Lyon, França: confira as melhores dicas para aproveitar a cidade!
Saiba tudo sobre Lyon, França. Confira onde fica, como chegar, quando ir, o que fazer e outras dicas imperdíveis para a sua viagem.
Lyon, França, é uma excelente opção para quem quer sair dos roteiros tradicionais parisienses e conhecer cidades do interior do país.
Esse destino, ainda pouco conhecido pelos brasileiros, reserva experiências deliciosas aos seus visitantes, com muitas atrações históricas e culturais, além de restaurantes renomados.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre Lyon para montar um roteiro completo pela cidade. Veja só!
Confira: O que fazer na França com nosso guia completo
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Onde fica a cidade de Lyon na França?
A cidade de Lyon fica no leste da França, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, às margens dos rios Ródano e Saône, e a cerca de 470 km ao sudeste de Paris.
É a terceira maior cidade do país e um importante centro histórico e econômico.
Como chegar a Lyon?
Você pode chegar a Lyon de várias formas, dependendo de onde você está e do tipo de viagem que prefere:
- Trem: de Paris, os trens de alta velocidade (TGV) saem principalmente de Gare de Lyon e chegam em cerca de 2 horas às estações Lyon Part-Dieu ou Lyon Perrache. Também há trens diretos ou com poucas paradas a partir de cidades como Marselha, Nice, Bordeaux, Lille e Estrasburgo, além de conexões internacionais a partir de cidades como Genebra, Bruxelas, Milão ou Barcelona, muitas vezes em trens rápidos e confortáveis.
- Avião: Lyon conta com o Aeroporto Lyon-Saint Exupéry, que recebe voos de várias cidades da Europa e de outros continentes, dependendo da época. Do aeroporto até a cidade, o acesso costuma ser feito por trem expresso ou ônibus.
- Carro: partindo de Paris, o trajeto costuma seguir pela autoestrada A6 em direção ao sudeste. Também é possível chegar de outras regiões, como o sul da França (Provença, Riviera Francesa) ou o leste (região dos Alpes Franceses), sempre por estradas bem sinalizadas e com boa infraestrutura.
Quando ir para Lyon?
Lyon pode ser visitada o ano todo, mas a primavera (março a junho) e o outono (outubro a dezembro) acabam sendo as melhores opções para quem deseja aproveitar a cidade com menos turistas, bons preços e um clima agradável.
O verão também é uma boa época para conhecer Lyon, já que os melhores eventos culturais e festivais acontecem justamente nos meses entre junho e setembro.
Mas vale lembrar que, nessa época, os preços ficam mais altos e o movimento de turistas é maior, já que é a alta temporada no continente europeu.
O seguro viagem é obrigatório para visitar a França!
Graças ao Tratado de Schengen, do qual a França faz parte, viajantes brasileiros precisam contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares se quiserem entrar na Europa.
Além da obrigatoriedade, o seguro viagem França protege o viajante em diversas situações como acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voos e muito mais.
Para encontrar seguros com o melhor custo-benefício, concentre as suas buscas aqui no Seguros Promo, que traz sempre os menores preços e os planos mais recomendados do mercado.
Assim, fica fácil conhecer Lyon com tranquilidade e economia!
O que fazer em Lyon, França
A cidade possui edifícios históricos, parques, igrejas, museus, bares e restaurantes. Por isso, montar um roteiro é fundamental para não deixar de visitar nenhuma atração.
Abaixo, você confere quais são as melhores atrações de Lyon, as que precisam estar na sua lista. Veja só!
Vieux Lyon
Ele é um típico bairro francês com ruelas e becos em estilo medieval. Sua arquitetura renascentista e edifícios coloridos tornam a região ainda mais atraente.
Às margens do Rio Saône, as ruas de pedra do Vieux Lyon te levarão por cantinhos charmosos, conhecidos como Traboules, que são passagens secretas escondidas na região.
No passado, esses labirintos eram usados na época de seda, para proteger os tecidos das condições climáticas enquanto eram transportados de um lugar para o outro.
Existem cerca de 50 quilômetros de labirintos, sendo que mais da metade deles está no Vieux-Lyon.
Catedral de Lyon
Na hora de montar um roteiro sobre o que conhecer em Lyon, França, não deixe de fazer uma parada na belíssima Catedral, conhecida também como Igreja Saint-Jean-Baptiste, no Vieux Lyon.
Construída em estilo gótico entre os anos de 1180 e 1480, ela tem uma importância histórica para cidade, já que ela sediou o Primeiro Concílio de Lyon.
Erguida em homenagem à São João Batista, o edifício conta com cúpulas bem altas, um exuberante altar e vitrais que dão todo charme à decoração.
Hoje em dia, além das cerimônias religiosas, ela também abriga eventos políticos.
Museu de Belas Artes de Lyon
Para quem gosta de arte e cultura, o Museu de Belas Artes jamais deve ficar de fora das suas andanças por Lyon da França.
Considerado um dos maiores museus da Europa, ele está instalado em um antigo prédio datado do século XVII. Você poderá conferir mais de 70 salas com variadas exposições de arte.
O local possui pinturas e esculturas que são originárias dos séculos XIV ao XX, além de peças de arte oriental.
Basílica Notre-Dame de Fourvière
Não é à toa que a Basílica Notre Dame de Fourvière é uma das atrações mais visitadas da cidade. No alto da colina Fourvière, seu templo é grandioso e pode ser visto de longe.
Ao entrar no templo, você avistará painéis bíblicos em mosaico coloridos, que mais se parecem obra de arte, além de enormes colunas e paredes em dourado.
Erguida no mesmo local de um fórum romano, ela foi consagrada em 1896 e possui elementos da arquitetura bizantina e romanesca.
Depois de conhecer o templo, visite a Capela da Virgem ao lado, que fica no terraço, de onde é possível admirar a cidade. Visite também o Musées Gallo-Romains e o Théâtre Antique, que ficam nas redondezas.
Place des Terreaux
Ao decidir o que ver em Lyon, a Place des Terreaux, Patrimônio Mundial da Unesco, deve estar na sua lista.
Com um amplo pátio e edifícios belíssimos ao redor, ela é um daqueles lugares que você deve fazer uma parada para apreciar uma boa cerveja nos seus bares e cafés.
No centro da praça há uma bela fonte datada do século XIX, projetada por Frédéric-Auguste Bartholdi, responsável pela construção da Estátua da Liberdade.
Se estiver na cidade em dezembro, não deixe de participar do Festival das Luzes de Lyon, que acontece na praça sempre no dia 8.
Opéra National de Lyon
Jamais vá embora da cidade de Lyon sem visitar a Opéra National de Lyon, que fica em um amplo teatro datado do ano de 1831, reformado e modernizado em 1993.
O local já foi palco de óperas importantes como de Die Meistersinger, de Richard Wagner, no ano de 1896; Boris, de Mussorgsky, em 1897, e Andrea Chénier, de Giordano, entre outros.
Se não conseguir ver um espetáculo, faça ao menos uma visita ao espaço, pois a arquitetura é exuberante.
Museu Galo-Romano em Lyon
Construído em arquitetura moderna, o Museu Galo-Romano é um dos mais visitados da cidade por ter incluído em suas dependências um teatro construído durante o período romano.
Durante a sua visita, você poderá conferir peças, estátuas e outros artigos que contam a história da cidade.
Parc de la Tête D’Or
Durante o verão em Lyon, o Parc de la Tête D’Or fica lotado de turistas e moradores locais, que aproveitam as altas temperaturas para curtir a natureza e praticar atividade física.
Com quase 120 hectares, o parque é florido e possui muitas árvores, gramados e um enorme lago.
O Parc de la Tête D’Or tem ainda um zoológico e jardins botânicos com estufas. Ao visitar o loca,l é possível andar de trenzinho turístico e fazer um passeio de barco pelo lago.
Museu de Arte Contemporânea
Com tanta história, certamente os museus voltariam na nossa lista de lugares para conhecer. O Museu de Arte Contemporânea é considerado um dos mais importantes da cidade de Lyon.
O seu acervo é composto com obras de arte de grandes artistas, além de esculturas e pinturas em estilo contemporâneo. Não deixe de visitá-lo!
Musée des Confluences
Com uma arquitetura futurista, o Musée des Confluences tem um acervo composto por peças que contam a evolução das espécies, desde a era dos dinossauros até a surgimento da raça humana.
O mais legal é que as exposições são interativas e deixam a visita ainda mais divertida.
Institut Lumière
Na sua lista sobre o que fazer Lyon, França, conheça o Institut Lumière, dedicado ao cinema. No local, há ainda um museu e também um centro de projeção e edição.
Para quem viaja com crianças, ele é uma ótima opção, já que seu acervo é bem didático e conta toda a história dos irmãos Lumiére, os inventores dos equipamentos que viabilizaram o cinema.
Amphitheatre of the Three Gauls
Construído em 19 d.C., o Amphitheatre of the Three Gauls é um dos ícones da cidade, já que, no passado, Lyon foi a cidade romana de Lugdunum.
Acredita-se que no segundo século, o local foi palco da morte de várias pessoas durante a perseguição contra os cristãos.
Hoje, apenas algumas ruínas permanecem em pé, pois parte da sua construção foi destruída para dar lugar a prédios modernos e estradas.
Dicas de turismo em Lyon

Lyon é uma das melhores cidades da França para visitar. Para te ajudar a ter a melhor experiência possível, separamos as melhores dicas para aproveitar ao máximo o destino. Veja só!
Onde comer bem em Lyon?
A comida francesa é apreciada em todo mundo e em Lyon ela ganha ainda mais destaque. Com muitos bares e restaurantes, a culinária da cidade é referência em todo o país.
Para apreciar os pratos mais tradicionais, há um lugar que precisa visitar, o Les Halles de Lyon Paul Bocuse. Com quase 60 estabelecimentos, sendo 10 restaurantes, ele é um complexo gastronômico que oferece pratos típicos da culinária regional.
Por lá, é possível comprar queijo, salames, vinhos e muitos outros produtos regionais.
Qual o melhor lugar para ficar em Lyon?
Existem boas regiões para se hospedar em Lyon, como:
- Vieux Lyon: ideal para quem busca imersão histórica, com ruas estreitas e proximidade a monumentos antigos, oferecendo uma atmosfera acolhedora e tranquila.
- Presqu’île: destaca-se pelo dinamismo central, facilitando o acesso a lojas, teatros e os dois rios, perfeita para estadias animadas e bem conectadas.
- Croix-Rousse: ideal para uma experiência mais residencial e autêntica.
- Part-Dieu: prática pela localização perto da estação de trem e abriga opções variadas de acomodações modernas.
Onde fazer compras em Lyon?
Para compras em Lyon, vale focar na Presqu’île, especialmente na Rue de la République e arredores, onde se concentram muitas lojas e galerias.
Na área entre Bellecour e Cordeliers você também encontra bastante variedade de lojas.
Já na região perto da Ópera/Croix-Paquet, há ruas comerciais menores, com lojas charmosas onde é possível encontrar itens por preços variados.
Também é interessante circular pela região de Part-Dieu, que é bem movimentada e prática para acessar a pé ou de transporte público.
Como se locomover por Lyon?
Para se locomover na cidade também é muito tranquilo, pois o transporte público é ótimo e abrange todas as regiões:
- Metrô, bondes e ônibus do TCL: são ótimos para cobrir o centro e bairros periféricos com passes diários acessíveis.
- Alugue bicicletas Vélo’v: valem a pena já que a cidade é muito plana. Também são excelentes para pedalar pelas margens dos rios.
- Caminhadas: valem a pena em regiões compactas como Vieux Lyon e Presqu’île.
- Táxis ou carros por aplicativo: funcionam bem para distâncias maiores.
- Funiculares: são ideais para subir as colinas de Croix-Rousse.
Eventos e informações extras
- Se quer conhecer cada canto da cidade em um tour guiado, a dica é apostar no Only Lyon, que oferece um passeio pelos principais pontos turísticos.
- Se você estiver em Lyon na segunda e terceira semana de dezembro, não deixe de curtir o Fête des Lumières, um dos espetáculos mais famosos da cidade.
- Se você está em dúvida sobre quantos dias são necessários para conhecer o destino, saiba que um final de semana é suficiente para visitar as principais atrações.
Não se esqueça do seguro viagem para conhecer Lyon, França!
Agora que você já sabe tudo sobre Lyon, chegou a hora de garantir seu seguro viagem para a França.
Para isso, conte o Seguros Promo, que tem os planos mais completos, oferecidos pelas maiores seguradoras do mundo.
Assim, você garante coberturas para acidentes, traslados, extravio de bagagem e muito mais. Faça a sua cotação e viaje com a segurança que merece!
Perguntas frequentes sobre Lyon, França
Quer saber mais sobre esse destino incrível? Então, confira quais são as principais dúvidas e respostas sobre a cidade de Lyon e planeje a sua viagem!
Como é a vida em Lyon?
A vida em Lyon mistura cultura histórica, gastronomia e um ritmo urbano moderado, ideal para famílias e profissionais em um ambiente multicultural.
Quando neva em Lyon?
A neve em Lyon ocorre principalmente entre dezembro e fevereiro, com invernos frios mas não extremos.
O que fazer em Lyon em 1 dia?
Explore o Vieux Lyon, suba à Basílica de Fourvière, passeie pela Presqu’île e termine com um bouchon tradicional para provar a culinária local.
Vale a pena conhecer Lyon?
Sim, Lyon vale a pena pela sua rica herança romana e renascentista, cena gastronômica única como capital da gastronomia francesa e atmosfera que combina história com modernidade.
O que fazer em Lyon à noite?
À noite, desfrute de um jantar em bouchons autênticos, assista a um show na Ópera de Lyon, passeie pelas margens iluminadas dos rios ou explore bares e clubes da Presqu’île.
Qual a comida típica de Lyon?
A comida típica inclui pratos como quenelles de peixe, saucisson de Lyon, salade lyonnaise e sobremesas como tarte aux pralines.
O que significa Lyon em francês?
O nome deriva do latim “Lugdunum”, que se refere a uma colina fortificada, evocando sua origem como importante centro romano.
Quanto tempo ficar em Lyon?
Fique de 2 a 4 dias para explorar o essencial, incluindo Vieux Lyon, Fourvière e se quiser estender para os vinhedos Beaujolais ou Alpes próximos.
Saiba mais sobre a França:
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

