fugir dos roteiros por pontos turísticos tradicionais.

A maior ilha do mundo “esconde” em suas terras geladas incríveis paisagens naturais e so traços culturais de um povo isolado em um dos pontos mais ao norte do planeta.

Prepare suas roupas para aguentar o frio intenso, mas, antes, venha descobrir quais as melhores cidades e as informações que todo turista precisa conhecer antes desta viagem.

Cote seu seguro viagem com 15% de desconto no Seguros Promo!

Groenlândia, mapa: o que conhecer na maior ilha do mundo

Embora cerca de 80% do seu território seja coberto por gelo, a Groenlândia apresenta atrações e lugares curiosos para quem resolver descobrir o que há no país.

Na capital Nuuk, por exemplo, os turistas podem visitar museus que contam a história e apresentam a cultura inuíte (ou inuit), povos que habitaram a região séculos atrás.

Mais ao norte, os visitantes podem se desafiar percorrendo a trilha do Círculo Polar Ártico e passar dias caminhando entre o gelo. Groenlândia também é o lugar perfeito para os caçadores de auroras boreais, o fenômeno que colore os céus durante as noites.

Aqui você vai descobrir tudo sobre a Groenlândia que um turista precisa saber para planejar sua viagem: onde fica, como é o clima e as melhores atividades na maior ilha do mundo.

Onde fica a Groenlândia?

Groelandia Mapa onde fica
Fonte: Pixabay

“A Groenlândia fica em qual continente” é uma dúvida que algumas pessoas podem ter, principalmente porque o país não é tão popular como outros destinos.

Se este for o seu caso, aqui você vai colocar fim a esse questionamento.

O território da Groenlândia está localizado na América do Norte, à leste das ilhas do Canadá. O país fica entre o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico.

Como já falamos, trata-se da maior ilha do mundo. Mas qual é a área total da Groenlândia? São mais de 2 milhões de metros quadrados, 2.166.086 km² para sermos mais precisos. Desse total, mais de ¾ da ilha é tomada por gelo.

A Groenlândia pertence à qual país?

Embora geograficamente a Groenlândia pertença à América do Norte, politicamente o que vale são as normas europeias.

Caso você não saiba, o país é considerado região autônoma do Reino da Dinamarca desde 1979, embora os dinamarqueses estejam presentes na ilha desde o século XVIII.

Como chegar à Groenlândia?

Para viajar à Groenlândia, voos deverão passar por dois destinos europeus: Copenhagen, a capital da Dinamarca, e Reykjavik, Islândia, de onde saem a maioria das conexões.

Na capital Nuuk, fica a principal porta de entrada para o país: o Aeroporto Internacional da Groenlândia.

O curioso é que a capital recebe voos apenas vindos da Islândia, ainda que a Groenlândia tenha ligações políticas com a Dinamarca. É também a partir do Aeroporto Internacional que saem voos domésticos para outros destinos do país.

Voando da Dinamarca, os destinos acessíveis na Groenlândia são Narsarsuaq, que fica ao sul, e Kangerlussuaq, cidade localizada no oeste da ilha.

Mapa da Groenlândia

Temos certeza que você já deve ter reparado onde fica a Groenlândia no mapa — aquela enorme porção de terra, geralmente ilustrada em branco, entre o Canadá e a Europa.

De toda forma, caso não lembre, nós preparamos um mapa do país para não ter dúvidas. Aproveite também para ver onde ficam as principais cidades e decida quais incluir no roteiro.

Proteção e segurança em qualquer parte do mundo!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Em qualquer viagem internacional, uma das principais preocupações que o turista deve ter é a contratação do seguro viagem.

O item oferece a garantia de estarmos amparados e protegidos diante de situações inesperadas que podem acontecer a qualquer momento.

Não é difícil de imaginar você, viajando pela Groenlândia, quando alguma emergência médica frustra o seu passeio. E o pior, em um local onde o idioma é totalmente diferente.

São nesses momentos que o seguro vai te deixar menos preocupado e com a certeza de que receberá o atendimento necessário.

Portanto, antes de viajar, consulte o Seguros Promo e encontre o seu seguro de viagem internacional pelo menor preço. Pesquise, compare e contrate as coberturas mais indicadas para o seu passeio ter mais segurança em qualquer canto do mundo.

Como é o clima da Groenlândia?

Caso você esteja pensando em conhecer a Groenlândia, já pode ir preparando as roupas para neve porque o clima no país é bem gelado.

Para nós, brasileiros, a viagem pode trazer a sensação de que no país só há uma estação: o inverno!

O clima predominante é o polar, em que os verões são mais amenos e os invernos podem ser bastante rigorosos. Mas as temperaturas mais “suaves” no verão, ainda assim, estão lá embaixo: os termômetros costumam variar entre 6º e 10º graus.

Mas se estiver disposto a vivenciar a rotina de um local gelado, o inverno é a época certa. Durante o período, os dias são curtos, a neve é constante e as temperaturas negativas. 

Quais são as cidades da Groenlândia?

A extensão territorial da Groenlândia não se reflete no número de cidades do país.

São apenas 23 cidades e pequenas vilas espalhadas por seu território, uma vez que boa parte da área groenlandesa é coberta de gelo.

Elas estão divididas em cinco municípios, como são chamadas as regiões do país: Kujalleq, Qeqqata, Sermersooq, Avannaata e Qeqertalik, as duas últimas surgidas a partir da divisão de Qaasuitsup, em 2018.

Listamos algumas das cidades mais interessantes e que reúnem os melhores atrativos para quem escolher a Groenlândia como destino nas próximas férias. Confira!

Nuuk

Groelandia Mapa Nuuk
Fonte: Pixabay

Maior cidade do país, Nuuk abriga o Aeroporto Internacional, por isso são grandes as chances de chegar por lá. Que tal tirar alguns dias para conhecer a capital da Groenlândia?

Fundada em 1728, pelo missionário dinamarquês Hans Egede, a cidade é o centro cultural, político e econômico do país.

Nuuk traz o perfeito contraste entre a modernidade e as tradições de sua nação. Você pode visitar diferentes museus que contam sobre a história e a cultura local, e, ao sair, percorrer lojas ou parar nos cafés e restaurantes.

Quer saber o que conhecer em Nuuk? Separe um tempo para ir à Annaassisitta Oqaluffia, a catedral de Nuuk, visite a Biblioteca Pública Nacional da Groenlândia e tente fazer um passeio de barco pelo Fiorde de Nuuk, o segundo maior fiorde do mundo.

Ittoqqortoormiit

Esse simpático nome é de uma pequena cidade que deve estar no seu roteiro pela Groenlândia em algum momento.

Ittoqqortoormiit é vizinha ao Northeast Greenland National Park e pode ser o ponto final de uma aventura pelo parque.

Chegar lá já é um desafio legal: a cidade, que tem menos de 500 habitantes, fica isolada na costa leste do país. Mesmo pequena, ela vive do turismo, além da caça. 

As casinhas coloridas que contrastam com a neve, à beira do maior fiorde do mundo, vão chamar a atenção de quem chegar a Ittoqqortoormiit.

Ilulissat

Groelandia Mapa Ilulissat
Fonte: Pixabay

Terceira maior cidade em relação à população da Groenlândia (4,5 mil habitantes), Ilulissat carrega no nome a sua fama: os icebergs, que significa ilulissat.

Eles são considerados até mesmo Patrimônio Mundial da Unesco, como o Ilulissat Icefjord, que se estende para a oeste, até a Baía de Disko.

Aproveite a estadia para, além de ver e escutar o barulho dos imensos blocos de gelo, experimentar a culinária local e fazer um passeio para observação de baleias.

Qaqortoq

Maior cidade do sul da Groenlândia, com 3,2 mil habitantes, Qaqortoq oferece diferentes atrativos aos seus visitantes. Tem arte, cultura, comércio, natureza, escolha o que quiser.

Pegar um barco até a ilha de Uunartoq é um dos grandes prazeres da cidade. Lá ficam as piscinas termais, com água quente que pode chegar a 38º graus, que são visitadas pelos turistas durante todo o ano.

Qaqortoq também é o ponto de partida para conhecer as ruínas da igreja Hvalsey e para os fiordes ao redor desse destino.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Turismo na Groenlândia: o que fazer?

    Além das cidades mais interessante, você certamente deve querer saber quais atividades não podem faltar no seu roteiro pela Groenlândia, não é mesmo?

    Então dá uma olhadinha nessa lista de passeios que separamos para quem deseja aproveitar o turismo nesse destino.

    Trilha do Círculo Polar Ártico

    Groelandia Mapa trilha do circuito polar artico
    Fonte: Pixabay

    Se você é daquelas pessoas em que o espírito aventureiro sempre fala mais alto, vai ser difícil resistir à trilha do Círculo Polar Ártico.

    O passeio é ideal para os desbravadores, que percorrem cerca de 160 km em um trecho de sertão da Groenlândia, entre Kangerlussuaq à Sisimiut, na costa oeste do país.

    A trilha completa leva de 9 a 11 dias e reserva a passagem por rios, lagos e terrenos montanhosos, colocando as pessoas em contato intenso com a natureza do país. Prepare bem os equipamentos, não deixe de contratar um guia e se jogue na aventura.

    Passeios de dog sled e motos de neve em Ittoqqortoormiit

    Não há nada mais clássico do que experimentar a cultura inuit do que um passeio de dog sled, os trenós puxados por cães.

    Essa é uma forma bem tradicional de locomoção na Groenlândia, especialmente em lugares mais isolados, como Ittoqqortoormiit. O ritmo mais lento do passeio conduzido por uma dezena de cães permite admirar melhor a branca paisagem em volta.

    Se preferir, outra opção é fazer o mesmo passeio em motos de neve, em ritmo mais acelerado.

    Caiaque em Scoresby Sund

    Maior e mais profundo fiorde do mundo, Scoresby Sund vai se tornar ainda mais gigante em um passeio de caiaque por suas águas.

    Esse é mais um atrativo para quem visita Ittoqqortoormiit. O passeio de caiaque é visto como ligação profunda à experiência dos primeiros imigrantes a chegarem no país.

    Deslize pelas águas entre os enormes icebergs, enquanto avista de longe as casinhas coloridas que dão vida à pequena cidade da costa leste groenlandesa. 

    Ver a aurora boreal

    Groelandia Mapa Aurora Boreal
    Fonte: Pixabay

    Esse é um dos principais atrativos para que tem o país como destino para turismo. Groenlândia é um dos melhores lugares para observar a aurora boreal.

    O fenômeno que colore as noites, principalmente no inverno, pode ser melhor apreciado por conta do isolamento que se tem no país. Em algumas cidades, como Kangerlussuaq e Ilulissat, é fácil encontrar visitas guiadas para assistir ao espetáculo nas madrugadas.

    Nossa dica é: agasalhe-se bem, leve uma garrafa de café e se prepare para fazer registros incríveis de uma das mais belas cenas proporcionadas pela natureza.

    Visitar museus

    Os museus da Groenlândia são a melhor forma para os visitantes de qualquer parte do mundo descobrirem mais sobre a história do país e a cultura do seus povos.

    A capital Nuuk permite uma verdadeira volta ao passado para quem visita o Greenland National Museum (ou Museu Nacional), com registros de 4 mil anos de história, e o Museu de Arte de Nuuk, em que pinturas, desenhos e artesanatos retratam a cultura local.

    Em Ilulissat, a casa onde nasceu o “pai da esquimologia”, Knud Rasmussen, virou o Museu Knud Rasmunssen’s, contando sobre suas expedições e a história da região.

    Já o Museu Sisimiut é um museu ao ar livre que traz acervo de expedições arqueológicas e sobre o desenvolvimento do comércio, indústria e a navegação em Sisimiut.

    Cultura da Groenlândia

    Groelandia Mapa Cultura
    Fonte: Pixabay

    Boa parte do que você vai conhecer sobre a cultura da Groenlândia tem raízes nos inuites, povos que habitaram a região no passado.

    O groenlandês, idioma oficial do país, é um bom exemplo. A língua é derivada do idioma que os primeiros habitantes falavam. 

    O artesanato local, que utiliza de materiais encontrados no país, como lã de ovelha, pele de foca e chifres de rena, também reproduz as crenças, principalmente espirituais, da cultura inuit.

    Aproveitando o passeio pela cultura local, não dá para deixar de experimentar os pratos da culinária do país.

    Peixes como bacalhau, salmão e truta, além das carnes de cordeiro e ovelhas formam a base da gastronomia local. Nuuk, a capital da Groenlândia, também é bem servida de restaurantes com pratos de outros países.

    Os groenlandeses também gostam de celebrar. O Dia Nacional da Groenlândia, em 21 de junho, é motivo de festa e entretenimento, assim como o retorno do sol é comemorado após longos meses de inverno.

    Curiosidades sobre a Groenlândia

    Se você for conhecer a Groenlândia, quem sabe escolha ver de perto alguns lugares curiosos deste lugar.

    É isso mesmo, há atrações que são marcantes na ilha de gelo. Você sabia que o maior parque nacional do mundo fica na Groenlândia?

    É o Northeast Greenland National Park, com mais de 970 mil km². O local permite contato com a vida selvagem e grandes geleiras, mas é preciso de uma autorização especial do governo para este passeio.

    Já que estamos falando em maiores, o glaciar que mais produz gelo fora a Antártica também é groenlandês.

    Sermeq Kujalleq, ou Glaciar Jakobshavn, ou ainda Geleira Ilulissat, é responsável por 10% dos icebergs que saem da Groenlândia. Muito provavelmente, foi dali que se soltou o iceberg responsável pelo famoso incidente com o Titanic.

    Encontre os planos de seguro viagem ideais para a sua jornada

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Viu quanta coisa legal e interessante dá para conhecer na Groenlândia. Mapa já está prontinho e você pode planejar o melhor roteiro para explorar este destino inusitado.

    E para ter uma viagem mais tranquila, lembre-se de acessar o Seguros Promo e encontrar os seguros de viagem com coberturas que mais combinam com o seu passeio, e pelos melhores preços.

    Descubra as atrações da Groenlândia com mais proteção e pagando menos. De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa