Conheça os 20 países mais visitados do mundo!
Veja quais são os países mais visitados do mundo. Confira quais atrações de cada destino não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Potências turísticas como França, Espanha e Estados Unidos figuram entre os 20 países mais visitados do mundo, atraindo viajantes interessados em suas riquezas históricas, infraestrutura bem desenvolvida e belas paisagens naturais.
Além dos gigantes da Europa e América do Norte, destinos turísticos na Ásia e África também se destacam no ranking, especialmente depois do processo de recuperação do turismo global pós pandemia.
Mas o que explica tamanha popularidade? Nesse artigo, reunimos as principais informações sobre os países mais visitados do mundo para te ajudar a planejar sua próxima viagem!
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quais são os 20 países mais visitados do mundo?
Em 2024, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou os 20 países mais visitados do mundo com base em dados levantados no ano anterior.
O relatório estima que cerca de 1,4 bilhão de turistas internacionais visitaram 4 continentes em destaque na lista.
França
A França é o país mais visitado do mundo, recebendo aproximadamente 100 milhões de turistas somente em 2024. Sua capital, Paris, tem algumas das atrações mais icônicas do mundo como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame.
Outros destinos populares no país incluem a Riviera Francesa, os vinhedos de Bordeaux e Borgonha e as estações de esqui dos Alpes. Onde a cultura sofisticada, atrações luxuosas e boa gastronomia influenciam positivamente o turismo no país.
Eventos renomados como a Semana de Moda de Paris e o Festival de Cannes, também impulsionam a visitação e contribuem para que tudo sobre a França seja tão interessante para os viajantes.
Espanha
As cidades da Espanha, como a capital Madrid, Barcelona e Sevilha, estão entre os destinos mais populares do país e são conhecidas pela arquitetura histórica, praias ensolaradas de tirar o fôlego e uma agenda cultural animada.
Feiras internacionais como a MWC e a Seafood Expo, agitam o polo de negócios europeu. Enquanto o badalado festival The Fallas acontece em Valência e é declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A Espanha também é conhecida por ter uma gastronomia renomada, com tapas, paella e vinhos que contribuem para o alto fluxo de visitantes.
Estados Unidos
Os EUA ocupam uma posição de destaque entre os destinos mais procurados do mundo, atraindo mais de 80 milhões de turistas por ano.
As principais cidades dos Estados Unidos como Nova York, Los Angeles e Miami, por exemplo, oferecem experiências únicas.
Atrações como a icônica Estátua da Liberdade, a avenida Times Square, as praias de Venice Beach e a glamourosa Hollywood estão entre as mais populares. Assim como parques nacionais impressionantes como o Grand Canyon e o Yellowstone.
O país também tem um forte turismo de negócios nas cidades de Chicago, São Francisco, Boston, Austin e Las Vegas, onde acontece a maior feira de tecnologia do mundo. Assim como festivais que agitam a vida cultural do país como o Coachella e o Mardi Gras.
China
As cidades da China têm atrações fascinantes como a Grande Muralha, a Cidade Proibida de Pequim e os impressionantes arranha-céus de Xangai. Não à toa, o país se transformou em uma potência turística global.
Grandes regiões como Shenzhen e Guangzhou contribuem para o feito, sediando feiras importantes para o desenvolvimento comercial do país, como a Canton Fair e a China Import and Export.
Mas não dá para falar sobre a popularidade turística da China sem citar os incríveis eventos culturais como o Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês, e o Festival das Lanternas, que mantém viva a autenticidade singular do país.
Itália
A Itália é um dos países mais visitados da Europa, celebrado por sua riqueza cultural e importante patrimônio arquitetônico. Muitos eventos prestigiados mundialmente, como a Bienal e o Festival de Cinema de Veneza, acontecem no país.
Prato cheio para turistas, as principais cidades da Itália como Roma, Florença e Toscana, abrigam desde monumentos históricos como o Coliseu e os museus do Vaticano até pratos que revolucionaram a gastronomia mundial.
O turismo de luxo também é um dos grandes atrativos para os visitantes que vão ao país anualmente. Milão, por exemplo, é considerada uma capital da moda, enquanto a Costa Amalfitana tem paisagens naturais praticamente intocadas.
Turquia

Cidades da Turquia como Istambul, Bodrum e Capadócia são alguns dos destinos responsáveis por agitar o turismo no país, que ficou entre as 20 maiores economias do mundo em 2024.
Parte desse status se deve à riqueza da cultura turca e suas atrações, como os icônicos passeios de balão, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar e a Hagia Sophia. Além, claro, da hospitalidade calorosa, característica da população do país.
Outro fator crucial para a popularidade da Turquia entre os viajantes são suas paisagens naturais espetaculares. As belas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo estão cercadas por formações rochosas de tirar o fôlego.
México
O México é um dos países mais visitados da América do Norte e seus principais atrativos incluem museus renomados, sítios arqueológicos e uma culinária reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Mas saiba que os atrativos das cidades do México não param por aí. Cancún e Los Cabos, por exemplo, são verdadeiros paraísos à beira-mar, enquanto Oaxaca e Tulum, mantêm uma arquitetura colonial bem preservada com muitos elementos de civilizações antigas.
O país também tem uma cultura ancestral celebrada tradicionalmente, como o Dia dos Mortos. Além de eventos acompanhados no mundo todo, como o Grande Prêmio da Fórmula 1, que acontece na Cidade do México.
Índia
Uma viagem para Índia é a escolha de mais de 20 milhões de turistas por ano, atraídos por atrações históricas como o Taj Mahal e os palácios do Rajastão.
O turismo espiritual e de bem-estar é muito popular no país, especialmente em Rishikesh, capital mundial do yoga.
A cultura indiana também fica evidente em metrópoles como Mumbai, Delhi e Bangalore, onde acontecem eventos importantes como a Índia Fashion Week e o Festival Literário de Jaipur, um dos maiores do segmento no mundo.
Além das inúmeras atrações culturais, muito do que faz da Índia um país tão diversificado é a mistura de sabores e especiarias da culinária indiana, que oferece uma experiência sensorial única a turistas e moradores.
Reino Unido
Os 4 países do Reino Unido são reconhecidos como destaque mundial em turismo cultural, educacional e de negócios.
Na Inglaterra, por exemplo, visitantes podem conhecer atrações icônicas como o Palácio de Buckingham e o Big Ben.
A Escócia tem um patrimônio histórico de arquitetura medieval, enquanto o País de Gales abriga parques nacionais que encantam amantes do ecoturismo.
Na Irlanda do Norte, o turismo de locações é destaque graças aos cenários utilizados em Game of Thrones.
Tudo isso atrelado a eventos globais como o Torneio de Wimbledon e o Festival de Edimburgo, além de universidades renomadas como a Oxford e Cambridge School, faz do Reino Unido um dos destinos turísticos mais importantes da Europa.
Alemanha
A Alemanha é a maior economia da Europa e um dos países mais influentes da história mundial. O país tem 46 sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO, que juntos elevam o status da cultura alemã a renome mundial.
O Oktoberfest, por exemplo, é um festival de cerveja tradicional conhecido no mundo todo e que nasceu em Munique. Já o histórico Muro de Berlim impactou para sempre a ordem mundial depois de sua queda no fim dos anos 80.
Mas além do impacto global dessas atrações, o fato da Alemanha ser um país bem desenvolvido onde encontra-se o melhor da cultura erudita na Europa, é a principal razão para sua popularidade.
Atenção! Vários países desta lista exigem seguro viagem
Parte dos países mais visitados do mundo que conhecemos até aqui estão no Tratado de Schengen e exigem a contratação de seguro viagem para entrada de turistas.
Mas não pense que isso exime os demais: a segurança é indispensável em qualquer viagem internacional!
No Seguros Promo, os viajantes podem buscar e comparar planos em cada um dos destinos citados. As principais seguradoras do mercado (parceiras da plataforma) oferecem planos competitivos com coberturas personalizadas.
O processo de contratação é acompanhado por uma equipe especializada, disponível para sanar todas as possíveis dúvidas e te ajudar a encontrar a apólice ideal. Tudo isso, claro, sem pesar no orçamento final de viagem.
Japão
O Japão é um arquipélago insular no Leste Asiático reconhecido mundialmente por suas tradições milenares e avanços tecnológicos.
Sua capital, Tóquio, é o exemplo perfeito, onde arranha-céus futuristas se mesclam a templos antigos e uma cultura pop vibrante. A força turística do país também se deve a outras cidades do Japão.
Kyoto, antiga capital imperial, tem mais de 2.000 templos budistas e xintoístas, enquanto Osaka é um polo gastronômico de comida típica japonesa.
As cerimônias tradicionais e a limpeza impecável das cidades também ajudam a elevar o status turístico do Japão, conhecido por ser um destino para quem busca espiritualidade e hospitalidade para viajantes.
Grécia
Localizada no sudeste da Europa, a Grécia é um destino turístico badalado com mais de 6.000 ilhas catalogadas e 18 sítios arqueológicos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
Entre as regiões mais populares do país estão a capital Atenas, Thessalonica, Mykonos, Santorini e Creta. Regiões que oferecem experiências culturais distintas, indo da antiguidade clássica a belas paisagens naturais e vida noturna agitada.
Mas o fascínio pelo país, considerado o berço da democracia e da civilização ocidental, não para por aí.
A mitologia grega, a culinária mediterrânea e, claro, as icônicas casinhas brancas também contribuem para sua popularidade mundial.
Tailândia
Imagine visitar um país conhecido como a “Terra do Sorriso”? Essa é a Tailândia, um destino turístico reverenciado por suas florestas tropicais e hospitalidade incomparável, situado no sudeste asiático.
Na capital, Bangkok, turistas podem conhecer atrações milenares como os templos Wat Pho e Wat Arun. Enquanto Phuket, Koh Samui e Phi Phi abrigam ilhas paradisíacas e as melhores praias da Tailândia.
A culinária exótica e as famosas massagens tailandesas também são experiências imperdíveis no país. Assim como o ecoturismo, resultado da grande diversidade geográfica, encontrada nas principais regiões.
Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos são na verdade uma federação de 7 pequenos emirados no Golfo Pérsico, sendo eles: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Quwain.
O fluxo turístico é mais potente em duas dessas regiões. Abu Dhabi é a capital e maior cidade do país, onde atrações como a Grande Mesquita Sheikh Zayed, os safáris em dunas e os mercados tradicionais de especiarias são destaque.
Por outro lado, Dubai representa o polo comercial dos Emirados, visto que a economia baseada no petróleo da região viabilizou grandes investimentos na infraestrutura turística da cidade.
Coreia do Sul
As cidades da Coreia do Sul vêm ganhando destaque como potências turísticas graças ao forte apelo mundial do K-pop, os cosméticos coreanos e as produções audiovisuais conhecidas como doramas.
Sem sombra de dúvidas, a herança cultural do país é a principal razão de seu forte apelo turístico.
Seul, por exemplo, oferece experiências únicas em que visitantes podem conhecer palácios milenares e distritos modernos e futuristas, no mesmo lugar.
Busan tem as melhores praias e eventos culturais de renome mundial como o Festival Internacional de Cinema.
Enquanto Jeju é uma ilha subtropical famosa por abrigar inúmeras paisagens vulcânicas.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita se transformou em um destino turístico internacional desde a abertura de suas fronteiras em 2019. Maior país da Península Arábica, tem investimentos massivos em infraestrutura turística através da Visão 2030.
Sua capital, Riad, recebe milhares de visitantes anualmente nos mercados tradicionais da região. Assim como Meca e Medina, cidades sagradas entre muçulmanos, onde mesquitas históricas figuram entre as atrações mais populares.
As paisagens desérticas características do país também são ímãs para viajantes internacionais, ideais para o turismo de aventura. Assim como a grande costa do icônico Mar Vermelho, onde mergulhadores nadam com recifes de corais prístinos.
Taiwan

Taipei é um dos pontos turísticos mais visitados de Taiwan e representa o coração da ilha democrática. A capital tem uma variedade de templos tradicionais, parques temáticos e um dos prédios mais altos do mundo.
A combinação de segurança exemplar com um sistema de saúde avançado também são razões para o alto fluxo de turistas que vão ao país anualmente. Além, claro, dos festivais tradicionais, mercados noturnos e paisagens montanhosas espetaculares.
Entre as principais regiões turísticas de Taiwan, além da capital, podemos citar Taichung e Kaohsiung — esta última sendo um importante porto industrial e epicentro de arte urbana no país.
Egito
Uma viagem para o Egito oferece aos visitantes uma oportunidade de atravessar mais de 5 mil anos de civilização humana. Não à toa, o país norte-africano é reconhecido como um dos destinos arqueológicos mais importantes do mundo.
As Pirâmides, a Grande Esfinge e o Museu Egípcio são algumas das atrações que agregam grande valor cultural à capital do país, Cairo. Em contrapartida, a mitologia faraônica e os grandes templos são a essência da vila de Abu Simbel.
O Egito também mantém preservada uma herança greco-romana incomparável, incluindo até a versão contemporânea da Biblioteca de Alexandria na cidade de mesmo nome. Sem falar no icônico Rio Nilo, onde cruzeiros passam por tumbas milenares.
Malásia
No sudeste asiático, a Malásia se destaca por ter uma diversidade étnica e religiosa responsáveis por enriquecer boa parte da herança nacional do país. Com isso, turistas podem experimentar múltiplas culturas simultaneamente.
O país tem algumas das florestas mais antigas do mundo, infraestrutura moderna e preços acessíveis para conhecer suas principais atrações. Na capital, Kuala Lumpur, mesquitas ornamentadas, templos e até grandes torres gêmeas são destaque.
A arte urbana e a arquitetura colonial presente nas cidades transformam centros históricos, como o de Penang, em regiões multiculturais. Assim como a culinária malaia que combina influências e especiarias para criar pratos únicos como o Rendang.
Países Baixos (Holanda)
Por fim, as principais cidades da Holanda são conhecidas pela qualidade de vida excepcional e história preservada. Tanto a Holanda do Norte quanto a do Sul são reconhecidas como regiões de forte impacto econômico e político no país.
Os Países Baixos também abrigam museus renomados, como o Van Gogh Museum, canais medievais (muitos reconhecidos como Patrimônio Mundial) e universidades prestigiadas. Além do maior porto europeu, localizado em Roterdã.
Outro ponto de interesse no país é que o ciclismo é reconhecido como meio de transporte oficial. Isso impacta positivamente os índices de mobilidade urbana e posiciona as principais regiões como pontos de interesse para a prática do esporte.
Quais são as cidades mais visitadas do mundo?
Com base na classificação mais recente, as cinco cidades mais visitadas do mundo são:
- Istambul, Turquia (20 milhões);
- Dubai, Emirados Árabes Unidos (18 milhões);
- Londres, Reino Unido (18 milhões);
- Paris, França (17 milhões);
- Bangkok, Tailândia (16 milhões).
Os rankings variam conforme a metodologia usada para contagem e as definições de visitante internacional adotadas por cada fonte. No caso dos dados acima, as informações foram divulgadas pelo World Travel & Tourism Council (WTTC).
Qual a posição do Brasil entre os países mais visitados do mundo?
Atualmente, o Brasil não está entre os 50 países mais visitados do mundo. Porém, segundo dados do Ministério do Turismo e da EMBRATUR, cerca de 6 milhões de visitantes internacionais chegaram ao país em 2024.
Esse número representa um crescimento gradual no período pós-pandemia, com a maioria dos turistas vindos da América do Sul e da Europa.
Contrate seu seguro viagem barato com o Seguros Promo!
O Seguros Promo é a plataforma mais recomendada para garantir segurança e tranquilidade na sua viagem, sem pesar no orçamento.
Com uma interface intuitiva e condições facilitadas, você encontra o plano ideal de forma rápida e fácil.
Além das coberturas básicas, como emergência médica, cancelamento de voo e extravio de bagagens, os planos podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do seu perfil de viajante.
Assim, você fica protegido contra imprevistos, contando com seguradoras renomadas e uma equipe especializada em turismo. Acesse o site do Seguros Promo e veja como garantir o seu seguro!
Continue sua leitura!
- Conheça os 20 países mais visitados do mundo!
- Tour pela América Latina: informações e dicas para planejar o seu!
- Mochilão pela América do Sul: quanto custa e quais países visitar?
- Melhores países para intercâmbio: confira quais visitar!
- Melhores países para viajar em 2025: conheça 11 novos destinos!