Universidade de Lisboa: o maior centro de ensino de Portugal
Conheça a Universidade de Lisboa. Veja como ingressar, história, preços e quais são os cursos de uma das melhores instituições do mundo.
Pensando em estudar em Portugal? Então a Universidade de Lisboa deve estar entre as suas prioridades, afinal estamos falando de uma as instituições mais prestigiadas do país.
A qualidade do ensino português somada à diversidade de cursos e aos atrativos da capital lusitana fazem com que a universidade seja cobiçada por estudantes do mundo inteiro.
São oito campus pela cidade que reúnem 18 faculdades e mais de 400 cursos. Só de estudantes, a ULisboa tem mais de 50 mil, sendo um número considerável de estrangeiros.
Sabemos que só esse pouquinho já é suficiente para deixar qualquer um interessado. Então venha conferir tudo sobre a Universidade de Lisboa e descubra como fazer para disputar uma cadeira no principal centro de ensino de Portugal.
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
História da Universidade de Lisboa
A história da universidade é longínqua, remetendo ao ano de 1290, quando seus pilares foram fundados, ainda com o nome de Estudo Geral de Lisboa.
As faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina foram as quatro primeiras reconhecidas. No período da fundação, o Rei de Portugal, Dom Dinis, havia se comprometido em subsidiar parte dos custos do centro de ensino.
Contudo, os anos seguintes foram de instabilidade. Durante o século XIV a Universidade foi transferida entre Lisboa e Coimbra por mais de uma vez.
Este panorama começou a mudar somente a partir do final do século XVIII, quando outras escolas superiores começaram a surgir em Lisboa.
Em 1911, a Universidade de Lisboa foi unificada com algumas das diversas escolas que surgiram pela cidade e, durante o século XX, foi se consolidando como uma das mais destacadas do país.
Confira tudo para planejar sua viagem de turismo em Portugal
Qual a posição da Universidade de Lisboa nos rankings internacionais?
Se a sua expectativa é chegar aqui e encontrar a principal universidade da cidade de Lisboa brigando no topo com Cambridge, Stanford, Harvard e outras iguais, calma!
É preciso avaliar o desempenho da instituição, principalmente, por sua evolução e pela posição de destaque entre as instituições de ensino portuguesas.
Pelo último QS World University Ranking de 2025, Universidade de Lisboa ficou na 260ª posição, sendo a mais bem colocada entre as instituições portuguesas e com prestígio no cenário internacional.
Como entrar na Universidade de Lisboa sendo brasileiro?
A viagem para Portugal com o intuito de seguir os estudos pode representar o início de uma carreira promissora para qualquer estudante, independente da área.
Para ingressar na Universidade de Lisboa existem alguns caminhos, mas o principal deles é se candidatando a uma das vagas.
O processo de admissão tem datas específicas de acordo com a modalidade de ensino. Para cursar a licenciatura, as etapas costumam acontecer entre julho e agosto, e no doutorado entre março e abril.
Outra forma de entrada é tentando bolsas de estudos, sejam brasileiras, que direcionam para a universidade, ou em Portugal (não esqueça de conferir os critérios para participar).
Vale lembrar que, independente da modalidade de ensino, é preciso tirar o visto para estudar no país.
É possível estudar na Universidade de Lisboa com o Enem?
Deixamos um tópico especial para falar sobre essa forma de ingresso que muito interessa aos brasileiros: o Enem.
Desde 2014, o governo brasileiro firmou convênios com instituições portuguesas para facilitar o acesso dos nascidos no Brasil com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais de 30 escolas aceitam esse tipo de candidatura, sendo a Universidade de Lisboa uma delas.
É possível se candidatar com os resultados mais recentes do Enem ou de até três anos anteriores ao processo de seleção, além da comprovação de conclusão do Ensino Médio.
Qual a nota do Enem para entrar na Universidade de Lisboa?
Cada curso possui sua nota de corte, como acontece no Brasil. Porém, lá é considerada a nota na área específica (ciências humanas, linguagens, etc), além da redação, e não o desempenho global na prova.
Mesmo assim, de maneira geral, estimasse que a nota mínima de corte seja de 500 pontos.
Seguro viagem para estudar em Portugal com tranquilidade!
Ter a oportunidade de estudar fora e não se preocupar com outros fatores é uma das coisas mais inteligentes a se fazer. Isso só reforça a necessidade de contratar um seguro viagem intercâmbio para estudantes.
O Tratado de Schengen já torna o seguro obrigatório para estudar em Portugal, mas as vantagens do serviço fazem dele um item recomendado em qualquer viagem.
As seguradoras oferecem auxílio em diversas situações, desde uma simples emergência médica a um acidente mais grave, necessidade de repatriação, cancelamento de voo, extravio de bagagem, entre outros.
Aqui no Seguros Promo, você poderá comparar até quatro planos de uma só vez e escolher aquele que vai te proteger no seu intercâmbio por preços especiais e econômicos.
Universidade de Lisboa é pública ou privada?
É bom prestar atenção neste ponto porque em Portugal a situação é um pouco diferente de como funciona no Brasil.
A ULisboa é uma universidade pública de Portugal, como várias instituições no nosso país. Contudo, a Universidade de Lisboa é paga, ou seja, na prática é como se fosse uma escola particular.
Quanto custa para estudar na Universidade de Lisboa?
Antes de falarmos em valores, vamos explicar mais uma diferença neste aspecto entre brasileiros e portugueses. Se você se deparar com a palavra “propina” no site da universidade lisboeta, não associe a algo negativo e pensa que será preciso pagar um suborno pela vaga.
Em Portugal, propina é a mensalidade paga junto à faculdade. Os valores são anuais, mas podem ser divididos em taxas mensais pagas ao longo do ano.
A quantia paga pode variar de acordo com a modalidade de ensino (licenciatura, mestrado e doutorado), com o curso e com a nacionalidade dos estudantes.
Em geral, a propina anual para estudantes internacionais custa cerca de 7.000 euros para cursos de licenciatura, enquanto o mestrado pode chegar aos 10.000 euros anuais.
Como conseguir uma bolsa de estudos?
Como o custo da propina pode ser muito alto para alguns estudantes, tentar uma bolsa de estudos é uma possibilidade de realizar o sonho de viajar para estudar em Portugal.
Mas como fazer para conseguir essas bolsas e continuar a faculdade no exterior?
Existem diferentes formatos de bolsas que são oferecidas, principalmente durante a graduação. Consulte se a instituição onde você estuda permite essa possibilidade, quais os destinos contemplados e siga os passos indicados de acordo com a universidade.
Há também bolsas que são oferecidas por programas como o Santander Universidades.
Para quem está um passo à frente, já pensando no doutorado, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) costumam oferecer bolsas com períodos determinados em instituições portuguesas.
Estrutura da Universidade de Lisboa

Conhecer a infraestrutura oferecida por um centro de ensino é, também, importante critério de avaliação sobre a sua qualidade. E nesse aspecto, a Universidade de Lisboa não fica devendo.
São 18 escolas espalhados pela cidade, 4 museus, 3 jardins botânicos, centro médico e centro esportivo, entre outros. E isso é só um pouquinho do que está à disposição dos alunos.
Conheça um pouco mais sobre a estrutura da instituição caso ainda seja preciso ser convencido de estudar lá.
Cursos
São mais de 450 diferentes, entre licenciatura, mestrado e doutorado.
No licenciamento, equivalente à nossa graduação, são mais de 80. Há também mais de 200 cursos de mestrado e mais de 100 doutorados.
Pegando por base a licenciatura, é possível se decidir por diferentes áreas: de cursos tradicionais como Direito, Medicina, Medicina Veterinária (a faculdade tem mais de 100 anos) a outros menos tradicionais para os brasileiros, como Gestão do Desporto e Reabilitação Psicomotora.
Faculdades
O número de faculdades da Universidade de Lisboa também é impressionante e um atrativo a mais para despertar interesse em alunos estrangeiros.
São diversas áreas de especializações diferentes, sendo que em cada escola é oferecida uma variedade de cursos dentro das três modalidades de ensino da instituição.
Dentre as faculdades mais requisitadas temos:
- Faculdade de Arquitetura;
- Faculdade de Belas-Artes;
- Faculdade de Ciências;
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Farmácia;
- Faculdade de Letras;
- Faculdade de Medicina;
- Faculdade de Medicina Dentária (Odontologia);
- Faculdade de Medicina Veterinária;
- Faculdade de Motricidade Humana;
- Faculdade de Psicologia;
- Instituto de Ciências Sociais;
- Instituto de Educação;
- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território;
- Instituto Superior de Agronomia;
- Instituto Superior de Economia e Gestão;
- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;
- Instituto Superior Técnico.
Bibliotecas
Como forma de dar apoio aos estudos dos alunos, a Universidade de Lisboa conta com mais de 50 bibliotecas e centros de documentação que estão espalhados pela capital de Portugal.
O acervo de livros, pesquisas, artigos e demais documentos é grande e diversificado. São cerca de 50 mil títulos com temas diversificados, que estão separados, inclusive, levando em consideração as faculdades onde estão as bibliotecas.
Fora a consulta e o empréstimo de materiais bibliográficos, cada espaço permite aos estudantes usufruírem dos locais para colocar o conteúdo em dia, inclusive com internet gratuita.
Residência estudantil
Para estudantes estrangeiros, esse é um aspecto capaz de servir como diferencial na escolha da instituição.
A Universidade de Lisboa conta com mais de 10 residências universitárias, os populares alojamentos, com capacidade para atender mais de mil estudantes.
Eles são divididos em quartos individuais, quartos duplos e triplos, além de dois quartos para pessoas com mobilidade reduzida e quatro apartamentos duplos.
Mesmo que não sejam gratuitos, a concorrência por vaga nos alojamentos é muito grande, principalmente porque alugar uma acomodação em Lisboa é, certamente, mais caro.
Pós-graduação em Portugal
Quem já concluiu a graduação no Brasil também tem ótimos motivos para tentar ingressar na Universidade de Lisboa: mestrado e doutorado.
Os cursos de pós-graduação permitem aos acadêmicos ter um contato com pesquisas de ponta, conduzidas por pesquisadores de outros países, e diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
Como fazer mestrado na Universidade de Lisboa?
É importante saber que em Lisboa, a universidade oferece o mestrado integrado, em conjunto com a graduação em um único curso, fora o mestrado “tradicional”.
Os critérios de admissão são desenvolvidos por cada faculdade, mas, como de praxe, envolve avaliação de currículo, classificação anterior e outros itens de colocação.
Como fazer doutorado na Universidade de Lisboa?
Tal qual o mestrado, o doutorado tem critérios específicos para ingresso de estudantes que variam de acordo com a faculdade responsável por oferecer o curso.
Com a documentação, idem, cada uma estabelece como serão avaliados os candidatos até conquistarem a vaga.
Como adiantamos, para fazer o doutorado na Universidade de Lisboa existe a possibilidade de pleitear bolsas junto ao CNPq e Capes, com previsão de períodos de estudos nas universidades portuguesas e tornando elas parte da obtenção do título.
Seu seguro viagem para estudar em Portugal pelo menor preço!
Além de atrações históricas e culturais, fora o encanto presente em cada esquina, Lisboa dá mais um motivo para atrair os brasileiros às suas terras: a Universidade de Lisboa.
Se você deseja estudar em Portugal, pode começar já a buscar a sua vaga na instituição que é referência no país. E pode ter certeza que a concorrência vai ser grande.
Para sua próxima empreitada acadêmica, conte com o Seguros Promo para ter a tranquilidade necessária durante o intercâmbio e se dedicar 100% aos estudos.
Tenha mais segurança para estudar no exterior pagando menos!
Saiba mais sobre Portugal:

