icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
31 janeiro - 9 minutos de leitura.

Esportes de aventura: modalidades, benefícios e onde praticar 

Chris standing up holding his daughter Elva Dicas de Viagem

Praticar esportes de aventura durante uma viagem de turismo é o tipo de atividade perfeita para quem sai de férias, mas sente necessidade de não ficar parado.

Mas, afinal, quais os tipos de modalidades são consideradas práticas de aventura?

Nós buscamos responder essa e outras questões neste artigo. Continue a leitura para entender o que são essas práticas esportivas, quais as vantagens que elas trazem e veja dicas de lugares onde praticar o seu esporte favorito

Faça sua cotação de seguro viagem no Seguros Promo com 15% de desconto!

Esportes de aventura: conheça os mais praticados

Você pode até não associar o termo à modalidade, mas, muito provavelmente, já viu ou praticou alguma atividade esportiva considerada de aventura.

Aquela caminhada por trilhas em meio à natureza, tão comum em destinos de ecoturismo, é conhecida como hiking e um dos tipos de esporte de aventura mais praticados em todo lugar.

Também estão classificadas como práticas de aventura o surfe, o paraquedismo e até o bungee jumping.

Esportes de aventura e radicais, não importa o termo, são para quem gosta de uma dose de adrenalina e contato com a natureza. Ainda não experimentou nenhum? Então saiba mais sobre as principais modalidades e escolha aquela que vai te desafiar na próxima viagem.

O que é esporte de aventura?

Modalidades que envolvem um certo risco calculado são as que melhor definem o que é um esporte de aventura.

É comum que elas sejam feitas em meio à natureza, sempre envolvendo elementos como velocidade e altura, e despertando distintas sensações nos que praticam.

Outra característica comum a esses esportes é que muitas vezes eles exigem bom preparo físico e bastante do aspecto emocional. Ao mesmo tempo, proporcionam altas doses de adrenalina e uma sensação de bem-estar pelo objetivo alcançado.

O que são esportes de aventura urbana?

Não é uma regra, entretanto, que esportes radicais sejam praticados somente na natureza.

As práticas de aventura urbana são aquelas praticadas na cidade e utilizam de elementos que podem ser encontradas nas ruas, em parques, praças e afins.

O skate é um desses esportes, que conquista novos adeptos com cada vez menos idade. Existem várias modalidades, sendo a street e a freestyle as mais conhecidas e praticadas em ambientes urbanos.

Tem também o parkour, esporte em que a pessoa pratica saltos, agachamentos, corridas e outros movimentos entre bancos, corrimãos e outros meios no espaço público. Um detalhe: ele é feito sem qualquer equipamento especial.

Como surgiu o esporte de aventura?

Esportes de aventura como surgiu
Fonte: Pixabay

Não é de hoje que esportes como o surfe, o salto de paraquedas e o voo de asa delta são praticados por quem gosta de emoção.

Entretanto, o conceito do que são os esportes de aventura é mais novo, passando a ser utilizado entre o fim da década de 1980 e o início da década de 1990.

Na história dos esportes radicais, o termo foi utilizado, inicialmente, para se referir à modalidades como o surfe, alpinismo, montanhismo, trekking, entre outros. Aos poucos, a nomenclatura se tornou popular para falar de esportes com certo risco e exigência física e mental.

Quais os benefícios dos esportes de aventura?

Quer um bom motivo para perder a inibição e se jogar nas modalidades radicais? Basta ver as vantagens do esporte de aventura para o corpo e mente de quem pratica.

Enquanto estamos jogando algum desses esportes, nosso corpo produz e libera mais hormônios, entre eles a endorfina, a serotonina e a adrenalina.

Esses hormônios são responsáveis por atuar no combate ao estresse, regulação do humor e funções metabólicas e aumento na sensação de bem estar. Ou seja, um pacote completo para nossa saúde física e mental.

Além disso, encarar esporte considerado de risco nos tira da zona de conforto e traz a sensação de que somos capazes de encarar novos desafios a qualquer momento.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Aventura sem medo: contrate seu seguro viagem!

Seguro Viagem: Pratica de Esportes
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*

Ter um seguro viagem para esportes é essencial nas viagens com destino à lugares onde algumas modalidades se destacam entre as atrações.

Surfar em Fernando de Noronha ou no Havaí, esquiar na Patagônia ou desafiar as trilhas da Chapada Diamantina, Serra da Mantiqueira ou qualquer outro destaque do ecoturismo nacional envolve seus riscos.

Caso alguma situação inesperada aconteça, o seguro é a garantia de receber a devida atenção no que for preciso.

Portanto, se você pretende encarar os esportes mais emocionantes na sua viagem, conte com o Seguros Promo para contratar o seguro certo para o seu passeio e encarar sem medo as melhores aventuras que cada destino proporciona.

Quais são os principais esportes de aventura?

Talvez você já esteja pensando em incluir alguns esportes radicais de aventura na sua lista de atividades depois de conhecer melhor o que são e os benefícios que podem trazer para os praticantes.

Mas como escolher entre tantas opções? Tentamos te ajudar a encontrar o seu esporte listando as principais atividades físicas de aventura na natureza. Dá uma conferida! 

Esportes de aventura no ar

Sentir a sensação de liberdade e ver o mundão bem do alto é o que atrai os praticantes de esportes radicais no ar.

Como o próprio nome sugere, eles não são praticados nem na terra, nem na água, mas do céu, sobrevoando lugares em alturas de tirar o fôlego. Veja quais são os principais esportes radicais aéreos da nossa lista. 

Paraquedismo

Esportes de aventura paraquedismo
Fonte: Pixabay

Só de pensar na ideia de saltar de um avião em movimento a centenas de metros do chão e muitas pessoas sentem um frio na barriga inexplicável.

Mas, ainda assim, como esporte de aventura, paraquedismo é uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Embora pular das alturas tendo apenas o paraquedas como “amortecedor” pareça loucura, o esporte é bem seguro. Mesmo quem salta acompanhado precisa de passar por um treinamento para saber como agir.

Porém, a recompensa é gratificante: além de boas doses de adrenalina, a vista panorâmica de lugares como Foz do Iguaçu e a Ilha do Mel, no Paraná, ficará para sempre na memória.

Asa delta

Ver uma asa delta sobrevoando o céu do Rio de Janeiro já se tornou cena clássica para quem viaja à Cidade Maravilhosa.

Esse é outro esporte para quem gosta de sentir a emoção sobrevoando paisagens fantásticas. O impulso é tomado de rampas localizadas em lugares altos e o ar faz com que o equipamento plane os céus, o que pode acontecer por um longo tempo.

O salto da Pedra Bonita, RJ, é um dos mais famosos do Brasil. São quase 600 metros de altura para percorrer e ver o Rio por uma perspectiva única. 

Parapente

Quem não tem tanta familiaridade com as modalidades esportivas radicais pode até confundir o parapente com a asa delta em um primeiro momento.

Mas, diferente da anterior, o voo de parapente pode durar horas e se estender por centenas de quilômetros.

Quando o parapente é aberto, sua estrutura, feita em materiais como nylon e poliéster, funciona como um paraquedas e o piloto pode controlar a direção como quiser, contando com a ajuda dos ventos.

Balonismo

Esportes de aventura balonismo
Fonte: Pixabay

Voar de balão na Capadócia é o passeio dos sonhos de muitos turistas que fazem turismo na Turquia.

De fato, o balonismo proporciona um espetáculo à parte para quem o pratica. A altura que se chega é “ingrediente” especial para jogar a adrenalina lá no alto durante o voo.

Assim como em outros esportes radicais no ar, os interessados passam por um rápido treinamento prévio para saber como agir durante o passeio.

Se a Turquia estiver fora da realidade, Piracicaba é um destino no interior paulista onde é possível sobrevoar e conhecer a região em um passeio de balão.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Esportes de aventura na terra

    Percorrer uma trilha em meio à natureza já é o suficiente para dizer que você praticou esportes radicais na terra.

    Essas modalidades são praticadas em meio à natureza, por vezes exigem um bom preparo físico, mas proporcionam uma grande sensação de bem-estar. Veja quais são as principais. 

    Hiking e trekking

    Esportes de aventura trekking
    Fonte: Pixabay

    Possivelmente hiking e trekking estão no topo de qualquer lista sobre quais são os esportes de aventura na natureza mais praticados pelas pessoas.

    Basicamente, o conceito dos esportes é o mesmo: são caminhadas por trilhas na natureza, com rios, cachoeiras, picos e morros pelo caminho. O que as diferencia é o nível de exigência. 

    Hiking são caminhadas mais curtas em que os obstáculos costumam ser menos difíceis. Já a trekking é uma caminhada por grandes distâncias, que as vezes duram mais de um dia, e com níveis de dificuldade um pouco maiores para quem é praticante de primeira viagem.

    As trilhas estão entre as melhores formas de descobrir as belezas naturais do Brasil, em lugares como a Serra da Mantiqueira, Bocaina, Chapada Diamantina e vários outros destinos.

    Escalada e montanhismo

    Subir montanhas e colinas apenas com a ajuda de cordas, mosquetões e outros equipamentos de segurança para esportes de aventura é o desafio da escalada.

    Também conhecida como montanhismo, esta modalidade pode parecer complicada a princípio, mas mesmo os iniciantes podem praticá-la começando por subidas menos íngremes.

    A escalada está entre os melhores tipos de esporte de aventura para unir adrenalina, altura e força física em meio à natureza.

    Bungee jumping

    Esportes de aventura bungee jumping
    Fonte: Pixabay

    Chegou a hora de falarmos de um dos esportes mais radicais do mundo, o bungee jumping.

    A gente imagina que várias pessoas já tenham visto vídeos ou escutado falar desse esporte “de maluco”. Amarrado por uma corda elástica, o praticante simplesmente se joga do alto de pontes ou penhascos e atinge grande velocidade.

    Esse é um dos esportes que mesclam a prática na terra e no ar. Reúna toda a coragem que há dentro de você e encare o desafio surreal de saltar rumo ao vazio e ter toda a sensação de liberdade diante dos seus olhos.

    Arvorismo

    Quase que uma trilha nas alturas, o arvorismo leva os praticantes a cruzar caminhos criados na copa das árvores.

    Esse esporte é um bom teste para o equilíbrio, uma vez que o deslocamento entre as passarelas e plataformas é feito apenas com o auxílio de cabos e cordas.

    Ver a natureza do alto de enormes árvores pode ser revigorante para quem encara a modalidade. No final, muitas vezes a recompensa vem em uma descida de tirolesa para ajudar a liberar os hormônios que restarem depois da aventura.

    Esportes de aventura aquáticos

    Não poderiam faltar os esportes de aventura praticados na água, juntando a adrenalina com a sensação de se refrescar em rios ou no mar.

    Se você é daqueles que gosta de aproveitar uma viagem perto da água, veja quais esportes pode conhecer no próximo passeio. 

    Rafting

    Esportes de aventura raftting
    Fonte: Pixabay

    O seu destino tem rios com corredeiras por perto? Então, mais uma opção para conhecer de esporte de aventura: rafting.

    Bastante popular, esse esporte exige força e agilidade dos participantes descer grandes corredeiras de rios dentro de um bote.

    É claro, tudo é feito com o auxílio de instrutores experientes e com o uso de equipamentos como capacetes e colete salva-vidas.

    Foz do Iguaçu, Bonito e Itacaré são alguns dos destinos brasileiros ideais para quem quiser conhecer o rafting e sentir a emoção desse esporte radical.

    Surfe

    Na lista de esportes de aventura, dá para apontar o surfe como um dos mais populares no Brasil e conquistando cada vez mais adeptos.

    Para começar a surfar, além da vontade, só é preciso uma prancha. E nem precisamos dizer que não faltam bons lugares no Brasil para surfar, não é mesmo?

    Fernando de Noronha, Saquarema e a região do litoral norte paulista estão entre os melhores picos de surfe brasileiros. É só colocar a prancha debaixo do braço e encarar as melhores ondas em lindas praias espalhadas por esses destinos.

    Quais os esportes de aventura mais praticados no Brasil?

    Praticar esportes radicais no Brasil fica fácil pela variedade de destinos naturais que o nosso país tem.

    Como nós acabamos de falar, o surfe é uma das modalidades mais praticadas, afinal, o país tem um extenso litoral cheio de praias com boas condições para a modalidade.

    As trilhas, seja hiking ou trekking, também estão entre as atividades mais feitas. Não é difícil encontrar caminhos na natureza que nos levem a pontos turísticos imperdíveis, como cachoeiras e mirantes.

    Para quem é amante do esporte e deseja experimentar novas modalidades, nossa dica é se informar sobre as atrações do seu próximo destino e descobrir quais os esportes são oferecidos em cada lugar. Temos certeza algum deles vai te conquistar no próximo passeio.

    Viva fortes emoções com segurança!

    Seguro Viagem: Pratica de Esportes
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*

    Para quem gosta de fortes emoções, temos certeza que os esportes de aventura serão um prato cheio para voltar da próxima viagem com ótimas recordações.

    Com o seguro para ecoturismo, você estará protegido dos riscos que os esportes radicais podem trazer. Por isso, não deixe de acessar o Seguros Promo para encontrar a melhor proteção para as suas férias com os menores preços.

    Encare o desafio e a adrenalina dos esportes com mais segurança em qualquer destino. De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente