Montpellier: conheça as melhores atrações da cidade!
Conheça Montpellier. Veja onde fica, como chegar, qual a melhor época para visitá-la, como é a vida e o que fazer na cidade francesa!
Montpellier é uma das cidades mais encantadoras do sul da França, e concentra o que há de melhor em todo o país.
O destino fica a apenas 10 km da costa mediterrânea e é perfeito para quem gosta de arte, arquitetura, história e, é claro, boa gastronomia.
Se gostou da apresentação e já está morrendo de vontade de conhecer essa cidade inesquecível, este é o artigo certo, pois reunimos tudo que precisa saber para visitá-la. Vamos lá!
Veja também: O que fazer na França com nosso guia especial
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Onde fica Montpellier?
Montpellier é uma cidade localizada no sul da França, no meio do caminho entre a Riviera Francesa e a Espanha, com fácil acesso tanto às colinas quanto às praias da região!
Terceira maior cidade da região do Mediterrâneo francês, o município fica a cerca de 600 km da capital, Paris, e pertinho de destinos badalados, como Marselha (170 km), Nice (326 km) e Cannes (300 km).
Como ir para Montpellier?
É fácil chegar até a cidade, conectada às principais localidades francesas por rodovias e ferrovias:
- De trem: quem sai de Paris, pode pegar um trem para fazer o trajeto de maneira rápida e segura, com saída das estações Gare Montpellier Saint-Roch e Gare de Lyon.
- De carro: quem estiver vindo de carro da capital francesa, deve se preparar para percorrer os mais de 700 km que dividem as duas cidades. O trajeto é feito pela rodovia A6 e depois A7 e, por fim, A9, em uma viagem que dura de 7 a 8 horas.
- De avião: a cidade também dispõe de seu próprio aeroporto, localizado a pouco mais de 7 km do centro, que recebe voos a partir das principais cidades europeias e da França.
➤ Dica extra: Você pode encontrar suas passagens aéreas no Vai de Promo que conta com os melhores preços do mercado. Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!
Quando visitar a cidade de Montpellier?
A melhor época para conhecer Montpellier vai depender dos seus objetivos:
| Verão (junho a agosto) | Caso sua intenção seja aproveitar as praias das proximidades. |
| Primavera (março a maio) | Oferece bom clima, preços mais baixos e atrações menos cheias. |
| Outono (setembro a novembro) | Assim como a primavera, oferece um clima menos rigoroso, preços mais baixos e atrações menos cheias. |
| Inverno (dezembro a fevereiro) | Temperaturas um pouco mais rigorosas. Pode ser perfeito para explorar os vinhedos locais sem gastar muito. |
Como é o inverno em Montpellier?
O inverno em Montpellier é relativamente ameno, com temperaturas entre 5°C e 13°C.
Neve é algo raro, o que é mais comum são os dias nublados e chuvosos, com garoas leves e céu cinzento, embora a cidade ainda tenha bastante sol mesmo nos meses mais frios.
Os dias são mais curtos, como em todo inverno europeu, mas o clima mediterrâneo ajuda a manter uma atmosfera mais leve.
No fim do ano, Montpellier ganha um charme especial com as decorações natalinas, feirinhas, luzes e vinho quente, especialmente na região da Place de la Comédie, que fica mais encantadora.
Veja também: Como planejar uma viagem para a França
Não se esqueça do seguro viagem obrigatório para Montpellier!
Antes de embarcar, é imprescindível contratar um seguro viagem para a França com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, definida pelo Tratado de Schengen, o seguro viagem garante a proteção do viajante em diversos cenários.
Desse modo, o turista pode curtir sua viagem protegido em caso de problema de saúde, acidentes, extravio ou dano de bagagem, cancelamento de voo e muitas outras situações.
Para encontrar os melhores planos de seguro viagem do mercado, conte com o Seguros Promo, que oferece inúmeras coberturas especiais para garantir a sua tranquilidade durante todo o passeio.
Além de trabalhar com as melhores seguradoras do mercado, o Seguros Promo tem uma equipe especializada pronta para te ajudar a qualquer momento do dia!
O que fazer em Montpellier?
Prepare calçados confortáveis para explorar uma das mais encantadoras cidades francesas!
Já avisamos: você vai querer conhecer cada cantinho do centro histórico, por onde estão distribuídos parques, praças, museus e muitas outras atrações.
Confira o que ver em Montpellier, França!
Centro Histórico
O melhor ponto de partida para o seu passeio por Montpellier é o centro histórico, endereço de muitos edifícios e monumentos medievais, incluindo estruturas que remontam às origens da cidade, no século XII!
Vale a pena caminhar sem pressa pela Rue de l’Ancienne Courrier, a mais antiga rua da cidade, cuja paisagem é formada por imensos casarões em estilo gótico e clássico, além de cafés, bistrôs, lojas e boutiques.
Aproveite para estender seu passeio até a Esplanade Charles de Gaulle, uma das mais belas praças da cidade, onde você poderá descansar à sombra de árvores e contemplar as fontes de água da região.
Place de la Comédie
Depois de conhecer as belezas do centro histórico, siga até a Place de la Comédie, ou Praça da Comédia, uma das regiões mais agradáveis do destino francês.
Além da praça ser muito bonita e fotogênica, é por ali que estão instaladas algumas das igrejas mais antigas da cidade, a Ópera e o Musée Fabre.
Que tal aproveitar sua visita para conhecer a Promenade du Peyrou e o Jardim Botânico, que ficam bem pertinho?
Promenade du Peyrou
Também conhecida como Place Royale du Peyrou, a Promenade du Peyrou é mais uma das belas praças da cidade, com amplos espaços gramados, muitas árvores e um imenso monumento em homenagem ao rei Luís XIV.
A região fica particularmente movimentada durante o verão, quando se transforma em ponto de encontro dos turistas e moradores em busca de refresco para as temperaturas elevadas.
Cathédrale Saint-Pierre
Ponto turístico imperdível, a Cathédrale Saint-Pierre é uma das catedrais mais antigas da França, tendo sido inaugurada no século XIV.
Considerada obra-prima do estilo gótico, a catedral fica no centro histórico, bem pertinho da Place de la Comédie, e impressiona tanto por dentro quanto por fora, com extraordinária riqueza de detalhes na fachada e no interior.
Não deixe de conhecer o famoso órgão da Cathédrale Saint-Pierre, feito em madeira e ouro, ainda em operação em datas especiais!
Jardin des Plantes
Nem só de atrações históricas se faz a cidade: você também terá a oportunidade de conhecer vários espaços ao ar livre, parques e jardins, como o esplendoroso Jardin des Plantes.
Projetado no século XVI, o jardim foi inicialmente concebido para cultivar plantas populares da costa do Mediterrâneo, mas não tardou a se tornar referência mundial no cultivo de plantas medicinais.
Hoje vinculado à Universidade de Montpellier, o Jardin des Plantes é tombado como Patrimônio Paisagístico da cidade e ocupa 4,6 hectares em pleno centro histórico, onde são cultivadas mais de 2.000 espécies botânicas.
Você pode combinar sua visita ao Jardin des Plantes a outros atrativos nas redondezas, como o Place de la Canourgue, o Le Jardin de la Reine e a Cathédrale Saint-Pierre.
Museus de Montpellier
Se você está visitando uma cidade com quase 1.000 anos de história, nada mais natural que aprender um pouco mais sobre essa história, certo?
É por isso que você não pode deixar de conhecer incríveis museus como:
- Musée Fabre: um dos maiores museus de arte da França, cuja exposição permanente contempla as principais obras de arte flamenca da região, além de obras de Monet, Poussin e Rubens.
- Museu Atger: abriga mais de 6.000 obras de arte em sua coleção permanente.
- MOCO: um dos principais museus de arte moderna da França.
- Museu de Anatomia: tem um acervo formado por partes do corpo humano e instrumentos médicos utilizados em diferentes períodos da história!
Château de Flaugergues
Situado no bairro histórico de Millénaire, o Château de Flaugergues funcionou como residência de verão da aristocracia local até a Revolução Francesa, no final do século XVIII.
O castelo é um dos mais antigos da cidade e surpreende por seu excelente estado de conservação.
Os visitantes têm acesso ao interior da construção, onde podem conhecer a mobília original do castelo, uma riquíssima coleção de tapeçaria flamenca e muitas obras de arte.
Além disso, os turistas podem conhecer a adega do Château de Flaugergues e até degustar alguns dos vinhos produzidos no complexo.
Não deixe de explorar o espaço para conhecer os belíssimos jardins em estilo francês e inglês, onde estão expostas plantas de todos os cantos do mundo.
Veja também: Confira quais são os melhores castelos da França
Halles Castellane
Você gosta de conhecer um lugar diferente enquanto explora seus mercados? Então você não pode deixar Halles Castellane de fora do seu planejamento de viagem!
O mercado abriga dezenas de barracas especializadas em comidas típicas da França, como embutidos, vinhos, queijos, pães, frutos do mar, especiarias e muito mais, a preços justos e acessíveis.
Mesmo que você não tenha intenção de ir às compras, vale a pena conhecer o mercado para surpreender seus sentidos com cores, sabores e aromas das melhores delícias francesas!
Polygone
Quem quer garantir suas compras de viagem não vai se arrepender de visitar o maior shopping da cidade, o centro comercial Polygone.
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 20h, o Polygone abriga lojas de diversos segmentos, como supermercados, lojas de eletrônicos, roupas, artigos esportivos, cosméticos, calçados, perfumes e muito mais.
Só não se esqueça de reservar um espacinho na mala para guardar suas compras!
O que fazer em Montpellier em 1 dia?

Você está viajando pela Europa e não terá muito tempo disponível para conhecer a cidade? Não se preocupe, pois um dia pode ser o suficiente para conhecer as principais atrações locais.
Comece o seu passeio pelo centro histórico, onde poderá visitar a Catedral Saint-Pierre e as atrações da Place de la Comédie. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes da região.
Em seguida, estenda seu roteiro até o Jardin des Plantes, a Promenade du Peyrou e o Château de Flaugergues.
Se sobrar algum tempinho, que tal ir às compras no mercado Halles Castellane ou no shopping Polygone?
Como é viver em Montpellier?
Se você está se perguntando como é morar em Montpellier, uma das maiores cidades universitárias da França, vai gostar de saber que a cidade é famosa pela qualidade de vida.
O custo de vida é mais acessível do que em Paris, especialmente em relação a moradia, o que acaba atraindo intercambistas e imigrantes.
Além disso, Montpellier tem uma vida cultural intensa, com museus, teatros, festivais e uma forte presença artística.
Entre diversas regiões incríveis para viver na cidade, pode-se destacar:
- Quartier Les Arceaux: endereço do histórico aqueduto de Saint-Clément, é uma boa alternativa para quem deseja viver em uma região tranquila, mas com fácil acesso ao centro histórico.
- Quartier Port Marianne: reduto mais moderno e com excelente infraestrutura.
- Quartier Sainte-Anne e o Quartier Saint-Roch: perfeitos para quem quer morar perto dos lugares mais conhecidos da cidade.
Não se esqueça do seguro viagem para Montpellier!
Agora que já sabe tudo sobre Montpellier, não se esqueça de fazer a cotação gratuita do seu seguro viagem para a França aqui no Seguros Promo, onde você encontra planos completos pelo menor preço do mercado.
Nossa plataforma oferece uma ferramenta de comparação exclusiva e detalhada, que te ajuda a encontrar a melhor opção para a sua viagem.
Desse modo, você estará protegido em caso de problemas de saúde, acidentes, extravio ou dano de bagagem, cancelamento de voo e muito mais!
Com o Seguros Promo, você conhece as belezas da França com segurança e economia!
Perguntas frequentes sobre Montpellier
Confira agora mais algumas curiosidades sobre Montpellier na nossa sessão especial de perguntas mais frequentes sobre a cidade. Veja só!
O que é Montpellier?
Montpellier é uma cidade universitária e histórica no sul da França, conhecida por seu clima mediterrâneo e estilo de vida animado.
Montpellier tem praias?
Sim, embora não fique exatamente na costa, Montpellier está a cerca de 10 km do mar, com fácil acesso a praias como Palavas-les-Flots e Carnon.
O que fazer à noite em Montpellier?
À noite, você pode curtir bares animados, restaurantes, eventos culturais, ou simplesmente passear pelo centro histórico iluminado.
Como se locomover em Montpellier?
A cidade tem um sistema eficiente de bondes e ônibus, além de ser ótima para caminhar ou andar de bicicleta.
Qual é o significado de Montpellier?
O nome Montpellier vem do latim “Mons Pislerius”, que significa “monte da colina”, provavelmente ligado à forma do relevo local.
Onde fica Montpellier no mapa da França?
Montpellier está no sul da França, na região de Occitânia, perto do Mar Mediterrâneo e entre as cidades de Nîmes e Béziers.
Vale a pena visitar Montpellier?
Sim, vale muito a pena, afinal é uma cidade charmosa, ensolarada, cheia de cultura, história e com fácil acesso ao mar.
Quantos habitantes Montpellier tem?
Montpellier tem pouco menos de 300 mil habitantes, sendo uma das cidades que mais crescem no país.
Saiba mais sobre a França:
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

