CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Rota romântica Alemanha: informação, cidades, dicas e roteiro

Descubra as cidades para programar o seu roteiro pela Rota Romântica Alemanha! Confira como explorar o percurso da melhor forma, dicas de rota e muito mais!

Nos últimos anos, a Rota Romântica Alemanha tornou-se um dos principais destinos quando o assunto são belas paisagens, ótima gastronomia e, claro, um clima apaixonante.

Na região, cidades medievais, pequenos vilarejos, construções antigas, lindos vinhedos e parques eólicos dão o charme ao trajeto.

Seguros de viagem com cupom de desconto aqui, neste link!

Rota romântica Alemanha: cidades encantadoras

Fazer o roteiro romântico na Alemanha é o tipo de experiência que você jamais vai esquecer. Além do clima apaixonante, as cidades que fazem parte da rota são pura história, belezas naturais e charme.

Ao percorrer os pequenos vilarejos, você entenderá por que este tour se tornou famoso em todo mundo. Muitos edifícios históricos e castelos inspiraram produções cinematográficas, como “Rapunzel” e “Cinderela”.

Viajar para a região é como viver muitos dias em um conto de fadas. E claro, entre uma atração e outra, apreciar a gastronomia local é quase uma regra.

O que é a Rota Romântica na Alemanha?

O que é a Rota romântica Alemanha
Fonte: Pexels

Para você entender, a Rota Romântica da Alemanha se estende por cerca de 400 quilômetros de estrada entre as cidades de Würzburg e Füssen, no estado da Baviera.

Todo o percurso é composto por belezas naturais, vilas de casas em estilo enxaimel, castelos, igrejas, fontes, praças e muito mais. Ao todo, a rota abrange quase 30 cidades.

Além das incríveis paisagens, o ponto alto da rota é a riqueza histórica da região, a cultura popular e a deliciosa gastronomia alemã.

Prepare-se para viajar no tempo e conhecer um pouco mais sobre esse incrível país!

Qual a melhor época para Rota Romântica Alemanha?

Se quer conhecer as cidades românticas na Alemanha, saiba que dá para viajar para a região o ano todo.

A verdade é que a melhor época será definida pelo estilo de viagem e também pela atmosfera que pretende encontrar por lá.

Se quer fugir do frio, viaje nas estações intermediárias, como a primavera, que tem início em março. Nesta época, toda a região fica ainda mais encantadora com seus campos verdejantes, vales cheios de flores e dias de sol.

Já no outono, o clima é bem mais gelado, mas as paisagens não deixam nada a desejar. Nesta temporada, a gastronomia e as festas populares ganham mais destaque.

Mas se gosta de calor e sol, uma viagem durante o verão também será incrível. Já para quem quer fazer a rota na companhia do frio e da neve, certamente o inverno é a época mais recomendada.

Rota Romântica Alemanha no inverno

Rota romântica Alemanha no inverno
Fonte: Pixabay

Falando em inverno, que tal aproveitar todo romantismo da região e ainda curtir temperaturas baixas, apreciando os cenários cobertos de neve?

As cidades da rota são lindas o ano inteiro, mas na estação mais fria, elas ficam ainda mais encantadoras.

Somado a isso, o inverno europeu coincide com o Natal, tornando a programação na região ainda mais interessante. Ah, nesse período chove um pouco, então não esqueça do guarda-chuva.

Rota Romântica Alemanha no verão

Na Alemanha, o roteiro romântico também pode ser feito durante o verão, época considerada alta temporada por lá. Prepare-se para encontrar destinos ainda mais alegres e muitos turistas perambulando pelos pequenos vilarejos das cidades.

Claro que a gastronomia também precisa ter o seu lugar, afinal, nada mais gostoso do que aproveitar sua viagem romântica nos restaurantes da região.

Documentação necessária para a sua viagem

Vamos à documentação necessária para você conhecer as melhores cidades da Rota Romântica da Alemanha!

A boa notícia é que você não precisará do visto, desde que a sua estada não ultrapasse 90 dias. Para facilitar o processo na imigração alemã, tenha em mãos passaporte válido e passagem de volta.

Outros comprovantes importantes para ter são: reserva de hotéis ou carta-convite, além de um seguro viagem para a Alemanha e meios que comprovem que você tem condições para permanecer no país neste período.

Para percorrer as estradas da Rota Romântica de carro, os turistas brasileiros podem usar a CNH válida por um prazo de até 6 meses, desde que acompanhada por uma tradução juramentada para o alemão ou uma habilitação internacional.

Seguro viagem para a Alemanha

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

E por falar em seguro viagem, ele é item obrigatório para desembarcar em terras alemãs.

Isso por causa do Tratado de Schengen, que facilita a circulação entre seus países integrantes, mas faz algumas exigências no momento da chegada.

O seguro, além de garantir proteção em situações que envolvem problemas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, torna sua viagem mais tranquila.

Para encontrar os melhores planos de seguro, concentre as suas buscas em nosso site, que apresenta as principais coberturas e os preços mais baixos do mercado.

Outra dica é garantir um chip de viagem internacional antes de sair do Brasil. Dessa forma, conseguirá se comunicar e acessar à Internet em qualquer lugar da Alemanha, o que facilita a organização da sua viagem.

Como fazer a Rota Romântica?

Uma das principais dúvidas entre os turistas é saber como fazer a Rota Romântica Alemanha.

É possível fazer o trajeto de ônibus por meio de empresas de transporte rodoviário, como a Europa Coach Road, que faz toda a rota.

Elas percorrem esse trecho apenas entre os meses de abril e outubro, aos sábados, domingos e às quartas, tornando a viagem um pouco mais limitada.

Por conta disso, a melhor forma de conhecer as cidades da Rota Romântica é de carro. Ao alugar um veículo, você terá toda autonomia que precisa, além de ganhar tempo.

Rota Romântica Alemanha: 12 principais cidades

Como sabemos, o mapa da Rota Romântica Alemanha é composto por quase 30 cidades, e nem sempre é possível conhecer todas, não é mesmo?

Por isso, uma dica é escolher as principais cidades para conhecer — como Würzburg, Bad Mergentheim e Rothenburg ob der Tauber, com seu estilo medieval, casas enxaimel e belas paisagens.

Inclua ainda em seu roteiro as cidades de Tauberbischofsheim, Feuchtwangen, Dinkelsbühl, Nördlingen e Donauwörth.

Por fim, conheça as cidades de Augsburg, Landsberg am Lech, Schwangau e Füssen, com seus lindos castelos que inspiram produções da Disney.

Mapa Rota Romântica Alemanha

Para planejar bem o seu roteiro romântico, nada melhor do que ter um bom mapa para se localizar! 

Então, veja o que montamos para te ajudar a encontrar a sequência de cidades que irão compor a sua passagem pela Rota Romântica:

1. Würzburg

A cidade de Würzburg é, de uma forma geral, o ponto de partida do circuito romântico Alemanha. Ela está entre as mais requisitadas cidades do roteiro dos enamorados.

Você vai encontrar muita história, edifícios antigos e uma bela gastronomia. Inclusive, Würzburg é conhecida por conta dos seus vinhos brancos secos e pela cervejaria Würzburger Hofbräu.

No tour por lá, conheça o Palácio Residenz de Würzburg e a bela catedral da cidade, além das históricas igrejas Neumünster e Marienkapelle.

Não deixe de conhecer a imponente Festung Marienberg, que foi residência de príncipes-bispos por cerca de cinco séculos.

2. Tauberbischofsheim

Em seguida, passe também por Tauberbischofsheim, que fica a aproximadamente 40 km de Würzburg. É dito que o local é povoado desde de 3000 a.C, o que faz da cidade uma das mais antigas da Rota Romântica.

A principal atração fica por conta do castelo Kurmainzisches Schloss, onde também está abrigado o Landschaftsmuseum

Lá, você encontrará uma maquete representando a cidade no século XVIII, quando levava o nome Bischofsheim, além de uma coleção de artefatos que remontam ao passado do local.

3. Bad Mergentheim

Rota romântica Alemanha: Bad Mergentheim
Fonte: Pexels

A pequena cidade de Bad Mergentheim também é puro encanto e simpatia. O Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutônica é a principal atração e encanta os visitantes.

Faça um tour passeio pela praça principal, repleta de casinhas charmosas em estilo alemão, fontes e ruas de paralelepípedo. Aproveite para fazer uma parada nos bares e cafés existentes, que servem pratos típicos deliciosos.

Fique por dentro das informações sobre o Seguro Viagem para a Alemanha, que é indispensável para essa viagem!

4. Rothenburg ob der Tauber

Quer conhecer uma cidade de conto de fadas? Então, visite a Rothenburg ob der Tauber, que foi inspiração para a animação “Pinóquio”, da Disney.

Composta por casas em estilo enxaimel, que estão sempre cheias de flores nas suas fachadas, ruas de paralelepípedo, torres e enormes muralhas, o município é um encanto!

Na sua lista de lugares para conhecer, faça uma visita à Praça Plönlein, de onde dá para ver a bela torre Sieber Sturm. 

Passeie também pela Praça do Mercado, e conheça a Igreja de St Jacob e o Museu do Crime e Punição Medievais. 

Percorra cada cantinho e se encante com as vielas estreitas e charmosas de Rothenburg ob der Tauber.

5. Feuchtwangen

Feuchtwangen
Fonte: Doris Antony, via Wikimedia Commons

A linda Feuchtwangen segue o mesmo estilo das demais cidades da Rota Romântica na Alemanha. 

Visite os museus Fränkisches Museum e Sängermuseum, que possuem uma arquitetura típica alemã, além de acervos bem interessantes.

Se puder, visite o parque estadual Zauberwald Fichtenau, com muito verde e esculturas em madeira. Você vai amar o local!

6. Dinkelsbühl

Entre as cidades da Rota Romântica na Alemanha, a Dinkelsbühl é um dos locais que você não pode deixar de conhecer. 

Além das suas belezas e construções medievais, ela é uma verdadeira sobrevivente de muitas guerras.

Conheça o Haus der Geschichte Dinkelsbuhl, um casarão que conta mais de 800 anos de história de Dinkelsbühl. Visite ainda a bela igreja Münster St. Georg Dinkelsbühl.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    7. Nördlingen

    Rota romântica Alemanha: Nördlingen
    Fonte: Needpix

    Ela não é apenas uma bela cidade da Rota Romântica Alemanha. O que não faltam por lá são boas histórias, contadas por meio dos seus monumentos e edifícios medievais.

    A cidade é famosa por ter sido atingida por um meteoro, há milhares de anos. Com a queda, uma cratera com mais de 1.500 metros e 25 quilômetros de largura se abriu, onde hoje está localizada Nördlingen.

    Ao seu entorno, foi construída uma muralha e torres de vigia que serviam de proteção aos moradores. Por lá, visite o museu Nordlinger Ries, a igreja St. George’s-Kirche e o Baldinger Tor, o portal da cidade.

    8. Donauwörth

    A cidade não é muito grande, mas vale a pena conhecer a encantadora Donauwörth, com prédios muito charmosos e casas construídas com arquitetura germânica. 

    O passeio por lá envolve um tour às margens dos rios Danúbio e Wörnitz. Conheça também o museu Käthe-Kruse-Puppen-Museum Donauwörth e a igreja da cidade, além do Dehner Blumen Park.

    9. Augsburg

    Augsburg
    Fonte: Pixabay

    No seu roteiro da Rota Romântica Alemanha, a cidade de Augsburg não pode faltar. Diferente de alguns destinos, ela tem uma atmosfera muito moderna, típica de cidade grande, mas sem perder o seu ar interiorano.

    A modernidade e a história andam juntas. Além de construções contemporâneas, os edifícios em estilo medieval são as principais atrações. 

    Faça um passeio pela Vila Fuggerei, com casas enxaimel, fontes e ruas bem estreitas. Conheça a igreja Perlach Tower e a Catedral de Augsburgo, construída no século XIV.

    10. Landsberg am Lech

    Para quem gosta de contos de fada, a cidade de Landsberg am Lech é um prato cheio. Linda e cheia de história, ela abriga a Torre Mutter Turma, que inspirou a torre da famosa história de Rapunzel.

    Você precisará escolher o que conhecer, pois há mais de 500 edifícios históricos, que estão protegidos por uma fortaleza construída no século XV.

    Com tantas atrações para visitar, inclua a praça Hauptplatz, com casas bem típicas ao seu redor, além da Bayer Por — um portal que, no passado, foi uma das principais entradas da cidade.

    11. Schwangau

    Schwangau
    Fonte: Pixabay

    Na hora de decidir o que ver na Rota Romântica da Alemanha, você vai ficar encantado com a Schwangau, famosa pelos seus alpes e suas saborosas cervejas

    Se viajar para Alemanha no inverno, poderá até mesmo esquiar na região. Você encontrará as mais lindas paisagens, com belas casas e castelos aos pés das montanhas, campos verdes e um lindo lago.

    Para completar o tour pela cidade, vá aos castelos Schloss Hohenschwangau e Neuschwanstein, que estão entre os mais importantes do país.

    12. Füssen

    Finalizando o roteiro romântico na Alemanha, a cidadezinha de Fussen será o ponto alto dos passeios. Por lá, a grande atração é o Castelo de Neuschwanstein, que foi inspiração do clássico “Cinderela”.

    Em Fussen, você verá ainda casinhas enxaimel coloridas, ruas em estilo medieval, praças antigas, vales e lindas montanhas.

    Quais são as cidades mais bonitas da Rota Romântica Alemanha?

    Cidades mais bonitas da Rota romântica Alemanha
    Fonte: Pixabay

    Com tantas belezas naturais e cenários de contos de fadas, é difícil eleger as cidades mais bonitas para conhecer durante seu o roteiro romântico na Alemanha.

    Entre os destinos mais incríveis está Schwangau, com seus alpes, campos verdes e um belo lago.

    A cidade de Landsberg am Lech, protegida por uma enorme muralha, também é uma das mais lindas da rota. Assim como Rothenburg ob der Tauber, ela tem suas casas em estilo enxaimel, ruas de paralelepidos e muitas construções históricas.

    Dicas para fazer a Rota Romântica

    A melhor forma de explorar as cidades da Rota Romântica é a pé. Por isso, roupas e calçados confortáveis farão toda a diferença na hora de conhecer os destinos do trajeto e seus pontos turísticos. Leve tênis ou botas!

    Quer conhecer o melhor da gastronomia alemã? Na cidade de Würzburg, faça uma refeição no Stachel, que fica em um charmoso prédio histórico e serve deliciosas comidas típicas e vinhos.

    Em Augsburg, visite o Perlach Acht, um dos mais famosos restaurantes da rota. Por lá, aprecie as massas e o salmão, que são maravilhosos.

    Caso queira complementar seu trajeto e saber o que mais poderá fazer na Alemanha, uma possibilidade é esticar sua viagem em uma das grandes cidades próximas, como Munique e Frankfurt.

    Onde se hospedar na Rota Romântica, Alemanha?

    Ao fazer o percurso, é importante que você tenha cidades como base para pernoitar. Por isso, recomendamos as cidades de Augsburg e Würzburg, que são as maiores da rota.

    Rothenburg ob der Tauber também é outra cidade muito recomendada pelos turistas para estadia, oferecendo opções familiares e muito satisfatórias. Por lá, uma dica é procurar fazer o check-in mais cedo.

    Considere também fazer a sua estadia em Füssen, outra das cidades na Rota Romântica que é muito visada para a parada.

    Sugestão de roteiro para Rota Romântica Alemanha

    Sugestão de roteiro para a Rota romântica Alemanha
    Fonte: Pixabay

    Por fim, ao programar o seu roteiro, separe entre 4 a 6 dias para explorar o percurso e as cidades medievais da Rota Romântica. 

    Na sequência de itinerário que sugerimos, a ida para a Würzburg poderá ser feita a partir de Frankfurt, mas também é possível fazer a rota a partir de Munique, seguindo para Füssen. 

    Há também quem siga da Áustria ou da Suíça em direção à famosa rota da Alemanha — opções não faltam para você incluir este charmoso trecho na sua viagem para a Alemanha.

    Cotação seguro viagem para a Alemanha

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já escolheu as cidades da Rota Romântica Alemanha que quer conhecer? Então, chegou a hora de encontrar aqui no Seguros Promo o plano mais adequado para a sua viagem!

    Consulte os melhores planos, com os preços mais baixos do mercado. Quer fazer uma viagem romântica e segura? De Promo você pode!

    Encontre os melhores planos com os preços mais baixos do mercado. Quer fazer uma viagem romântica e segura? De Promo você pode!

    Continue a ler sobre os destinos europeus!

    aaaa