CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Islândia: cultura, principais atrações, informações e curiosidades

A Islândia já despertou sua vontade de viajar? Para esse destino rico em belezas naturais, é certo que conhecer a Islândia será uma experiência incrível!

A Islândia já despertou sua vontade de viajar? Muitos turistas olham curiosos para esse destino tão rico e lindo em belezas naturais.

Esteja certo que conhecer a Islândia será uma experiência incrível!

A cultura do país e suas principais atrações chamam a atenção dos visitantes que chegam às terras islandesas. Prepare-se para sua próxima viagem, porque o destino você acaba de encontrar!

Viaje segurado! Contrate os melhores planos com 15% de desconto neste link!

Islândia: tudo o que você precisa saber sobre o país

Tudo que precisa saber sobre a Islândia
Fonte: Pixabay

Vamos te contar tudo sobre a Islândia nesse artigo que preparamos para você. O país é magnífico!

Desde sua localização na Europa, até os inúmeros atrativos que podem ser curtidos e apreciados no inverno europeu ou no verão, a Islândia tem cidades que vão te surpreender pela cultura e pela beleza!

Onde fica a Islândia?

Esse paraíso de aventuras fica na Europa, no Atlântico Norte, e é o menor do mundo! Localizada entre Groenlândia e Noruega, a Islândia é a segunda maior ilha do continente europeu e é muito preservada.

A ilha tem formação vulcânica. São dezenas e dezenas de vulcões, tanto que se torna fácil encontrar nascentes de águas quentes, além de um solo estéril e bastante seco.

Qual a cultura da Islândia?

Cultura da Islândia
Fonte: Pexels

Muitas dificuldades econômicas e isolamento numa ilha pequena. Essa foi a realidade da Islândia durante muitos e muitos anos! 

Uma das riquezas culturais que o país cultiva e considera sagrada são os laços familiares.

Habitada por poucas pessoas, cerca de 340 mil habitantes, a Islândia possui um povo de opinião forte e confiante que já precisou superar muitas dificuldades.

Os jovens islandeses sempre tocam em uma banda e gostam de rock’n’roll. Muitos tiveram que deixar o país em busca de outras oportunidades, mas o sentimento de patriotismo permanece!

Os islandeses gostam de receber bem os turistas e são ótimos anfitriões. Se você for visitar a casa de um islandês tire os sapatos antes de entrar leve uma boa bebida de presente para o anfitrião.

A televisão na Islândia transmite apenas três canais estatais e os jornais são impressos totalmente no idioma islandês. 

No caso da TV, os programas americanos são transmitidos na versão original com legendas em inglês.

Qual a língua que se fala na Islândia?

Comunicar-se no país não é nada fácil, mas também não é impossível. A língua oficial da Islândia é o islandês, que surgiu do idioma nórdico antigo, que se falava na Noruega.

O idioma tem suas particularidades e é difícil de ser pronunciado por ter muitas letras e, às vezes, poucas vogais. 

Em 2010, o mundo pôde perceber de perto a originalidade do idioma irlandês, quando o vulcão Eyjafjallajokull entrou em erupção e suas cinzas tomaram conta do céu da Europa. 

Pronunciar o nome do vulcão era um desafio para jornalistas e apresentadores durante os noticiários! 

Turismo na Islândia

Turismo na Islândia
Fonte: Pexels

Certamente, esse pequeno país é imenso em belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego! Já imaginou ver uma das mais lindas auroras boreais do mundo? Na Islândia você terá essa oportunidade.

Os vulcões em atividade permitem que sua lava se petrifique em alguns pontos e isso se torna muito interessante de ser visto. 

Mergulhar nas águas termais, percorrer alguns trechos das montanhas geladas e até esquiar são algumas das atividades turísticas para se fazer nas terras islandesas.

O país é riquíssimo em turismo e vem se destacando como um dos destinos de viagem mais procurados nos últimos anos. 

Inclusive entre os viajantes que montam roteiro de viagem na Islândia buscando pelo turismo de aventura.

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Como é o clima na Islândia?

Você já deve ter ouvido falar que a Islândia é um dos países mais gelados do mundo! Mas calma. Ele é um país muito frio, com temperaturas abaixo de zero, mas também tem dias mais quentes.

O clima islandês é subpolar e a temperatura na Islândia varia da mais baixa entre novembro e março e a mais alta de abril a outubro. Os dias são curtos e o céu é encoberto por um bom período do ano.

Qual a melhor época para viajar para a Islândia?

Melhor época para viajar para a Islândia
Fonte: Pexels

Em qualquer época do ano sua viagem para Islândia será sensacional e você viverá momentos incríveis. A única decisão é saber exatamente o que você espera da Islândia e suas atrações.

Se sua maior vontade é assistir aos espetáculos das auroras boreais, a melhor época para viajar para a Islândia é o inverno.

Também será nos dias frios que haverá paisagens magníficas cobertas de neve e fascinantes lagos congelados! 

Se sua viagem for para apreciar cachoeiras enormes com quedas d’água volumosas, percorrer trilhas incríveis e ver o famoso sol da meia-noite, escolha o verão para ir! 

O período de veraneio é propício para atividades ao ar livre, já que temperatura na Islândia também está mais agradável. 

Documentação necessária, visto e vacinas

Para entrar na Islândia não é exigida nenhuma vacina. Mas é obrigatório comprovar renda suficiente para o tempo em que você ficará no país e também onde você ficará hospedado.

O passaporte tem que ter validade de, pelo menos, seis meses, e não é preciso ter visto se sua viagem for durar até 90 dias. Porém, é necessário apresentar passagem aérea de ida e volta.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    O seguro viagem também é obrigatório, com uma cobertura mínima de 30 mil euros, para o turista entrar na Islândia.

    Sem a contração dele, nada feito. A viagem sequer terá início. Até porque, praticamente toda a Europa exige o seguro viagem do turista.

    Câmbio: qual a moeda usada na Islândia

    Qual moeda levar
    Fonte: Pexels

    Esqueça o dólar e o euro. Na Islândia a moeda é a coroa islandesa e dificilmente vão aceitar algum pagamento em euro. Você pode até arriscar, mas tenha uma segunda opção disponível.

    A solução é fazer os pagamentos com cartão de crédito internacional ou trocar seus euros nas casas de câmbio islandesas, na capital Reykjavík, que tem taxas mais econômicas.

    Passagens aéreas para a Islândia

    Já está se convencendo de que escolher a Islândia como seu próximo destino de viagem é uma excelente pedida? Então, já comece a pesquisar pelos preços das passagens aéreas para a Islândia.

    Utilize nosso site, Vai de Promo, para pesquisar os preços e conseguir sempre os menores valores de passagens aéreas. Você economiza já na compra das passagens.

    Aproveite e cadastre-se para receber alerta de preços. Assim, sempre que o trecho da sua viagem sofrer alteração, você será avisado! Isso ajuda para que você não perca ótimas oportunidades!

    Seguro viagem para a Islândia

    Já contamos que o seguro viagem Europa é obrigatório para entrar na Islândia.

    O país faz parte do Tratado de Schengen, que exige o seguro viagem dos turistas, praticamente, em toda a Europa.

    É uma garantia que o país tem de que você terá condições financeiras de arcar com despesas médicas e possíveis acidentes, por exemplo.

    Na Islândia, muitas atrações turísticas envolvem esportes radicais, como esqui e montanhismo. Preste atenção se o seguro viagem contratado tem cobertura para essas práticas esportivas.

    Mais uma vantagem de contratar seguro viagem é que o custo é baixo e são muitas as garantias para que sua estadia fora do Brasil seja tranquila. 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já pensou ter que buscar socorro médico onde você não conhece nada? Ou sofrer um acidente – pequeno que seja – e não ter condições financeiras imediatas para custear um atendimento de emergência? 

    Claro que ninguém quer passar por essas situações, mas, infelizmente, elas podem acontecer.

    Sentir-se amparado numa viagem internacional é um dos principais confortos que você pode ter para curtir os melhores dias da sua vida em lugares incríveis!

    O Seguros Promo pode te ajudar nas pesquisas para ter os melhores preços, coberturas eficientes e a contratação do seguro viagem que atenderá exatamente sua necessidade.

    Principais cidades da Islândia

    Um país pequeno e fácil de ser visitado numa viagem curta. Vamos listar para você as principais cidades da Islândia para visitar. 

    Elas são surpreendentes, encantadoras e oferecem as mais diversas atrações turísticas. Serão paisagens, aventuras e muitas curiosidades para viver em sua viagem para Islândia.

    Mapa das cidades da Islândia

    Veja abaixo o mapa da Islândia com os principais destinos para você explorar! 

    1. Reykjavik

    Linda e com telhados coloridos, essa é a capital da Islândia e também a maior cidade do país. tem um clima interiorano, embora seja uma capital. 

    Reykjavik é tão linda e detalhista que você raramente verá outra cidade igual a esta em toda a Europa.

    Um dos pontos de visita incrível é a igreja luterana Hallgrímskirkja. De arquitetura deslumbrante, ela fica no alto e se você subir ao topo dela terá uma visão esplêndida de toda Reykjavik. 

    Na capital islandesa ainda há um centro de convenções espetacular chamado Harpa que precisa estar no seu roteiro de viagem para Islândia. 

    As formas geométricas desse lugar lembram o basalto, uma rocha muito comum na Islândia.

    2. Kópavogur

    Kopavogur
    Fonte: Wikimedia Commons

    Gosta de caminhar, apreciar belas paisagens, passar algumas horinhas numa charmosa cafeteria e ter o melhor posicionamento para contemplar a aurora boreal?

    A cidade de Kópavogur é perfeita para esses passeios. Nela, o verão é curto, porém ameno. O inverno é bem longo e com ventos fortes. Para conhecer Kópavogur prefira os meses de julho e agosto.

     3. Hafnarfjordur

    A cidade fica na região sudoeste do país e é pequena, com aproximadamente 30 mil habitantes.

    A cidade também é conhecida pelo seu time de futebol Fimleikafélag Hafnarfjordur, que atualmente faz parte dos principais times do campeonato islandês.

    Uma das grandes atrações da cidade é contemplar a aurora boreal, que é espetacular! Há até fotógrafos especializados nesse tipo de fotografia. 

    Eles oferecem mini excursões para os pontos mais propícios de se avistar esse fenômeno natural.

    4. Akureyri

    Akureyri
    Fonte: Pixabay

    Pense num jardim botânico muito bem cuidado e lindo! Assim é a cidade de Akureyri, no Norte da Islândia.

    Ela ficou no meio do percurso de muitos trajetos. São poucos os que não passam por pela igreja. Do topo da sua escadaria é possível apreciá-la com calma.

    A entrada no jardim botânico é gratuita e, se você tiver sorte, poderá chegar na época das floradas e ver de perto a beleza rara de algumas plantas e flores do Ártico. 

    Aproveite e conheça o café da cantora Björk. Sensacional!

    5. Reykjanesbaer

    É uma cidade à beira-mar que apresenta as belezas naturais da Islândia aos que chegam. 

    E não é só do mar que o turismo em Reykjanesbaer vive. Quem gosta de rock’n’roll será surpreendido com o Museu do Rock ‘n’ roll.

    Nele é possível conhecer a história de muitas bandas do país. As principais delas são Bjork e Sugarcubes. Vale a pena dedicar algumas horas ou um único dia da sua viagem à Islândia para ficar em Reykjanesbaer.

    Atrações imperdíveis na Islândia

    Atrações imperdíveis na Islândia
    Fonte: Unsplash

    Ao desembarcar na Islândia você estará diante de uma imensidão de atrações turísticas, paisagens paradisíacas e muita emoção para contemplar.

    Nesse artigo pontuamos alguns dos principais pontos que a Islândia oferece. Pode escolher por onde começar! 

    Lago Myvatn

    Myvatn é considerada a região mais linda da Islândia! Ela fica em torno do lago Myvatn, que também é uma dos lugares onde mais se tem vulcão em atividade.

    O lago Myvatn esconde pseudo-crateras vulcânicas onde os turistas gostam de praticar o trekking. Outros gostam de subir nessas crateras e contemplar a paisagem que se forma no alto. 

    Um dos fatos interessantes do lago Myvatn é que sua área foi utilizada pelos astronautas como base para seus treinamentos antes de irem à lua.

    Lagoa Azul

    Lagoa Azul
    Fonte: Pxhere

    Praticamente um spa de águas termais, situado num campo de lavas vulcânicas, onde muitos acreditam ter propriedades medicinais. 

    A Lagoa Azul fica próxima à capital islandesa, Reykjavik, cerca de 40 minutos.

    A água do mar, que dá origem à Lagoa Azul, atinge temperaturas de 38º, sendo possível nadar e se banhar em meio à fumaça que sai da água. 

    Para ter acesso à Lagoa Azul é preciso pagar ingresso. O preço oscila conforme a época do ano.

    Aurora Boreal

    Na Islândia, em qualquer lugar que você estiver, será possível ver a aurora boreal. Elas formam um show de cores no céu que encanta até quem já está acostumado com esse fenômeno da natureza.

    Essa dança de cores no céu acontece graças ao encontro da alta atmosfera com os ventos solares e deixa o céu pintado de cores magníficas que o tornam tão mais belo do que já é.

    Landmannalaugar

    Landmannalaugar
    Fonte: Pexels

    Considerada a menina dos olhos da Islândia, Landmannalaugar proporciona deslumbrantes paisagens de cachoeiras e lagos. O lugar tem fontes de águas termais para quem quer banhar-se.

    Landmannalaugar fica no sul da Islândia, numa região de termas com águas quentes, que brotam do solo junto à ribeira que tem água fria. 

    Uma sensação maravilhosa e você escolhe em qual dessas águas quer molhar os seus pés.

    Círculo Dourado

    As atrações imperdíveis da Islândia estão em grande parte no Círculo Dourado, que atrai praticamente todos os turistas para este circuito que tornou-se o mais famoso do país!

    Uma das partes do passeio é o Thingvellir. Essa região fica próxima à capital da Islândia e tem uma importância histórica. Foi nesse Parque Nacional que se formou o primeiro parlamento do mundo.

    Depois, a próxima região do Círculo Dourado é Geysir, que tem várias fontes de águas quentes que brotam naturalmente do solo.

    E para encerrar o Círculo Dourado, temos a região do Gullfoss, que fica a pouco mais de 10 km de Geysir. Trata-se de uma cachoeira gigantesca muito visitada pelos turistas.

    De fácil acesso, o Gullfoss é bem sinalizado e suas cachoeiras de volume de água imenso têm barulho das quedas d’água ensurdecedor. O show de beleza que proporciona é de tirar o fôlego!

    Godafoss

    Godafoss
    Fonte: Pixabay

    São 12 metros de altura que formam a Cascata dos Deuses, na Islândia. A Godafoss transporta água do rio Skjálfandafljót e a cor azul esverdeada das águas é surpreendente!

    Ir à Godafoss é encontrar com o que há mais lindo e forte na Islândia. A beleza das águas e a força das quedas chamam a atenção e hipnotizam aos que param para contemplar toda essa riqueza!

    Curiosidades sobre a Islândia

    Na Islândia, curiosidades não faltam. O pequeno país tem aproximadamente 103.000 km² e seu povo já enfrentou desde crises econômicas até disputas em jogos da Copa do Mundo. 

    Antiga casa dos vikings, a Islândia se desenvolveu e é, atualmente, é um dos países mais ricos do mundo! 

    Localizada próxima ao Círculo Polar Ártico, a Islândia já considera calor quando os termômetros marcam cerca de 12º. E o sol da meia-noite? Já ouviu falar? Deslumbrante!

    Ele ocorre no solstício de verão, quando os islandeses curtem 21 horas de puro sol. O astro rei se põe por volta da meia-noite e reaparece aproximadamente às 3 horas madrugada.

    E os vulcões da Islândia? O continente europeu está sempre de sobreaviso a qualquer sinal deles. São mais de 300 vulcões no território islandês. 

    Entre 2014 e 2015, o vulcão Bardarbunga entrou em erupção, durante seis meses.

    Outra curiosidade da Islândia é que 85% da energia que ela produz é totalmente renovável. Ela é produzida nas usinas geotérmicas e hidrotérmicas e tem boa parte convertida em dióxido de carbono. 

    A Islândia também suspendeu a caça às baleias, depois que percebeu não ser mais tão rentável oferecer carne de baleia nos cardápios do país. 

    O prato exótico chamava a atenção dos turistas, mas nem todos conseguiam saborear de fato a iguaria. 

    Embora as baleias não estivessem em risco de extinção, vários grupos de ativistas ambientais também se pronunciaram em defesa e respeito às baleias da Islândia. 

    O país não tem franquias do Mcdonald’s, desde 2009, e tem o handebol como o esporte predileto. A Islândia possui a maior proporção de piscinas por pessoa do planeta!

    Em Reykjavík, sua capital, o sol só aparece entre 11 e 15 horas durante o período de inverno, deixando o dia mais curto. 

    Culinária da Islândia: principais pratos típicos

    Culinária islandesa
    Fonte: Freepik

    Exótica! Este é o adjetivo para a gastronomia da Islândia que é peculiar e única! Não se assuste com alguns cardápios e nem se limite a não experimentar algumas iguarias. Prove! 

    A Islândia já foi um país muito pobre e seu povo teve que aprender a comer de tudo para conseguir sobreviver e isto tem reflexos até hoje nas cozinhas dos restaurantes ou nos trailers de rua.

    Carne de tubarão é um dos pratos mais típicos do país. Depois de tirar as toxinas da carne, os islandeses a servem em pedaços como forma de aperitivo. É uma particularidade da culinária da Islândia.

    Essa carne é servida acompanhada por uma bebida parecida com a cachaça brasileira. Forte, com 38% de teor alcoólico! A carne de cavalo também é consumida na Islândia e servida como guisado.

    Os peixes são o carro chefe da culinária da Islândia, por causa do mar que envolve o país. Bacalhau e salmão são divinos e os pratos mais tradicionais. Eles compõem os cardápios dos restaurantes.

    O Skýr é um dos iogurtes mais saborosos que você irá experimentar. Uma delícia! 

    Eles são feitos livres de gorduras e são riquíssimos em proteínas. Contam que os vikings usavam o soro dos Skýr para conservar as carnes.

    Já o prato nacional da Islândia desperta a curiosidade de todos, a repulsa em alguns e a vontade de experimentar de outros. Chama-se Þorramatur e é um prato típico do Natal, na Islândia.

    O Þorramatur reúne diversos pratos islandeses. Entre eles: salsicha de fígado de ovelha, barbatanas de foca, peixes secos, tubarão apodrecido, cabeça de ovelha cozida, entre outros ingredientes exóticos. 

    Cotação seguro viagem para a Islândia

    Agora que você já sabe muitas informações sobre a Islândia, que tal começar a pesquisar o seguro viagem e se preparar para fazer as malas? 

    Faça sua cotação no Seguros Promo e garanta o seguro ideal para sua viagem.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Se você vai conhecer esse país com tantas riquezas naturais, saiba que de Promo você pode!

    Veja mais sobre os países europeus no nosso blog:

    aaaa