CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ushuaia, Argentina: veja em nosso artigo as melhores dicas do que fazer neste destino!

Ushuaia, Argentina, é um dos destinos mais extremos da América do Sul e possui cenários impressionantes. Descubra o que fazer na cidade!

Ushuaia, Argentina, é chamada de a “Terra do Fogo” por causa das fogueiras indígenas avistadas por Fernão de Magalhães quando passou pela primeira vez pela região.

As pessoas procuram essa cidade argentina para ver de perto paisagens e fenômenos naturais incríveis

São terras geladas, com presença de glaciares e, dependendo da época, vai até conseguir enxergar a aurora boreal, já pensou?

Neste texto, vamos dar várias dicas para aproveitar a Terra do Fogo e fazer uma viagem realmente inesquecível no lugar onde fica o Fim do Mundo. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Ushuaia, Argentina: conheça as belezas naturais da patagônia!

Nós, brasileiros, temos muitas praias, matas e biomas incríveis, mas para ver as maravilhas da Patagônia, o destino mais adequado é a Argentina.

Embora você também possa visitar essa região pelo Chile, vamos focar nosso texto em revelar o que fazer em Ushuaia, uma cidade do lado argentino da Patagônia.

É o típico local para quem gosta de frio, mas não precisa se preocupar. Não se trata de nenhuma área polar, portanto, basta se vestir com os agasalhos adequados e tudo correrá bem.

Enormes geleiras, lagos com águas azuis cristalinas do degelo da neve, montanhas e florestas: tudo isso te aguarda em Ushuaia, Argentina, você vai se surpreender!

Onde fica Ushuaia?

Onde fica Ushuaia?
Fonte: Unsplash

Quer saber onde fica Ushuaia no mapa? Procure no extremo sul da América do Sul, no território argentino

É onde fica “Fim do Mundo”, como também é conhecida a capital da província da Terra do Fogo. É a única cidade do país que, garantidamente, neva todos os anos.

Cerca de 70 mil pessoas moram lá, e está a 3 mil km da capital Buenos Aires.

Ushuaia: mapa

Em Ushuaia, mapa é um item elementar em sua bagagem. 

Afinal, você vai precisar se deslocar entre os pontos turísticos, encontrar bons restaurantes e o caminho do hotel. Com o mapa da Patagônia, tudo isso fica bem mais fácil!

E ainda, caso você se anime a percorrer 880 km rumo ao norte para visitar El Calafate, você encontrará o Glaciar Perito Moreno, um lugar lindo e muito especial!

Ushuaia, Argentina: como chegar?   

São necessários dois voos para chegar até Ushuaia, Argentina. Isso, considerando a expectativa de quem embarca, por exemplo, na região sudeste do Brasil.

Primeiro, o avião desce em Buenos Aires. Depois, você poderá embarcar em um voo da Latam ou Aerolíneas Argentinas com destino para onde fica Ushuaia, com duração média de 3h30.

Passagem para Ushuaia, Argentina

Anota essa dica: sempre que precisar comprar passagens aéreas, seja para voos nacionais ou internacionais, comece sua pesquisa pelo site do Vai de Promo.

Com essa plataforma buscadora, você encontra passagens aéreas com desconto e ainda compara os preços de todas as companhias que operam o trecho que pretende voar.

Pesquisando com antecedência, existem mais chances de encontrar um valor promocional para economizar ainda mais.

E ainda, cadastre seu e-mail para ficar sabendo de qualquer promoção ou alteração de valores com o nosso alerta de preços. Acesse o Vai de Promo e confira!

Qual a melhor época para viajar para Ushuaia?

O verão argentino acompanha o nosso, vai de dezembro ao fim de março, essa é a melhor época para visitar a cidade e aproveitar bem o que fazer em Ushuaia, principalmente as atividades ao ar livre.

As máximas podem chegar a 14ºC, mas a média fica nos 12°C o que torna os passeios bem mais agradáveis, diferente do inverno em que as máximas raramente passam dos 4ºC.

Se pretende ir durante a estação, terá outros tipos de atividades para fazer, como andar sobre a lagoa congelada, esqui, ou andar de moto de neve.

O que fazer em Ushuaia em dezembro?

O que fazer em Ushuaia em dezembro?
Fonte: Unsplash

Essa é a melhor estação para fazer os passeios ao ar livre na cidade

Você não precisará alugar um carro para se locomover, então, vai poder economizar bastante utilizando as linhas de ônibus A, B e C que trafegam por toda a região.

Há uma boa quantidade de táxis para atender o fluxo de turistas, o que é uma alternativa excelente em caso de frio extremo ou chuva.

Dezembro é um mês de temperatura mais “amena” na Patagônia argentina e ideal para fazer passeios de barco, trilhas e visitas aos pontos turísticos como os museus e reservas ecológicas.

Quando ver aurora boreal em Ushuaia?

Se você tem um sonho de ver a aurora boreal, saiba que não precisa ir até os países nórdicos ou ao círculo polar ártico. 

Em Ushuaia, Argentina, de maio a julho o turista tem boas chances de ver o fenômeno mais nitidamente.

Isso acontece porque as noites são longas nessa época. E, com mais horas de escuridão, a aurora boreal fica bem visível. Esse tipo de evento ocorre, principalmente, durante tempestades solares.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Ushuaia, Argentina

    Mesmo sendo um país vizinho, você precisa se precaver em qualquer viagem internacional. 

    Os imprevistos acontecem e a gente precisa se cuidar para que eles não estraguem o passeio, por isso, o seguro viagem é tão importante.

    Com o Seguros Promo, o turista consegue sempre o melhor preço. Nossa plataforma compara as até 4 planos simultaneamente para que você decida qual é a melhor opção para você e a sua família.

    Você terá atendimento 24 horas em português e diversos tipos de cobertura como emergências médicas, e situações envolvendo extravio de bagagem ou cancelamento de voos, por exemplo.

    Em um lugar onde você não domina a língua, contar com a ajuda do Seguros Promo será crucial para uma viagem mais tranquila. 

    Não perca tempo, faça a cotação do seu seguro viagem Argentina em nosso site e tenha acesso ao melhor preço garantido!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Ushuaia, Argentina

    Fazer turismo na Argentina é muito vantajoso para os brasileiros. É possível encontrar passagens aéreas em conta. 

    Nossa moeda é valorizada por lá e tem lugares simplesmente incríveis, mesmo para os turistas mais experientes.

    Prepare-se para desbravar paisagens deslumbrantes, uma ilha habitada por pinguins, lagoas e fazer um passeio turístico de trem para conhecer melhor a região!

    Canal de Beagle

    Canal de Beagle
    Fonte: Pixabay

    Também conhecido como estreito de Beagle, liga o Oceano Atlântico ao Pacífico e separa a Ilha Grande da Terra do Fogo, que corresponde à maior parte do território da província, de outras ilhas do arquipélago.

    Tem aproximadamente 240 km de comprimento e cerca de 5 km de largura em seu trecho mais estreito.

    Seu nome é uma homenagem ao navio inglês HMS Beagle, que fez diversas incursões hidrográficas pelos canais, colaborando muito para os estudos náuticos sobre essa região.

    Existem opções de cruzeiro pelo Canal de Beagle e passeios de barcos mais curtos para conhecer outros pontos interessantes como Pinguinera, a ilha habitada por pinguins e muito mais.

    Parque Nacional Terra do Fogo

    É bem próximo ao centro de Ushuaia, a mais ou menos 12 km de distância e é um ponto turístico imprescindível para quem visita a Patagônia argentina.

    O Parque está no final da famosa Ruta N3, é repleto de montanhas, lagos e uma vegetação que cobre boa parte dos mais de 60 mil hectares de área de preservação.

    A região tem uma enorme variedade de aves, o que atrai ornitólogos do mundo inteiro. Os castores também podem ser avistados, mas não são endêmicos.

    Foram levados do Canadá para o Ushuaia, Argentina, para o comércio de peles, mas acabaram virando uma praga.

    É no Parque Nacional da Terra do Fogo que acontece o passeio de locomotiva, “o trem do Fim do Mundo”, mas vamos falar sobre isso mais adiante no texto.

    Glaciar Martial

    Essa geleira está próxima ao centro de Ushuaia, Argentina. São apenas 7 km e o visitante pode escolher se fará a subida a pé, mas dá um certo trabalho pois trata-se de um caminho bem íngreme, ou de teleférico.

    O cenário é incrível, com densa vegetação, uma vista para os Andes e lagos de água profundamente azuis. 

    Na base do glaciar, você pode fazer um passeio de tirolesa ou tomar um chá na casa especializada que existe ali.

    É melhor se agasalhar, porque os ventos em Glaciar Martial são fortes, principalmente no inverno, quando a estação de esqui é aberta ao público.

    Estância Harberton e Isla Martillo

    Estância Harberton e Isla Martillo
    Fonte: Helder Ribeiro / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    A Estância Harberton foi fundada ainda no século XIX, pelo missionário inglês Thomas Bridges. 

    Ele chegou à região para promover os primeiros contatos com os indígenas e recebeu de presente as terras da Estância Harberton como recompensa por seu trabalho.

    Está a pouco mais de 80 km do lugar onde fica Ushuaia e trata-se de um local bonito, tranquilo e com a tradicional paisagem da Patagônia como pano de fundo. 

    Abriga o Museu Acatushún, que exibe exemplares de peixes e aves e também a Isla Martillo.

    Também conhecida como Pinguinera, é local em que inúmeros pinguins de reúnem para a época de acasalamento, falaremos mais sobre ela adiante no texto.

    Cerro Castor

    É a estação de esqui mais austral da América, ou seja, a mais próxima do Círculo Polar Antártico. Por isso, a temporada para uso das mais de 30 pistas do complexo vai de junho a outubro.

    Você pode alugar o equipamento em uma das duas lojas existentes no local, e tem pistas para todos os níveis de esquiadores, dos iniciantes aos profissionais.

    Definitivamente, o verão não é a melhor época para visitar o Cerro Castor, mas o acesso ao lugar fica bem fácil. 

    São apenas 26 km, uns 30 minutos de carro a partir do centro de Ushuaia, Argentina, e a estrada é segura, completamente asfaltada e muito bem sinalizada. 

    Pinguinera

    Como já referimos, é o nome popular que se dá para a incrível Isla Martillo. 

    Localizada no Canal de Beagle, é o local procurado por pinguins-reis e pinguins de Magalhães para a procriação.

    Eles começam a chegar em outubro e a temporada vai até abril, ou seja, durante os meses mais quentes do ano. O que não quer dizer para você deixar os agasalhos de lado, viu?

    O frio no local é intenso e os ventos são bem fortes. Alguns passeios fazem a observação das aves a partir dos barcos, mas também há a opção de desembarcar e se aproximar um pouco mais.

    O barco sai da Estância Harberton e o passeio total em Pinguinera, com desembarque, dura por volta de 6 horas. 

    Trem do Fim do Mundo

    Trem do Fim do Mundo
    Fonte: Leandro Neumann Ciuffo / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A história da linha férrea mais austral do mundo é, no mínimo, dramática. 

    Foi construída para transportar os presos até os bosques, onde fica o Parque Nacional da Terra do Fogo, para que cortassem a lenha que abasteceria o lugar onde fica Ushuaia.

    O passeio dura cerca de uma hora para percorrer os 7 km da Estação do Fim do Mundo até o Parque Nacional.

    Laguna Esmeralda

    Você já teve a experiência de percorrer quilômetros de trilha enlameada no frio do extremo sul da Patagônia Argentina? 

    Este é um passeio para quem realmente gosta de aventura, e é recomendado que se faça com quem conhece a região.

    O lago é cercado por trechos dos Andes e o degelo da neve criou uma lagoa de um verde muito bonito, cercada por árvores e vegetação preservada. 

    Leve suas botas impermeáveis para não passar frio nos pés!

    Quanto se gasta para ir à Ushuaia?

    Você encontra pacotes de viagem para Argentina de diversos preços, depende de quantos dias você tem disponíveis e qual será o seu orçamento para conhecer Ushuaia.

    Com um pacote no valor de R$ 13.791, sem contar as taxas, você passa 9 dias e 8 noites em Ushuaia, Argentina e El Calafate.

    Estão incluídas as diárias em luxuosos hotéis e diversos passeios incríveis como o Perito Moreno, navegação pelo Canal Beagle com iate e o trekking na Laguna Esmeralda.

    Existem opções mais baratas como o pacote de R$ 7.445, que inclui 10 dias e 9 noites de muita atividade, mas com hospedagens menos luxuosas.

    E ainda, se pretende fazer a viagem por conta própria, sem contar com uma agência de turismo, as passagens para voos saindo de Buenos Aires custam a partir de R$ 1.027 (cotação baseada em valores de outubro de 2021).

    Cotação de seguro viagem para Ushuaia, Argentina

    Agora que você já sabe como uma aventura para o Ushuaia, Argentina, pode ser incrível, que tal começar a programar logo sua viagem para o país? 

    Um dos primeiros itens do seu planejamento deve ser o seguro viagem!

    Aqui no Seguros Promo, qualquer um pode acessar e cotar seguros de viagem. É um site muito simples de navegar!

    Dá para entrar pelo celular, é só colocar alguns dados: datas de embarque e desembarque no Brasil, qual o destino, seu nome, e-mail e o número de celular.

    Você não precisa pagar nada para usar o Seguros Promo e contratar o seguro viagem muito mais barato do que você pensa. Acesse e confira! 

    Quer conhecer as belezas da Patagônia com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa