Seguros Promo
Menu
Conteúdo criado por humano
Seguros Promo Blog América do Sul Documentos para entrada na Argentina: veja como entrar no país!

Documentos para entrada na Argentina: veja como entrar no país!

Confira quais são os documentos para entrada na Argentina. Veja o que é necessário para viajar com crianças, de carro, pela fronteira e mais!

Saber quais são os os documentos para entrada na Argentina é fundamental para visitar o país, escolhido por muitos brasileiros como primeiro destino internacional.

Com paisagens encantadoras, a Argentina exige cuidado com a documentação. Saber exatamente o que é exigido para entrar evita dores de cabeça e garante uma viagem tranquila do começo ao fim. 

Neste texto, reunimos as informações atualizadas sobre quais são os documentos para entrada na Argentina em 2025, desde a escolha entre RG ou passaporte até as exigências envolvendo menores de idade e seguro de viagem.

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Argentina. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quais são os documentos necessários para entrar na Argentina?

Antes de fazer sua viagem para Argentina, você precisa entender o que apresentar na imigração. Mesmo sendo um destino que não exige visto para todos os brasileiros, a entrada no país exige atenção com a documentação básica e algumas atualizações recentes. 

A boa notícia é que, com os documentos corretos em mãos, passar por esse processo é rápido e simples. Veja o que apresentar na imigração Argentina!

Carteira de Identidade (RG) ou CIN (Carteira de Identidade Nacional)

A Argentina é um dos países do Mercosul que permite a entrada de brasileiros apenas com um documento de identidade oficial, o que significa que você pode viajar para lá sem precisar de passaporte. 

A boa e velha carteira de identidade (RG) continua valendo, desde que esteja em bom estado de conservação e com foto atual, preferencialmente emitida há menos de 10 anos. A mais recente Carteira de Identidade Nacional (CIN) também é aceita. 

E uma dúvida que vem crescendo: posso entrar na Argentina com o RG Digital? A resposta é não — apenas a versão física é aceita pela imigração argentina. 

Passaporte

Apesar de não ser obrigatório, o passaporte brasileiro continua sendo uma opção válida e segura. Muitos viajantes preferem utilizar esse documento por estar mais atualizado ou por já estarem acostumados a usá-lo em viagens internacionais. 

Ele pode ser especialmente útil caso você pretenda seguir viagem para outros países da América do Sul que exijam o documento ou queira ter um controle mais prático das entradas e saídas no seu histórico de viagens. 

Seguro viagem obrigatório

Uma das mudanças mais importantes para quem pretende visitar a Argentina em 2025 é a exigência do seguro viagem. 

Essa medida, que antes era apenas uma recomendação, agora se tornou uma exigência oficial para entrada no país

O objetivo é garantir que todos os visitantes tenham acesso a assistência médica durante a estadia, o que evita imprevistos e protege tanto os turistas quanto o sistema de saúde local — que, por sua vez, não é mais gratuito para estrangeiros. 

Um seguro viagem garante cobertura médica e hospitalar para evitar prejuízos e problemas em caso de necessidade. 

Para garantir o melhor custo-benefício, a dica é contratar seu seguro viagem Argentina pelo Seguros Promo, o site mais confiável e completo do Brasil.

Nossa plataforma compara as melhores seguradoras e garante preços acessíveis, a partir de R$ 12 por dia, um investimento muito pequeno perto da segurança que ele proporciona.

Seguro Viagem:
América do Sul
Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
Assistência médica USD 80.000
Bagagem extraviada USD 1.500
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
Assistência médica USD 20.000
Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Precisa de visto para entrar na Argentina?

Muita gente se pergunta quem precisa de visto para entrar na Argentina, e a resposta pode surpreender: brasileiros em viagem de turismo com duração de até três meses não precisam de visto argentino.

Por outro lado, o documento é necessário em caso de viagens com duração superior a 90 dias ou outras finalidades, como trabalho, estudos ou residência. 

O visto deve ser solicitado ainda no Brasil, junto ao consulado argentino, e o viajante precisa atender a uma série de requisitos específicos conforme o tipo de visto solicitado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Documentos para entrada na Argentina de carro

    Viajar de carro até a Argentina pode ser uma experiência incrível: o país tem várias estradas cênicas lindas e paisagens que vão muito além dos roteiros tradicionais. 

    No entanto, esse tipo de deslocamento exige atenção redobrada à documentação, tanto do condutor quanto do veículo. 

    E é aí que surge uma dúvida muito comum: o que é preciso para cruzar a fronteira da Argentina de carro? Vem descobrir!

    CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)

    Um dos documentos mais importantes para quem pretende dirigir até a Argentina é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. 

    Ele comprova que o carro está devidamente registrado e com todos os tributos e inspeções em dia no Brasil. 

    Sem o CRLV, não é possível comprovar a legalidade do automóvel, o que pode impedir a sua entrada no território argentino. 

    Você deve levar o documento na versão original ou, caso utilize o formato digital, garantir que ele possa ser apresentado mesmo sem conexão com a internet, já que nem sempre haverá sinal na estrada ou nas áreas de fronteira.

    CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

    Você não pode utilizar a CNH para entrar na Argentina — é necessário apresentar RG ou passaporte como seu documento de identificação —, mas a Carteira Nacional de Habilitação é obrigatória para quem pretende dirigir no país. 

    A CNH é aceita para dispensar a necessidade de uma permissão internacional para conduzir, desde que esteja válida e dentro do prazo de vencimento.

    Seguro Carta Verde

    Um dos principais documentos para entrar na Argentina de carro é o Seguro Carta Verde, que cobre eventuais danos causados a terceiros em território estrangeiro

    Sem esse documento, o veículo não pode seguir viagem além da fronteira, e a ausência dele pode até resultar na recusa de entrada no país. 

    O seguro deve estar válido por todo o período de permanência na Argentina e pode ser contratado em corretoras especializadas no Brasil, muitas vezes de forma online.

    Autorização do proprietário

    Caso o carro que será utilizado na viagem não esteja registrado em nome do condutor, é indispensável portar uma autorização do proprietário reconhecida em cartório, autorizando a condução do veículo fora do Brasil. 

    Isso se aplica tanto a veículos emprestados quanto aos alugados

    No caso específico de carros alugados, além da autorização formal da locadora, é necessário confirmar se o contrato permite a saída do país com o veículo, o que deve estar registrado por escrito. 

    Documentos necessários para entrar na Argentina por Foz do Iguaçu

    Documentos para entrar por Foz do Iguaçu
    Unsplash

    Se você vai cruzar a fronteira para a Argentina a partir de Foz do Iguaçu, deverá atender às mesmas regras para entrada aplicadas a qualquer viajante brasileiro que chega ao país por outros meios.

    Ou seja, é necessário apresentar RG em bom estado e com emissão recente ou passaporte válido, além de eventuais documentos do veículo, no caso de viagem de carro. 

    No entanto, uma dúvida frequente diz respeito ao seguro viagem: embora ele já seja obrigatório para turistas em outras regiões da Argentina, ainda não foi oficialmente definido se a exigência também valerá para quem pretende apenas visitar as Cataratas do Iguaçu do lado argentino em uma rápida passagem por Puerto Iguazú

    Por isso, recomenda-se contratar o serviço de qualquer forma, já que o investimento é muito baixo e o seguro viagem pode te proteger nos mais diferentes cenários.

    Documentos para entrada na Argentina com crianças

    Se você vai embarcar para a Argentina com crianças, precisa organizar alguns comprovantes além dos documentos tradicionais, de modo a garantir que os pequenos estejam autorizados a cruzar a fronteira em segurança e dentro da legalidade. 

    Em geral, será necessário apresentar:

    • Documento de identidade válido da criança (RG ou passaporte infantil);
    • Certidão de nascimento, se necessário para comprovar filiação;
    • Autorização de viagem por escrito, com firma reconhecida em cartório, quando o menor viaja com apenas um dos pais ou desacompanhado.

    Esse último item é essencial para evitar qualquer problema com a imigração, e a autorização deve ser devidamente autenticada para ter validade internacional.

    Documentos necessários para entrar na Argentina como estudante

    Quem pretende fazer intercâmbio no país precisa apresentar uma documentação diferente da exigida para turistas. 

    Nesse caso, é necessário emitir um visto de estudante. O documento deve ser requisitado em um consulado argentino ainda no Brasil. 

    Para isso, será necessário apresentar o passaporte válido, carta ou matrícula emitida pela instituição de ensino na Argentina, comprovante de antecedentes criminais e outros documentos, que podem variar conforme o tipo e a duração do curso. 

    Uma vez autorizado o visto, o estudante poderá entrar no país legalmente e permanecer pelo período indicado para seus estudos, com a possibilidade de renovação caso seja necessário.

    Outros documentos para entrada na Argentina

    Além dos documentos básicos já listados, como RG e, quando necessário, visto ou autorização para menores, há outros comprovantes que podem ser exigidos pelas autoridades migratórias na entrada da Argentina, veja só:

    • Comprovante de Hospedagem: reserva de hotel, hostel ou até uma carta convite de quem vai te hospedar;
    • Comprovante de Recursos Financeiros: geralmente um extrato bancário ou cartão internacional que comprove que você pode se sustentar durante a estadia;
    • Tarjeta Migratória: formulário fornecido na fronteira, que deve ser preenchido e apresentado tanto na entrada quanto na saída do país.

    Quais documentos não são aceitos para entrar na Argentina?

    Tão estratégico quanto saber quais são os documentos para entrada na Argentina é conhecer o que não é aceito, já que alguns deles não são reconhecidos como forma de identificação oficial pelas autoridades do país. 

    Por isso, não adianta apresentar CNH, certidão de nascimento, carteiras profissionais (como OAB, CRM ou similares), identidade funcional, carteira de trabalho, cópias ou fotos de documentos e nem mesmo a identidade digital

      Está gostando do conteúdo?
      Receba as melhores dicas de
      viagens no seu e-mail!
      Fique tranquilo, não enviamos spam!
      E-mail cadastrado com sucesso!
      A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

      Faça a cotação do seu seguro viagem Argentina pelo menor preço!

      O seguro viagem também está na lista dos documentos exigidos para entrada na Argentina, e sem ele você pode ser impedido de seguir seu roteiro pelo país. 

      Mas não precisa se preocupar, porque contratar esse serviço é mais fácil e barato do que imagina. 

      No Seguros Promo, você garante cobertura médica emergencial e até mesmo proteção para situações mais simples, como extravio de bagagem ou cancelamento de voos, com um investimento a partir de R$ 12 por dia. 

      A plataforma reúne as principais seguradoras do mercado em um só lugar, oferece planos completos pelos melhores preços disponíveis, bem como uma ferramenta comparadora exclusiva, que permite visualizar, comparar e escolher sua cobertura de forma prática!

      Seguro Viagem:
      América do Sul
      Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
      Assistência médica USD 80.000
      Bagagem extraviada USD 1.500
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
      Assistência médica USD 20.000
      Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
      Assistência médica USD 60.000
      Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.

      Continue sua leitura!

      aaaa