11 principais cidades da Itália para incluir no seu roteiro!
Conheça as principais cidades da Itália. Saiba quais destinos você deve incluir em um roteiro pelo país, além de dicas de viagem incríveis.
Já pensou em fazer uma viagem pelas cidades da Itália? O país é um dos destinos europeus mais procurados pelos turistas.
Por isso, escolhemos cidades incríveis que não podem ficar fora de nenhum roteiro. Quer saber quais? Confira neste post!
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!
Quais são as principais cidades da Itália?
A Itália está entre os destinos mais cobiçados do mundo, com seus mais de 60 milhões de habitantes, o que coloca o país no Top 25 dos mais populosos do planeta.
Veja quais são as principais cidades da Itália e sua população:
- Roma (2,8 milhões de habitantes)
- Milão (1,3 milhão)
- Nápoles (900 mil)
- Turim (886 mil)
- Palermo (673 mil)
- Gênova (583 mil)
- Bolonha (388 mil)
- Florença (382 mil)
- Bari (324 mil)
- Catania (313 mil)
Atenção: o seguro viagem é obrigatório na Itália!
Quem deseja conhecer as cidades da Itália precisa apresentar um seguro viagem ao desembarcar no país.
Afinal, graças ao Tratado de Schengen, o item é obrigatório para ingressar em território italiano, e precisa contar com uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Para além da obrigatoriedade, o seguro é necessário para garantir a tranquilidade do viajante garantindo coberturas como atendimento médico, assistência jurídica, auxílio no caso de cancelamentos de voos e muito mais!
Aqui no Seguros Promo, você tem acesso aos melhores planos de seguro viagem Europa do mercado, oferecidos pelas maiores seguradoras do mundo.
Você também vai poder contar com a ajuda da nossa equipe de atendimento, preparada para tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de compra. Faça sua cotação e viaje com tranquilidade!
Melhores cidades da Itália para conhecer!
Separamos algumas das principais cidades italianas para te ajudar a definir o que esperar, quanto tempo ficar e o que fazer em cada uma delas. Vamos lá?
1. Roma
Roma é a capital da Itália e um dos destinos turísticos mais importantes do país.
Além de seu valor histórico e religioso, desempenha um papel central na política italiana e atrai milhões de turistas todos os anos.
Para aproveitar plenamente a capital italiana, o ideal é reservar de 5 a 8 dias. Assim, poderá conhecer alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Em primeiro lugar, quem está viajando pela cidade não pode deixar de ir ao Coliseu (um dos monumentos mais famosos do mundo e cartão-postal da capital), o Palatino, o Fórum Romano, o Arco de Constantino, o Panteão e vários outros lugares importantes.
Entre as praças, merecem destaque a Praça do Capitólio e a Praça Navona. Nesta última, você encontra ótimos restaurantes ao redor!
2. Milão
Milão é o centro financeiro da Itália e a capital mundial da moda. Conhecida por seu dinamismo econômico, a cidade abriga a Bolsa de Valores italiana e é sede de grandes empresas internacionais.
A cidade é reconhecida por ser o pólo do design e da alta costura, e no Quadrilátero da Moda, você poderá conhecer algumas das melhores lojas de roupas do mundo.
Mas não é só isso: a cidade guarda outras surpresas como a Catedral Milão, a terceira maior igreja do mundo, e a Igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga o quadro da Última Ceia, pintado por Leonardo da Vinci.
Milão é uma cidade com muitos pontos turísticos, por isso o indicado é ficar, no mínimo, 3 dias. No entanto, se puder ficar mais, aproveite 5 dias no destino para conhecer ainda mais atrações e restaurantes.
Além dos passeios já citados, que tal visitar o Castelo Sforzesco, a Galleria Vittorio Emanuele II e a Piazza Duomo? Você também pode visitar as sedes do Inter de Milão e do Milan.
Para os amantes de cultura, a dica é conhecer o interior do Teatro Scala (o maior teatro de lírica do mundo). Se não puder assistir a um espetáculo, pode comprar um bilhete para conhecer o local.
3. Florença
Florença é um lugar muito charmoso e com várias atrações para conhecer. Por isso, o mais indicado é ficar, pelo menos, 3 dias na cidade para visitar museus e galerias de artes, além de conhecer restaurantes, gelaterias e muito mais.
Você pode começar o seu passeio pela Galleria Dell’Accademia. É lá que está uma das estátuas mais famosas do mundo: o Davi de Michelangelo.
Outra galeria que não pode ficar de fora da lista é a Degli Uffizi, uma das mais deslumbrantes da cidade, com corredores cheios de esculturas gregas e romanas, além de pinturas do século XVIII.
Depois, não deixe de ver as obras de Sandro Botticelli, Caravaggio e Da Vinci.
Para finalizar o dia, nada melhor que tomar um autêntico gelato nas melhores sorveterias da cidade. O destaque fica para La Carraia e Vivoli.
4. Veneza
Veneza é um dos destinos mais famosos do país. Interligada por centenas de canais, é considerada a “Cidade do Amor”.
Além de passear por pontes, becos e ruelas, você poderá conhecer alguns pontos turísticos importantes, como a Praça São Marcos, uma das mais bonitas da cidade, onde fica a Basílica de mesmo nome, que foi construída no século IX.
As cúpulas e paredes são cobertas por mosaicos de ouro. Por isso, não deixe de visitar!
Por fim, outro ponto imperdível é o Palazzo Ducale, que impressiona por seu tamanho e arquitetura gótica veneziana, e a Libreria Acqua Alta, cujo interior intimista lotado de livros cria um ar bucólico e romântico.
5. Bolonha
Bolonha é considerada o ponto de partida para quem deseja conhecer o norte da Itália.
Lá, além dos pontos turísticos, você poderá conhecer a Universidade de Bolonha, que foi fundada em 1088 e é a mais antiga da Europa!
Por ser uma cidade pequena, é possível conhecê-la em um bate e volta ou ficar apenas um dia.
Sendo um dos principais destinos gastronômicos da Itália, é de lá que vem o famoso espaguete à bolonhesa, conhecido como Tagliatelle Al Ragú.
Mas fique atento: por ser um prato muito comercial, só é encontrado em restaurantes “pega turista”. Então, dê chance para outras comidas e aproveite para conhecer o Mercado de Bolonha.
Já a fama de culta vem de seus inúmeros pontos turísticos, como a Fonte de Netuno, o Palazzo dell’ Accursio, o Palazzo Re Enzo, o Palazzo del Podestà e o Santuario Madonna di San Luca.
Também vale a pena passar um tempo para admirar a Piazza Maggiore, bem como as Torres da cidade.
6. Turim

Turim, localizada no norte da Itália, foi a primeira cidade construída no país, e já foi residência da família real italiana.
Hoje, é uma cidade industrial de destaque, com uma economia fortemente ligada ao setor automotivo, sendo a sede da Fiat. Além disso, abriga vários museus, galerias e salas de ópera.
Para conhecer a cidade, o ideal é ficar, pelo menos, 2 dias. No entanto, se puder, reserve mais um dia para conhecer outras atrações mais distantes, como as áreas verdes do Rio Pó e o Parco del Valentino.
Turim não é uma das cidades mais procuradas quando se fala em passeio pela Itália, mas o destino reserva surpresas agradáveis.
O local é a casa do famoso time Juventus, da Capela do Santo Sudário, do Museo Egizio e do Museo dell’Automobile.
7. Pisa
Pisa ficou famosa pela por conta da sua torre, a Torre de Pisa, construída entre os séculos XII e XIV, e que está na foto de vários turistas de diferentes partes do mundo. Mas não se engane, a torre não é sua única atração!
Pisa conta com outros pontos turísticos incríveis, como a Piazza dei Miracoli, onde é possível apreciar a arquitetura local e conhecer monumentos importantes, como a Torre Pendente, o Duomo, o Batistério e o Camposanto.
Além disso, não deixe de conhecer a Catedral de Santa Maria Assunta, o Museo delle Sinopie, o Palazzo dei Medici e a Piazza dei Cavalieri.
8. Nápoles
Nápoles, situada no sul da Itália, combina a autenticidade de sua rica cultura local com uma vida urbana muito badalada.
É conhecida por ser o berço da pizza e por suas vistas impressionantes da Baía de Nápoles, tendo o Vesúvio como cenário de fundo.
Além de sua importância cultural e histórica, Nápoles é um ponto de partida para quem deseja explorar as antigas cidades de Pompeia e Herculano.
9. Palermo
Palermo é a capital da Sicília, e destaca-se por sua herança multicultural, refletida em sua arquitetura e na culinária local.
A cidade, historicamente influenciada por diferentes civilizações, como os árabes e normandos, é um centro cultural vibrante, com um porto ativo e uma economia baseada no turismo e no comércio, misturando tradições antigas a uma atmosfera mediterrânea.
10. Gênova
Gênova é uma cidade portuária no noroeste da Itália, com grande importância histórica por ter sido uma das principais repúblicas marítimas do Mediterrâneo.
Seu centro histórico, um dos maiores da Europa, é formado por ruelas, igrejas e edifícios medievais que refletem seu passado comercial.
Entre os destaques estão a Catedral de San Lorenzo, com sua fachada em mármore listrado, e a Via Garibaldi, onde ficam os Palazzi dei Rolli, antigos palácios nobres hoje abertos ao público como museus e galerias.
O Porto Antico, concentra algumas das atrações mais visitadas da cidade, como o Aquário de Gênova, um dos maiores da Europa e atrai famílias e turistas interessados na vida marinha.
Além das atrações centrais, Gênova oferece mirantes naturais nas colinas ao redor, como o Spianata Castelletto, e serve como ponto de partida para explorar destinos como Camogli, Portofino e Cinque Terre.
11. Verona
Verona está localizada no norte da Itália e é conhecida por sua herança romana, medieval e renascentista, além de ser cenário da famosa tragédia de Romeu e Julieta.
A Arena de Verona, um anfiteatro romano bem preservado, é o principal símbolo da cidade e ainda recebe concertos e óperas.
Ao redor da arena, a Piazza Brà reúne cafés e edifícios históricos, enquanto a Piazza delle Erbe, antiga praça do mercado, é cercada por palácios, torres e fontes que mostram a riqueza arquitetônica local.
A Casa de Julieta, com sua famosa sacada, atrai visitantes interessados na ligação da cidade com a obra de Shakespeare.
Outro destaque é o Castelvecchio, um castelo medieval com ponte fortificada sobre o rio Adige, que abriga um museu com obras de arte e artefatos históricos.
A cidade também conta com igrejas importantes, como a Basílica de San Zeno e a Catedral de Verona, que revelam diferentes fases da arte sacra italiana.
Verona é cortada pelo rio Adige, e suas pontes, como a Ponte Pietra, oferecem belas vistas da cidade e das colinas ao redor.
Cotação de seguro viagem para a Itália barato!
Agora que você já sabe quais cidades da Itália não podem ficar de fora do seu roteiro, é só fazer as malas!
Mas antes, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem Europa, que além de obrigatório, garante a inúmeros benefícios, como atendimento médico, auxílio em casos de cancelamento de voos ou extravio de bagagens e muito mais.
Aproveite as ofertas aqui do Seguros Promo e utilize o nosso comparador exclusivo para encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso.
Temos planos completos, oferecidos pelas melhores seguradoras do mercado, além de cupons exclusivos que garantem ainda mais economia para que você gaste com o que realmente importa: a sua diversão. Assim, você conhece a Itália com economia e segurança!
Perguntas frequentes sobre principais cidades da Itália
Para facilitar o seu planejamento e te ajudar a criar um roteiro completo pela Itália, reunimos as melhores perguntas e respostas sobre as principais cidades do país. Veja só!
Quais as 5 maiores cidades da Itália?
As 5 maiores cidades da Itália são Roma, Milão, Nápoles, Turim e Palermo.
Quais são as cidades do interior da Itália?
Entre as mais famosas temos San Gimignano e Siena, na Toscana; Cinque Terre, na Ligúria e Ravello, na Costa Amalfitana.
Qual a melhor cidade da Itália para brasileiros morar?
Entre as maiores, Milão e Roma oferecem boas oportunidades de trabalho. No interior, Trento, Bari e Nápoles oferecem excelente qualidade de vida.
Qual é a cidade mais barata para se viver na Itália?
Bari, Pescara e Palermo costumam estar entre as cidades mais acessíveis do país.
Qual é a cidade mais segura da Itália?
Entre as mais seguras temos Oristano, Potenza e Treviso.
Preciso de visto para entrar na Itália?
Cidadãos brasileiros não precisam de visto italiano, desde que a viagem tenha duração máxima de até 90 dias.
Qual moeda é usada na Itália?
A moeda usada na Itália é o euro (€), cotado a R$ 6,19 (em dezembro de 2025).
Qual o idioma falado na Itália?
O idioma oficial falado na Itália é o italiano.
Qual a melhor época para visitar a Itália?
A melhor época para visitar a Itália é na primavera (abril a junho) ou no outono (setembro a outubro), quando o clima é agradável e as cidades estão menos lotadas.
Saiba mais sobre a Itália:
- Intercâmbio na Itália 2026: guia completo para se preparar!
- 11 principais cidades da Itália para incluir no seu roteiro!
- Visto italiano: guia completo para brasileiros em 2025!
- Documentos para entrar na Itália em 2025: guia atualizado para brasileiros
- Costa Amalfitana: principais cidades para conhecer em 2025!
Affinity 55 Essential Europa +Covid19
Novo UA 100 Europa (exceto EUA)
ITA 30 Europa +Telemedicina Albert Einstein

